18.7.06

VERSACE


“Um estilista deve ser, antes de tudo, um costureiro”. Com esta declaração Gianni Versace se autodefinia com humildade. Ao longo de sua brilhante carreira ele provocou, chocou e emocionou a todos, com seu talento, audácia e inspiração. A melhor definição da badalada e chique grife italiana VERSACE é: uma provocação visual que não esquece nem o conforto dos materiais nem a liberdade da silhueta. O poder de sedução da grife é tão forte que se tornou a favorita de astros e estrelas como Madonna, Michael Jackson, Sting, Bianca Jagger, Elizabeth Hurley, Elton John, entre muitos outros, e virou símbolo de extravagância e sensualidade. Atualmente a grife italiana é mais um estilo de vida do que uma propriamente uma marca. Afinal, a VERSACE pode estar presente na sua casa, nas suas férias e também no seu armário. 

A história 
O estilista Gianni Versace (foto abaixo) nasceu no dia 2 de dezembro de 1946 no seio de uma família pobre na cidade de Reggio Calábria, região italiana da Calábria, e herdou o talento da mãe, Francesca, que dirigia um ateliê de costura. Trabalhou e aprendeu com ela por algum tempo, desenhando as roupas que eram vendidas com razoável aceitação, até que, aos 25 anos, no ano de 1972, recebeu uma encomenda do proprietário de uma confecção chamada Florentine Flowers: deveria criar uma coleção, a ser produzida em Milão. O resultado foi um sucesso, logo seguida por outra coleção criada para a empresa De Parisini. A decisão, então, foi tomada: ele mudou-se para Milão, cidade onde começou a criar coleções para marcas importantes da época como Genny, Complice e Callaghan.


Em julho de 1977, a respeitada revista de moda norte-americana Harper’s Bazaar já previa uma carreira brilhante para o jovem estilista, que na época ainda criava para a Complice. Finalmente em 1978 o estilista fundou a VERSACE COMPANY em parceria com o irmão Santo, nomeado diretor geral, e sua irmã Donatella, responsável pelas campanhas publicitárias, e, no mesmo ano, lançou sua primeira coleção feminina, batizada de GIANNI VERSACE DONNA, na Galeria de Arte Permanente de Milão. Em setembro desse mesmo ano, lançou a coleção masculina, em sua própria loja, localizada na Via della Spiga, um dos quatro endereços de compras mais sofisticados de Milão. Aliás, ele não gostava de Milão, achava a cidade cinza e a população conservadora – os milaneses da elite preferiam Armani, enquanto os emergentes usavam VERSACE. Rapidamente, o “príncipe da moda”, como seria batizado mais tarde, havia se tornado o “queridinho” da mídia especializada e seu estilo já era inconfundível: a mulher VERSACE tinha uma imagem sexy e poderosa. Com seus cortes distintos, Gianni tinha a fama de ser um excepcional alfaiate, que adorava utilizar cores vibrantes e tecidos brilhantes, e não demorou muito para ganhar reconhecimento internacional. O estilo da marca se caracterizava pela escolha de tecidos inéditos e sua utilização criativa, como por exemplo, a combinação de couro e seda, bordados e estampas, metais e plásticos.


Seu estilo encontrou nos anos de 1980 o ambiente perfeito para tornar-se um sucesso no mundo da moda. Com sua moda chamativa, de cortes distintos, além dos exageros bem calculados que remetiam muito ao excesso desta década, ele conquistou artistas, celebridades e até princesas. A Princesa Diana era uma de suas amigas mais próximas e também uma cliente fiel, apesar de seu estilo sóbrio e elegante. Mais uma prova da genialidade do estilista. Em 1982 começou a fazer e criar roupas para óperas, balés e teatros, iniciando uma forte relação da grife com as artes.


