20.6.06

PULLMAN


Considerada uma marca tradicional e familiar, a PULLMAN tornou-se sinônimo de pães. Através da alta qualidade e respeito ao consumidor a marca também estendeu sua vasta experiência para o segmento de bolos industrializados. A proposta da marca é oferecer produtos saborosos, práticos e nutritivos para toda a família brasileira a qualquer hora do dia, quer seja no café da manhã, no lanche da tarde ou até mesmo em uma refeição leve antes de dormir. 

A história 
Para contar a história PULLMAN, precisamos voltar ao mês de julho de 1950, quando o português Manoel Correa de Souza Filho fundou a empresa “Pão Americano Ind. e Com. S/A”. A então mais moderna panificadora da América Latina foi instalada inicialmente na tradicional Rua Augusta em São Paulo e empregava apenas 25 funcionários para fazer o que uma padaria comum só conseguiria com o auxílio de 250 pessoas. Além disso, a empresa foi pioneira no segmento ao conseguir a produção contínua de pães, tecnologia importada dos Estados Unidos. Com isso a produção era mais eficiente e a higiene muito maior, já que o sistema era automatizado, sem contato manual algum. Ao retornar de uma viagem aos Estados Unidos, Manoel trouxe “em sua bagagem” para o mercado brasileiro um revolucionário produto. Com o novo e revolucionário processo de panificação mecanizada, em 1953, pela primeira vez no Brasil, surgia o pão de forma tradicional: o PÃO PULLMAN. Com visão empreendedora e busca constante pela excelência dos produtos, ele fez da PULLMAN a maior empresa do segmento e líder de mercado.
  

Para fortalecer ainda mais sua imagem junto ao público, a empresa adotava estratégias de divulgação ousadas para a época. Na década de 1950 patrocinou e deu nome a um programa infantil de televisão, o “Pullman Júnior”, que se manteve no ar por longos 23 anos. Foi também a primeira empresa a instalar outdoors nas laterais dos caminhões de distribuição. A inovação abriu o mercado e, em 1957, foi necessária a abertura de uma filial no Rio de Janeiro, com uma fábrica para atender a região. Quatro anos depois, em 1961, a empresa de São Paulo deixava de ser uma panificadora para se transformar em uma moderna indústria.
  

A produção cresceu e, no ano de 1968, a empresa inaugurou uma moderna fábrica na Rodovia Raposo Tavares em São Paulo. A evolução da empresa abriu o mercado e pouco a pouco outros produtos foram surgindo. Assim, além do BOLO PULLMAN apresentado ao consumidor em 1955 e que conquistou rapidamente o paladar nacional, em 1976 surgiu o bolinho recheado Ana Maria que é a sensação da garotada até os dias de hoje. A novidade seguinte foi o Rocambole, lançado no mercado em 1977 e que se transformou em uma das principais opções de sobremesa para muitas famílias. E em 1983 foi a vez da famosa BISNAGUINHA (hoje se chama BISNAGUITO), que está sempre presente no lanche da escola e de casa para alegria das crianças. Em 1996, o grupo PULLMAN foi vendido para a Bunge Alimentos (conheça essa outra história aqui).
  

Porém, no dia 16 de março de 2001, a Bunge concretizou a venda das marcas PULLMAN e PLUS VITA (criada em 1939 no Rio de Janeiro) para a Bimbo (conheça essa história completa aqui), multinacional mexicana fundada em 1945 e que faturava mais de US$ 10 bilhões por ano. Sob o comando da empresa mexicana a marca PULLMAN lançou vários novos produtos, ingressando até em outras categorias de mercado, como ao introduzir biscoitos em barras recheados. Em 2008, com a aquisição do Paníficio Laura, a segunda maior fabricante de panettones do país, o Grupo Bimbo se estruturou para diversificar a produção do produto natalino e, com o aval da marca PULLMAN, estreou sua nova linha de panettones. E para completar a linha de produtos natalinos da marca, voltou com um sucesso de vendas nos últimos anos: a edição limitada da linha de Bolos Natalinos PULLMAN, nos sabores Frutas Cristalizadas e Gotas de Chocolate.
  

Em 2017, a marca lançou um de seus maiores sucesso dos últimos anos: PULLMAN ARTESANO, que vinha atender o crescente interesse do consumidor brasileiro por produtos artesanais, como se fossem feitos em casa. O produto inovador na categoria, pensado para agradar pessoas exigentes e que também valorizam a praticidade, apresentava um pão de forma com receita exclusiva e super macio. Além disso, o novo produto apresentava uma camada de farinha mais evidente na casca e aparência artesanal. No ano seguinte a marca ampliou a linha ARTESANO com a introdução da versão integral. E a PULLMAN tem apostado bastante na linha ARTESANO, como por exemplo, em 2020 quando lançou no mercado o Pão na Chapa, primeiro produto da categoria que traz fatias grossas e o sabor da linha artesanal; e os bolos nos sabores Cenoura e Chocolate com sachê de chocolate, Coco, Fubá e Banana.
    

