24.8.06

ADRIA

Quem não aprecia uma boa massa? Todo mundo adora, pois além de prática e versátil, possui inúmeras variações e combinações de aromas e sabores que agradam qualquer paladar. E no Brasil, quando o assunto é macarrão a marca ADRIA é sinônimo. O grande segredo dos produtos está em dois ingredientes básicos: dedicação e qualidade. Com essa fórmula, conquistou excelente aceitação e construiu uma relação de confiança com os consumidores, oferecendo especialmente para você os melhores biscoitos e massas com a verdadeira alma italiana.

A história
A ADRIA surgiu da deliciosa experiência de um grupo de jovens imigrantes italianos, que, inspirados na culinária de seu país, trouxeram para o Brasil a tradição de uma região famosa pelas melhores massas: a região norte da Itália, próxima ao Mar Adriático. O nome “Adria” surgiu em referência a esse mar (Adriático). Na primeira metade da década de 50 a meta prioritária do governo era intensificar a industrialização no Brasil. Foi nesse cenário que a ADRIA foi fundada, em 1951, implantando sua primeira fábrica no bairro de São Geraldo em Porto Alegre no Rio Grande do Sul. A empresa ingressou no mercado com uma filosofia bem definida: estender o prazer de comer massas a um número cada vez maior de brasileiros.


Assim, a empresa cresceu, mantendo fidelidade absoluta ao sabor, à consistência e ao valor nutritivo, essencial para a manutenção da sua alta qualidade. Em 1995 ocorreu a fusão das empresas ADRIA, Basilar (uma das maiores fábricas de massas do interior paulista), Isabela (importante indústria de massas e biscoitos, que atua fortemente na região sul do Brasil) e, posteriormente, a Zabet (grande fábrica de biscoitos com presença marcante em São Paulo, Rio de Janeiro e vários estados da região nordeste). Essas quatro empresas seriam integradas mais tarde formando a Adria Alimentos do Brasil, que nascia fortalecida com três marcas líderes regionais e outra com significativa projeção no cenário nacional.


Em 1999 teve início a diversificação de sua linha de produtos com o lançamento no mercado da linha de biscoitos ADRIA, traduzindo a qualidade e tradição da marca em um novo segmento. Pouco depois, em 2001, a ADRIA foi a primeira marca a apresentar o conceito de Tortinhas, que conquistou os consumidores pelo sabor, massa extremamente crocante e formato irreverente. Com esse lançamento, a marca ingressou integralmente para a categoria de biscoitos e criou um novo segmento de mercado (Tortinhas). Dessa forma, tornou-se uma das marcas mais vendidas nas regiões em que atuava. Pesquisa realizada pela marca ainda revelou que, foi por meio da linha Tortinhas que os consumidores adquiriram confiança no segmento de biscoitos da ADRIA. Para isso, a marca investe constantemente em novos sabores (chocolate, chocolate branco, chocolate e avelã, chocolate e cereja, morango, coco, torta de limão e black baunilha) e tecnologias, aprimorando ainda mais a linha. No mês de setembro de 2003 a ADRIA ALIMENTOS foi adquirida pelo grupo M. Dias Branco, empresa nordestina líder na fabricação de massas e biscoitos no Brasil e na América Latina.


No ano seguinte introduziu sua primeira linha de macarrão instantâneo. Em 2006, lançou duas novidades que integraram a linha de Massas para Rechear, antes composta apenas pela lasanha: o conchilione (um formato inspirado em concha do mar) e o tradicional caneloni. A grande novidade de 2007 foi o lançamento da linha ADRIA Activita, composta por massas mais saudáveis e nutritivas, enriquecidas com soja, cálcio e cereais essenciais para uma alimentação saudável, que no ano seguinte ganharia novos cortes como parafuso, gravata e lingüini.


Em 2008, ADRIA continuou lançando no mercado novidades como a Lasanha Mais Prática, apresentando uma nova opção de lasanha pré-cozida, que ficava pronta em cinco minutos no forno micro-ondas, ou 15 minutos no forno convencional; Tortinha Chocolate Suíço, aperitivo doce, com uma tentadora combinação de sabores e visual diferenciado, uma verdadeira harmonia entre casca e o recheio, já que ambos são inteiramente feitos de chocolate; e os novos sabores Lámen Adria (macarrão instantâneo) nas versões picanha e galinha, além de ingressar na categoria de biscoito doce tipo “barrinha recheada” com a introdução da ADRIA POP nos sabores goiaba e banana, deliciosas barrinhas que continham apenas 90 calorias. A grande novidade de 2009 foi o lançamento das Tortinhas Festa, uma nova versão do biscoito que seduz o paladar de adultos e crianças nos sabores Brigadeiro, Beijinho e Moranguinho Surpresa (também conhecido como bicho de pé). Outros produtos inovadores que a marca introduziu foram as bolachas Due, deliciosas combinações que misturam a suavidade dos cremes com o sabor marcante das geléias de frutas; e as massas para crianças nos cortes Caixa de Brinquedos e Turminha Animal, onde as massas têm formatos divertidos e variados de brinquedos e animais.


