20.6.06

WRANGLER

Difícil pensar em uma peça do vestuário mais democrática que o jeans. O tecido está em todo lugar. Nas ruas, nas araras do supermercado, nas vitrines, nas passarelas e nas páginas de revistas, em todos os modelos e cores, com preços para todos os bolsos. E um dos mais famosos do mundo é o WRANGLER, um jeans extremamente associado ao mundo do rodeio e um verdadeiro símbolo do estilo de vida country americano.

A história
A história começou em 1897 quando o jovem C.C. Hudson, então com 20 anos, resolveu deixar a fazenda Spring Hill no condado de Williansom Country, estado do Tennessee, em busca de oportunidades na emergente cidade têxtil de Greensboro, localizada na Carolina do Norte. Ele conseguiu emprego em uma pequena fábrica de roupas que confeccionava uniformes, onde ganhava 25 centavos de dólar por dia costurando botões. Em 1904, quando a fábrica em que trabalhava fechou as portas, ele, seu irmão Homer e alguns amigos, compraram máquinas de costura, alugaram um pequeno espaço em cima de uma doceira e fundaram a empresa Hudson Overall Company com o objetivo de produzir macacões em denim com qualidade e durabilidade para os ferroviários da costa leste dos Estados Unidos. A empresa prosperou, e em 1919, se mudou para um espaço maior, inaugurando uma fábrica própria e passou a se chamar Blue Bell Overall Company. O nome da empresa foi inspirado em um sino, presente de um grupo de trabalhadores ferroviários para o fundador da empresa. Porém, em 1926 a empresa foi comprada, por US$ 585 mil, pela Big Ben Manufactoring de Kentucky.


Em meados da década de 30, após sua fusão com outras empresas rivais da região tornou-se uma das mais importantes fabricantes de roupa de trabalho do mundo. Foi nesta época, em 1936, que ocorreu o lançamento do Super Big Ben Overalls, um macacão feito de jeans com tecido 100% sanforizado (que reduzia em 1% a probabilidade de encolhimento) e extremamente resistente, o que se tornaria um padrão para a indústria. No final desta década a empresa expandiu seu portfólio de produtos para incluir marcas privadas de jeans. Foi então que adquiriu, em 1943, a empresa têxtil Casey Jones Work-Clothes Company e os direitos da marca WRANGLER, até então desconhecida e raramente utilizada pela antiga proprietária. A empresa decidiu então que precisava de uma linha de jeans com sua marca que pudesse ser produzido em grande escala.


Em 1947, após diversos testes com 13 protótipos de jeans, foi lançado no mercado o autêntico WESTERN JEANS WRANGLER, desenhado por Ben Lichenstein (apelidado de Rodeo Ben), um reconhecido alfaiate polonês da Filadélfia, amante de rodeios e do estilo de vida do velho oeste, que conhecia a maioria dos melhores caubóis americanos. Para adaptar o modelo aos detalhes de sua funcionalidade ele trabalhou com estrelas do rodeio como Jim Shoulders, Freckles Brown, Bill Linderman, Todd Whatley, Harry Tompkins e Cerald Robert. Estes caubóis fizeram o teste final antes da calça jeans ser efetivamente aprovada. Nascia assim o famoso jeans COWBOY CUT (corte caubói) 13MWZ (abreviação de “Men’s Western Zipper”), que trazia uma etiqueta traseira de couro. A WRANGLER estava entre as primeiras marcas a apresentar um jeans masculino com zíper e a primeira a introduzir um jeans que se moldava ao formato do corpo. A aparência ajustada de alfaiataria e o cuidado com os detalhes asseguraram a satisfação do consumidor. Em 1948, foi adotado o “W” para o pesponto dos bolsos traseiros dos jeans da marca e a etiqueta de qualidade passou a trazer o desenho do destemido caubói com uma tira de história em quadrinhos, denominado Rodeo Series, para ser colecionada por crianças.


O 13MWZ, como ainda é conhecido, tornou-se o jeans nº 1 no mercado masculino de western por ser “desenvolvido por caubóis para caubóis” e apesar das melhorias do tecido, o jeans não mudou muito desde 1947. Não demorou muito para a empresa começar a fabricar jaquetas e camisas do tipo “rancheiro”, as quais imitavam o que havia de melhor na roupa dos autênticos caubóis. No ano de 1962 a empresa inaugurou uma fábrica na Bélgica e a marca WRANGLER foi introduzida com sucesso no continente europeu. Pouco depois, em 1964, a marca lançou o Broken Twill denim, uma estrutura em sarja interrompida, assinada por John Neil Walter. Na década seguinte, os jeans WRANGLER passaram a ser um ícone da cultura jovem e se tornaram um símbolo da adolescência no mundo todo. Outro reconhecimento ocorreu em 1974, quando a PRCA (Associação Americana Profissional dos Caubóis de Rodeio), tornou o jeans Cowboy Cut 13MWZ da WRANGLER o primeiro e único jeans com sua aprovação. Foi então que ficou conhecido pela maioria de seus consumidores como um jeans “Pró Rodeio”. Hoje em dia, o jeans pode ser achado em 125 tamanhos com uma grande variedade de cores e lavagens.


