5.9.06

CANADA DRY


Refrescantes, cheios de bolhinhas e encontrados em vários sabores que fazem enorme sucesso quando são misturados com outras bebidas. O sucesso das bebidas gaseificadas CANADY DRY conquistou milhões de fãs em muitas partes do mundo e tornou a marca um símbolo em seu segmento. 

A história 
A história da marca começou em 1890 quando o químico e farmacêutico John James McLaughlin, nascido na cidade de Enniskillen, região de Ontário no Canadá, em uma pequena loja perto da antiga Prefeitura de Toronto, desenvolveu um refrigerante gaseificado com sabor de gengibre. Inicialmente batizado de McLaughlin’s Belfast Style Ginger Ale, o refrigerante de coloração escura e gosto doce, era vendido em sifões nas farmácias, podendo também ser misturado com sucos de frutas e outros extratos. Naquela época, refrigerantes eram vendidos nas farmácias em lindas fontes instaladas no balcão. Os clientes aprovaram a nova bebida, e rapidamente ele teve que mudar para instalações maiores a fim de atender a demanda. Após anos de muitas pesquisas e experimentos o farmacêutico, que já havia trabalhado em uma fábrica de refrigerantes no Brooklyn, em New York, conseguiu chegar à uma fórmula perfeita, lançando-a no mercado em 1904 com o nome de CANADA DRY PALE GINGER ALE, uma deliciosa bebida gaseificada à base de gengibre com coloração clara como as tradicionais champanhes francesas. Sua esposa, Maude, foi peça fundamental neste processo, pois ajudou a dar um refinamento na receita, tornando o refrigerante menos açucarado.


Pouco depois, em 1907, a CANADA DRY foi nomeada pelo Governador Geral do Canadá como bebida oficial da Royal Household, a Família Real da época, adotando em seu logotipo a tradicional coroa. No ano de 1919 o produto começou a ser exportado para a cidade de Nova York, e dois anos depois era inaugurada a primeira fábrica nos Estados Unidos para manufaturar o produto, que iria abastecer o enorme mercado consumidor local. A demanda pelo produto crescia em um ritmo acelerado, levando a empresa a criar a famosa campanha publicitária com o slogan “Down from Canada came tales of wonderful beverage”. Outra grande novidade foi o início da venda do refrigerante em locais onde existiam grandes aglomerações de pessoas como praias e parques. No ano de 1922 a bebida foi patenteada oficialmente, assim como a tradicional frase “The Champagne of Ginger Ales” (algo como “A champanhe dos refrigerantes”). Em 1923, após a morte do fundador, a empresa foi vendida, adotando o nome oficial de Canada Dry Ginger Ale Inc.


A década de 1930 foi marcada pela ampliação da linha de produtos com o lançamento no mercado da água gaseificada (em inglês Sparkling Water), seguida rapidamente pela água tônica, Collins Mix e outras misturas gaseificadas com sabores de frutas. Foi nesta época, durante o período da proibição de comercialização de bebidas alcoólicas nos Estados Unidos, que a CANADA DRY ganhou enorme popularidade perante os consumidores americanos sendo misturada para mascarar o sabor de licores feitos em casa.


Em 1936 foi concedida a primeira licença para uma engarrafadora vender o produto no Peru, dando início à internacionalização da marca fora das fronteiras da América do Norte. Em apenas dois anos a CANADA DRY possuía fábricas em 14 países, incluindo a Nova Zelândia. Nas décadas de 1950 e 1960 a marca se tornou uma das primeiras a lançar bebidas gaseificadas em embalagens de latas (1953) e sem açúcar (1964). No início dos anos de 1980, mais precisamente em 1982, a marca foi comprada pela Dr Pepper, tradicional produtora de refrigerantes americana fundada em 1885. Nesta década a CANADA DRY introduziu no mercado as bebidas gaseificadas com sabores de Black Cherry e Cranberry Apple Seltzers.


Em 1986 a CANADA DRY foi adquirida pela Cadbury Schweppes Plc e atualmente faz parte do grupo americano Dr Pepper Snapple. Em março de 2008, a marca introduziu no mercado a tradicional ginger ale com sabor de chá verde e chá branco. O produto fez um enorme sucesso entre os consumidores. Pouco depois, em 2012, a marca lançou a CANADA DRY TEN®, uma ginger ale com apenas 10 calorias. Além desses novos sabores, atualmente a linha CANADA DRY oferece ginger ale (nas versões tradicional, diet, chá verde, blackberry e cranberry), água tônica, club soda, sodas (nos sabores cereja, limão, abacaxi, baunilha, entre outros), além de águas gaseificadas com sabores de frutas como cereja, limão, romã, manga, laranja e raspberry.


A evolução visual 
O tradicional logotipo da marca, um mapa do Canadá com uma coroa real (que foi inserida na identidade visual em 1907), passou por algumas modificações ao longo dos anos. A primeira modificação ocorreria em 1975. Em 2000 o logotipo ganharia uma inclinação e a predominância da cor cinza. A última remodelação ocorreu em 2010 quando o logotipo adquiriu um visual mais moderno e colorido, incluindo as tradicionais bolhinhas (típicas do produto) e um novo design para a coroa.


Os slogans 
Work Hard. Play Hard. Relax Harder. (2017) 
Real Ginger. Real Taste. Something Good Everyday. (2010) 
Just North of everyday. 
A flavor for every taste. 
Something smoother happens with Canada Dry. (1982) 
Tastes like love. (1971) 
America’s going dry. (década de 1960) 
Down from Canada came tales of wonderful beverage. (1920)


Dados corporativos 
● Origem: Canadá 
● Lançamento: 1904 
● Criador: John James McLaughlin 
● Sede mundial: Plano, Texas, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Dr Pepper Snapple Group Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO & Presidente: Larry Young 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 30 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Principais produtos: Ginger Ale, tônicas, club soda e águas gaseificadas 
● Concorrentes diretos: Schweppes, Seagram’s, Bruce Cost, Polar, 7UP, Mountain Dew e Sprite 
● Slogan: Work Hard. Play Hard. Relax Harder. 
● Website: www.canadadry.com 

A marca no mundo 
Atualmente as bebidas gaseificadas da marca CANADA DRY, mais de 25 opções de ginger ale, club soda, tônica, sodas e águas gaseificadas com sabores, são comercializadas em aproximadamente 30 países ao redor do mundo. A marca é extremamente popular no Canadá, Estados Unidos, México, Japão e região do Oriente Médio. 

Você sabia? 
Com sabor refrescante e cheio de borbulhas, o CANADA DRY é quase tão consumido quanto a Coca-Cola entre as famílias canadenses. 
Na Inglaterra e Irlanda a bebida é comercializada com o nome de Schweppes Canada Dry. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (Brand Channel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 21/6/2017

3 comentários:

Ana Härbe disse...

sabe onde consigo encontrar no Brasil? Loja de importados, algo do tipo..

ronaldo borkowski disse...

Na empório amino na brig. Luis Antônio tem. 5 conto

Daisy Correa disse...

Existe para comprar em BH/MG?