29.4.07

STAPLES


Se você ou sua empresa precisam comprar clipes, fitas adesivas, cartuchos de impressoras, materiais para escrita, folhas, cadernos, computadores e até mesmo móveis para escritórios, então vá, a qualquer dia do ano e em qualquer horário, até uma das centenas de lojas da STAPLES, maior empresa mundial em seu segmento, que oferece em um só lugar todos os materiais necessários ao dia a dia de um escritório corporativo. E se preferir, tudo está ao alcance em apenas alguns cliques. 

A história 
Tudo começou quando Tom Stemberg, então executivo de uma rede de supermercado da cidade de Boston, estava em casa em um fim de semana fazendo um trabalho de cotação de preços para apresentar na segunda-feira. Foi então, que na hora da impressão do trabalho, a fita da impressora rasgou. Ele saiu desesperado à procura de uma fita de substituição, mas por se tratar de um fim de semana comemorativo, era 4 de julho (Dia da Independência Americana), todos os fornecedores locais e lojas de material de escritório estavam fechadas. Tom, que naquele momento já pensava em abrir um negócio próprio, percebeu nesse episódio uma grande oportunidade de mercado: abrir uma loja, com horário flexível, que funcionasse quase 24 horas, incluindo finais de semana e feriados, e que venderia produtos e artigos de papelaria para escritórios. Dez meses mais tarde, exatamente no dia 1 de maio de 1986, Tom, juntamente com Leo Kahn, inaugurou a primeira loja da STAPLES OFFICE CENTRE, localizada no bairro de Brighton, na cidade de Boston, estado americano de Massachusetts, para vender artigos e acessórios para escritórios.


A ideia foi baseada no suprimento de pequenos produtos de papelaria em larga escala com preços baixos e competitivos, para facilitar a vida de pequenas empresas e também do consumidor final. Além disso, a mega-loja estava localizada em local de fácil acesso e funcionava por muito mais horas diariamente. A loja fez tanto sucesso, que em dois anos, cerca de 20 concorrentes abriram lojas neste mesmo formato. Três anos depois de sua inauguração a rede lançou no mercado o sistema de vendas por catálogo. Em 1991, a empresa inaugurou sua primeira loja no exterior, localizada no Canadá.


A STAPLES deu continuidade a sua expansão global no ano seguinte, ingressando no mercado europeu através da abertura de unidades na Alemanha e Inglaterra. A divisão de Contract & Commercial, para atender empresas de médio e grande porte, foi criada em 1993, o que culminou com um aumento considerável em suas vendas. Com um crescimento meteórico a STAPLES inaugurou sua loja de número 500 na cidade de Vero Beach, estado da Flórida, em 1996. Dois anos mais tarde lançou oficialmente seu comércio eletrônico, criando mais um canal de venda para os consumidores. No final desta década, em 1999, continuou sua expansão internacional inaugurando mais unidades na Alemanha, e ingressando no mercado holandês e português. Foi nesse mesmo ano que a STAPLES inaugurou sua primeira loja que funcionava 24 horas e a primeira a estar localizada dentro de um aeroporto, uma atitude ousada para época.


Nos anos seguintes, além da expansão para o mercado asiático, introduziu várias novidades, dentre as quais, se tornou a primeira rede de seu segmento a integrar seu comércio eletrônico com suas lojas físicas. Em 2005, ano em que iniciou a venda de produtos de marca própria em outras redes varejistas, a STAPLES ingressou no mercado brasileiro com a aquisição da Officenet, empresa argentina fundada em 2000, que serve pequenas, médias e grandes empresas através da venda de artigos para escritório por catálogo e internet. A empresa americana passou a operar no Brasil com o nome STAPLES em 2010, oferecendo mais de 10.000 itens em catálogo e 200 fornecedores das melhores marcas do mercado, selecionando produtos que abrangem tudo para escritório: papelaria, escrita, formulários, informática, máquinas e itens para apresentação, além de móveis, limpeza, mercearia e serviços como entrega rápida, atendimento personalizado e o suporte de especialistas em produtos para facilitar o processo. No mercado brasileiro, a empresa se destaca entre as demais do segmento por contar com 500 produtos de marca própria, a linha STAPLES, presente em 45% dos carrinhos de compras da atual base de clientes e que representa até 40% de economia em comparação aos similares das marcas líderes. Além disso, oferece aos consumidores o benefício exclusivo de Garantia Permanente para produtos de papelaria da grife STAPLES, possibilitando a troca imediata do item que eventualmente apresentar defeito de fabricação ou origem, sem qualquer custo adicional, burocracia e restrição de prazo para troca ou devolução.


