5.8.09

DANETTE


DANETTE é a tradicional e cremosa sobremesa irresistível da Danone, que com seus sabores únicos vem há muito tempo deliciando milhares de famílias nos momentos mais gostosos do dia. A marca mantém sua tradição de oferecer um produto super cremoso e saboroso, proporcionando a seus fiéis consumidores muito prazer a qualquer hora e lugar. 

A história 
A marca DANETTE surgiu no mercado francês em 1970 quando a tradicional Danone, cujo fundador Daniel Carasso aperfeiçoou uma receita holandesa de pudim de chocolate, lançou uma deliciosa e cremosa sobremesa láctea pronta para comer no sabor de chocolate. Rapidamente o produto se popularizou entre os franceses. Em 1974 já eram vendidas 10 mil toneladas da deliciosa sobremesa. Pouco depois, em 1978, dois novos sabores foram lançados: caramelo e baunilha. E no ano seguinte foi adotado o famoso slogan “Tout le monde se lève pour Danette!” (algo como “Todo mundo se levanta por Danette”), que anos mais tarde evoluiria para “On se lève tous pour Danette” (em português “Nós nos levantamos para cada Danette”). Posicionada como a sobremesa cremosa que toda a família ama, a marca se tornou, no decorrer dos anos, praticamente um símbolo francês na categoria. A marca DANETTE chegou ao Brasil em 1979, introduzida no mercado em três deliciosos sabores: chocolate ao leite, baunilha e coco. DANETTE foi uma das primeiras marcas internacionais da Danone a chegar ao país, garantindo aos seus consumidores que o produto faria com que qualquer pessoa se lambuzasse “feito uma criança”.


Desde essa primeira edição a marca se tornou referência de cremosidade e sabor, criando o hábito de comer DANETTE com o dedo. Rapidamente a marca repetiu o sucesso que tinha conquistado no mercado francês e se tornou líder no segmento de sobremesas lácteas no Brasil. Para se manter jovem, DANETTE ganhou aperfeiçoamentos constantes durante os anos seguintes, sempre buscando oferecer sabores novos, para variar e agradar ao paladar dos consumidores brasileiros. Entre eles: Floresta Negra, Sundae, Trufa, Pavê, Mousse, Chocolate com Avelã, Chocolate com Morango e Brigadeiro Branco. Foram mais de 15 variações de sabores e edições especiais que encantaram gerações com a qualidade e a cremosidade que só DANETTE tem. Durante esses anos a DANETTE ficou marcada pelo famoso slogan “O creme cremoso da Danone. Nos anos de 1990, a marca se destacou pelas constantes inovações, aprimorando as embalagens, sempre com o objetivo de traduzir para o consumidor o caráter de praticidade e o sabor do produto. No âmbito internacional, DANETTE foi lançado no México em 1999.


Em 2002, a marca ingressou em uma nova categoria de produto no mercado brasileiro ao introduzir no mercado o Achocolatado Danette pronto para beber. O ano de 2003 foi marcado pelo lançamento da inesquecível campanha publicitária protagonizada pelo nadador Gustavo Borges e eternizada pelo slogan “O alimento dos verdadeiros campeões”, que ressaltava as características de uma sobremesa prática, composta por muito leite e ideal para pessoas com uma vida dinâmica. Foi nesse mesmo ano que ocorreu uma remodelação das embalagens da linha DANETTE, para alinhamento mundial da marca.


Em 2009, para comemorar os 30 anos da marca no Brasil, DANETTE desenvolveu um presente especial para deliciar os consumidores: uma linha especial de aniversário com quatro novos e apaixonantes sabores – Amêndoas, Nozes, Leite Condensado e Doce de Leite. A edição especial de aniversário reforçou a linha tradicional, composta pelas versões Chocolate ao Leite, Chocolate Branco, Brigadeiro e Chocolate Light. Além disso, a marca se tornou mais jovem do que nunca com um apelo gourmet e, mais uma vez, inovou, preparando diversas receitas inéditas. Entre as delícias disponíveis no novo portal da marca, estavam receitas de fondues, brigadeirão, musse, carolinas recheadas, merengue, sorvete, diversas caldas, doces para festas, shakes, tarteletes, além de várias dicas de utilização de DANETTE como ingrediente. Em 2013 a marca trouxe em sua campanha publicitária o cantor Milton Nascimento e sua Canção da América, para mostrar que a sobremesa “separa até os melhores amigos”.


