22.5.06

TRAKINAS

 

Elas são redondinhas, possuem carinhas, recheios diversos e deliciosos, embalagens coloridas e personagens capazes de encantar e seduzir qualquer criança. As bolachas TRAKINAS são uma grande diversão saborosa para a garotada e uma máquina de ganhar dinheiro para a Kraft Foods. Afinal, seja através de carinhas estampadas nos biscoitos ou pelas próprias campanhas, que sempre retratam um mundo lúdico e repleto de jogos e brincadeiras, a marca instiga a criatividade infantil para consumir seus deliciosos biscoitos.

A história
A TRAKINAS foi lançada no mercado brasileiro em 1988 pela empresa americana Nabisco, sendo a primeira marca de biscoitos recheados voltada para um público infantil no Brasil. O novo produto estreou no mercado com o slogan “O biscoito que brinca com você”. O pioneirismo da marca nessa categoria de mercado levou ao lançamento de novidades: bolacha com furinhos, carinhas divertidas, enriquecidas com vitaminas e a primeira a introduzir a embalagem lanchinho, pesando apenas 93 gramas. Lançamentos estratégicos também foram importantes para o sucesso da marca, mantendo sua posição de liderança e surpreendendo seus consumidores com produtos inovadores, como por exemplo, a Trakinas Mais Mais, com muito mais recheio; ou ainda a Trakinas Meio a Meio (morango, chocolate e baunilha), com metade de um sabor e metade de outro, o que valeu o prêmio de melhor lançamento de produto concedido pela Kraft Foods International.

 

Com a compra da Nabisco pela poderosa Kraft Foods em 2000, o produto foi relançado no mercado com mudança de embalagem (muito mais impactantes), novo posicionamento e novos produtos, se tornando uma grande diversão para a criançada. As campanhas publicitárias sempre traziam situações de interação entre as crianças e suas famílias, em associações com esperteza, traquinagem e vitalidade, que personificam a marca e seus consumidores. A partir da conquista da liderança de mercado, a marca vem constantemente lançando novos e surpreendentes produtos, como por exemplo, em 2003 quando as carinhas ganharam novos formatos (alto relevo) e novos desenhos (10 novas carinhas) com a introdução da TRAKINAS Super Carinhas, tornando a marca mais irreverente ainda e com apelo muito maior junto à garotada.

 

O sucesso da marca TRAKINAS fez com que sua página na Internet se tornasse uma das 10 melhores do prêmio Ibest em 2004. E esse sucesso enorme levou a empresa a diversificar sua linha de produto para outros segmentos, introduzindo no mercado ovos de páscoa, onde a marca rapidamente se tornou uma das líderes de mercado, e chocolates em barra (com deliciosos pedacinhos da bolacha). Os ovos infantis da marca, que traziam dentro brindes inéditos e exclusivos, se tornaram uma das grandes vedetes dentro da linha de produtos da Kraft Foods no Brasil. Isto porque, além da força da marca TRAKINAS, os ovos traziam inovações nos brindes: Trakisom, primeiro brinquedo eletrônico da Páscoa que emitia três sons, como uma divertida gargalhada e um grito; Trakiphone, brinquedo com jato d’água que simulava um telefone celular de verdade; e Trakipum, uma almofada inflável que emitia sons.

 

Mais recentemente, duas novidades ajudaram a marca a continuar líder absoluta de mercado em sua categoria. A primeira delas: a linha TRAKINAS foi completamente reformulada e se tornou o primeiro biscoito recheado com farinha integral para suprir parte das necessidades diárias de vitamina A, B12, ferro, zinco e acido fólico. A segunda: aproveitando mais uma vez a força da marca TRAKINAS, uma parceria com a BRF transformou o famoso biscoito em bebida láctea com o lançamento do TRAKINAS SHAKE. A nova bebida está disponível nos sabores chocolate e morango e foi desenvolvida para que, ao sacudir a embalagem, o leite aromatizado adquira consistência cremosa, semelhante à um milk shake. O produto tem uma formulação equilibrada que agrada as mães: é fonte de cálcio, importantes vitaminas e minerais, além de possuir um teor reduzido de sódio e gorduras. Uma curiosidade é que apesar da sua cremosidade, TRAKINAS SHAKE é uma das bebidas lácteas com menos calóricas do mercado.