O estilista italiano foi um dos primeiros a explorar o couro na alta costura, mostrando personalidade e inovação ao utilizar materiais inéditos a cada desfile. Criou o fenômeno da “top model”, afinal super modelos como Claudia Schiffer, Naomi Campbell e Cindy Crawford ganharam fama junto com a grife e se tornaram símbolos de beleza no mundo inteiro; e ainda participou ativamente de projetos do show business. Estava à frente de seu tempo, de seus colegas, mas soube cativar fãs e principalmente a crítica especializada. A década de 1990 começou com a apresentação de uma coleção de alta-costura; a inauguração de lojas em Paris, Nova York e Londres; seguida, em 1994, pela loja âncora da marca em Kurfürtendann na cidade de Berlim. A marca inaugurou sua primeira loja no Brasil no dia 10 de setembro de 1996 na cidade de São Paulo, em plena Rua Bela Cintra.


Na manhã de 15 de julho de 1997, uma notícia abalou o mundo da moda: Gianni Versace foi assassinado com dois tiros na cabeça na porta de sua mansão de 35 quartos, localizada na badalada Ocean Drive em South Beach, na ensolarada Miami, quando se preparava para uma breve caminhada matinal. O crime deu um final brusco e inesperado a uma carreira que ainda estava no auge. O assassino, Andrew Phillip Cunanan, um gigolô homossexual fanático por notoriedade, na época com 27 anos e suspeito de outros quatro homicídios, o que o caracterizava como provável assassino em série, se suicidou uma semana depois. Uma curiosidade: Gianni não foi a primeira perda do núcleo familiar Versace. A irmã, Tina, morreu de tétano aos 12 anos de idade.


A tragédia deixou o mundo da moda perplexo, abalado e preocupado com o futuro de uma das grifes mais bem sucedidas daquele momento. Quem herdaria a missão de dar continuidade ao trabalho único de Gianni Versace? A resposta veio de forma rápida: Donatella Versace, a irmã mais nova de Gianni, que foi sempre sua musa e conselheira. Desde o começo ela rapidamente se firmou como braço direito do estilista, que não tomava decisões sem consultá-la. No início, cuidava dos ensaios fotográficos e das campanhas publicitárias. Mais tarde, passou a criar a linha de acessórios e, em 1993, já assinava coleções de roupas infantis para a VERSACE YOUNG. Com sua paixão pelo universo pop, teve peso decisivo para dar um toque de contemporaneidade às campanhas publicitárias e, mais tarde, a VERSUS, a linha jovem da marca. Após a morte do irmão, ela assumiu automaticamente a diretoria de criação de todas as linhas, que vão do prêt-à-porter, passando pela Versus, o infantil, o jeans, até óculos, perfumes, maquiagem e acessórios, sempre auxiliada pela filha Allegra Versace Beck (que ao completar 18 anos em 2004 se tornou dona de 50% do império VERSACE).


Com um novo olhar sobre o mundo em plena virada do século e uma nova estratégia de atuação, Donatella, definida como o alter ego do estilista, se lançou em busca de segmentos alternativos, mas não menos lucrativos, como por exemplo, o lançamento de uma linha de maquiagem, conhecida como VERSACE BEAUTY, e a inauguração de um complexo formado por um condomínio de luxo e um hotel cinco estrelas, o Palazzo Versace, na Austrália. Além disso, o lado de relações públicas da juventude de Donatella nunca desapareceu. Em 2000 ela criou o ousado vestido Jungle Dress sob medida para sua amiga Jennifer Lopez vestir no 42º Grammy Awards. A intenção era atrelar o nome da grife ao conceito de celebridade. E ela conseguiu. Com muito talento e originalidade, a estilista manteve o clima de escândalo que sempre acompanhou as criações e a vida de Gianni Versace. O bom momento vivido pela grife italiana também coincidiu com a contratação de Gian Carlo Di Risio como CEO em 2004. Ele colocou a empresa em ordem. Fechou mais de 40 butiques em todo o mundo, abriu escritórios em Nova York e Tóquio, além da filial de Milão, assumiu o controle da maioria das lojas, que até então eram franquias, e investiu em setores como hotelaria e decoração. E nos anos seguintes a marca VERSACE inaugurou diversas lojas pelo mundo, sobretudo no continente asiático. O resultado: em 2014 o fundo de investimento americano Blackstone pagou €210 milhões por 20% do capital da VERSACE.