Em 1980 a marca WRANGLER desembarcou oficialmente no Brasil. Ainda nesta década, em 1986, a empresa realizou uma fusão com a VF Corporation, tornando-se uma das maiores produtoras de jeans do mundo. Como o conforto tornou-se um item importante cada vez maior para o consumidor americano, na década de 90, o novo jeans Cowboy Cut Relaxed Fit oferecia o mesmo conforto que um jeans contemporâneo mas com a tradição do autêntico jeans western em estilo e funcionalidade. O sucesso da marca pode ser comprovado em 1996, quando uma em cada cinco calças jeans vendidas nos Estados Unidos era da marca WRANGLER. Para atender a alta demanda mundial, em 2001, a marca iniciou a produção de seus famosos jeans no México. A marca se tornou tão forte que a WRANGLER lançou roupas para esportes ao ar livre (WRANGLER PRO GEAR), introduzida em 2003; roupas esportivas e despojadas (sob a marca WRANGLER HERO) e até uma linha completa de móveis (WRANGLER HOME) inspirados no mais puro estilo country.


A WRANGLER, historicamente, destacou-se como marca de jeans mais forte do segmento country. Ela construiu o universo de sua marca com os elementos significativos do mundo country, que, com todo seu conteúdo mítico, foi, e ainda continua sendo, um poderoso motor de propulsão. A força da marca se deve, em parte, à imagem de legitimidade e agilidade, sendo conhecida, incontestavelmente, como “uma roupa para caubói”.


Campanhas que fizeram história
Desde 2009, a marca americana começou a trabalhar sua comunicação totalmente voltada para os princípios básicos do ser humano: a irracionalidade. Com o provocativo slogan “We are animals”, a marca mostrou ao mundo algo como os primórdios de sua própria existência. Em 2011, dando continuidade a sua premiada campanha “We are animals”, a WRANGLER lançou uma nova vertente que busca mostrar o nosso lado animalesco e selvagem, só que dessa vez longe da natureza, e sim em cenários urbanos de Hollywood, regado de peças fotográficas com muita adrenalina e efeitos bacanas. Fotografada pelo renomado Cass Bird, nos cenários da Paramount Studios, a marca mostrou a vida de dublês (conhecidos por stunt performer ou stuntman), com direito a explosões, vidros quebrando e muita ação, levando o conceito de que “somos todos animais” a um outro nível.


A evolução visual
Ao longo dos anos a identidade visual da marca passou por várias alterações. Desde o logotipo escrito com uma tipologia de letra que imitava corda, passando pela adição do símbolo de um cavalo, uma clara alusão o mundo do rodeio, até o atual, a marca sempre primou por uma imagem forte e cheia de personalidade. O logotipo da WRANGLER utilizado atualmente possui variações: enquanto no Brasil a marca utiliza um logo com fundo azul, na Europa e na Ásia utiliza um muito semelhante ao seu primeiro logotipo.


Os slogans
We are animals. (2009)
The western original. (2008)
Real. Comfortable. Jeans. (2005)
It’s a whole new rodeo. (2004)
There’s a bit of the West in all of us. (2002)
Whatever You Ride. (2000)
The authentic Western jeans. (1999)
Style that just won’t quit. (1985)
A fit for every-body. (1984)
For the cowboy in you.


Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Lançamento:
1947
● Criador:
Ben Lichenstein
● Sede mundial:
Greensboro, North Carolina
● Proprietário da marca: VF Corporation
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman & CEO:
Eric C. Wiseman
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Lojas:
+ 150
● Presença global:
+ 100 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários: 58.000 (VF Corporation)
● Segmento:
Vestuário
● Principais produtos:
Calças e roupas jeans
● Concorrentes principais:
Lee, Levi’s e Lee Cooper
● Ícones:
O jeans estilo Cowboy
● Slogan:
We are animals.
● Website: www.wrangler.com.br

A marca no mundo
Os produtos da marca WRANGLER, que além dos tradicionais jeans conta com uma linha de roupas mais esportivas, são comercializados em mais de 100 países ao redor do mundo através de lojas multimarcas, grandes varejistas e mais de 150 lojas próprias.

Você sabia?
Em 1982 a marca patrocinou o lendário piloto da NASCAR Dale Eanrhardt, cujo carro ficou conhecido como “Wrangler Jeans Machine”.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 20/3/2012

2 comentários:

Anônimo disse...

best regards, nice info
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*_*ari lindinha*_* disse...

Oi,boa tarde!Por favor gostaria muito de estar conhecendo a fabóca de vocês.Poderíam me fornecer o telefone comercial da empresa assim possível estarei entrando em contato com vocês.Desde já muito obrigada!