27.7.06

AIWA

A outrora tradicional marca japonesa AIWA, a pronúncia correta é “Aiua”, sempre primou pela qualidade de seus equipamentos de áudio, visando potência, durabilidade e design. Mas isso não foi necessário para que a marca prosperasse nos dias atuais. O resultado foi catastrófico: virou uma pequena marca no portifólio da enorme SONY e seus poucos produtos dificilmente são encontrados em grandes mercados consumidores. Um triste fim para uma marca que sempre foi diferenciada.
-
A história
A história da empresa começou em 1951 no Japão de forma meio obscura com a fundação da Aiko Denki Sangyo Company, uma fabricante de equipamentos de áudio, especialmente microfones. Em outubro de 1959 a empresa trocou seu nome para AIWA COMPANY. O nome “Aiwa” foi escolhido por conter som semelhante às palavras em japonês AI (Amor) e WA (Harmonia). No ano de 1964 a AIWA desenvolveu e lançou no mercado o primeiro gravador cassete do Japão chamado TP-707, e, nos anos seguintes, desenvolveu uma completa linha de produtos de áudio e vídeo que conquistou milhões de consumidores japoneses por sua alta qualidade. A década de 70 foi marcada por uma agressiva expansão internacional com seus produtos sendo introduzidos em vários mercados como o americano, inglês e alemão. Em conseqüência disso, a linha de produtos da marca foi aumentada e seu faturamento também (65% eram provenientes do mercado estrangeiro).
-
-
Em 1980 introduziu no mercado o TP-S30, um fone de ouvido estéreo, que durante anos se tornaria um dos produtos de maior sucesso da marca japonesa; no ano seguinte vídeos cassetes, ingressando em um novo segmento; e quatro anos depois inaugurou seu centro tecnológico. No final desta década, em 1988, lançou no mercado o modem para uso profissional. A AIWA começou a operar oficialmente no Brasil em 1996 através de uma parceria com a empresa CCE.
-
-
No ano seguinte passou a ser uma marca importante no segmento de som para automóveis com o lançamentos de CD Player nos Estados Unidos. Mas, quando a revolução digital começou, no fim da década de 90, a AIWA estava mal equipada para fabricar produtos que os consumidores desejavam, levando-a assim quase à falência. Mesmo vivendo um período difícil, a marca introduziu algumas novidades em sua linha de produtos, como em 2000 quando lançou no mercado o primeiro aparelho de gravação compacto para formato MP3; e no ano seguinte ao lançar o menor e mais leve aparelho compacto de MD (Mini-Disc). Poucos anos depois, em 2002, a japonesa AIWA já não tinha mais forças para andar com as próprias pernas no competitivo mercado de produtos eletroeletrônicos.
-
-
Para tentar tirá-la do limbo, o presidente mundial da Sony, Kunitake Ando, decidiu tomar as rédeas do negócio. Pagou US$ 114 milhões em ações para assumir o controle total da empresa, da qual já detinha 61% de participação, adquirida no final da década de 60. A partir deste momento a AIWA deixava de ser uma empresa independente e passava a ser uma divisão da gigante Sony. Foi o início de uma enorme e dolorosa restruturação, com demissões e cortes de custos. Em janeiro do ano seguinte as mudanças já podiam ser detectadas: a marca AIWA foi relançada no mercado mundial com um novo posicionamento, direcionado para um público jovem consumidor de produtos eletrônicos ligados a computação.
-
-
Apesar do lançamentos de novos pordutos, incluindo aparelhos de áudio portátil como discmans e radiogravadores com CD, além de aparelhos de DVDs e tocadores digitais MP3, a marca AIWA não conseguiu se recuperar no mercado mundial e atualmente é utilizada pela sua proprietária como como laboratório para novas tecnologias e para produtos de preços mais acessíveis em mercados restritos no mundo.
-
-
A evolução visual
A primeira modificação significativa ocorreu no ano de 1991, quando a marca apresentou um novo logotipo com o nome AIWA passando a ser escrito em letras minúsculas. Em 2003, numa desesperada tentativa de reposicionar a marca no mercado mundial, a AIWA, já sob a tutela da Sony, remodelou completamente seu logotipo, que passou a adotar a palavra AIWA escrita de forma estilizada e moderna.
-
-
Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação:
1951
● Fundador: Desconhecido
● Sede mundial:
Tóquio, Japão
● Proprietário da marca:
Sony Corporation
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO:
Howard Stringer
● Presidente:
Ryoji Chubachi
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global:
10 países
● Presença no Brasil: Não
● Segmento:
Eletrônicos
● Principais produtos:
Aparelhos de som, tocadores MP3, aparelhos de CD e fones de ouvido
● Ícones: Os fones de ouvido
● Slogan:
Enjoy AIWA.
● Website:
www.aiwa.com
-
A marca no mundo
Atualmente a marca AIWA, que parece adormecer esquecidamente no imenso portifólio do Grupo SONY, atua com uma restrita linha de produtos populares que são comercializados em pouco mais de 10 países ao redor do mundo.
-
Você sabia?
Na década de 90 a AIWA chegou a ter 30% do mercado mundial no segmento de aparelhos de som compactos.
-
-

