18.7.06

DILLARD'S

Suas lojas estão localizadas nos principais centros de compras americanos. Vendem roupas, calçados, móveis, acessórios e cosméticos de marcas consagradas a preços bem acessíveis, sendo o local preferido de compra da classe média americana. A rede de lojas de departamento DILLARD’S se transformou em um ícone de consumo para a grande maioria dos americanos e um verdadeiro mito no segmento de varejo.

A história
A história da rede de lojas de departamento DILLARD’S começou quando William Thomas Dillard, um trainee da tradicional empresa Sears Roebuck, com apenas US$ 8 mil emprestados de seu pai, abriu em 1938 uma pequena loja de produtos gerais, batizada inicialmente de T.J. Dillard’s, localizada na cidade natal de sua mulher Alexa, Nashville, estado do Arkansas. Com boa propaganda a recém-inaugurada loja começou a crescer, principalmente com extensão de crédito feito por seu pai, que permitiu ao casal comprar um grande estoque de mercadorias de marcas conhecidas e vendê-las a um preço baixo e competitivo. Ao final do primeiro ano a vendas ultrapassaram US$ 42.000. A loja continuou operando mesmo durante o difícil período da Segunda Guerra Mundial, expandindo seu tamanho e a oferta de crédito.


Após o término do conflito, em 1948, ele vendeu seu estoque a outro varejista e com o dinheiro comprou uma loja na cidade de Texarkana, localizada na fronteira dos estados do Texas e Arkansas. Nomeada Wooten & Dillard, com uma estratégia competitiva de oferecer preços atrativos de produtos nacionais renomados, a loja começou a crescer rapidamente, muito em virtude da alta oferta de crédito. No ano de 1956 deu início a expansão com a aquisição de uma loja na cidade de Tyler, também no Texas. Em uma operação similar, comprou outra loja na cidade de Tulsa, no estado do Oklahoma. Em 1957 a empresa começou a vender também utensílios e móveis, dando início ao que seria seu formato de uma loja de departamento.


A rede inaugurou sua primeira loja dentro de um shopping center em 1964 na cidade de Austin no Texas. Esta estratégia foi de suma importância para o crescimento da rede de lojas no decorrer dos anos seguintes. Um dos fatores de maior sucesso da DILLARD’S foi à localização de suas lojas. A empresa adquiriu uma subsidiária de crédito; duas lojas de departamento na região central do Arkansas, mudando seus escritórios para a cidade de Little Rock, também no estado do Arkansas; implantou um sistema de computador centralizado e inaugurou pequenas lojas em pontos chaves. Ainda nesta década a agressiva expansão continuou, alcançando 15 lojas em funcionamento.


Em 1969 a empresa abriu seu capital na bolsa de valores. Com o dinheiro levantado, durante a década de 70, a rede se expandiu para outros estados, como por exemplo, Louisiana, Missouri e Novo México, além de aumentar sua presença no Texas, Arkansas e Oklahoma. No começo da próxima década a rede fez várias aquisições, aumentando ainda mais sua área de atuação. No ano de 1986 comprou 12 lojas da R.H. Macy e no ano seguinte, outras 27 unidades das lojas Joske’s e 3 da Cain-Sloan. Era um crescimento e tanto para uma rede de lojas de departamento. A década de 90 começou com a entrada da rede nos estado da Flórida. De 1992 á 1997 foram inauguradas mais de 60 lojas, transformando o estado em um dos mercados mais fortes e importantes para a DILLARD’S. William Dillard deixou a empresa em 2002, depois de ter construído um verdadeiro império no setor de varejo. Nos anos seguintes a empresa assistiu suas vendas despencarem e os lucros minguarem, forçando uma rápida e dolorosa reestruturação, que resultou no retorno dos lucros e na volta do crescimento em território americano. Recentemente a rede iniciou um plano de inauguração de unidades fora de centros comercais (shopping centers).


Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Fundação:
1938
● Fundador:
William Thomas Dillard
● Sede mundial:
Little Rock, Arkansas
● Proprietário da marca: Dillard’s Inc.
● Capital aberto: Sim (1969)
● Chairman & CEO: William Dillard II
● Presidente:
Alex Dillard
● Faturamento: US$ 6.39 bilhões (2011)
● Lucro: US$ 463.9 milhões (2011)
● Valor de mercado: US$ 3.4 bilhões (março/2012)
● Lojas:
310
● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos)
● Funcionários:
38.900
● Segmento:
Varejo (loja de departamento)
● Principais produtos:
Roupas, calçados, móveis e cosméticos
● Concorrentes diretos:
Sears, JC Penney e Kohl’s
● Slogan:
The style of your life.
● Website: www.dillards.com

A marca nos Estados Unidos
Hoje em dia a DILLARD’S está entre as mais tradicionais redes de lojas de departamento dos Estados Unidos, com faturamento de US$ 6.39 bilhões (em 2011), possuindo mais de 310 lojas localizadas em 29 estados americanos, com forte presença no Texas (mais de 60 lojas) e na Flórida (aproximadamente 50 lojas), além do Arizona, Iowa, Kansas, Missouri, Alabama, Geórgia, Tennessee e Oklahoma. As roupas femininas e acessórios representam aproximadamente 35% do faturamento anual da empresa.

Você sabia?
A maior loja da DILLARD’S, com aproximadamente 33.000 m², está localizada no Scottsdale Fashion Square na cidade de Scottsdale, estado do Arizona.
Hoje em dia, a grande maioria de seus altos executivos e diretores são membros da família Dillard.
Em meados dos 80 anos a empresa manteve, por pouco mais de 2 anos, uma loja na Rua Augusta, bairro dos Jardins, em São Paulo. Além disso, possuía unidade nos shoppings Iguatemi e Morumbi.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 13/3/2012

6 comentários:

Anônimo disse...

Trabalhei durante 4 anos em uma Dillard's em Orlando na Florida, mas somente agora estou sabendo da historia da loja.

Anônimo disse...

A marca Dillard´s esteve em São Paulo substituindo a denominação de uma loja famosa. Fez um grande barulho na chegada, inclusive ganhou um Marketing Best, mas parece que se tornou em grande fracasso. Pouco se sabe da passagem dessa marca no Brasil. Alguém aí pode acrescentar alguma coisa?
Jota Medeiros.

Sara B. disse...

A Dillard´s se estabeleceu na Rua Augusta, perto da Rua Estados Unidos, em meados da década de 80. Era uma loja bem montada com artigos interessantes. Mas ficou pouco tenmpo por aqui. Logo depois o Grupo Pão de Açúcar abriu uma loja Sandiz no mesmo lugar, que foi um fracasso e durou pouco.

Edu disse...

Tb tinha uma Dillards no Shopping Morumbi, no local onde funcionou a Sandiz, a Mesbla e hj é a Saraiva.

Regina Célia disse...

Trabalhei na Dillard's do Shopping Iguatemi de SP,no local que hj é a Tiffanys.Lembro até hoja da inauguração...

Fea Mura disse...

Interesting blog. It would be great if you can provide more details about it. Thanks you.
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