18.7.06

VERSACE

“Um estilista deve ser, antes de tudo, um costureiro”. Com esta declaração Gianni Versace se auto-definia com humildade. Ao longo de sua brilhante carreira ele provocou, chocou e emocionou a todos, com seu talento, audácia e inspiração. A melhor definição da badalada e chique grife italiana VERSACE é: uma provocação visual que não esquece nem o conforto dos materiais nem a liberdade da silhueta. O poder de sedução da grife é tão forte que se tornou a favorita de astros e estrelas como Madonna, Michael Jackson, Sting, Bianca Jagger, Elizabeth Hurley, Elton John, entre muitos outros, e virou símbolo de extravagância e sensualidade. Hoje em dia a grife italiana é mais um estilo de vida do que uma propriamente uma marca. Afinal, hoje em dia a VERSACE pode estar presente na sua casa, nas suas férias e também no seu armário.

A história
O estilista Gianni Versace nasceu em uma família pobre na cidade de Reggio Calábria, região italiana da Calábria, no dia 2 de dezembro de 1946, e herdou o talento da mãe, Francesca, que dirigia um ateliê de costura. Trabalhou e aprendeu com ela por algum tempo, desenhando as roupas que eram vendidas com razoável aceitação, até que, aos 25 anos, em 1972, recebeu uma encomenda do dono de uma confecção chamada Florentine Flowers: deveria criar uma coleção, a ser produzida em Milão. O resultado foi um sucesso, logo seguida por outra coleção criada para a empresa De Parisini. A decisão, então, foi tomada: ele mudou-se para Milão, cidade onde começou a criar coleções para marcas importantes da época como Genny, Complice e Callaghan.


Em julho de 1977, a respeitada revista de moda norte-americana Harper’s Bazaar já previa uma carreira brilhante para o jovem estilista, que na época ainda criava para a Complice. Finalmente em 1978 o estilista fundou a VERSACE COMPANY em parceria com o irmão Santo, nomeado diretor geral, e sua irmã Donatella, responsável pelas campanhas publicitárias, e, no mesmo ano, lançou sua primeira coleção feminina, batizada de GIANNI VERSACE DONNA, na Galeria de Arte Permanente de Milão. Em setembro desse mesmo ano, lançou suas roupas masculinas, em sua própria loja, localizada na Via della Spiga. Logo, o “príncipe da moda”, como foi batizado mais tarde, havia se tornado o “queridinho” da mídia especializada e seu estilo já era inconfundível: a mulher VERSACE tinha uma imagem sexy e poderosa. Com seus cortes distintos, Gianni tinha a fama de ser um excepcional alfaiate, que adorava utilizar cores vibrantes e tecidos brilhantes, e não demorou muito para ganhar reconhecimento internacional. O estilo da marca se caracterizava pela escolha de tecidos inéditos e sua utilização criativa: a combinação de couro e seda, bordados e estampas, metais e plásticos.


Seu estilo encontrou nos anos 80 o ambiente perfeito para tornar-se um sucesso no mundo da moda. Com sua moda chamativa, de cortes distintos, além dos exageros bem calculados que remetiam muito ao excesso desta década, conquistou artistas, celebridades e até princesas. Lady Di era uma de suas amigas mais próximas e também uma cliente fiel, apesar de seu estilo sóbrio e elegante. Mais uma prova da genialidade do estilista. Em 1982 começou a fazer e criar roupas para óperas, balés e teatros, iniciando uma forte relação da grife com as artes.


O estilista italiano foi um dos primeiros a explorar o couro na alta costura, mostrando personalidade e inovação ao utilizar materiais inéditos a cada desfile. Criou o fenômeno da “top model”, afinal supermodelos como Claudia Schiffer e Cindy Crawford ganharam fama junto com a grife e se tornaram símbolos de beleza no mundo inteiro; e ainda participou ativamente de projetos do show business. Estava à frente de seu tempo, de seus colegas, mas soube cativar fãs e principalmente a crítica especializada. A década de 90 começou com a apresentação de uma coleção de alta-costura; a inauguração de lojas em Paris, Nova York e Londres; seguida, em 1994, pela loja âncora da marca em Kurfürtendann na cidade de Berlim.


Na manhã de 15 de julho de 1997, uma notícia abalou o mundo da moda: Gianni Versace foi morto com dois tiros na nuca na porta de sua mansão de 35 quartos, localizada na badalada Ocean Drive em South Beach, na ensolarada Miami, quando se preparava para uma breve caminhada matinal. O crime deu um final brusco e inesperado a uma carreira que ainda estava no auge. O assassino, Andrew Cunanan, um gigolô homossexual fanático por notoriedade, na época com 27 anos e suspeito de outros quatro homicídios, o que o caracterizava como provável assassino em série, se suicidou uma semana depois.