Em 2021, como forma de enfrentar as consequências da pandemia de COVID-19, a marca lançou sua plataforma de e-commerce. Na verdade é um site que ao invés da própria empresa vender seus produtos, indica os melhores pontos de venda para seus consumidores. Nomeado de PADARIA PULLMAN, a novidade chegou com o objetivo de potencializar a venda dos parceiros da marca e, por meio da geolocalização, direcionar os consumidores para as redes de varejo e aplicativos de entrega. Com acesso fácil a todo portfólio da PULLMAN, basta o cliente acessar o site, escolher os itens de preferência e fechar a compra no parceiro mais conveniente para ter os produtos em mãos em pouco tempo.
  

Sempre inovando e trazendo novidades deliciosas para as prateleiras e mesas dos consumidores, atualmente a variada linha de produtos da marca PULLMAN é composta por pães brancos (de forma, incluindo a versão baby, pão de hambúrguer e hot dog), integrais, light, especiais (Pão de Coco ou Milho), bisnagas, tortilhas, bolos, mini bolos (sob a marca Ana Maria) e panettones, além da linha especial para Páscoa e festas de final de ano.
  

Há quase sete décadas a PULLMAN está presente em milhões de lares e faz parte da família brasileira ao oferecer alimentos que, além de deliciosos, são simples de saborear e de preparar. A principal missão da PULLMAN é garantir produtos frescos, práticos e muito saborosos. E para que a rotina não caia na mesmice, está sempre inovando. Foi assim que a tradicional marca conquistou o coração dos consumidores, garantindo qualidade superior e com produtos que possuem uma textura macia e são sempre muito nutritivos. Por isso os pães e bolos da PULLMAN são feitos com ingredientes selecionados e com muito carinho para levar até milhões de mesas qualidade, praticidade e sabor.
  

A linha do tempo 
2006 
Lançamento do Pão de Cenoura Light com Betacaroteno, que contava em sua receita com pedacinhos de cenoura, 0% de gordura e 0% de adição de açúcares. O lançamento, que reforçava a preocupação da marca com uma alimentação saudável, inovou no segmento de pães light ao trazer como ingrediente, o betacaroteno, importante fonte de vitamina A. 
Lançamento do Pão NutriGrano versão Trigo & Linhaça, trazendo em sua fórmula o grão-in-natura, ou seja, a casca, o germe e a endosperma são mantidos, não processados e nem refinados. Com isso, conservam-se mais nutrientes como vitaminas, proteínas, minerais, fibras dietéticas e antioxidantes. Esse lançamento marcou a entrada da marca Plus Vita em São Paulo, que reúne as linhas de pães lights e especiais. 
2007 
Lançamento do PULLMAN RAP 10, inaugurando assim um novo segmento no mercado de refeições rápidas, aliando ingredientes saudáveis e produtos versáteis. O inovador produto era uma massa semi-pronta à base de farinha de trigo, em formato de disco, que possibilitava a criação de diversas receitas rápidas, variando recheios e formas, para qualquer ocasião, podendo ser utilizado para preparar panquecas, crepes, pizzas, beirutes, sanduíches tipo wrap, entre outros. 
Lançamento de uma linha de biscoito em barras PULLMAN, composta por três versões, incluindo PULLMAN BARRITA, produto e marca já existente há alguns anos no grupo Bimbo do México e que foi adaptada ao mercado brasileiro, chegando através de uma barra de biscoito recheada nos sabores Goiaba e Morango, com até 88 kcal por unidade; PULLMAN BISCOITO em BARRA, conceito inovador que trazia a combinação perfeita de um biscoito crocante com cobertura de chocolate, no prático formato de barra e apenas 83 kcal por unidade, e ainda PULLMAN COOKIE em BARRA, delicioso biscoito tipo cookie de baunilha com gotas de chocolate e 92 kcal por unidade. 
2008 
Lançamento do PANETTONE PULLMAN nos tradicionais sabores de Frutas Cristalizadas com Uvas Passas e Gotas de Chocolate. 
Lançamento do tradicional bolinho infantil Ana Maria em versão mini-panetone sabor chocolate. 
2009 
Lançamento pioneiro do PULLMAN PÃO FRANCÊS PRÉ-ASSADO, permitindo ao consumidor degustar o delicioso pão francês, crocante, quentinho e fresco a qualquer hora do dia ou da noite, sem sair de casa. 
2010 
Reforçou sua participação e mix de produtos no segmento panificador com o lançamento de uma linha de pães nas versões Branco Multigrãos Light, Aveia Light, Integral e Branco Light. 
Lançamento do PULLMAN FOFUCHO PÃO DE OVOS, desenvolvido para fortalecer o portfólio da empresa no segmento de pães. 
2012 
Lançamento, juntamente com o chef Olivier Anquier, de um panettone com receita exclusiva que levava pedaços de nozes e recheio cremoso com chocolate belga. 
Lançamento da edição limitada para as comemorações juninas do BOLO de MILHO PULLMAN. Com uma receita exclusiva, o produto resgatava a tradicional sensação do bolo de milho caseiro com textura macia e úmida, remetendo a infância e histórias de vida. 
2015 
Lançamento do PULLMAN BISNAGUITO INTEGRAL, as famosas bisnaguinhas na versão integral. 
Lançamento do PULLMAN MADALENAS, bolinhos gostosos e fofinhos feitos com ingredientes simples e deliciosos no sabor baunilha. 
Lançamento do PULLMAN PÃO ZERO%, pão de forma zero açúcar, gordura trans, colesterol e ainda com baixo teor de gorduras totais e saturadas. 
2016
Lançamento do PULLMAN DUNITÊ, pães brioches nas versões recheados (morango ou chocolate) e sem recheio. Com perfil nutricional adequado a todas as idades, a novidade chegou ao mercado com massa (tipo caseira), feita com ovos, leite e manteiga. 
2018 
Lançamento do PULLMAN MINI, nas versões Integral e Tradicional, em embalagens de 320g. Com as opções reduzidas, é possível prevenir o desperdício, pois elas têm a medida ideal para famílias menores e pessoas que moram sozinhas. 
2019 
Lançamento do ARTESANO GOTAS DE CHOCOLATE, pão de edição limitada para Páscoa com deliciosas gotas de chocolate. 
Lançamento do GRAND BURGER BRIOCHE, primeira versão Brioche (um clássico da panificação francesa que tem como base manteiga) de sua categoria, levando o pão de hamburgueria para a casa do consumidor. 
2021 
Lançamento do PÃO PULLMAN 7 GRÃOS, desenvolvido para consumidores que buscam saudabilidade e qualidade, mas que não abrem mão do sabor e da maciez. A novidade apresenta alto teor de fibras e quantidade intermediária de grãos. 
Lançamento do ARTESANO BRIOCHE, um novo pão de forma que se caracteriza pela massa brioche com um suave sabor a manteiga.


