8.5.06

HOOTERS


Alguém imaginaria que a combinação de asinhas de frango, cerveja gelada e mulheres bonitas, vestidas em sensuais uniformes laranja e branco, reunidos em um local rústico à beira mar poderia dar certo? A rede americana de restaurantes HOOTERS está aí para provar que sim, com seus restaurantes que servem boa comida, em um ambiente descontraído e acima de tudo, repleto das famosas e belas Garotas Hooters. 

A história 
O primeiro HOOTERS abriu as portas ao público no dia 4 de outubro de 1983, na ensolarada cidade praiana de Clearwater, no estado da Flórida. Foi idealizado por seis jovens empresários sem nenhuma experiência no ramo da alimentação. Os chamados “Hooters Six” eram: L.D. Stewart (proprietário de uma firma de pintura), Gil DiGiannantonio (um vendedor de bebidas), “Uncle Billy” Ranieri (um aposentado), Ed Droste (um executivo), Dennis Johnson (um comerciante de tijolos) e Ken Wimmer (sócio de L.D. Stewart na firma de pintura). Eles queriam um lugar aonde pudessem se encontrar, comer, beber e se divertirem e assim inauguraram um restaurante que tinha como principal objetivo oferecer uma ótima comida, em um ambiente descontraído, irreverente e com muito bom humor.


O novo estabelecimento, que tinha como símbolo uma coruja e adotava o conceito de restaurante de bairro, possuía como principais atrativos um ambiente descontraído e decorado com peças divertidas, música dos anos 50 e 60, esportes como futebol e beisebol rolando solto nas diversas televisões espalhadas pelo local, belas garçonetes vestidas em pequenos shorts laranja e mini-blusas decotadas, asinha frita de frango (conhecida em inglês como Chicken Wings) e uma boa e geladíssima cerveja, servida em grandes canecas. No início, toda ajuda que receberam foi a de um amigo que os ensinou como operar as fritadeiras para preparar as asinhas de frango. Apesar das asinhas de frango serem a marca registrada do restaurante, os frutos do mar, por estarem localizados em uma cidade de praia, eram também sua especialidade. Além disso, o cardápio contava com as famosas batatas-fritas retorcidas (chamadas de Curley Fries). Durante sua história o conceito do HOOTERS mudou muito pouco: serve basicamente “finger food” (comida para se comer com a mão). Os uniformes, o cardápio e o ambiente atual são muito similares ao que existiu na loja original.


Em 1986 foi lançado o tradicional calendário da rede (HOOTERS CALENDAR), onde suas garçonetes posavam em trajes sensuais e praianos, que se tornou um enorme sucesso da HOOTERS ao longo dos tempos, sendo muito disputado pelos consumidores. Em 1991, a rede ganhou reconhecimento nacional ao patrocinar uma das escuderias da Nascar (categoria de automobilismo mais popular do país). Pouco depois, em 1995, com um enorme crescimento e sucesso dentro do mercado americano, impulsionado em parte pelos atributos físicos de suas garçonetes, a rede inaugurou suas primeiras unidades internacionais. Além disso, lançou seu próprio cartão de crédito. Em 1997 os molhos e pimentas da marca passam a serem vendidos em inúmeras lojas de comidas pelo país afora. Era a fama de seu cardápio se espalhando por outros canais de vendas.


No ano de 2002 a rede inaugurou na cidade de São Paulo, sua primeira unidade no Brasil. Esta unidade seria fechada no final da década, e reaberta pouco depois, em 2010, em outro local da cidade, no bairro da Vila Olímpia. Repleta de televisores (ao todo são 42), uma das atrações da unidade é a mesa de shuffleboard, jogo que é febre nos Estados Unidos e similar ao curling, onde duplas se enfrentam arremessando discos de um lado para outro. Para reverter a ideia de que se trata de um ambiente exclusivamente masculino, foi criado uma área envidraçada dedicada às crianças, equipada com DVD e videogame. A unidade brasileira da rede se tornou a terceira de melhor resultado no mundo, depois de Tóquio e Cidade de Cingapura. E o sucesso foi tanto, que a rede já inaugurou mais duas unidades no país.


A rede resolveu estender seus tentáculos por outras áreas, fundando em 2003 uma companhia aérea diferenciada que funcionava no mesmo molde e filosofia dos restaurantes, batizada de HOOTERS AIR. Infelizmente a empreitada não vingou, e em 2006 a companhia aérea, que chegou a voar para 15 cidades, entre elas Nassau (Bahamas) e Las Vegas, encerrou suas operações. Nesse mesmo ano, no dia 2 de fevereiro, a marca inaugurou o HOOTERS CASSINO HOTEL, com 696 quartos, na cidade de Las Vegas, no antigo lugar onde era localizado o San Remo Hotel. Resta saber, e o tempo irá dizer, se esta nova empreitada não seguirá o destino da companhia aérea.


