18.7.06

DILLARD'S


Suas lojas estão localizadas nos principais centros de compras americanos. Vendem roupas, calçados, móveis, acessórios e cosméticos de marcas consagradas a preços acessíveis, sendo o local preferido de compra da classe média americana. A rede de lojas de departamento DILLARD’S se transformou em um ícone de consumo para a grande maioria dos americanos e um verdadeiro mito no segmento de varejo. 

A história 
A história de uma das redes de lojas de departamento mais famosas do mercado americano começou quando William Thomas Dillard, um então trainee da tradicional empresa Sears Roebuck, com apenas US$ 8 mil emprestados de seu pai, abriu no dia 12 de fevereiro de 1938 uma pequena loja de produtos gerais, batizada inicialmente de T.J. Dillard’s, localizada na cidade natal de sua mulher, Nashville, no estado do Arkansas. Com boa propaganda a recém-inaugurada loja começou a crescer, principalmente com extensão de crédito feito por seu pai, que permitiu ao casal comprar um grande estoque de mercadorias de marcas conhecidas e vendê-las a um preço baixo e bastante competitivo. Ao final do primeiro ano as vendas ultrapassaram US$ 42.000. A loja continuou operando mesmo durante o difícil período da Segunda Guerra Mundial, expandindo seu tamanho e a oferta de crédito.


Após o término do conflito, em 1948 ele vendeu seu estoque a outro varejista e com o dinheiro comprou uma loja na cidade de Texarkana, localizada na fronteira dos estados do Texas e Arkansas. Nomeada Wooten & Dillard, com uma estratégia competitiva de oferecer preços atrativos de produtos nacionais renomados, a loja começou a crescer rapidamente, muito em virtude da alta oferta de crédito. No ano de 1956 deu início à expansão com a aquisição da loja Mayer & Schmidt na cidade de Tyler, também no Texas, que assumiu o nome de Dillard’s Mayer & Schmidt. Em uma operação similar, ele compraria outra loja na cidade de Tulsa, no estado do Oklahoma. Em 1957 a empresa começou a vender também utensílios e móveis, dando início ao que seria seu formato de uma loja de departamento.


A empresa reconheceu rapidamente a tendência crescente dos shoppings centers como mais novo destino das grandes lojas de varejo. Foi então que a DILLARD’S inaugurou sua primeira loja dentro de um shopping em 1964, no Hancock Shopping Center na cidade de Austin, estado do Texas; seguida em 1965 por unidades no Park Plaza Mall, em Little Rock, e no Southland Shopping Mall, em Tulsa. Esta estratégia foi de vital importância para o crescimento da rede de lojas no decorrer dos anos seguintes. Um dos fatores de maior sucesso da DILLARD’S foi à localização de suas lojas. Nessa época, cada inauguração de uma loja da DILLARD’S era uma grande festa, com direito a celebração de cortar a fita (tradição quando um novo local é inaugurado), promoções, concursos, brindes e muito mais. Nos anos seguintes, a empresa adquiriu uma subsidiária de crédito; duas lojas de departamento na região central do Arkansas, mudando seus escritórios para a cidade de Little Rock, também no estado do Arkansas; implantou um sistema de computador centralizado (pioneira no segmento) e inaugurou pequenas lojas em pontos chaves de várias cidades. Ainda nesta década a agressiva expansão continuou, alcançando 15 lojas em funcionamento. Em 1969 a empresa, então denominada Dillard Department Stores Incorporated, abriu seu capital na Bolsa de Valores. Com o dinheiro levantado, durante a década de 1970 a rede se expandiu para outros estados americanos, como por exemplo, Louisiana, Missouri e Novo México, além de aumentar sua presença no Texas, Arkansas e Oklahoma.


No início da próxima década a rede fez várias aquisições, aumentando ainda mais sua área de atuação. No ano de 1986 comprou 12 lojas da R.H. Macy e, no ano seguinte, outras 26 unidades das lojas Joske’s e 4 da Cain-Sloan. Essas aquisições deram a DILLARD’S lojas âncoras dentro de importantes shoppings no Texas e no Arizona. Era um crescimento e tanto para uma rede de lojas de departamento. A década seguinte começou com o ingresso da rede no estado da Flórida. De 1992 á 1997 foram inauguradas mais de 60 lojas, transformando o estado da Flórida em um dos mercados mais fortes e importantes para a DILLARD’S. William Dillard faleceu no dia 8 de fevereiro de 2002, depois de ter construído um verdadeiro e respeitado império no setor de varejo. Nos anos seguintes a empresa assistiu suas vendas despencarem e os lucros minguarem, forçando uma rápida e dolorosa reestruturação, que resultou no retorno dos lucros e na volta do crescimento em território americano. Pouco depois, a rede iniciou um plano de inauguração de unidades fora de centros comerciais (shopping centers).


