17.7.06

SMARTIES


Pequenos confeitos de chocolates coloridos, como se fossem um arco-íris em pedacinhos, comercializados dentro de tubinhos de papelão foram presença constante na infância de muitas gerações de crianças, especialmente no continente europeu. È assim que os SMARTIES colorem e alegrem a infância, além de ser um alimento extremamente nutritivo e delicioso. 

A história 
A empresa britânica H.I. Rowntree & Co., produtora de chocolates e balas desde 1862 e que atualmente faz parte do grupo Nestlé, já fabricava os deliciosos confeitos de chocolate desde 1882, que eram comercializado com o nome de CHOCOLATE NIBLET BEANS. Porém, foi somente no ano de 1937, que esses deliciosos confeitos foram lançados em pequena escala no mercado inglês com o nome de SMARTIES CHOCOLATE BEANS. Eram pequenos confeitos (redondos) de chocolates ao leite cobertos por uma fina camada de açúcar em oito cores diferentes: vermelho, amarelo, laranja, verde, rosa, marrom, marrom claro e malva (semelhante ao violeta). Somente no ano seguinte o produto passou a ser vendido nos famosos tubinhos cilíndricos de papelão, que se tornariam um símbolo da marca, proporcionando que as pessoas levassem e consumissem SMARTIES a qualquer hora, em qualquer lugar.


Rapidamente o produto se tornou o mais popular e vendido da tradicional empresa britânica. Durante a Segunda Guerra Mundial, em virtude da falta ou racionamento de matérias-primas o produto era fabricado apenas com chocolate, não possuindo as crocantes casquinhas de açúcar. Em 1953 os confeitos foram lançados oficialmente no Canadá. No início da década de 1960, especialmente a partir de 1962, ocorreu uma grande expansão para outros mercados com o produto sendo introduzido em países como Alemanha, Bélgica, Holanda, França e Itália. No final da próxima década, em 1977, a expressão “Chocolate Beans” foi retirada definitivamente do nome em função de uma legislação, e o produto passou apenas a adotar o nome SMARTIES.


Nesta época os confeitos eram divulgados com o slogan “Milk Chocolate in a Crisp Sugar Shell” (algo como “Chocolate ao leite em uma concha açucarada crocante”). Em 1989, durante uma promoção muito bem sucedida, a cor marrom claro foi substituída pela cor azul. Depois disso, o produto ficou muito conhecido por conter as cores do arco íris, chegando a ganhar o apelido de “Rainbow”. O produto passou a se chamar oficialmente NESTLÉ SMARTIES em 1993, cinco anos depois da empresa que o fabricava ter sido adquirida pela suíça Nestlé. Sob o comando da multinacional suíça a marca SMARTIES se espalhou pelo mundo, levando seus saborosos e coloridos confeitos para todos os continentes. A diversificação da linha de produtos da marca começou em 1997 com os confeitos em tamanhos maiores; do MINI SMARTIES (versão original em bolinhas ainda menores) em 1998; seguido do SMARTIES COOKIES (deliciosos biscoitos cobertos com os tradicionais confeitos coloridos) em 2000. Existe também, em alguns países, a versão do confeito com chocolate branco.


A marca também apostou no lançamento das edições limitadas, especialmente para as festas de final de ano, onde os pequenos confeitos são comercializados em embalagens especiais (latas) com as cores verde, vermelho e branco, além do Dia dos Namorados (confeitos nas cores marrom e rosa ou em embalagem com formato de coração), Dia das Bruxas e Páscoa (ovos). A empresa também estendeu a marca para a categoria de sorvetes. Em 2006, atendendo aos pedidos dos consumidores e com a intenção de deixar o produto mais saudável, a Nestlé anunciou que estava eliminando todos os corantes artificiais dos confeitos, tornando o produto mais seguro para as crianças, um de seus principais públicos. A partir deste momento todos os confeitos passaram a serem coloridos com ingredientes de origem vegetal, mineral ou animal, como atesta a frase contida em todas as suas embalagens (“No artificial colours, flavours or preservatives”).