 

A linha do tempo
2001
Lançamento da TRAKINAS COLORIDO, uma inovação no mercado brasileiro.
Lançamento da TRAKINAS MAIS MAIS, bolachas com o dobro do recheio da versão original.
Lançamento da TRAKINAS MEIO a MEIO, bolachas com recheio de dois sabores.
2002
Lançamento da TRAKINAS com sabores de frutas (especialmente banana, que fez enorme sucesso, e limão) e com recheio e casquinha coloridos.
2003
Lançamento da TRAKINAS SUPER CARINHAS, uma linha de bolachas com novas carinhas, embalagens e produtos.
Lançamento do OVO TRAKINAS, que vinham com um brinquedo dentro, expandindo a marca para outro segmento de mercado.
2004
Lançamento da TRAKINAS POWER, biscoitos enriquecidos com vitaminas e cálcio.
2005
Lançamento da MINI TRAKINAS, biscoito recheado com as famosas carinhas divertidas em alto relevo, com apenas 2.5cm de diâmetro.
2006
Lançamento da TRAKINAS TRAKMIX, biscoito doce seco (sem recheio) que apresentava redução de açúcares, 0 gramas de gorduras trans e alta presença de fibras alimentares em sua formulação. Além do perfil nutricional diferenciado, o produto tinha um caráter lúdico. Tratava-se de uma espécie de quebra-cabeças com peças - corpinhos e cabeças - feitas de biscoito, possibilitando que as crianças usassem a criatividade para montar os personagens.
2007
Lançamento do chocolate em barra recheado Trakinas, disponível nos sabores morango e chocolate com pequenos pedacinhos da tradicional bolacha. Para agradar as crianças, todas as embalagens individuais vinham com um adesivo colecionável, as “Traki Pegadinhas”, somando 25 charadas diferentes.
2009
Lançamento da TRAKINAS GELA BOKA, bolacha recheada que causa a sensação de gelar a boca.
2010
Lançamento da nova MINI TRAKINAS, a nova versão do biscoito em tamanho menor, agora em prática e conveniente embalagem de 25g, quantidade adequada para o lanche das crianças.
2011
Lançamento de dois novos sabores: Chocolate com Avelã e Chocolate Branco, escolhidos por mais de 80 mil consumidores em votação pela Internet.
Lançamento em abril da série especial de TRAKINAS com embalagens inspiradas nos personagens do filme de animação RIO.
2012
Lançamento do TRAKINAS SHAKE, ingressando assim no segmento de bebidas lácteas.
Lançamento de dois novos sabores: sorvete de limão e sorvete de frutas vermelhas.

 

A evolução visual
Ao longo dos anos, apesar da identidade visual da marca ter passado por algumas modificações, sempre manteve seu caráter divertido. Recentemente o logotipo da marca passou por uma grande remodelação, que manteve a imagem super colorida, mas ganhou como característica principal o formato de uma mordida em cima da letra T.

 

Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Lançamento: 1988
● Criador: Nabisco
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Kraft Foods Inc. 
● Capital aberto: Não
● Presidente: Marcos Grasso (Kraft Foods Brasil)
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 16 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Brasil, Argentina e China
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Bolachas e chocolates
● Concorrentes diretos: Nestlé Passatempo, Bauducco Gulosos e Triunfo Turma da Mônica Jovem
● Ícones: As carinhas nas bolachas
● Slogan: O biscoito que é a sua cara.
● Website: www.trakinas.com.br

A marca no mundo
A linha de bolachas recheadas TRAKINAS é a líder no mercado nacional com aproximadamente 17% de participação, estando presente em aproximadamente 16 países ao redor do mundo, tendo como maiores mercados, além do Brasil, Argentina e China. A TRAKINAS investe muito em marketing, além de criar uma página da Internet voltada especificamente para o público infantil, responsável pelo consumo de 2/3, a marca também aparece em revistas em quadrinhos contando histórias de divertidas travessuras.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 19/6/2012

41 comentários:

Anônimo disse...

Boa Tarde,
Eu gostaria de saber por porquê, a bolacha trakinas de recheio doce de leite saiu de linha, pois não consigo encontrar em nenhum lugar..
Patricia tenho 23anos, moro em Santo André SP....meu e-mail para resposta é pattyegledson@yahoo.com.br

Anônimo disse...

como faço para participar da promoçao dos biscoitos trakinas ? gostaria de receber o endereço se possivel...obrigada pea atençaõ
meu email : ceica_jp@htomail.com

byanca disse...

a promoçao q ganha um celular e uma camera digital ja esta nos mercados do brasil?? eu quero muito ganhar uma camera digital e meu sonho!!!
se vcs puderem me dar uma me avise por e-mail byamagno@hotmail.com

Leticia Klein disse...

como faço para participar da promoçao dos biscoitos trakinas ? gostaria de receber o endereço se possivel...e o que precisa mandar para participar, se vocês puderem me ajudar eu agradeço.
meu email : leticiaklein361@hotmail.com

Anônimo disse...

o biscoito trakinas é muito gostoso... Só que eu não posso comer pq o corante e geralmente natural ou cochonilha... Será que não dá pra trocar?

Naiara disse...