Recentemente a marca licenciou uma linha de comidas congeladas, composta pelas famosas asinhas de frango, camarões e tirinhas de frango, para serem vendidas em supermercados e mercearias dos Estados Unidos. Além disso, a rede lançou uma campanha de marketing nos Estados Unidos para reposicionar a marca como algo além de um lugar para ser servido por belas mulheres. O plano de cinco anos é readequar as lojas e a publicidade para atrair um público mais amplo, jovem e inclusive mulheres.


A rede também trabalha com um calendário de comemorações e promoções, que conta com: St. Patricks Day (dia do padroeiro da Irlanda), Aniversário Hooters (comemorado sempre no dia 1 de abril, quando a empresa foi oficialmente fundada), Dia Internacional da Mulher (nesse dia, as belas garotas dão lugar á um time de “Garotos Hooters”, e o público alvo são as mulheres da região, que acabam voltando ao restaurante com uma turma de amigos ou namorado), Dia das Bruxas e Super Bowl (final do futebol americano profissional). Além dessas comemorações, a rede realiza outros eventos em datas esporádicas, mantendo sempre os restaurantes lotados, como por exemplo, o National Chicken Wing Day, onde no dia 29 de julho, por apenas US$ 12.99, o consumidor pode comer asas de frango à vontade. Atualmente, HOOTERS é mais do que uma rede de restaurantes casuais, apoia comunidades locais e eventos com sua própria revista, calendário e concursos de beleza internacional, além de oferecer oportunidades as Garotas Hooters de desenvolverem carreira de modelos.


As sensuais garotas Hooters 
O elemento de apelação feminino é um dos maiores atrativos da rede americana, que emprega quase 15.000 belas e estonteantes mulheres. Batizadas de HOOTERS GIRLS, como são identificadas e conhecidas essas belas garçonetes (termo que a empresa execra), elas precisam ter certos atributos para ocupar o cargo: corpo malhado e definido, beleza e desenvoltura para escapar das cantadas. Desde sua fundação em 1983, a empresa já empregou mais de 300 mil HOOTERS GIRLS, que se transformaram no maior meio de comunicação e elemento de atração da marca pelo mundo. A primeira HOOTERS GIRL foi Lynne Austin, que se tornou Playmate da revista Playboy em julho de 1986. O uniforme das meninas consiste em pequenos e cavados shorts alaranjados e uma camiseta branca curta, justa e com decote provocante, o que contribuiu, e muito, para que 68% dos frequentadores dos restaurantes da rede sejam homens entre 25 e 54 anos.


E a rede sabe como ninguém explorar esses atrativos. Como em um badalado concurso de miss, todos os anos a rede elege as funcionárias mais encantadoras. Na categoria Hooters Girl Americana (com direito a ser televisionado pelo canal FOX) concorrem apenas candidatas dos Estados Unidos, enquanto a Hooters Girl Internacional é escolhida entre as atendentes das lojas distribuídas pelo mundo. Em 2012, a brasileira Ivy, da unidade Vila Olímpia, foi uma das selecionadas pela diretoria da rede e levou o título internacional.


O cardápio 
O cardápio da rede é composto por pratos como frutos do mar (entre eles camarão, lula, ostra e patinhas de caranguejos), frangos, saladas (entre elas a Hooters Cobb, com bacon, tomate, ovos, queijo e pequenos pedaços de frango frito), hambúrgueres (Hooters burguer), suculentas costelas de porco marinadas ao molho barbecue (Giant Ribs Hooters) e aperitivos (popularmente conhecidos como Hooterstizers). O prato mais famoso é o consagrado Hooters Chicken Wings (asas de frango crocantes), que pode ser pedido em porções de 5, 10, 20 e 50 unidades, com sete opções de tempero apimentado (Lemon Pepper, BBQ, Mild, Medium, Hot, 3 Mile Island e 911). Os aperitivos também ganham destaques no cardápio: batatas fritas retorcidas com molho cheddar (Curley Fries), rodelas de cebolas empanadas na farinha (Onion Rings), camarões empanados e cobertos com molho de pimenta (Buffalo Shrimp), tiras de peixe empanadas na farinha (Buffalo Fish Strips) e palitinhos de queijo empanados.