Atualmente a DILLARD’S está entre as maiores varejistas de moda do mercado americano. A empresa se concentra em entregar estilo, serviço e valor aos seus clientes, oferecendo roupas, cosméticos e utilidades domésticas complementadas por um atendimento excepcional. Suas lojas oferecem uma ampla seleção de produtos de grandes e renomadas marca nacionais e internacionais.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos, ganhando novas tipografias de letras e mais sofisticação.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 12 de fevereiro de 1938 
● Fundador: William Thomas Dillard 
● Sede mundial: Little Rock, Arkansas, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Dillard’s Inc. 
● Capital aberto: Sim (1969) 
● Chairman & CEO: William T. Dillard II 
● Presidente: Alex Dillard 
● Faturamento: US$ 6.25 bilhões (2016) 
● Lucro: US$ 169.2 milhões (2016) 
● Valor de mercado: US$ 1.47 bilhões (novembro/2017) 
● Lojas: 293 
● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos) 
● Funcionários: 40.000 
● Segmento: Varejo (loja de departamento) 
● Principais produtos: Roupas, calçados, acessórios e cosméticos 
● Concorrentes diretos: Sears, JC Penney, Macy’s, Kohl’s, Marshalls, Belk e Target 
● Slogan: The style of your life. 
● Website: www.dillards.com 

A marca nos Estados Unidos 
Hoje em dia a DILLARD’S está entre as mais tradicionais redes de lojas de departamento dos Estados Unidos, com faturamento de US$ 6.25 bilhões (em 2016), possuindo aproximadamente 295 lojas (das quais 25 no formato Dillard’s Clearance Center Outlet, que oferecem grandes descontos) localizadas em 29 estados americanos, com forte presença no Texas (58 lojas) e na Flórida (42 lojas), além do Arizona, Tennessee, Geórgia, Ohio e Carolina do Norte. As roupas femininas e acessórios representam aproximadamente 38% do faturamento anual da empresa. 

Você sabia? 
A maior loja da DILLARD’S, com aproximadamente 33.000 m², está localizada no Scottsdale Fashion Square na cidade de Scottsdale, estado do Arizona. 
Hoje em dia, a grande maioria de seus altos executivos e diretores são membros da família Dillard. 
Em meados da década de 1980 a empresa manteve, por pouco mais de 2 anos, uma loja na Rua Augusta, bairro dos Jardins, em São Paulo. Além disso, possuía unidade nos shoppings Iguatemi e Morumbi. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 9/11/2017

7 comentários:

Anônimo disse...

Trabalhei durante 4 anos em uma Dillard's em Orlando na Florida, mas somente agora estou sabendo da historia da loja.

Anônimo disse...

A marca Dillard´s esteve em São Paulo substituindo a denominação de uma loja famosa. Fez um grande barulho na chegada, inclusive ganhou um Marketing Best, mas parece que se tornou em grande fracasso. Pouco se sabe da passagem dessa marca no Brasil. Alguém aí pode acrescentar alguma coisa?
Jota Medeiros.

Sara B. disse...

A Dillard´s se estabeleceu na Rua Augusta, perto da Rua Estados Unidos, em meados da década de 80. Era uma loja bem montada com artigos interessantes. Mas ficou pouco tenmpo por aqui. Logo depois o Grupo Pão de Açúcar abriu uma loja Sandiz no mesmo lugar, que foi um fracasso e durou pouco.

Edu disse...

Tb tinha uma Dillards no Shopping Morumbi, no local onde funcionou a Sandiz, a Mesbla e hj é a Saraiva.

Regina Célia disse...

Trabalhei na Dillard's do Shopping Iguatemi de SP,no local que hj é a Tiffanys.Lembro até hoja da inauguração...

Fea Mura disse...

Interesting blog. It would be great if you can provide more details about it. Thanks you.
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Anônimo disse...

A loja Sandiz da Augusta permaneceu por lá até o fim da década de 80. As rede foi adquirida posteriormente pelo Grupo SUSA (controladores da Sears no Brasil), e mudaram a bandeira para Dillard's em 1988. Em meados da década de 90 as lojas de departamentos se tornaram verdadeiros elefantes brancos e já não eram tão competitivas... A Dillard's teve que fechar as portas. Depois de algum tempo abriram um bingo na loja da Augusta. Não sei se foi mencionado mas Sandiz tinha origem no sobrenome do fundador, SANtos DinIZ.