A tragédia deixou o mundo da moda perplexo, abalado e preocupado com o futuro de uma das grifes mais bem sucedidas da atualidade. Quem herdaria a missão de dar continuidade ao trabalho único de Gianni Versace? A resposta veio de forma rápida: Donatella Versace, a irmã mais nova de Gianni, que foi sempre sua musa e conselheira. Logo se firmou como braço direito do estilista, que não tomava decisões sem consultá-la. No início, cuidava dos ensaios fotográficos e das campanhas publicitárias. Mais tarde, passou a criar acessórios e, em 1993, já assinava coleções de roupas infantis para a Versace Young. Com sua paixão pelo universo pop, teve peso decisivo para dar um toque de contemporaneidade às campanhas publicitárias e, mais tarde, a Versus, a linha jovem da marca. Após a morte do irmão, assumiu automaticamente a diretoria de criação de todas as linhas, que vão do prêt-à-porter, passando pela Versus, o infantil, o jeans, até óculos, perfumes, maquiagem e acessórios, sempre auxiliada pela sobrinha Allegra Versace Beck (que ao completar 18 anos em 2004 se tornou dona de 50% do império VERSACE).


Com um novo olhar sobre o mundo em plena virada do século e uma nova estratégia de atuação, Donatella, definida como o alter ego do estilista, se lançou em busca de segmentos alternativos, mas não menos lucrativos, como por exemplo, o lançamento de uma linha de maquiagem, conhecida como VERSACE BEAUTY, e a inauguração de um complexo formado por um condomínio de luxo e um hotel cinco estrelas, o Palazzo Versace, na Austrália. Com muito talento e originalidade, a estilista manteve o clima de escândalo que sempre acompanhou as criações e a vida de Versace. O bom momento vivido pela grife italiana também coincidiu com a contratação de Gian Carlo Di Risio como CEO em 2004. Ele colocou a casa em ordem. Fechou mais de 40 butiques em todo o mundo, abriu escritórios em Nova York e Tóquio, além da filial de Milão, assumiu o controle da maioria das lojas, que até então eram franquias, e investiu em setores como hotelaria e decoração. O resultado: hoje a empresa respirou aliviada com um excelente lucro operacional e um saldo de caixa de milhões de euros. Recentemente a marca VERSACE inaugurou diversas lojas pelo mundo, sobretudo no continente asiático. Hoje em dia, a marca VERSACE, de imediato, nos remete a um glamour escandaloso, a uma sensualidade atrevida, à riqueza e à ousadia. Também nos faz lembrar de vestidos majestosos, estampas rebuscadas, decotes e fendas.


A linha do tempo
1981
Lançamento do primeiro perfume feminino da grife italiana.
1984
Lançamento do primeiro perfume masculino da marca, batizado de VERSACE L’HOMME.
1989
Lançamento da VERSUS, segunda linha da grife, mais jovem e mais acessível.
1991
Lançamento da VERSACE COUTURE JEANS, uma linha de roupas mais despojadas, em especial calças jeans.
Lançamento da linha SIGNATURE, com roupas de entonação clássica.
1992
Lançamento dos famosos corpetes VERSACE, uma fusão de maiôs da época com vestidos do século 18, com alças decoradas que faziam vezes tanto de ornamentos em estilo rococó quanto de fivelas funcionais.
1993
Criação da VERSACE YOUNG, composta por produtos direcionados para o público infantil.
Lançamento dos primeiros itens (tapetes, toalhas de mesa, lençóis, toalhas de banho e luminárias) para decoração com a assinatura GV HOME SIGNATURE.
1994
Lançamento, em parceria com Frank Muller, da primeira coleção de relógios da grife italiana chamada Atelier.
Lançamento da primeira coleção de jóias finas da grife italiana.
Lançamento dos famosos perfumes VERSACE BLUE JEANS e VERSACE RED JEANS.
1995
Lançamento dos perfumes VERSACE BLONDE for HER e VERSACE BABY BLUE JEANS.
1996
Lançamento do perfume VERSACE GREEN JEANS.
Lançamento do clássico perfume VERSACE DREAMER.
1997
Lançamento do perfume VERSACE BLACK JEANS.
Lançamento de seus primeiros produtos de maquiagem.
1999
Lançamento do perfume masculino VERSUS.
2000
Lançamento do perfume VERSACE ESSENCE.
2001
Lançamento da primeira coleção de móveis da grife.
2006
A Samsung uniu-se a Versus (linha de produtos da VERSACE voltada para os jovens) para desenvolver o design da linha de celular Samsung E500. Além de ter uma aparência totalmente feminina, este aparelho ainda possuía vários aplicativos onde além de tirar as fotos, havia também um contador de calorias. Vale ressaltar que a tela também podia ser utilizada como um espelho.
2007
Apresentação do projeto para os helicópteros Agusta Westland. A parceria fashion une a tecnologia e a eficiência da Agusta Westland na fabricação de helicópteros de luxo com a irreverência e a criatividade da VERSACE em desenvolver exclusivos designs para o interior destas aeronaves, usando materiais de primeira linha e combinando elegância e conforto.
2008
Inauguração da primeira loja VERSACE HOME, especializada em móveis e objetos de decoração.
2009
Lançamento do perfume feminino VERSENSE, direcionado para uma consumidora mais jovem e moderna.
Lançamento da VERSACE COLLECTION, linha que custa aproximadamente 30% menos que a marca principal.
2011
Lançamento do perfume feminino VERSACE VANITAS, cuja campanha de lançamento trazia o rosto da linda modelo americana Lindsey Wixson, que com apenas 16 anos mostra uma carreira ascendente dentro do universo fashion.