Recebi uma mensagem em meu celular no dia 02/06/2007 as 12:54hs que o meu aparelho móvel foi sorteado um gol flex power. O que devo fazer?
Por favor mim envia uma resposta nai_016@yahoo.com.br Obrigada

Anônimo disse...

olá eu sou a letícia e gosto muito da bolacha trakinas porque é muito saborosa!!!

Karoline disse...

oi eu sou a karol
eu gosto muito das bolachas trakinas
e tbm e deliciosas
A seguida -feira e vou por cod.de barrano correio.
eu gostaria de ganha os premio

ρє∂яιтαಌ disse...

Oie...
AdorOo o biscoituu trakinas...
AdorOo comer elii cum coca-cola ...
Fika mto baum...e um dia eo e minha amiga tentamus fazer vitamina de trakinas...esii dia foi mto engraçadoo...
colocamus um litro de leite nu liquidificador e um pacote de biscoituu...naum ficou mto láá...maixi até ke ficou gostosuu...Só mi lembróó de ter sujaduu a cuzinha inteiráá...Mais valeuss...
Tó akiee pah fazéé uma peskisáá eskolar...de algum produto industrializaduu e comu amOo³³³ Trakinasss!!!
Pois eh..mais tein ke ter td sobre o produtuu...naum seii ondii possu encontráá...Maixi de boua....

BjOo...Xauzinhuuu

marciano disse...

Ola,
Meu nome é Marciano e sou de Colatina-ES. Recebi uma mensagem no celular dizendo q meu aparelho foi sorteado com um gol flex na promocao sbt+trakinas e me pedido para ligar para numeros de telefone 0318-587-045-510 ou 0318-596-293-742. Eu nao liguei pois fiquei com receio. Gostaria, se possivel, de alguma resposta esclarecendo este assunto.

Abraços e muito obrigado desde ja.
Até.
marciano_souza@hotmail.com

Anônimo disse...

EU AMOOOOOO TRAKINAS MAS EU GOSTARIA QUE VCS FIZECEM MAIS COISAS NELAS COMO POR EXEMPLO BOTAR ADESIVOS , ETC.

Anônimo disse...

Olá...meu nome é Carol e gostaria de fazer uma pergunta.
Gostaria de saber se a bolacha de doce de leite não está mais sendo fabricada ,eu adoro essa bolacha e agora estou grávida e estou morrendo de vontade de comer...rsrsr
mas não acho em lugar nenhum.
Aguardo uma resposta no meu e-mail:
carolina.santos@rafbrasil.com.br

7hiago disse...

olá,
o blog está muito bom,
a pesquisa é realmente muito interessante.


ps.: será que todo mundo q respondeu acima é retardado o suficiente para não perceber que o blog e a empresa não tem ligação?

Viviane disse...

Olá Meu nome é Viviane Almeida Rosa, tenho 22 anos, trabalho para uma grande empresa no setor de marketing. Há muito tempo sou consumidora compulsiva das deliciosas bolachas trakinas, e das ultimas vezes em que comprei elas estavam murchas, ou seja, perdeu todo o crocante que o biscoito tem, ja troquei de supermercado mas tenho me deparado com o mesmo problema, se isso persistir deixarei de ser consumidora deste produto, pois não me agradará mais.
Espero uma posição de vocês, e-mail para contato viviane.carpiediem@gmail.com.

Grata!

renato disse...

Gostaria de saber pq o sabor da bolacha mudou tanto...me lembro muito bem qde qaundo era criança e a bolcha tinha uma textura macia e o chocolate da casca era bem amarguinho e o recheio de morango bem azedinho...akilo que ra bolacha... hj em dia a bolacha não é mais a mesma!
alguem notou a mudança?
abs

Micheli Aparecida disse...

Boa Noite!!
Gostaria muito de saber o motivo pelo qual não encontro mais bolacha Trakinas - sabor doce de leite. Adoroooo Trakinas, mas a minha preferida é a de doce de leite; mas infelizmente não a encontro mais em lugar algum.
Obrigada!!

Dri Cunha disse...

Olá...
Gostaria de saber o q aconteceu com a Trakinas de Banana???
Meu e-mail é: dricagcunha@bol.com.br
Obrigada!!! Adriana

Thalles disse...

gostaria q volta-se a bolacha colorida

Graziela disse...

olá gostaria de saber porque não encontro + bolacha trakinas no sabor de banana....eu preciso saber, tô ficando maluquinha....

karina dance disse...