Hoje em dia, a marca italiana, de imediato, nos remete a um glamour escandaloso, a uma sensualidade atrevida, à riqueza e à ousadia. Também nos faz lembrar de vestidos majestosos, estampas rebuscadas, decotes e fendas.


A linha do tempo 
1981 
Lançamento do primeiro perfume feminino da grife italiana. 
1984 
Lançamento do primeiro perfume masculino da marca, batizado de VERSACE L’HOMME
1989 
Lançamento da VERSUS, segunda linha da grife, mais jovem e mais acessível. 
1991 
Lançamento da VERSACE COUTURE JEANS, uma linha de roupas mais despojadas, em especial calças jeans. 
Lançamento da linha SIGNATURE, com roupas de entonação clássica. 
1992 
Lançamento dos famosos corpetes VERSACE, uma fusão de maiôs da época com vestidos do século 18, com alças decoradas que faziam vezes tanto de ornamentos em estilo rococó quanto de fivelas funcionais. 
1993 
Criação da VERSACE YOUNG, composta por produtos direcionados para o público infantil. 
1994 
Lançamento, em parceria com Frank Muller, da primeira coleção de relógios da grife italiana, batizada de ATELIER
Lançamento da primeira coleção de joias finas da grife italiana. 
Lançamento dos famosos perfumes VERSACE BLUE JEANS e VERSACE RED JEANS
1995 
Lançamento dos perfumes VERSACE BLONDE for HER e VERSACE BABY BLUE JEANS. O perfume Blonde foi criado em homenagem a Donatella. 
1996 
Lançamento do perfume VERSACE GREEN JEANS
Lançamento do clássico perfume VERSACE DREAMER
1997 
Lançamento do perfume VERSACE BLACK JEANS
Lançamento de seus primeiros produtos de maquiagem. 
1999 
Lançamento do perfume masculino VERSUS
2000 
Lançamento do perfume VERSACE ESSENCE
2001 
Lançamento da primeira coleção de móveis da grife. 
2006 
A Samsung uniu-se a Versus (linha de produtos da VERSACE voltada para os jovens) para desenvolver o design da linha de celular Samsung E500. Além de ter uma aparência totalmente feminina, este aparelho ainda possuía vários aplicativos onde além de tirar as fotos, havia também um contador de calorias. Vale ressaltar que a tela também podia ser utilizada como um espelho. 
2007 
Apresentação do projeto para os helicópteros Agusta Westland. A parceria fashion unia a tecnologia e a eficiência da Agusta Westland na fabricação de helicópteros de luxo com a irreverência e a criatividade da VERSACE em desenvolver exclusivos designs para o interior destas aeronaves, usando materiais de primeira linha e combinando elegância e conforto. 
2009 
Lançamento do perfume feminino VERSENSE, direcionado para uma consumidora mais jovem e moderna. 
Lançamento da VERSACE COLLECTION, linha que custa aproximadamente 30% menos que a marca principal. 
2011 
Lançamento do perfume feminino VERSACE VANITAS, cuja campanha de lançamento trazia o rosto da linda modelo americana Lindsey Wixson, que com apenas 16 anos mostrava uma carreira ascendente dentro do universo fashion. 
Lançamento do perfume feminino VERSACE YELLOW DIAMOND. O frasco segue o mesmo design das demais fragrâncias de sua linha: um cubo geométrico em vidro com linhas objetivas e minimalistas, e que oferece destaque para a tampa, lapidada como uma pedra preciosa, capaz de criar lindos efeitos luminosos. 
2012 
Inauguração da primeira loja YOUNG VERSACE em Milão. Com uma decoração em tons de lilás e branco complementada com elementos do mundo infantil, a loja oferecia os mais variados artigos, desde roupas a acessórios. 
2013 
Lançamento do perfume masculino VERSACE EROS
2016 
Lançamento do perfume masculino VERSACE DYLAN BLUE. A campanha de lançamento do perfume foi um capítulo à parte. A estilista Donatella Versace escalou o fotógrafo Bruce Weber, um dos maiores nomes dessa arte, para dirigir o filme, inspirado no universo das MMA (Mixed Martial Arts) e que tem até enredo de história de amor. Como astros, estão a maravilhosa Gigi Hadid e o boa pinta Trevor Signorino, à frente de um casting recheado de top models.