Os ícones
Alguns ícones do estilo da grife italiana são: a reprodução de obras de artistas como Andy Warhol (que teve seus trabalhos celebrados nas coleções da VERSACE em 1991 com referências a Marilyn Monroe e James Dean) e Klimt (serviu de inspiração para o estilista, que, em meados dos anos 90, criou vários modelos com estampas do artista) em suas coleções; aplicações de metal e efeito metalizado em tecidos fluidos; substituição de costuras por grandes alfinetes dourados; referências ao Barroco (no início dos anos 90, silhuetas sinuosas, estampas e acessórios com alusão ao barroco e aos mosaicos bizantinos marcaram a temporada da grife) e à Renascença; estampas que homenageiam as suas fontes de inspiração. Entre as suas criações mais famosas estão: o vestido safety pin, imortalizado por Liz Hurley, composto de alfinetes de segurança dourados que se prendiam ao tecido; sua coleção inspirada na Pop Art; a campanha protagonizada por Madonna em 2000; e o lançamento de sua linha de decoração que teve o ator Sylvester Stallone e Claudia Schiffer posando nus e escondendo as partes sexuais com um prato e um cinzeiro.


Moda com arte
A inclinação para as artes era uma face marcante de Gianni Versace que, além de pintar elaboradas estampas, buscava inspiração em obras de artistas consagrados e muitas vezes as reproduzia em suas roupas. O italiano também revelou para o mundo o talento de fotógrafos como Helmut Newton, Herb Ritts, Steven Meisel, Richard Avedon e Bruce Weber. O estilista também se dedicou ao teatro e à dança, criando figurinos para vários espetáculos como o “Lieb und Leid”, balé inspirado na sinfonia do compositor austríaco Gustav Mahler, para o qual Gianni fez o figurino do espetáculo em 1983. Em toda sua carreira, procurou transportar seu estilo erudito para o universo pop da moda, reciclando as suas referências à Renascença e ao Barroco para adaptá-las à mulher contemporânea. Essa paixão pelas artes se estendeu à encenação que é inerente ao universo da música, seja ópera ou rock - e a atração entre VERSACE e esses artistas era mútua. Elton John (o figurino da turnê mundial em 1992 foi criado por VERSACE), Prince, Sting (emprestou sua imagem e extravagância em 1993 para uma campanha da grife, vestindo terno, gravata e botas vermelhas), Madonna, Bon Jovi e Courtney Love já apareceram em suas campanhas e a maioria deles manteve uma relação de amizade e parceria com o estilista. Ele sempre soube captar muito bem a extravagância peculiar desses artistas e vesti-los como verdadeiros ícones de seu tempo, enquanto emprestavam sua imagem e seu apelo junto ao público para promover a marca italiana.


Os hotéis
Nos últimos anos, várias grifes de moda anunciaram a criação de hotéis, migrando do segmento de varejo de produtos para o de serviços e abrindo uma nova fronteira de crescimento. A VERSACE foi uma delas ao inaugurar em setembro de 2000 o PALAZZO VERSACE, na cidade de Brisbaine, localizado na região chamada Costa Dourada (Golden Coast) da Austrália, sendo o único hotel seis estrelas do país e que consumiu investimentos de US$ 300 milhões. No Palazzo, reina a opulência, bem ao estilo VERSACE. Medusas estão por toda parte e a arquitetura lembra os palácios europeus. As ruas de acesso são de mosaico de pedras, trazidas da Itália; o lustre da entrada, de 750 quilos, costumava ornar a biblioteca pública de Milão; os pisos são de mármore de Carrara com trechos de mármore azul, uma raridade importada do Brasil.


