17.7.06

SEMP TOSHIBA

Há mais de seis décadas a SEMP TOSHIBA tem se destacado por seu pioneirismo e inovações tecnológicas no mercado brasileiro. Foi assim com lançamentos surpreendentes, cada um deles dentro de contextos da época e em momentos extremamente significativos para o Brasil e sua população.
-
A história
Tudo começou no ano de 1942, em plena 2ª Guerra Mundial, quando Affonso Brandão Hennel fundou a SEMP (aberviação de Sociedade Eletro Mercantil Paulista) como uma pequena fábrica localizada na Rua 24 de Maio, no centro de São Paulo, que produziu o primeiro rádio fabricado no país. Já em 1949, ano em que a empresa se tornou a primeira a fabricar rádio vitrola no país, contando com ampla rede de revendedores e representantes em várias capitais do país, a SEMP liderava as vendas de rádios em todo o território nacional. Pouco depois, em 1951, a empresa lançou o mais sofisticado rádio da época, o PT 76, que ganhou o carinhoso apelido de “capelinha” e atingiu grande sucesso de vendas até meados da década de 70. Ainda neste ano, juntamente com o início das transmissões de TV através dos Diários Associados - TV Tupi - a SEMP produziu o primeiro televisor fabricado no Brasil. Em 1957 a empresa foi a primeira a fabricar aparelhos com rádio, televisão e eletrola interligados.
-
-
Mostrando acreditar na força da indústria brasileira, em 1965, a SEMP produzia no país mais de 80% dos componentes utilizados na fabricação de seus televisores, inclusive os cinescópios em B & P. Neste ano, a SEMP foi pioneira ao produzir o primeiro rádio com som estéreo do país. No ano seguinte, como afirmação de sua revolucionária tecnologia, a empresa lançou no mercado o primeiro televisor portátil com tela de 12 polegadas produzido no Brasil. No início da década de 70, a participação da empresa foi decisiva para dar início ao desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Televisão a Cores, sendo que já em 1972, a SEMP lançou o primeiro televisor a cores de 20 polegadas do mercado brasileiro. Pouco depois, no mês de outubro de 1973, a empresa inaugurou uma fabrica piloto em Manaus para inicialmente fabricar televisores e, em julho de 1975, deu seqüência à transferência final das atividades da fábrica de São Paulo para as instalações definitivas, localizadas no Distrito Industrial de Manaus.
-
-
A história da empresa ganharia novos rumos em 1977 com a associação com a Toshiba Corporation do Japão, para estabelecer a SEMP TOSHIBA, uma empresa de capital majoritário nacional, aliando a reconhecida capacitação tecnológica japonesa, a um modelo de gestão empresarial embasado em profundo conhecimento das peculiaridades do mercado brasileiro. A década seguinte foi marcada por grandes novidades como o lançamento, em 1981, da “TV de Colo” com tela de apenas 10 polegadas, a primeira TV portátil em cores fabricada no país; e com a introdução em 1986 do primeiro Vídeo Cassete de “4 cabeças”, estabelecendo a partir daí, um avançado padrão de qualidade de gravação e reprodução de imagens que, até aquele momento, ainda não havia sido atingido pelas demais empresas do setor.
-
-
No final desta década, em 1989, a SEMP TOSHIBA liderava o mercado de produtos de áudio portátil, contando com uma diversificada linha de rádio-gravadores, incluindo o modelo Toshiba Mouse, de grande sucesso junto ao público jovem. Em 1992, de forma ousada e acompanhando as novas tendências ditadas pela abertura econômica, a SEMP TOSHIBA lançou no Brasil a primeira linha de televisores de “Telas Grandes”, com tamanhos de até 52 polegadas. Essa iniciativa colocou definitivamente a empresa em posição destacada, levando-a nos anos seguintes, a conquistar a liderança no segmento de televisores, posição mantida até os dias de hoje.
-
-
Pouco tempo depois, em 1996, ao estabelecer a Semp Toshiba Info – sob a marca STI-, a empresa deu início às suas atividades na área de informática, mais uma vez inovando ao fabricar os Notebooks Toshiba no país. Uma década mais tarde, em 2006, a SEMP TOSHIBA atingiu a marca de 2.7 milhões de televisores produzidos e vendidos em um único ano. Pouco depois, em 2009, a empresa comemorou 10 anos de liderança absoluta do mercado brasileiro no segmento de televisores com mais de 16 milhões de unidades produzidas e vendidas.
-
-