Pouco depois, em 2007, a empresa adquiriu a American Identity, uma das maiores fornecedoras globais de merchandising para grandes empresas, que passou a se chamar STAPLES PROMOTIONAL PRODUCTS. E no ano seguinte, comprou a Corporate Express, uma das empresas referência no fornecimento de material de escritório para instituições corporativas. Além disso, adquiriu a Quill, uma empresa de venda por correspondência fundada em 1956 que oferece serviços à pequenas e médias empresas, reconhecida pelo serviço de excelência, sobretudo voltado para setores especializados, como o jurídico, o ensino e o médico. No final de 2014, a empresa inaugurou no Brasil seu primeiro espaço físico, um quiosque equipado com terminais conectados que possibilitam o acesso ao acervo completo de produtos, sendo possível comprar e levar para casa ampla gama de artigos de papelaria de marcas consagradas ou utilizar o terminal para a compra online de mais de 5 mil itens com entrega via delivery. No início de 2015 a empresa anunciou a aquisição da concorrente Office Depot por US$ 6.3 bilhões. A operação, que ainda depende da aprovação do órgão antitruste americano (conhecido pela sigla FTC), irá dar origem a uma empresa gigantesca, com US$ 34 bilhões em faturamento e mais de 4 mil lojas em vários países.


Vários conceitos e a mesma eficiência 
A colossal STAPLES (que significa grampos em português), que em aproximadamente 30 anos de atuação tornou-se a maior empresa do segmento no mundo, ampliou sua presença para vários países, expandiu seu modelo de negócios para outros canais, consolidando seu site como um dos maiores em volume e faturamento do comércio eletrônico mundial, opera atualmente três diferentes canais de vendas: 
Varejo: são aproximadamente 2.000 lojas que operam no conceito de superstores (super lojas), muitas delas com funcionamento 24 horas, todos os dias do ano. 
Delivery: canal de vendas que combina o comércio eletrônico (oferecendo cerca de 45.000 produtos) com a venda por catálogo, permitindo que os clientes encomendem artigos e serviços das suas casas, empresas ou escritórios da forma mais cômoda e sem qualquer restrição de horários. 
Staples Contract: divisão que tem registrado maior crescimento dentro da empresa, exclusivamente voltado para atender tanto às médias empresas (20 ou mais funcionários) como às grandes corporações, oferecendo eficientes programas de aquisição de artigos com baixos preços de envio.


As lojas 
As enormes lojas, geralmente localizadas nos subúrbios de cidades médias e grandes, em locais de fácil acesso, vendem produtos direcionados para escritórios e empresas, contando com mais de 45.000 itens em segmentos como papelaria, escrita, organização pessoal, apresentação, tecnologia, máquinas, limpeza e móveis da mais alta qualidade. A maioria das lojas oferece serviço de cópias e impressão (COPY & PRINTER CENTER), além de encadernações e confecção de cartões de visitas, e serviços de computação (EASY TECH), incluindo a manutenção de computadores, operando suas “superstores” (super lojas, conceito em que foi pioneira no segmento) 24 horas por dia. As lojas oferecem as principais marcas do mercado, além de uma completa linha de produtos (mais de 10.000 itens) sob as marcas próprias QUILL e STAPLES, esta última introduzida no mercado em 2003.


