4.5.08

GOLD'S GYM

Seus associados levantam diariamente pesos equivalentes a 11 mil prédios do Empire State, correm o equivalente a 23 voltas ao redor da Terra, pedalam quilômetros suficientes para dar 750 voltas em torno dos Estados Unidos e queimam toneladas de gordura que ajudariam a melhorar a saúde de milhões de pessoas no planeta. A rede de academia GOLD’S GYM, preferida de artistas e celebridades do mundo esportivo, há décadas vem esculpindo corpos esbeltos que desfilam pelas telas de cinema, estádios esportivos e ambientes badalados. Além disso, profissionais altamente capacitados prestam orientação detalhada e constante para que seus freqüentadores possam ter uma vida muito mais saudável.

A história
Após a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos se consolidaram como o centro do fisiculturismo no mundo. Durante os verões da década de 1940, uma praia da Califórnia, Santa Monica, começou a ser cada vez mais freqüentada por fisiculturistas que durante o verão se aglomeravam diante da multidão de banhistas para praticar seus exercícios com os pesos livres colocados à vista do público. Esta espécie de exibicionismo muscular ficou tão famosa que recebeu o nome de Muscle Beach. Um dos freqüentadores desta praia, aficionado por pesos e músculos, era o jovem Joseph Gold, um adolescente filho de imigrantes russos. Anos mais tarde, em pleno outono de 1965, ele resolveu abrir uma modesta academia de musculação na região, localizada na badalada praia de Venice, próximo a Los Angeles, a qual batizou de GOLD’S GYM. A academia, um grande e rude galpão com luminárias sujas e cheio de equipamentos de musculação desenvolvidos e feitos pelo próprio Joe Gold, onde os fisiculturistas podiam malhar e trocar experiências com atletas e praticantes mais experientes, acabou por se tornar uma espécie de Meca dos fisiculturistas e modelo para as outras academias que vieram a se espalhar pelo mundo.


Um dos devotos de Joe Gold foi o ator Arnold Schwarzenegger que começou a treinar na academia em 1968, logo depois de sua chegada aos Estados Unidos. Joe inaugurou novas academias (ou ginásios como ele próprio gostava de chamar) e desenvolveu equipamentos concebidos para serem utilizados dentro das unidades da GOLD’S GYM. Suas inovações revolucionaram o esporte, permitindo às pessoas se exercitarem mais facilmente com máquinas ou equipamentos que realmente fossem eficientes. Joe vendeu sua rede de academia no ano de 1970. Em 1977, o filme Pumping Iron, estrelado por Arnold Schwarzenegger e Lou Ferrigno, ajudou a transformar a academia de GOLD’S GYM na Meca do fisiculturismo nos Estados Unidos, gerando enorme reconhecimento para a marca.


Somente em 1980 a rede inaugurou sua primeira unidade franqueada na cidade de San Francisco. Nos anos seguintes muitas franquias foram criadas pelos Estados Unidos, porém o grande reconhecimento se deu através da seriedade e profissionalismo com que a rede GOLD’S GYM atuava no mercado. O ambiente, com os melhores e mais modernos equipamentos do mercado, aliado à orientação de experientes profissionais atraiu muita gente para suas academias, incluindo nomes famosos do mundo esportivo e celebridades. Em 1993 a rede de academias atingia a marca de 1 milhão de associados, dobrando este número uma década depois. Em 2004, a GOLD’S GYM foi comprada por aproximadamente US$ 158 milhões pela empresa TRT Holdings. Nos anos seguintes foram abertas inúmeras academias em vários países, como por exemplo, em 2009, quando unidades começaram a funcionar na Espanha, Polônia e Venezuela.


Recentemente, com o objetivo de humanizar a marca, a GOLD’S GYM iniciou a campanha GOLD’S STRONG STORIES, ou seja, Histórias “Fortes” da Gold’s, cujos protagonistas são pessoas comuns, que ao narrarem no site da empresa suas histórias de vida e conquistas, viram bons exemplos de sucesso e como decorrência, sensibilizam outras pessoas a iniciarem suas atividades físicas.