Durante todos esses anos a SEMP TOSHIBA conquistou um espaço privilegiado no mercado e na mente dos consumidores, afinal a marca foi a primeira do setor a oferecer a maior variedade de telas grandes; a trazer o televisor com tela widescreen (16:9) em formato de cinema; a lançar o primeiro TV Multimídia, com 21 polegadas, que funcionava como televisor e monitor; e a TV combinada com videocassete nos tamanhos 29 e 34 polegadas (TV Combo). Por tudo isso que durante vários anos a SEMP TPSHIBA utilizou seu famoso slogan “Os nossos japoneses são mais criativos que os japoneses dos outros”. Recentemente a SEMP TOSHIBA começou a investir em uma nova divisão denominada “Mobilidade”, responsável pela fabricação de GPS, TV digital, Multimídia Player com TV e celular com TV digital.
-
-
A linha do tempo
1974
Lançamento do primeiro rádio relógio e do televisor com tela de 14 polegadas produzidos no país.
1976
Lançamento do primeiro televisor com tela de 16 polegadas e gabinete de plástico produzido no Brasil.
1977
Lançamento do primeiro televisor (tela de 20 polegadas) com a marca Toshiba que possuía o inovador sistema de olho mágico, que regulava a qualidade da imagem em função da iluminação do ambiente.
1980
Lançamento do primeiro televisor 20 polegadas com sintonizador totalmente eletrônico e controle remoto com indicações digital.
1988
Lançamento do primeiro televisor 21 polegadas com tecnologia digital, que permitia o congelamento de imagens através da inovadora função PIP (Picture in Picture).
1993
Lançamento dos primeiros sistemas de áudios com CD Player.
1994
Lançamento do primeiro aparelho de FAX.
1997
Lançamento dos primeiros televisores de 29 e 34 polegadas com vídeo cassete integrado.
1998
A SEMP TOSHIBA Informática se tornou a primeira empresa a produzir notebooks no país.
Lançamento da linha de televisores Lumina, com controle remoto luminoso.
2000
Pioneira ao lançar no país televisores com concepção digital, preparados para receber imagens em alta definição.
2001
Lançamento dos monitores Plasma de 42 e 50 polegadas e do primeiro DVD Áudio do Brasil.
2002
Lançamento do primeiro DVD portátil com tela LCD de 8 polegadas.
Lançamento do primeiro televisor de Tela Super Plana de 21 polegadas com DVD integrado.
2004
Lançamento do aparelho gravador de DVD.
2005
Lançamento de uma linha de televisores (46, 52 e 62 polegadas) com tecnologia DLP (Digital Light Processing).
2007
Lançamento do televisor LCD Regza, com alta definição de imagem.
Lançamento do conversor de sinal digital para televisores.
2008
Primeira empresa do setor a lançar uma linha de televisores LCD com conversor digital integrado.
Lançamento dos primeiros aparelhos de GPS.
-
-
Os slogans
Um país chamado SEMP TOSHIBA.
Nosso negócio é diversão.
Os nossos japoneses são mais criativos que os japoneses dos outros.
Soluções melhores em telas maiores ou menores.
-
-
Dados corporativos
● Origem:
Brasil
● Fundação:
1942
● Fundador:
Affonso Brandão Hennel
● Sede mundial:
São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca:
Toshiba Corporation
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Affonso Brandão Hennel
● Presidente: Afonso Antônio Hennel
● Faturamento: R$ 2.4 bilhões (estimado)
● Lucro:
Não divulgado
● Fábricas: 4
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários:
2.600
● Segmento: Eletro-eletrônico
● Principais produtos:
Televisores, computadores, aparelhos de DVD e Blu-Ray, telefones
● Slogan: Nosso negócio é diversão.
● Website:
www.semptoshiba.com.br
-
A marca no Brasil
Continuamente expandindo e inovando, a SEMP TOSHIBA atua em vários segmentos do setor eletrônico (televisores, home theaters, DVDs, telefones com e sem fio e completa linha de Áudio, que vai desde rádios até potentes micro e mini-systems), distribuindo seus produtos através da maior rede de revendedores dentre todas as fabricantes do setor eletro-eletrônico do país. Líder no mercado de televisores com aproximadamente 25% de participação, a empresa vende anualmente mais de 5 milhões unidades de todas as suas linhas. Atualmente, aproximadamente 100 milhões de brasileiros utilizam algum produto com a marca SEMP TOSHIBA, que vende 1 produto a cada três segundos no país.
-
Você sabia?
Atualmente a SEMP TOSHIBA possui uma das mais completas linhas de TV do mercado brasileiro, oferecendo aos consumidores aparelhos convencionais, de Plasma e de LCD que vão de 3,5 até 65 polegadas.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), e Wikipedia (informações devidamente checadas).
-
Última atualização em 24/2/2010

Um comentário:

jessica nunes disse...

Olá Semp Toshiba eu gostaria de parabenizar a excelente marca e qualidade do produto tenho um computador de vocês há mais de um ano e estou muito satisfeita obrigada