No Brasil os pratos do cardápio passaram por uma “tropicalização” dos sabores e produtos, como novos cortes de carne, a porção de pastel e a inclusão da tradicional caipirinha. Tudo foi adaptado ao paladar do brasileiro, mas a apresentação se manteve nos padrões americanos. O cardápio apresenta vários pratos e porções à base de frutos do mar, como mariscos, ostras, lulas, camarões e peixes, além das famosas chicken wings – marca registrada da rede – e das várias opções de sanduíches com carne e frango, além dos famosos Hooters Burger, um hambúrguer de 220 gramas que leva alface, tomate, picles, cebola roxa e pode ser acrescido de cogumelos, pimentão, bacon ou queijo cheddar. Para o almoço, grelhados de peixe, carne e frango servidos com as opções de salada escolhidas pelo cliente. As sobremesas estão concentradas nas famosas tortas do HOOTERS: chocolate, limão e cheesecake de caramelo. A cerveja ou chopp também merece comentário: são servidos em gigantes “canecas” estupendamente geladas ou em jarras de 1.8 litros. E os refrigerantes possuem refil grátis. A rede também possui cardápios especiais para deficientes visuais.


A evolução visual 
Em 2013, como parte da comemoração de seus 30 anos, a marca resolveu modificar sua identidade pela primeira vez. Apesar de manter a mesma tipografia de letra rústica, o principal símbolo da rede, uma coruja conhecida como Hootie (cuja imagem foi retirada das páginas de um dicionário), foi totalmente remodelada. A nova coruja possui linhas mais limpas e delicadas.


Os slogans 
Delightfully Tacky, Yet Unrefined. 
Hooters makes you happy! 
More than a Mouthful!


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1 de abril de 1983 
● Fundador: L.D. Stewart, Gil DiGiannantonio, “Uncle Billy” Ranieri, Ed Droste, Dennis Johnson, Ken Wimmer 
● Sede mundial: Atlanta, Geórgia 
● Proprietário da marca: Hooters, Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Terry Marks 
● Faturamento: US$ 1.4 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 430 
● Presença global: 28 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 25.000 
● Segmento: Restaurantes casuais 
● Principais produtos: Asas de frango, cervejas, frutos do mar e sanduíches 
● Concorrentes diretos: Outback Steakhouse, Buffalo Wild Wings, Applebee’s, Champps e Wingstop 
● Ícones: Hooters Girls, Wing Bucket (balde com asas de frango) e o calendário Hooters 
● Mascote: A coruja Hootie 
● Slogan: Delightfully Tacky, Yet Unrefined. 
● Website: www.hootersbrasil.com.br 

A marca no mundo 
A rede, cujo posicionamento é de bar esportivo, possui mais de 430 restaurantes localizados em 44 estados americanos, e em mais 27 países como Canadá, Inglaterra, Alemanha, Aruba, Costa Rica, China, México, Cingapura, Taiwan, Argentina, Brasil (que já conta com 3 unidades), Austrália, Suíça e Japão. A rede de restaurantes casuais, que fatura mais de US$ 1.4 bilhões anualmente, emprega aproximadamente 25 mil pessoas, sendo 17 mil delas as belas e sensuais garçonetes. Em média 68% de suas vendas são geradas pelos alimentos, 5% de mercadorias e merchandising (que incluem camisetas, bonés, canecas, chaveiros, entre outros itens), e 28% da cerveja e do vinho. 

Você sabia? 
A palavra “hooters” tem duplo sentido e é polêmica. Ela se refere ao barulho ou pio emitido pela coruja (em inglês “hooting”). Mas essa palavra também é uma gíria americana para seios. Isso surgiu da palavra “hooter” que significa buzina. Antigamente, existiam grandes buzinas de borracha nos primeiros automóveis que “lembravam” seios de mulher. Ou seja, o que era buzinar, virou a gíria “apertar os seios”. 
Bill Gates e Warren Buffett, que estão entre os três homens mais ricos do mundo, podem comer de graça em qualquer restaurante da rede. Isto porque eles foram presenteados com o HOOTERS VIP CARDS, que lhes concede este direito. 
A marca HOOTERS é vista pelos consumidores como um restaurante de entretenimento e diversão, voltado para o ramo esportivo, que o público frequenta para assistir jogos, beber e comer bem. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 20/9/2013

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu já fui numa loja que no Morumbi, adorei, o clima é legal, os telões em canais de esporte são o máximo, e não me senti constrangida pela presença das Hooters Girls, pelo contrário elas foram super profissionais e muito atenciosas comigo e meus amigos.
Eu recomendo, o frango frito é uma delícia!
tks.
Lindi

Betelnet disse...

Em plena Zona Sul de SP você se sente num ambiente que parece um Saloom. Muito Agradável, isso sem contar com as belas garçonetes...

Anônimo disse...

Ótimo! Ótimas!

Patrick disse...

A rede é fantástica. E sua filial em São Paulo, não deve em nada a original americana.