A origem do nome 
Para entender porque o nome PULLMAN foi escolhido como marca para o pão de forma é preciso voltar um pouco no tempo. Em meados do século XIX, George Pullman fundou a empresa Pullman Palace Car Company (algo como “Companhia de Vagão Palácio Pullman”), produtora de vagões de trens. Nas primeiras décadas do século XX, no auge do desenvolvimento das ferrovias nos Estados Unidos, a empresa de George desenvolveu os vagões dormitórios (chamados em inglês de “sleeping car”) que foram batizados popularmente de PULLMAN. Quando o pão de forma tradicional foi lançado no mercado brasileiro em 1953, foi batizado de PULLMAN porque sua embalagem (com forma retangular e as cores azul e branco) era muito semelhante aos vagões dormitórios de trens americanos.
  

A evolução visual 
No decorrer de sua história o logotipo da marca PULLMAN passou por algumas reformulações visuais. Após dar ao logotipo um visual muito mais moderno e cheio de curvas, bem diferente ao anterior totalmente quadrado, em 2011 a PULLMAN incorporou o tradicional Ursinho Padeiro (conhecido como Osito Bimbo, ícone do grupo mexicano em todo o mundo), especialmente nas embalagens de seus produtos, com o intuito de traduzir todo o cuidado e carinho que a marca tem no preparo de seus pães e bolos. Em 2018, esse logotipo passou por uma modernização, que apresentou um visual mais limpo, incluindo uma nova tipografia de letra.
  

Os slogans 
Os momentos mais saborosos do seu dia. 
O pão do ursinho. (2014) 
Sabor de família reunida. (2011) 
O Pão Gostoso. 
Os melhores pedaços do dia. 
Pullman. Isto é que é pão.
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1953 
● Criador: Manoel Correa de Souza Filho 
● Sede: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Bimbo do Brasil Ltda. 
● Capital aberto: Não (subsidiária do Grupo Bimbo S.A.B. de C.V.) 
● Presidente: Alfonso Argudín (Brasil) 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Pães, bolos e farinha de rosca 
● Concorrentes diretos: Wickbold, Panco, Seven Boys, Bauducco, Visconti, Casa Suíça e Nutrella 
● Ícones: O pão de forma 
● Slogan: Os momentos mais saborosos do seu dia. 