Casa com estilo 
Em 1992, a marca italiana resolveu ampliar seu luxo e criatividade para o segmento de decoração com o lançamento dos primeiros itens da VERSACE HOME, inicialmente apenas como uma coleção de tecidos para a casa (lençóis, edredons, travesseiros e almofadas), que logo foi seguida pelas primeiras linhas de serviços de mesa em porcelana, como resultado de uma parceria com a Rosenthal. Mais tarde, a parceria com a Rosenthal foi complementada por finas taças de cristal, cutelaria em prata, vasos em porcelana e outras ideias de presentes extremamente desejáveis. Nos anos seguintes a linha foi ampliada, incluindo também móveis. Foi somente em 2008 que ocorreu a inauguração da primeira loja VERSACE HOME, especializada em móveis e objetos de decoração. Hoje em dia, a VERSACE HOME oferece uma linha completa e luxuosa de móveis, iluminação, papéis de parede, pisos, acessórios, tecidos, entre outros artigos.


Os ícones 
Alguns ícones do estilo da grife italiana são: a reprodução de obras de artistas como Andy Warhol (que teve seus trabalhos celebrados nas coleções da VERSACE em 1991 com referências a Marilyn Monroe e James Dean) e Gustav Klimt (serviu de inspiração para o estilista, que, em meados dos anos de 1990, criou vários modelos com estampas do artista) em suas coleções; aplicações de metal e efeito metalizado em tecidos fluidos; substituição de costuras por grandes alfinetes dourados; referências ao Barroco (no início dos anos de 1990, silhuetas sinuosas, estampas e acessórios com alusão ao barroco e aos mosaicos bizantinos marcaram a temporada da grife) e à Renascença; estampas que homenageiam as suas fontes de inspiração. Entre as suas criações mais famosas estão o vestido safety pin, imortalizado por Liz Hurley, composto de alfinetes de segurança dourados que se prendiam ao tecido; sua coleção inspirada na Pop Art; a campanha protagonizada por Madonna em 2000; e o lançamento de sua linha de decoração que teve o ator Sylvester Stallone e Claudia Schiffer posando nus e escondendo as partes sexuais com um prato e um cinzeiro.


Moda com arte 
A inclinação para as artes era uma face marcante de Gianni Versace que, além de pintar elaboradas estampas, buscava inspiração em obras de artistas consagrados e muitas vezes as reproduzia em suas roupas. O italiano também revelou para o mundo o talento de fotógrafos como Helmut Newton, Herb Ritts, Steven Meisel, Richard Avedon e Bruce Weber. Além disso, o estilista se dedicou ao teatro e à dança, criando figurinos para vários espetáculos como o “Lieb und Leid”, balé inspirado na sinfonia do compositor austríaco Gustav Mahler, para o qual Gianni fez o figurino do espetáculo em 1983. Em toda sua carreira, procurou transportar seu estilo erudito para o universo pop da moda, reciclando as suas referências à Renascença e ao Barroco para adaptá-las à mulher contemporânea. Essa paixão pelas artes se estendeu à encenação que é inerente ao universo da música, seja ópera ou rock - e a atração entre VERSACE e esses artistas era mútua. Elton John (o figurino da turnê mundial em 1992 foi criado pelo estilista), Prince, Sting (emprestou sua imagem e extravagância em 1993 para uma campanha da grife, vestindo terno, gravata e botas vermelhas), Madonna, Bon Jovi e Courtney Love já apareceram em suas campanhas e a maioria deles manteve uma relação de amizade e parceria com o estilista. Ele sempre soube captar muito bem a extravagância peculiar desses artistas e vesti-los como verdadeiros ícones de seu tempo, enquanto emprestavam sua imagem e seu apelo junto ao público para promover a marca italiana.