Atualmente o SMARTIES é comercializado em vários tipos de embalagens como o tradicional tubo, caixinhas de 160 gramas, sacos (os famosos bags), embalagem com 5 tubos, caixinhas de MINI SMARTIES e até tabletes (chocolate ao leite com confeitos coloridos em seu interior). Nos últimos anos a marca também lançou o SMARTIES MINI EGGS (pequenos ovinhos de chocolate com as cores do tradicional confeito), o SMARTIES CHICKEN AND EGG (galinha de chocolate cheia de ovinhos coloridos em seu interior) e o SMARTIES TREE ORNAMENTS, pequena bola, papai-noel ou urso polar de chocolate recheados de confeitos coloridos para serem penduradas na árvore de Natal como decoração. A Nestlé também estendeu a marca SMARTIES para outras categorias de produtos como biscoitos, sorvetes (massa, cone e picolé), iogurtes, cup cakes, donuts e ovos de páscoa, produtos que contém os deliciosos e coloridos confeitos como cobertura.


A evolução visual 
O logotipo da marca SMARTIES passou por várias modificações ao longo do tempo, especialmente após 1988, quando a marca foi adquirida pela suíça Nestlé. A partir de então a identidade visual foi ganhando ares mais divertidos. A última modificação mais significativa ocorreu em 2002.


No ano de 2005 foi anunciado que a tradicional embalagem em forma de tubo seria substituída por uma que continha seis lados (hexagonal), mais compacta e fina, dando assim um visual mais moderno e atual ao produto, apesar do argumento utilizado ser para manter o produto fresco e mais atrativo para as crianças, seu principal público alvo.


Os slogans 
Smarties Feed Your Imagination. (2007) 
Colourful Imagination. 
Only Smarties have the answer. (década de 1970) 
Do you eat the red ones last? (década de 1970) 
WotalotIgot! (1961) 
Show “your” colours! (2013, Canadá) 
Lots and lots of colourful Smarties. (Alemanha) 
What a lot I’ve got. (África do Sul)


Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra 
● Lançamento: 1937 
● Criador: H.I. Rowntree & Co. 
● Sede mundial: Vevey, Suíça 
● Proprietário da marca: Nestlé S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Paul Bulcke 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Chocolates 
● Principais produtos: Confeitos de chocolate e sorvetes 
● Concorrentes diretos: M&M’s, Reese’s Pieces, Hershey’s Drops, Rocklets e Hershey’s Kisses 
● Ícones: A tradicional embalagem de tubo de papelão 
● Slogan: Smarties Feed Your Imagination. 
● Website: www.smarties.co.uk 

A marca no mundo 
Atualmente a marca está presente em mais de 90 países ao redor do mundo com uma diversificada linha de produtos, que inclui também sorvetes e biscoitos. Somente no Reino Unido, um dos maiores e mais importantes mercados para a marca, mais de 17 mil bolinhas de SMARTIES são consumidas a cada minuto. Por ano são mais de 50 milhões de tubos vendidos. Outros importantes mercados da marca são Alemanha, Canadá, África do Sul e Austrália. Os confeitos não são distribuídos nos Estados Unidos, a não ser por importadores independentes. Isto porque, em território americano a marca SMARTIES é de propriedade da Smarties Candy Company, que produz pequenas balas com esse nome. O principal concorrente mundial dos confeitos SMARTIES é o tradicional M&M’S. 

Você sabia? 
Cada tubo do produto contém aproximadamente 35 confeitos e 178 calorias. 
O SMARTIES ficou muito conhecido no mundo por ser produzido na famosa fábrica de York na Inglaterra. Porém, depois da aquisição da Nestlé, sua produção foi transferida para a Alemanha e também para o Canadá, onde a maior parte dos confeitos é produzida. Os últimos 100 tubinhos produzidos na fábrica de York saíram, em 2008, com um certificado dentro atestando tal data. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 19/12/2015

Nenhum comentário: