13.7.09

COBASI


A COBASI, por entender o quanto os animais de estimação são importantes, oferecendo companhia, amizade, conforto e alegria a seus donos, possui lojas que oferecem moderna estrutura permitindo a seus clientes conforto e praticidade em um só ambiente aconchegante, acolhedor e agradável para proprietários e animais de estimação, de modo que as compras se tornem momentos de prazer. Por isso, os ambientes de suas lojas permitem uma maior interação com o consumidor, eventos visuais e auditivos oferecem entretenimento e fazem do momento da compra uma experiência prazerosa. 

A história 
A empresa Comércio de Produtos Básicos e Industrializados (que ficaria conhecida apenas como COBASI, uma abreviação do nome da razão social da empresa), foi fundada pela família Nassar, liderada por Rames Nassar e que havia vendido a rede de supermercados Bazar 13. A nova empresa, um presente para seus filhos João, Paulo e Ricardo, iniciou suas operações em 30 de junho de 1983 na cidade de São Paulo como uma distribuidora de produtos agropecuários, inicialmente fornecendo ração para porcos e cavalos, sementes, além de adubo, arame farpado, produtos veterinários e selaria para pequenos fazendeiros, sitiantes e chacareiros de São Paulo. A empresa iniciou suas atividades no varejo com a inauguração da primeira unidade no dia 14 de outubro de 1985, como uma loja de produtos destinados à atividade agropecuária e como pioneira a oferecer produtos para pequenos animais, em uma época em que o mercado pet era pouco expressivo no Brasil. No final desta década, a Purina, que ainda não pertencia à Nestlé, estava testando alimentos balanceados para cães e gatos em um mercado que parecia conhecer apenas “rações caseiras”. Forneceu alguns produtos para a COBASI testar em suas lojas. Tudo foi vendido em uma única tarde. De repente, as pilhas de alimentos balanceados para cães e gatos já eram maiores que as de ração para cavalo. E os três irmãos perceberam neste momento que havia uma oportunidade de mercado. Em 1989, com a abertura dos portos brasileiros, a COBASI começou a importar produtos americanos específicos para pet.


Aliado a isso, com a crise no campo os animais rurais foram soltos no pasto - e os donos (de lojas) perceberam que rações equinas e suínas encalhavam, enquanto as de cães e gatos eram rapidamente renovadas nas prateleiras. Foi então que a COBASI começou a focar suas atividades, definitivamente, no segmento de animais domésticos. Em 1994, atenta ao crescimento desse promissor mercado, a empresa se antecipou às novas necessidades e conseguiu reestruturar sua linha de produtos e serviços. Importando produtos da área pet (para animais de estimação), jamais vistos no mercado nacional, eles tinham dois canais de comercialização: lojistas de São Paulo e de outros estados, e consumidores internos. Pouco depois, no mês de junho de 1996, a COBASI foi pioneira ao estabelecer o conceito de shopping para animais, com um formato inovador de loja: uma Megastore de produtos e serviços para animais de estimação e jardinagem. Desta forma nascia o primeiro shopping para animais da empresa, que adotou o slogan “O shopping do seu animal”, com os pets podendo acompanhar os donos nas compras. Esse novo formato de loja tinha o compromisso de suprir as necessidades e proporcionar aos apaixonados por animais de estimação e jardinagem uma experiência única de compras, através de um ambiente confortável (espaçosos corredores com gôndolas organizados por seções) e descontraído (auto-serviço), uma ampla linha de produtos de qualidade e marcas consagradas no mercado; e atendimento mágico e especializado para que a visita se tornasse inesquecível. Para começar, a COBASI era a única loja que não só permitia como estimulava a entrada de cães e outros animais.


Em 1999, a empresa abriu uma segunda loja, no bairro do Morumbi em São Paulo. Em 2002, a COBASI já operava três lojas na cidade de São Paulo. Nos anos seguintes, com projetos de implantação e ampliação de suas lojas, a COBASI também aumentou seu mix de produtos, além de oferecer serviços diferenciados dentro de suas unidades como banho e tosa, além de clínicas veterinárias compostas por médicos veterinários autônomos que prestavam um serviço de qualidade, oferecendo infraestrutura apropriada como consultórios, centro cirúrgico, sala de recuperação e anestesia inalatória. No final de 2010, quando já era a maior rede de lojas de pet shop do Brasil, inaugurou sua primeira unidade fora do estado de São Paulo. A cidade escolhida foi o Rio de Janeiro, mais especificamente, o tradicional bairro da Barra da Tijuca. E pouco depois, iniciou sua expansão para o interior do estado de São Paulo com inaugurações de unidades em Campinas e Sorocaba.