Os hotéis 
Nos últimos anos, várias grifes de moda anunciaram a criação de hotéis, migrando do segmento de varejo de produtos para o de serviços e abrindo uma nova fronteira de crescimento. A VERSACE foi uma delas ao inaugurar no dia 15 de setembro de 2000 o PALAZZO VERSACE, na cidade de Brisbane, localizada na região chamada Costa Dourada (Golden Coast) da Austrália, um luxuoso hotel cinco estrelas que consumiu investimentos de US$ 300 milhões. No hotel, reina a opulência, bem ao estilo VERSACE. Medusas estão por toda parte e a arquitetura lembra os palácios europeus. As ruas de acesso são de mosaico de pedras, trazidas da Itália; o lustre da entrada, de 750 quilos, costumava ornar a biblioteca pública de Milão; os pisos são de mármore de Carrara com trechos de mármore azul, uma raridade importada do Brasil. Dos guardanapos ao sabonete do lavabo, tudo no hotel foi pensado para que o hóspede “respire” o estilo rebuscado da marca. Cinco lagoas “man-made” circundam o hotel: são de água salgada tratada, aquecida a 25 graus. Há uma marina exclusiva para os hóspedes, que funciona 24 horas, além de um luxuoso Spa. Na butique, claro, vende-se de tudo da marca italiana: bolsas, perfumes, roupas, acessórios, louça e maquiagem. O Palazzo conta com 205 quartos, incluindo duas suítes de 160 m². Há também 72 condomínios, como são chamadas as áreas com dois ou três quartos interligados, com cozinha e lavanderia. O exclusivo hotel já recebeu mais de 500 mil hóspedes desde sua inauguração, entre eles celebridades como Emma Thompson, Rod Stewart e os Rolling Stones.


No final de 2016, um segundo hotel foi inaugurado na endinheirada Dubai, e tem arquitetura que lembra um palácio italiano do século XVI com traços sutis de influência árabe. O hotel de altíssimo luxo é composto por 215 quartos (dos quais 65 são suítes), uma praia com sistema de refrigeração no solo, que mantém a areia a 22°C, e um sistema de refrigeração para formar uma brisa. Além disso, possui três piscinas com peixes e corais, lagos exuberantes, restaurante, bares, um luxuosíssimo SPA, e claro, uma loja da grife italiana. O complexo ainda inclui, além dos quartos, mais 169 residências de luxo com até seis dormitórios cada. Donatella Versace cuidou pessoalmente da decoração, que inclui pisos com o clássico mosaico barroco em mármore e até tetos com detalhes em ouro pintados à mão.