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 16/6/2010

29 comentários:

URAIS disse...

ainda pefiro a marca aiwa ,aquele mini sistem 10.000.00 wats nao tei pra niguei, gostaria que a aiwa voltase a frabica aquele som com aquela protecia mais renovado mais tequinolojia aiwa? A AIWA ERA MUITO POTEDE

Anônimo disse...

A AIWA TEM Q VOLTAR!!!! NÃO SE FAZ MAIS SOM COMO OS ANTIGOS AIWA'S!!!

Anônimo disse...

aqueles mini da aiwa eram lindos pareciam sons do futuro.
E a CCE o blog não fala?

HENRIQUE SOUZA disse...

Nossa cara eu tenho um som aiwa, e digo pra vocês, é muito bom mesmo, eles deveriam voltar a fabricar novos sons aiwa.
Eu compraria outro AIWA com certeza.

Anônimo disse...

com certeza,ele tem um diferencial nas frequências dele(grave,médio,agudo)com uma boa harmonia,o equalizador tem uns segredinhos que fazem toda a diferença na qualidade,o surround dele é único(disco,live,hall,movie)que une o efeito surround com a simulação de ambientes,além da beleza estética a qualidade muito agradável de som são características do aiwa.
o que peca nela é a qualidade das correias que ela usa nos decks e CD,e algumas falhas de projeto,que dar pra se corrigir não precisa ser engenheiro para isso.

tenho um aiwa recomendo pela qualidade e potencia(principalmente os com saída transistorizada),hoje em dia não conseguem unir potencia e qualidade no mesmo equipamento como a aiwa conseguiu.

a Sony já foi boa em som hoje ta uma m..... só tem beleza,grave,e tamanho,qualidade passa longe, muita gente pensa que qualidade é potencia e grave,onde fica os médios e agudos(equilíbrio)..

a harmonia das frequencia só acha nos equipamentos antigos,os de hoje é para leigos e que gosta de tamanho e luzes piscando kkk,em resumo fazer barulho apenas.

no quesito mini system a aiwa deu um banho na Sony.
quem conhece a aiwa sabe.

abraço a todos.

itamar disse...

Tambme sou um apaixonado pela marca aiwa sempre gostei.Tem qualidade no som e tambem é muito potente queria muito que voltasse a fabricar . seria um dos primeirosa comprar um aparelho da marca tenho um nsxf9,ta velhinho,mas gosto muito e nao tenho coragem de vender .

Anônimo disse...

o melhor fone de ouvido era da aiwa, depois disso nunca mais achei um de qualidade igual

Anônimo disse...

Aiwa foi e sempre será o melhor som do mercado

Anônimo disse...

Uma marca tão boa e inovadora em sua época. A jogaram no mato!!!

Anônimo disse...

exelente linha de equipamentos,desde dos mais simples ate os mais complexos,mais so agora eu descobri porque as correias dos decks davam problemas,eram montadas
por essa coisa chamada CCE.digo isso
porque fui vendedor de audio nos anos 80 e 90 e me negava a vender a marca.mais voltando ao aiwa tenho 2 amplificadores e outros equipamentos, e não me desfaço por nada.tomara que volte,faço votos.

ROMULO disse...

Sou um feliz proprietario de um AIWA NSX D707. E só digo uma coisa: AIWA É AIWA !

Anônimo disse...

Sou fã da marca, conheço de longe quando um aiwa tá ligado, hoje em dia só tem porcaria no comercio, a Sony tá péssima , no comércio so tem lixo caro e de pouca qualidade sendo vendido, mas o povao quer barulho para incomodar os vizinhos fazer o que né

Possuo o f9,av96,t70 todos eles tokyo-japan adoro eles,cada um tem suas particularidades,uma pena nao existir mais a aiwa,e a sony prestava na linha Lbt pra tras,estamos na era da quantidade beleza,tamanho e barulho,qualidade passssa longe

Prefiro os 240w rms do aiwa do que os 880rms da sony que sao piada para leigo comprar,no fim cada um comprar o que quer gosto e gosto.


marcos tavares disse...