Bom, me chamo Karina, sou consumidora do biscoito trakinas a muito tempo.....é o único biscoito que como....nos dois ultimos que comprei vi que a quantidade de recheio diminuiu bastante....antes vinha bastante ea gora vem quase nada =(
então faço o apelo para que mantenham a quantidade de recheio de antigamente!!!!
o lte que comprei e vi isso foi: 7 893333314813

luan disse...

gostaria de saber pq nao se acha trakinas de banana em lugar algum trakinas de banana a melhor do mundo....

se puderem me dar alguma informaçao sobre o protudo meu e-mail é luan_felipe_88@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá estou desenvolvendo um trabalho para minha faculdade sobre a bolacha trakinas, gostaria de saber se vcs tem mais informações sobre o produto e se tem comercias de tv para me passarem , PRECISO COM URGENCIA! Caso alguem tenha a vonatde de me ajudar entre em contado cmg ! babi_149@hotmail.com
Obrigada

priscila disse...

Eu estou fazendo um trabalho escolar sobre marcas e foi de grande utilidade esse blog gostaria de saber quais são os paises em que a trakinas atua;
obrigada

Miqueias disse...

eu queria saber pq o trakinas de banana acabou nossa era muito bom.
poxa o q ficou foi de morango e limão ja estou enjuado.
coloca de novo o de banana.
concerteza vai ser mais vendido.
entre em contato comigo grato.

PPL Sandro disse...

Boa tarde!
Venho por meio desta efetuar uma reclamação contra o Biscoito Trakinas, não sei qual foi o autor de colocar "farinha integral" no Biscoito Trakinas, acredito que a área de Marketing não tenha efetuado uma pesquisa de mercado, pois simplesmente é HORRIVEL. No´início eu pensei que fosse uma nova versão, porém vi que não tem mais biscoito Trakinas sem esta Farinha integral. Sempre fui consumidor da Kraft, o Biscoito Trakinas era o meu preferido, não só meu, como também dos meus pais, irmãos, amigos. Nunca mais comprei este biscoito por conta desta farinha e ao conversar com amigos, percebi que eles tem a mesma opinião, porém são poucos os que reclamam. Agora ela parece que está mucha.

Lust disse...

volta trakinas de BANANA porfavor, todas as pessoas que eu conheço eram apaixonadas por essa bolacha não entendo porque ela não é mais fabricada, porfavor voltem a fabricar trakinas de banana.

Anônimo disse...

Esse novo biscoito trakinas com farinha integral é realmente uma porcaria. Que sabor horrivel, textura nojenta, e não combinou nem um pouco com o recheio que em meio a essa bolacha parece ser extremamente oleoso, seboso...acredito que um seguimento de bolachas como trakinas, trakinas mais mais(que tambem foi uma idéia infeliz) a tanto tempo no mercado e com tantos consumidores fiéis a marca e ao produto não deveria ser reformulado dessa maneira...acredito que nao deveria ser retirado do mercado um produto de tão boa qualidade e colocado um outro de extrema baixa qualidade no lugar. O mais correto seria colocar opcionais...quem quiser biscoito com farinha integral que compre o seu. A volta da bolacha mais mais, e da trakinas normal seria o melhor.

Anônimo disse...

Olá meu nome é stefani e eu adoro a trakinas de limão mais ela sumiu dos mercados e agora que estou gravida proucuro em tdo lugar mais ñ acho em nenhum mercado pq?
aguardo resposta-> fannysilvahta@hotmail.com

Anônimo disse...

VOLTA TRAKINAS DE BANANA, POR FAVOR!!! ---> [desespero]

renata disse...

Olá, boa tarde! Gostaria de uma informação sobre quais são os principais concorrentes do biscoito trakinas no mercado?

Obrigada

Renata

wesley disse...

VOLTA TRAKINAS DE BANANA, POR FAVOR!!! ---> [desespero]

Vinícius disse...

Realmente, o sabor não é mais o mesmo, nem a textura da massa. Era melhor antigamente (+ de 10 anos atrás), e com certeza, a de banana foi o melhor sabor até hoje, não sei porque saiu!!!

Anônimo disse...

GOSTARIA QUE VOLTASE OS TRAKINAS DE MORANGO, DE LIMAO E BANANA , ERA DELICIOSO , MT BOOM MSM !
porq saiu do mercado .
email: waatuzy-schnneider@hotmail.com

Anônimo disse...

boa tarde! por favor traga de volta o trakinas de banana,muito bommmmm volta por favor!!!!

Ueritom disse...

Hahaha..

Quanta gente maluca achando que tá falando com o SAC da Trakinas..deixando e-mail e tudo..rindo muito aqui...rs

nicolle disse...

Cade as trakinas verdes ;(

Anônimo disse...

Eai gente volta a bolacha de limão ai, eram mto boas pena q acabaram! Td mundo gostava vamos rever isso ai.

Carina Rodopiano disse...

Trakinas de doce de leite, volta por favor!

Anônimo disse...

pq a linhas de bolachas trakinas .banana,frutas vermelhas e limao saiu de produção? coloquem nos mercados pfv .muito gostoso esses sabores.

Anônimo disse...

boa pedida .amo também trakinas de limão

Hélio Narciso Jr disse...

É biscoito.