A linha do tempo 
1998 
Lançamento da embalagem com quatro potinhos. 
1999 
Lançamento dos sabores Chocolate Branco e Doce de Leite. 
2003 
Lançamento da linha Mousse e da edição especial no sabor de Sundae (um creme de baunilha com calda de chocolate). 
2004 
Lançamento do DANETTE KIDS, versão voltado ao público infantil, e da versão pudim. 
2005 
Lançamento do novo sabor de Brigadeiro e da edição especial Pavê. 
2006 
Lançamento dos novos sabores de Brigadeiro Branco e Chocolate com Avelã. 
2007 
Lançamento das edições MIX (sabor Chocolate com Calda de Morango e chocolate branco com calda de chocolate) e MAXI (cor e sabor mais intensos de chocolate que agradava o paladar de um público mais adulto, especialmente no inverno). 
2008 
Lançamento da linha light (menos calórica que a tradicional) e dos novos sabores de Tofee e Foundue. 
2010 
Lançamento no Brasil do DANETTE Ovomaltine, uma sobremesa que conserva o que os dois produtos têm de melhor: a cremosidade de DANETTE e o sabor único de Ovomaltine
Lançamento dos Flans de DANETTE, nos sabores Chocolate e Baunilha com Calda Caramelo, que possuíam texturas bem mais firmes. 
Lançamento do DANETTE MIX M&M’S, com os coloridos e famosos confeitos para serem misturados à sobremesa cremosa. 
2012 
Lançamento do DANETTE HERSHEY’S COOKIES‘n’CREME, com sabor que combina creme de chocolate branco com pedaços de biscoito. A embalagem unitária de 90 gramas vinha com uma colherinha dobrável, o que facilitava o consumo em diferentes momentos do dia. 
2013 
Lançamento do novo sabor DANETTE CHOCOLATE MEIO-AMARGO
2014 
Lançamento do DANETTE BRIGADEIRO DE COLHER. O novo sabor brigadeiro unia o chocolate granulado com um DANETTE mais consistente, tornando a experiência de consumo ainda mais saborosa.


A evolução visual 
O logotipo de DANETTE passou por várias modificações ao longo dos anos no Brasil. A primeira grande mudança ocorreu em 1999. Pouco depois, em 2001, seu logotipo ganhou a companhia de raios de sol. E finalmente em 2003 o atual logotipo foi introduzido.


Em outros países a marca utiliza diferentes identidades visuais, como por exemplo, na França e Espanha (esquerda), ou no México (direita).


Os slogans 
Amigos, amigos. Danette à parte. (2013) 
Impossível mesmo é resistir a Danette. (2011) 
O alimento dos verdadeiros campeões. (2003) 
O creme cremoso da Danone. 
On se lève tous pour Danette. 
Tout le monde se lève pour Danette! (1979)


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Lançamento: 1970 
● Criador: Danone 
● Sede mundial: Paris, França 
● Proprietário da marca: Danone S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Emmanuel Faber 
● Faturamento: €500 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 12 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Sobremesas lácteas cremosas 
● Concorrentes diretos: Chandelle, Batavo Creamy, Mont Blanc Chocolate French Dessert, Yoplait, Nescau, Toddy e Ovomaltine 
● Ícones: A cremosidade do produto 
● Slogan: O creme cremoso da Danone. 
● Website: www.danette.com.br 

A marca no mundo 
A tradicional sobremesa da Danone é comercializada em mais de 12 países ao redor do mundo, entre eles França, Argentina, Itália, Espanha, México e Brasil, onde a marca é uma das líderes de mercado em sua categoria. Ao todo são mais de 18 no mundo inteiro, alguns específicos de determinados mercados. 

Você sabia? 
Somente na França, existem muitas variações e sabores de DANETTE, como Chocolate, Chocolate ao Leite, Mousse, Crème Brulée, Caramelo, Brownie, Nozes, Baunilha, entre outros. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 20/12/2016

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