A especialista em massas
A ADRIA possui uma extensa e variada linha de massas que agradam qualquer paladar, até os mais exigentes.
Massas com Ovos: desenvolvida para aqueles momentos do dia-a-dia em que o consumidor deseja pratos práticos, rápidos e bonitos. Soltinha, na consistência certa e com muito sabor, as massas são feitas com farinha de trigo especial e ovos selecionados, que a deixam mais amarelinha, gostosa e nutritiva. A linha está disponível em 22 formatos, entre os quais Nhoque (ideal para acompanhar molhos à bolonhesa ou ao sugo), Gravata (também conhecido como Farfalle, tem corte delicado e desenho diferente), Cabelo de Anjo (também chamado capellini, tem larga utilização em sopas delicadas, molhos leves de manteiga, legumes refogados no azeite e também em receitas doces), Caracol (ideal para ser utilizado em sopas claras, sopas mais encorpadas e saladas), Ave Maria (pode ser usado em brodos, sopas delicadas ou sopas mais ricas de legumes e carnes) e Sopa de Letrinha (ideal para alimentar a criançada em dias frios, fica perfeita em receitas de sopas de legumes e/ou carnes).
Sêmola: massas feitas a partir de farinha de trigo especial, para quem quer uma massa soltinha, macia e saborosa. Por não conter ovos, é a massa recomendada para pessoas que fazem dieta de controle do colesterol. Disponível nos formatos Espaguete 8 (natural de Nápoles, representa o formato de massa mais popular e conhecido no mundo), Fidellinho (combina com molhos leves de tomate cru, ao sugo e molhos de legumes refogados), Furado (por ter calibre mais grosso, fica ótimo com molhos encorpados de carne, linguiça e salsicha), Parafuso (formato de um verdadeiro labirinto, onde são acolhidos os temperos e ingredientes), Pena (ótimo com molhos de carne à Napolitana, que são os molhos de cozimento lento, feitos com carne bovina, cebola, vinho tinto, etc.) e Padre Nosso (combina com sopas substanciosas como as de leguminosas).
Adria Grano D’oro: linha de massa preparada com a parte mais nobre de um trigo especial, importado de regiões de clima frio. Esse ingrediente faz com que a massa tenha a consistência naturalmente al dente. Como ensina a culinária, al dente significa o ponto ideal para se apreciar o verdadeiro sabor de uma massa. Essa linha está disponível em 4 formatos.
Massas para Rechear: linha para facilitar ainda mais o dia a dia na cozinha. A tradicional receita italiana acaba de ganhar um ingrediente muito especial: a praticidade. As massas podem ir direto ao forno, sem precisar cozinhar primeiro em água fervente. A linha é composta pela tradicional Lasanha, Caneloni e Conchilioni.
Adria Lámen: ideal para refeições rápidas e saborosas sem deixar de lado a preocupação com a saúde, o macarrão instantâneo da ADRIA é totalmente livre de gordura Trans. A linha pode ser encontrada nos sabores carne, galinha caipira, legumes, picanha e galinha.
Adria Activita: linha de massas mais nutritivas e saudáveis, nas versões 3 Cereais e Soja + Cálcio, facilitando o consumo no dia-a-dia de alguns nutrientes saudáveis, como as fibras e soja, e minerais, como o cálcio, sem abrir mão do sabor. Disponível nos cortes Pena, Parafuso, Espaguete 8 e Linguini e na apresentação de 500 gramas, a linha passa por um processo de fabricação que preserva todas as características naturais dos ingredientes, pois não inclui nenhum tipo de conservante. É a melhor opção para quem se preocupa com sua saúde e da sua família.


A evolução visual
Em meados de 2009, a ADRIA anunciou uma renovação de sua marca, com o objetivo de obter maior modernização e aproximação com o consumidor. A tipografia sofreu alterações leves e as bordas foram arredondadas; já as cores (azul, vermelho, dourado e branco) foram mantidas para que o consumidor consiga identificar a ADRIA na gôndola e tenha a percepção de que está adquirindo o produto de tradição e qualidade que já conhece. Além disso, foi notado em pesquisas com mulheres, que o trigo é um símbolo que desperta significados como nutrição, carinho, afeto. Por esse motivo a marca deu maior destaque a imagem do cereal no logotipo. Essa foi a quinta vez que a ADRIA renovou sua logomarca - a primeira mudança ocorreu em 1980.


Os slogans
Compartilhe o que é gostoso.
(2009)
Quem não gosta de biscoitos Adria, merece mesmo é levar umas bolachas.


Dados corporativos
● Origem:
Brasil
● Fundação:
1951
● Fundador:
Família de imigrantes italianos
● Sede mundial:
São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Grupo M. Dias Branco
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Presidente: Francisco Ivens de Sá Dias Branco
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários:
1.200
● Segmento:
Alimentos
● Principais produtos:
Massas e biscoitos
● Concorrentes principais:
Petybon, Renata, Nissin, Nestlé e Bauducco
● Ícones:
O macarrão espaguete
● Slogan:
Compartilhe o que é gostoso.
● Website: www.adria.com.br

A marca no Brasil
A ADRIA, que comercializa uma linha de massas composta por 30 produtos, além de uma variada linha de biscoitos e bolachas (incluindo as tradicionais maizena, cracker e waffle), está presente em quase todo território nacional, sendo uma das marcas líderes do mercado.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Veja), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Jornais (Valor Econômico) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 19/3/2012

Um comentário:

Anônimo disse...

oi meu nome e adria, mas nao sei pq me colocaram este nome.