Tenho um aiwa nsx f 958 e não tem pra ninguém. Tive Sony com 850w RMS mas perdia feio pro aiwa... O aiwa com apenas 420w RMS hehe...

zaca disse...

Que pena! Depois que a Aiwa parou de produzir os aparelhos de som (mini system) pararam de evoluir, ainda não vi mudanças significativas como a aiwa fazia, o usb foi revolucionário, porém só isso todos estes anos. Os aparelhos sony são os melhores em qualidade de som, porém não são bonitos e falta se diferenciar dos demais aparelhos, é só mais um em meio a muitos. #VOLTA AIWA

Romero Bueno disse...

Olha aii galera ..o Aiwa está voltando das cinzas
Assista a "mini system aiwa EXOS 9 lançamento 2015" no YouTube - https://youtu.be/htE2bFbqIqQ

Sinesio Santos disse...

tenho um nsxav900 e digo isso sim que e som dsp pura qualidade e o bbe de primeira agudos nitidos efeitos belissimos aiwa pura qualidade :)

Eduardo Modelo disse...

Possuo vários aparelhos da marca pois sou um colecionador da Aiwa e garanto a vocês se continuasse fabricando já tinha quebrado várias outras empresas no mundo nos mesmos segmentos. Continua a sua fabricação em outros países pela sony e não por ela mesma, que pena!

marcos vinicius disse...

Tenho um Aiwa NSX-S305 e so falo uma coisa ele toca filé da pazada ne muitos aparelhos de som q são feitos hoje em dia

Anônimo disse...

Tenho um Aiwa NSX que nao troco por nenhum som da Sony de hj em dia, qualidade imbativel, uma pena ter deixado de fabricar os modelos de caixas acusticas da aiwa, estavam bem a frente do seu tempo...

Anônimo disse...

É verdade eu tenho um lg de 500rms e perde feio para o meu velho aiwa de 100rms aiwa e aiwa se voutace a fabrica eu comprava outro com certeza

BLOGGER RAUL disse...

EU PARA SEMPRE AMAREI OS SOM DA AIWA,PARA SEMPRE SERA AIWA

Alberto Arnold disse...

Tenho um NSX T9 e digo: Que nitidez de som!!! Limpo e sem ruídos, fora o grave que é de tremer a casa....
Não se fazem mais aparelhos com este nível de qualidade e acabamento...

Anônimo disse...

Comprei um discman aiwa em 1994,e ja era revolucionário,tinha rádio am e fm,controle remoto incorporado no fone de ouvido e recarregava as baterias ou pilhas, tenho até hoje,o modelo é o xp-r90

Jessica Oliveira disse...

Tenho um fone da AIWA a mais de 15 anos, sem mentira, o arco dele quebrou a espuma sumiu mais ele ainda continua com a mesma potencia, não existe outro fone no mundo melhor do que esse da AIWA!!! Realmente é uma pena que a marca não tenha dado certo. Amo meu fone e pelo jeito ele vai durar mais uns 15 anos.

Cristiano Hang disse...

Bom como todos dizem Aiwa é Aiwa insubstituível podia sim voltar mas com a mesma qualidade certeza que detonaria no mercado os seu aparelho de Som eram top.sem comparação.Mas toda marca boa e comprada aí trocam o nome acabam com os produtos e fim de tudo infelizmente...

BLOGGER RAUL disse...

Se eu fosse um cara super rico eu tentaria fazer ressurgir esta grande marca AIWA ,
Aiwa para sempre , eu particularmente tenho 3 filhos e 4 Aparelhos Aiwa e quero que meus filhos no futuro usem estes aparelhos e divulguem para todos como era um aparelho de verdade e que eles mostrem para todos Quanta qualidade e designer em um futuro próximo pois eu não estarei por aqui para divulgar

AIWA PARA SEMPRE

Alberto Arnold disse...

Aiwa é aiwa, qualidade indiscutível.

Anônimo disse...

Sabe a aiwa foi a unica marca q som nenhum a marca nuca pode conpeti nem nuca vai se deixar se abalar ela tem q voltar pois so ela sabe faser som potente.eu sou fã da aiwa e espero a sua volta...

Anônimo disse...

Hoje adquiri um aparelho de som Aiwa nossa cara isso que é um som um NSX t99. Conservadissimo por ter muitos anos que foi fabricado fiquei muito surpreso com o funcionamento dele da show em muitos micro system fabricados hoje em 2016,não troco por nenhum essa relíquia e é uma pena essa empresa ter acabado deixou saudade