O símbolo 
O principal símbolo da marca VERSACE é a imagem mitológica da cabeça de uma mulher com serpentes no lugar dos cabelos. Segundo os gregos, era uma divindade cujo olhar transformava em pedra aqueles que a encaravam. Em uma análise do trabalho de VERSACE, o historiador Richard Martin descreve a imagem da Medusa Rondanini não como um símbolo da grife italiana no sentido que a moda a entende, um emblema na tradição renascentista, mas como um estilo de vestir, um estilo de vida. Por exemplo, a força desse simbolismo mitológico foi explorada de forma sutil e eloquente na campanha primavera/verão de 2003. Nas fotos do badalado Steven Meisel, as linhas que sobem do tórax ao queixo dos modelos faziam alusão ao desenho de uma serpente, assim como as serpentes na cabeça da Medusa – detalhe que jamais seria notado por alguém desavisado. Uma vez percebidas, entretanto, as serpentes de Steven Meisel hipnotizavam. Segundo amigos próximos de Gianni, foi em um palácio do século XVIII na Via del Gesù, em Milão, comprado por ele em 1981, que o estilista encontrou inspiração para o principal símbolo de seu império. Ao notar o desenho de uma cabeça de Medusa no trinco da porta de entrada da mansão, ele decidiu que usaria a imagem para representar o clássico, o sensual, o perigoso e o teatral.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por várias remodelações ao longo do tempo. O logotipo original da marca, adotado em 1980, continha o nome inteiro do estilista. A primeira remodelação ocorreu em 1990, quando foi adotada uma nova tipografia de letra e disposição. Somente em 1993, a famosa Medusa passou a integrar a identidade visual da marca. Em 1996 o logotipo passou a conter apenas o sobrenome VERSACE. Porém, um ano depois, a tradicional medusa voltou com um novo design e na cor amarela. Finalmente em 2008, a marca apresentou um novo logotipo com tipografia de letra mais afinada e sofisticada. Atualmente esse logotipo pode ser utilizado sem a tradicional Medusa, que continua presente nos produtos, decorações das lojas e materiais de comunicação.


Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Fundação: 1978 
● Fundador: Gianni Versace e Santo Versace 
● Sede mundial: Milão, Itália 
● Proprietário da marca: Gianni Versace S.p.A. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman & Presidente: Santo Versace 
● CEO: Jonathan Akeroyd 
● Diretora artística: Donatella Versace 
● Faturamento: €669 milhões (2016) 
● Lucro: - €7.4 milhões (2016) 
● Lojas: 322 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 550 
● Segmento: Moda de luxo 
● Principais produtos: Roupas, acessórios, perfumes e objetos de decoração 
● Ícones: A Medusa e a extravagância 
● Website: www.versace.com 

A marca no mundo 
Os produtos da grife italiana são comercializados em mais de 320 lojas próprias, além de 1.500 pontos de venda que incluem espaços exclusivos dentro de luxuosas e badaladas lojas de departamentos, em Duty Free de importantes aeroportos mundiais e em um grande número de lojas multimarcas em mais de 60 países. No Brasil a marca tem atualmente 7 lojas. Hoje em dia a VERSACE, que faturou mais de €665 milhões em 2016, comercializa além de roupas e acessórios, passando por perfumes e móveis e objetos de decoração, sendo também proprietária de dois luxuosos hotéis. 

Você sabia? 
O ego altamente inflado de Gianni Versace lhe rendeu rivais do quilate de Giorgio Armani, outro célebre estilista italiano. Certa vez, Gianni disse que Armani vestia as esposas e Versace, as amantes”
Em 2013, a mansão em South Beach, onde o estilista foi assassinado, na escadaria do portão, foi vendida por US$ 41.5 milhões. Batizada de Casa Casuarina, reduto de celebridades em seus áureos tempos, até então a mansão servia como salão para eventos sociais e um exclusivo hotel, após ser adquirida em 2000 por um empresário americano. Construída em 1930, ela foi inspirada no Alcazar de Colón, o palácio colonial onde a família de Cristóvão Colombo viveu. Com 2.100 m², o casarão ganhou toques mediterrâneos assim que o estilista o comprou. O destaque da mansão, entretanto, era a piscina, adicionada por Gianni Versace em 1992. Acompanhada de um jardim, ela contém detalhes em ouro 24 quilates, além de um mosaico de mármore italiano, projetado à mão. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Vogue, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 4/10/2017

2 comentários:

Anônimo disse...

A minha marca de roupa preferida tem classe, glamour,inovação,cor tudo o que se pretende em moda.

João Cardoso disse...

Depois de uma compreênsivel turbolência está de novo de volta e em força.
Com a cor e classe do costume, força Donatella. Sempre a minha marca de roupa preferida.

O comentário anterior é meu.