A marca no Brasil 
Atualmente a PULLMAN, que pertence ao grupo mexicano Bimbo, um dos mais importantes do mundo no segmento alimentício e de panificação, é uma marca consolidada, atual líder de mercado e com a maior lembrança pelo consumidor no segmento de produtos panificados, especialmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, sul e região centro-oeste. Os produtos PULLMAN são comercializados com a marca PLUS VITA (que em latim significa “Mais Vida”) no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Nordeste. 

Você sabia? 
O pão de forma surgiu em 1912, criação de Otto Rohwedder. Na verdade, ele foi o inventor de um protótipo de fatiadora que cortava o pão e mantinha os pedaços juntos. A máquina completa, porém, só ficaria pronta no ano de 1928. Ela seria acoplada a uma embaladora. Apesar da demora na aceitação, o aparato de Rohwedder fez enorme sucesso. No final dos anos de 1930, mais de 80% do pão consumido nos Estados Unidos já era pré-fatiado. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Exame, Embalagem Marca e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Guia dos Curiosos e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 12/3/2022 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

11 comentários:

Anônimo disse...

Tenho orgulho! dessa empresa,sempre mostrando novidades.
Ao bom atendimento do canal institucional
onde eu trabalho como nutricionista da GR SA,sempre fui atendida com grande e bom atendimento pelo supervisor Flávio Farias da unidade do RJ.

Priscilla

Unknown disse...

Olá bom dia.
Primeiro quero dizer que adoro todos os produtos.
Mas quero fazer uma reclamação.
Quando eu abro a embalagem do bolo Pullman,por estar muito apertado ele quebra.
Será que não tem outro geito de embalar.Obrigada e tenham um bom dia.

Breno disse...

Pra todo mundo ai de cima, se vocês nao perceberam ainda, esse site aqui não é o site da Pullman, é apenas um site sobre marcas, e as reclamações/pedidos devem ser feitos no site da PULLMAN! lol

Anônimo disse...

Pode não ser o site original da Pullman, mas eu queria dar os parabéns antes de tudo aos criadores do site, bem legal.

E sobre a pullman, eu queria solicitar, pelo menos durante um tempo que permitissem pão de formas e a embalagem clássica com o logo antigo por questões terapêuticas e depois vocês vão mudando aos poucos.

Por favor, falem com a Pullman para deixarem o desenho da bonequinha da Ana Maria dos bolinhos. E outra coisa: Se ainda existir manteiga claybon deveriam colocar a bonequinha do NHAC BOM novamente pois é um símbolo de uma geração.

Faz parte de um grandioso processo terapêutico para quem está sofrendo de amnésia parcial.

Obrigada,

Simone L. F. Guimarães

Anônimo disse...

já trabalhei aqui e gostaria de elogiar muita coisa, mais tambem enfatizar a falta de organização dos gestores no ramo MD....

Anônimo disse...

ola boa noite, meu nome e daniel e estamos fazendo um trabalho de faculdade e escolhemos falar da PULLMAN,por ser uma empresa preocupada com o bem estar de seus consumidores,pois bem gostariamos de saber qual a produção mensal deste produto.desde ja agradeçoa a atenção...
daniel.antonio2006@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Adoro os produtos pullmann....Mas os panetones....são os piores que ja comi...massa pesada....azeda...e as frutas todas emboladas de um lado só...Infelizmente confiante na marca comprei 3 de uma vez e tive que dar 2...e outro joguei mais de meio fora....Realmente a massa é horrível !!!!!

Anônimo disse...

Adorei o bolo de milho da Pullman, acho o mais saboroso da linha de bolos! Por que não produzi-lo o ano inteiro?

Lucia

Francisco Sarmento disse...

Prezados, boa noite !
Percebi um erro no histórico, em 1968 a fábrica se mudou para a av. Giovani Gronchi e não Raposo Tavares. Meu pai foi representante do Pão Americano Ind. e Com.por muitos anos em Sorocaba.
Gostaria de salientar tambem que a qualidade dos produtos caiu após a venda da marca para a Bimbo, principalmente dos bolos e rocamboles que até foram descontinuados.
Abraço à todos.
Francisco Sarmento

Leticia Tanzi disse...

Boa tarde quero agradecer imensamente a Pullman por ter opção para alérgicos. Tenho um filho com alergia ao ovo e a proteína do leite de vaca e vcs não imaginam como ele adora o Bisnaguito meu muito obrigada um abraço de mamãe Letícia e meu filho Rodrigo de 6 aninhos!

Unknown disse...

Oi boa tarde volta fazer rocambole por favor delícia eu meu irmão compravamos um par cada adoravamos ver cor fraquinha volta fábricar maravilhoso obrigado