A preferida das estrelas
As academias da GOLD’S GYM ao longo dos anos criaram a reputação de serem as preferidas das grandes estrelas esportivas, fisiculturistas, celebridades e militares americanos. Por seus equipamentos já passaram nomes como os jogadores de basquete Michael Jordan, Magic Johnson e Shaquille O’Neal; a tenista Anna Kournikova; os boxeadores George Foreman, Muhammad Ali e Evander Holyfield; as modelos Kate Moss e Linda Evangelista; os cantores Bruce Springsteen e Britney Spears; além de artistas e celebridades como Jane Fonda, Jodi Foster, Morgan Freeman, Mel Gibson, Whoopi Goldberg, Ray Liotta, Bruce Willis, Jean-Claude Van Damme, Chuck Norris, Olivia Newton John, Justin Timberlake, Nicholas Cage, Samuel L. Jackson, Dennis Hopper, Sylvester Stallone, Wesley Snipes, Brooke Shields, Michelle Pfeiffer, Kurt Russell, Mickey Rourke, Keanu Reeves e Sir Anthony Hopkins.


A evolução visual e o logotipo
O logotipo original da GOLD’S GYM, um fisiculturista segurando uma barra de ferro, foi criado em 1973 por Ric Drasin, técnico de Arnold Schwarzenegger por quatro anos.


No decorrer dos anos este símbolo se tornou um ícone do segmento nos Estados Unidos, sinônimo de qualidade e resultados, e o logotipo da marca apenas passou por pequenas remodelações para acompanhar os tempos modernos.


Os slogans
Know Your Own Strength.
(2008)
Change Your Body. Change Your Life. (2007)
Serious Fitness. (2005)
Results For Every Body. (década 80)
It All Starts Here.


Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Fundação:
1965
● Fundador:
Joe Gold
● Sede mundial:
Irving, Texas
● Proprietário da marca:
TRT Holdings
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● CEO & Presidente: Jim Snow
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Academias:
700
● Associados: 3.5 milhões
● Presença global: 30 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários:
2.000
● Segmento:
Ginástica e saúde
● Principais produtos:
Academias
● Principais concorrentes:
24 Hour Fitness e Town Sports International
● Ícones:
A relação com o fisiculturismo
● Slogan:
Know Your Own Strength.
● Website: www.goldsgym.com

A marca no mundo
A GOLD’S GYM possui atualmente mais de 700 academias espalhadas por 42 estados americanos e 29 países, contando com mais de 3.5 milhões de associados (53% mulheres e 47% homens). A empresa ainda licencia a marca GOLD’S GYM para roupas e equipamentos de musculação e ginástica.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 11/11/2011

7 comentários:

Tiago disse...

Parabens pelo blog, Vemos tantas marcas diariamente, e nunca sabemos muito o que elas realmente são, quem criou elas, qual a história. Enfim achei muito interessante.

Abraços

Vanessa disse...

Tinha uma academia dessas aqui em São Paulo no bairro do Morumbi... será que fechou??

Anônimo disse...

verdade tinha uma no morumbi ! o que sera que aconteceu?? $$$$$$hahaha ! os bacana preferiam a aquela na marginalqual o nome dela arena??????

ComicStoryCafe disse...

Moro nos USA e ja fui "socia" da Gold Gym, so nao gostei de duas coisas, oq vale para praticamente todas as academias aq e, quando vc se escreve assina um contrato de no minimo 1 ano e tem q pagar por fora um professor pra te ensinar, no caso de quem faz musculacao. Mas e uma academia muito boa mesmo!

Anônimo disse...

BOM DIA!!

FIQUEI SABENDO QUE FECHOU POR PROBLEMAS QUE SÓ DEUS SABE.BOM, TENHAM UMA IMAGINAÇÃO FÉRTIL E NÃO SE ESQUECAM QUE ESTÃO NO BRASIL, ENTEDERAM???? MAIS UM NEGÓCIO DA CHINA, A ACADEMIS ERA LINDA EU FUI ATÉ LÁ, REALMENTE IMPRESSIONANTE. MAS, ACABOUUUUUUUUUUUUUU


ABRAÇOS!!

Renata disse...

Muito bom! parabéns

eu trabalho nessa academia no japão e não sabia de muita coisa que li aqui.
muitissimo interessante!

obrigada

Joel D disse...

Excellent things used for your blog on the internet. I impress from your blog very much and like your blog on the internet. To thank you.