Dos guardanapos ao sabonete do lavabo, tudo no hotel foi pensado para que o hóspede “respire” o estilo rebuscado da marca. Cinco lagoas “man-made” circundam o hotel: são de água salgada tratada, aquecida a 25 graus. Há uma marina exclusiva para os hóspedes, que funciona 24hs, além de um luxuoso spa. Na butique, claro, vende-se de tudo da marca: bolsas, perfumes, roupas, acessórios, louça e maquiagem. O Palazzo conta com 205 quartos, incluindo duas suítes de 160 metros quadrados. Há também 72 condomínios, como são chamadas as áreas com dois ou três quartos interligados, com cozinha e lavanderia. O exclusivo hotel já recebeu mais de 420 mil hóspedes desde sua inauguração, entre eles celebridades como Emma Thompson, Rod Stewart e os Rolling Stones. Em 2012, um segundo hotel será inaugurado em Dubai. O hotel de altíssimo luxo será composto por 213 quartos, 163 chalés de luxo, uma praia com sistema de refrigeração no solo, que mantem a areia a 22°C, e um sistema de refrigeração para formar uma brisa. Além disso, terá três piscinas com peixes e corais, lagos exuberantes, restaurante, bares, luxuosíssimo SPA, e claro, uma loja da grife italiana.


O símbolo
O logotipo da marca VERSACE é a imagem mitológica da cabeça de mulher com serpentes no lugar dos cabelos. Segundo os gregos, era uma divindade cujo olhar transformava em pedra aqueles que a encaravam. Em uma análise do trabalho de VERSACE, o historiador Richard Martin descreve a imagem da medusa não como um logotipo de grife italiana no sentido que a moda a entende, um emblema na tradição renascentista, mas como um estilo de vestir, um estilo de vida. A força desse simbolismo mitológico foi explorada de forma sutil e eloqüente na campanha primavera/verão de 2003. Nas fotos do badalado Steven Meisel, as linhas que sobem do tórax ao queixo dos modelos fazem alusão ao desenho de uma serpente, assim como as serpentes na cabeça da medusa – detalhe que jamais seria notado por alguém desavisado. Uma vez percebidas, entretanto, as serpentes de Steven Meisel hipnotizam. Segundo amigos próximos de Gianni, foi em um palácio do século XVIII na Via del Gesù, em Milão, comprado por ele em 1981, que o estilista encontrou inspiração para a logomarca de seu império, ainda em ascensão. Ao notar o desenho de uma cabeça de Medusa no trinco da porta de entrada da mansão, ele decidiu que usaria a imagem para representar o clássico, o sensual, o perigoso e o teatral.


A evolução visual
A famosa Medusa, símbolo com presença constante no logotipo da grife italiana, passou por pequenas modificações ao longo dos anos.


Da
dos corporativos
● Origem: Itália
● Fundação:
1978
● Fundador:
Gianni Versace e Santo Versace
● Sede mundial:
Milão, Itália
● Proprietário da marca:
Gianni Versace S.p.A.
● Capital aberto: Não
● Chairman:
Santo Versace
● CEO:
Gian Giacomo Ferraris
● Diretora artística:
Donatella Versace
● Faturamento: €280 milhões (2010)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas:
+ 100
● Presença global: + 60 países
● Presença no Brasil: Sim (1 loja)
● Funcionários:
1.100
● Segmento: Moda de luxo
● Principais produtos:
Roupas e acessórios, perfumes e objetos de decoração
● Principais concorrentes:
Giorgio Armani, Dolce & Gabbana, Gucci e Prada
● Ícones:
A Medusa e a extravagância
● Website: www.versace.com

A marca no mundo
Os produtos da grife italiana são comercializados em 103 lojas próprias, além de 123 espaços exclusivos dentro de luxuosas e badaladas lojas de departamentos, em Duty Free nos aeroportos e em um grande número de lojas multimarcas em mais de 60 países. Hoje em dia o grupo é proprietário das marcas VERSACE, VERSUS (sua segunda linha, mais jovem e mais barata), VERSACE JEANS COUTURE, VERSACE CLASSIC V2, VERSACE SPORT, VERSACE INTENSIVE, VERSACE YOUNG, VERSACE BEAUTY e PALAZZO VERSACE (exclusivos hotéis da grife).

Você sabia?
O ego altamente inflado de Gianni lhe rendeu rivais do quilate de Giorgio Armani, outro célebre estilista italiano. Certa vez, Gianni disse que “Armani vestia as esposas e Versace, as amantes”.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 24/10/2011

2 comentários:

Anônimo disse...

A minha marca de roupa preferida tem classe, glamour,inovação,cor tudo o que se pretende em moda.

João Cardoso disse...

Depois de uma compreênsivel turbolência está de novo de volta e em força.
Com a cor e classe do costume, força Donatella. Sempre a minha marca de roupa preferida.

O comentário anterior é meu.