Há mais de sete décadas a SEMP (durante muito tempo conhecida como SEMP TOSHIBA) tem se destacado por seu pioneirismo e inovações tecnológicas no mercado brasileiro, trazendo praticidade e diversão a milhões de consumidores. Foi assim com lançamentos surpreendentes, cada um deles dentro de contextos da época e em momentos extremamente significativos para o Brasil e sua população.
A história
Tudo começou no ano de 1942, em plena Segunda Guerra Mundial, quando Affonso Brandão Hennel fundou a SEMP (aberviação de Sociedade Eletro Mercantil Paulista) como uma pequena fábrica localizada na Rua 24 de Maio, no centro de São Paulo, que produziu o primeiro rádio fabricado no país. Já em 1949, ano em que a empresa se tornou a primeira a fabricar rádio vitrola no país, contando com ampla rede de revendedores e representantes em várias capitais do país, a SEMP liderava as vendas de rádios em todo o território nacional. Pouco depois, em 1951, a empresa lançou o mais sofisticado rádio da época, o PT 76, que ganhou o carinhoso apelido de “capelinha” e atingiu grande sucesso de vendas até meados da década de 1970. Ainda neste ano, juntamente com o início das transmissões de TV através dos Diários Associados - TV Tupi - a SEMP produziu o primeiro televisor preto e branco fabricado no Brasil. Em 1957 a empresa foi a primeira a fabricar aparelhos com rádio, televisão e eletrola interligados, uma grande inovação para a época.
Mostrando acreditar na força da indústria brasileira, em 1965, a SEMP produzia no país mais de 80% dos componentes utilizados na fabricação de seus televisores, inclusive os cinescópios em branco e preto. Neste ano, a SEMP foi pioneira ao produzir o primeiro rádio com som estéreo do país. No ano seguinte, como afirmação de sua revolucionária tecnologia, a empresa lançou no mercado o primeiro televisor portátil com tela de 12 polegadas produzido em território nacional. No início da década de 1970, a participação da empresa foi decisiva para dar início ao desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Televisão a Cores, sendo que já em 1972, a SEMP lançou o primeiro televisor a cores de 20 polegadas do mercado brasileiro. Pouco depois, no mês de outubro de 1973, a empresa inaugurou uma fabrica piloto em Manaus para inicialmente fabricar televisores e, em julho de 1975, deu sequência à transferência final das atividades da fábrica de São Paulo para as instalações definitivas, localizadas no Distrito Industrial de Manaus.
A história da empresa ganharia novos rumos em 1977 através da associação com a Toshiba Corporation, para estabelecer a SEMP TOSHIBA, uma empresa de capital majoritário nacional, aliando a reconhecida capacitação tecnológica japonesa, a um modelo de gestão empresarial embasado em profundo conhecimento das peculiaridades do mercado brasileiro. A década seguinte foi marcada por grandes novidades, como por exemplo, o lançamento em 1981 da “TV de Colo” com tela de apenas 10 polegadas, a primeira TV portátil em cores fabricada no país; e com a introdução em 1987 do primeiro vídeo cassete de “4 cabeças”, estabelecendo a partir daí, um avançado padrão de qualidade de gravação e reprodução de imagens que, até aquele momento, ainda não havia sido atingido pelas demais empresas do setor.
No final desta década, em 1989, a SEMP TOSHIBA liderava o mercado de produtos de áudio portátil, contando com uma diversificada linha de rádio-gravadores, incluindo o modelo Toshiba Mouse, de grande sucesso junto ao público jovem. Em 1992, de forma ousada e acompanhando as novas tendências ditadas pela abertura econômica, a SEMP TOSHIBA lançou no Brasil a primeira linha de televisores de “telas grandes”, com tamanhos de até 52 polegadas. Essa iniciativa colocou definitivamente a empresa em posição destacada, levando-a nos anos seguintes, a conquistar a liderança no segmento de televisores, posição mantida por muitos anos. Pouco tempo depois, em 1996, ao estabelecer a Semp Toshiba Info (sob a marca STI), a empresa deu início às suas atividades na área de informática, mais uma vez inovando ao fabricar os notebooks Toshiba no país. Uma década mais tarde, em 2006, a SEMP TOSHIBA atingiu a marca de 2.7 milhões de televisores produzidos e vendidos em um único ano. Pouco depois, em 2009, a empresa comemorou 10 anos de liderança absoluta do mercado brasileiro no segmento de televisores com mais de 16 milhões de unidades produzidas e vendidas.
Mas nos anos seguintes a situação mudou rapidamente, a empresa perdeu muita participação de mercado, especialmente pelo avanço da concorrência asiática, amargou prejuízos e passou a conviver com uma enorme crise financeira. Além disso, fechou fábricas, abandonou a produção de celulares e computadores de mesa e demitiu 1.000 funcionários, quase metade do total. Em 2015 começou a mudar tudo para sobreviver em um mercado extremamente competitivo e lançou uma linha de eletroportáteis, como fornos elétricos, batedeiras, fritadeiras, liquidificadores, entre outros itens. Tudo para depender cada vez menos da venda de televisores, setor que a empresa quer abandonar gradativamente devido à baixa margem de lucro e enorme concorrência. Em meados de 2016, após décadas de uma bem-sucedida parceria, a empresa anunciou a saída da Toshiba do negócio (a empresa ainda detém os direitos de fabricação da marca japonesa no Brasil). Pouco depois, a empresa anunciou uma nova parceira com a multinacional chinesa TCL Corporation, conhecida como a “Samsung chinesa”, proprietária de marcas como Thomson, Alcatel e RCA, e que também fornece painéis para diversos fabricantes, além de atuar na produção de telefones celulares e eletrodomésticos. Surgia assim SEMP TCL.
Durante todos esses anos a SEMP conquistou um espaço privilegiado no mercado e principalmente na mente dos consumidores, afinal a marca foi a primeira do setor a oferecer a maior variedade de telas grandes em televisores; a trazer o televisor com tela widescreen (16:9) em formato de cinema; a lançar a primeira TV Multimídia, com 21 polegadas, que funcionava como televisor e monitor; e a TV combinada com videocassete nos tamanhos 29 e 34 polegadas (TV Combo). Por tudo isso que durante vários anos a então SEMP TOSHIBA utilizou seu famoso slogan “Os nossos japoneses são mais criativos que os japoneses dos outros”.
A linha do tempo
1974
● Lançamento do primeiro rádio relógio e do televisor com tela de 14 polegadas produzidos no país.
1976
● Lançamento do primeiro televisor com tela de 16 polegadas e gabinete de plástico produzido no Brasil.
1977
● Lançamento do primeiro televisor (tela de 20 polegadas) com a marca Toshiba que possuía o inovador sistema de olho mágico, que regulava a qualidade da imagem em função da iluminação do ambiente.
1980
● Lançamento do primeiro televisor 20 polegadas com sintonizador totalmente eletrônico e controle remoto com indicações digital.
1988
● Lançamento do primeiro televisor 21 polegadas com tecnologia digital, que permitia o congelamento de imagens através da inovadora função PIP (Picture in Picture).
1993
● Lançamento dos primeiros sistemas de áudios com CD Player.
1994
● Lançamento do primeiro aparelho de FAX.
1997
● Lançamento dos primeiros televisores de 29 e 34 polegadas com vídeo cassete integrado.
1998
● A SEMP TOSHIBA INFORMÁTICA se tornou a primeira empresa a produzir notebooks no país.
● Lançamento da linha de televisores Lumina, com controle remoto luminoso.
2000
● Pioneira ao lançar no país televisores com concepção digital, preparados para receber imagens em alta definição.
2001
● Lançamento dos monitores plasma de 42 e 50 polegadas e do primeiro DVD Áudio do Brasil.
2002
● Lançamento do primeiro DVD portátil com tela LCD de 8 polegadas.
● Lançamento do primeiro televisor de Tela Super Plana de 21 polegadas com DVD integrado.
2004
● Lançamento do aparelho gravador de DVD.
2005
● Lançamento de uma linha de televisores (46, 52 e 62 polegadas) com tecnologia DLP (Digital Light Processing).
2007
● Lançamento do televisor LCD Regza, com alta definição de imagem.
● Lançamento do conversor de sinal digital para televisores.
2008
● Primeira empresa do setor a lançar uma linha de televisores LCD com conversor digital integrado.
● Lançamento dos primeiros aparelhos de GPS.
2010
● Apresenta ao mercado sua linha de televisores LED Ultra Slim Full HD, com espessura de apenas 2.3 cm.
2011
● Lançamento do primeiro tablet nacional, batizado de myPad. O tablet tinha tela de 10.1 polegadas e como diferenciais uma porta USB para a conexão de acessórios e uma saída HDMI, que permite reproduzir vídeos em alta resolução em um televisor conectado por meio de um cabo.
2015
● Lançamento do televisor com tecnologia Ultra HD 4K.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Em 1977, após a associação com a japonesa Toshiba, um novo logotipo corporativo foi adotado, com a predominante cor vermelha. No final de 2016, com o fim da parceria, e uma nova associação, desta vez com a chinesa TCL, foram apresentados dois logotipos, um para a marca SEMP e outro para a nova empresa (batizada de SEMP TCL).
Os slogans
Presente em seus bons momentos. (2017)
Uns tentam. Outros Toshiba. (2014)
Nossa história faz a diferença. (2010)
Um país chamado SEMP TOSHIBA. (2008)
Os nossos japoneses estão ainda mais criativos que os japoneses dos outros. (2004)
Nosso negócio é diversão. (2002)
Os nossos japoneses são mais criativos que os japoneses dos outros. (1994)
Sempre uma solução melhor. (década de 1990)
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1942
● Fundador: Affonso Brandão Hennel
● Sede mundial: Cajamar, São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Semp Indústria e Comércio de Eletroeletrônicos S.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária da TCL Corporation)
● Presidente: Ricardo Freitas
● Faturamento: R$ 900 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 700
● Segmento: Eletrônico e eletroportátil
● Principais produtos: Televisores, tablets, batedeiras, liquidificadores, torradeiras e ferros de passar
● Slogan: Presente em seus bons momentos.
● Website: www.semptcl.com.br
A marca no Brasil
Continuamente expandindo e inovando, a SEMP atua em vários segmentos do setor eletrônico e de eletroportáteis como televisores (smart e full-HD), tablets, liquidificadores, batedeiras, cafeteiras, fornos elétricos, espremedores de frutas e grills, distribuindo seus produtos através de uma ampla rede de revendedores em território nacional com mais de 8 mil pontos de venda. Atualmente a marca SEMP pertence à SEMP TCL, que também detém as marcas TCL e Toshiba no Brasil.
Você sabia?
● Atualmente a SEMP possui uma das mais completas linhas de TV do mercado brasileiro, oferecendo aos consumidores aparelhos que vão de 24 até 48 polegadas.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 9/5/2017
6 comentários:
Olá Semp Toshiba eu gostaria de parabenizar a excelente marca e qualidade do produto tenho um computador de vocês há mais de um ano e estou muito satisfeita obrigada
Tenho uma Semp Toshiba modelo 1022 colorida em perfeito funcionamento acabei de assistir a vitória da Croácia sobre a Inglaterra nela Semp Toshiba a melhor......
Qual ano foi fabricado as televisoes online gunsystem
Tenho um televisor semp Toshiba de 10 polegadas há mais de 30 anos e nunca deu defeito. Neste momento, assando um churrasco, estou assistindo TV no aparelho. Com o advento da TV digital, comprei um conversor e assisto normalmente a programação nas TV. Toshiba, show de bola!
Gostaria de saber se ainda vcs fábrica dvd Semp Toshiba SD7070VK
Quero atualizar minha tv
Postar um comentário