O botão vermelho 
Como tornar a vida dos seus clientes mais fácil? Esta foi a questão central colocada pela empresa que levou à criação do EASY BUTTON em 2005. Trata-se de um pequeno botão vermelho que ajuda a aliviar o stress no local de trabalho, contribuindo para um melhor ambiente. O Easy Button funciona como uma forma de recordar aos clientes que o dia a dia deve ser levado com calma, e sob o lema “That was easy”. Os filmes dessa campanha mostravam situações no escritório ou em casa, onde um grande botão vermelho escrito “Easy” aparecia tornando as coisas mais simples. O sucesso da campanha foi tamanho que a marca então decidiu colocar à venda o mesmo botão vermelho, visto nos comerciais. Apesar de ser um produto meramente decorativo suas vendas surpreenderam. Hoje, este ícone é reconhecido mundialmente e suas vendas já significaram doações superiores a US$ 1 milhão por ano à Staples Foundation for Learning®, uma fundação beneficente que investe em projetos educacionais. Ao todo já foram vendidos mais de 3.5 milhões de botões vermelhos, que ao ser apertado emite a frase “That was easy”, disponível em inglês, espanhol, alemão e francês.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por uma grande alteração ao longo de sua história. O logotipo original, onde a letra L representa um “clips” estilizado, era na cor amarela com fundo marrom. Em 1994 ocorreu a única alteração: o fundo ganhou a cor vermelha, o nome da marca passou a ser escrito em branco e a tipografia de letra foi levemente alterada.


Os slogans 
Make more happen. (2014) 
Office supplies. You know you love ‘em. (2004, Inglaterra) 
That was easy. (2003) 
Slashing the cost and hassle of running your office. (2000) 
Yeah, we’ve got it. (1995) 
Seu jeito no trabalho. (Brasil) 
Muito mais fácil. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1 de maio de 1986 
● Fundador: Tom Stemberg e Leo Kahn 
● Sede mundial: Framingham, Massachusetts, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Staples, Inc. 
● Capital aberto: Sim (1989) 
● Chairman & CEO: Ronald Sargent 
● Faturamento: US$ 22.5 bilhões (2014) 
● Lucro: US$ 134.5 milhões (2014) 
● Valor de mercado: US$ 10.4 bilhões (abril/2015) 
● Lojas: 1.983 
● Presença global: 25 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 44.400 
● Segmento: Varejo 
● Principais produtos: Materiais de papelaria, informática e escritórios 
● Concorrentes diretos: Walmart, Costco Wholesale, Target e Kalunga (Brasil) 
● Ícones: Easy Button 
● Slogan: Make more happen. 
● Website: www.staples.com.br 

A marca no mundo 
A STAPLES, que em 2014 faturou US$ 22.5 bilhões, conta com mais de 1.980 lojas espalhadas por 25 países como Estados Unidos (presença em 48 estados e no Distrito de Columbia), Canadá, Alemanha, Itália, França, Espanha, Bélgica, Holanda, Portugal e Inglaterra. Além disso, a empresa possui 109 centros de distribuição espalhados pelo mundo. Aproximadamente 40% do faturamento vem dos canais de delivery, ou seja, vendas por catálogo e internet. Hoje, a subsidiária brasileira mantém o foco no fornecimento de soluções que tornem a compra de materiais para escritório fácil, alinhada aos valores, à cultura corporativa e aos princípios da matriz americana e das filiais globais. Mais do que nunca, opera em solo brasileiro uma empresa com alta capacidade de abastecimento, infraestrutura tecnológica, ética e credibilidade corporativa, que lhe permitem oferecer um serviço incomparável de excelência no mercado mundial para mais de 65 mil clientes corporativos. 

Você sabia? 
A empresa endossa o famoso Staples Center, complexo esportivo e de eventos localizado na cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia. É o único ginásio a sediar jogos de cinco equipes esportivas profissionais nos Estados Unidos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 4/4/2015

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