Neste período, a COBASI inaugurou sua loja virtual na internet, criando mais uma opção para atender bem seus clientes. Também introduziu o Cartão COBASI com o objetivo de fidelizar seus consumidores e estimular as vendas. No ano de 2016 a rede inaugurou sua primeira loja na região sul do país, na cidade de Curitiba, seguida pouco depois por outra unidade em Porto Alegre. Nesta época a COBASI tinha lojas distribuídas nos estados de São Paulo (36) e Rio de Janeiro (três). Além disso, a empresa começou a investir em lojas menores, chamadas de Pet&Fácil, com aproximadamente 500 m² e variedade de 10.000 itens, sem a venda de animais vivos e jardinagem. Em 2017, a rede começou a reestruturar sua atuação no mundo digital, com um novo comércio eletrônico, que entre as mudanças já implementadas, estão opções de compra online e retirada na loja mais próxima (click & collect) em até 2h, e o teste do chamado ship from store, que transforma as lojas em mini-centros de distribuição, minimizando custos de frete e logística. Além disso, a COBASI resolveu se expandir para regiões onde ainda não estava presente, como o Distrito Federal (unidade inaugurada em 2017) e o nordeste, saindo do eixo sul-sudeste. A primeira loja foi inaugurada em setembro de 2018, em um shopping center de Recife (PE). Só nesse ano foram inauguradas 20 novas unidades pelo país.


Atualmente utilizando o slogan “O shopping do seu animal”, de fato a COBASI pode ser considerada como um verdadeiro shopping, com área média de venda de 2.000 m² por loja. As lojas são divididas em vários setores como acessórios para cães e gatos, rações, aves e roedores, farmácia veterinária, aquários, e jardinagem e piscinas. A rede também investe em um amplo leque de produtos e serviços para atender a todos os tipos de animais, e suas lojas com corredores espaçosos são convidativas às pessoas poderem levar seus bichos de estimação para passear.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 14 de outubro de 1985 
● Fundador: Rames Nassar 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Cobasi Comércio de Prod. Básicos e Industrializados Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Ricardo, Paulo e João Nassar 
● Faturamento: R$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 78 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 3.200 
● Segmento: Varejo 
● Principais produtos: Rações e acessórios para animais de estimação 
● Concorrentes diretos: Petz, Petland, Walmart e pequenos Pet Shops 
● Mascote: O cachorro Cob e o gato Asi 
● Slogan: O shopping do seu animal. 
● Website: www.cobasi.com.br 

A marca no Brasil 
Atualmente a COBASI, líder no mercado brasileiro de pet stores e cujo faturamento superou a barreira de R$ 1 bilhão (dados de 2018), possui 78 lojas de varejo de auto-serviço em sete estados brasileiros. Cada loja da rede tem aproximadamente 22 mil itens voltados para animais de estimação, além de serviços como banho e tosa, clínica veterinária e apoio e orientação técnica. Além de alimentos e acessórios para cães e gatos, conta com setores de farmácia, piscina, jardinagem, peixes, aves e roedores. A primeira loja da COBASI, localizada no bairro da Vila Leopoldina, em São Paulo, existe até hoje, mas no lugar de um galpão de 300 m², encontramos um espaço com mais de 11.000 m², onde funciona a loja matriz e toda a parte administrativa da empresa, que hoje conta com mais de 3 mil funcionários em sua rede. 

Você sabia? 
Em 2014, Rames Nassar se emocionou quando soube que os filhos abririam a 25ª unidade da rede no mesmo endereço onde, 61 anos antes, seu pai iniciou a operação do Bazar 13, na Rua Teodoro Sampaio, no bairro Pinheiros, em São Paulo. 
A marca possuiu durante anos duas simpáticas mascotes: COB (um cachorro) e ASI (um gato). Eles representavam os dois maiores consumidores de suas lojas, os gatos e os cachorros. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Forbes, Exame, Veja, Isto é Dinheiro e Época Negócios), sites especializados em varejo e petcare, e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 27/7/2019

3 comentários:

Casinha de cachorro disse...

Não conhecia a marca, entrei porque estava pesquisando casas e projetos de casinhas para cachorro. Adorei as informaçaões!

Troc Tela disse...

qual o publico alvo da cobasi?

Valéria Thome disse...

Olá! Eu frequento há anos. O público alvo é quem tem cães e gatos, especialmente , e também passaros, pois eles têm bons produtos para aves !!