5.8.09

DANETTE


DANETTE é a tradicional e cremosa sobremesa irresistível da Danone, que com seus sabores únicos vem há muito tempo deliciando milhares de famílias nos momentos mais gostosos do dia. A marca mantém sua tradição de proporcionar aos seus fiéis consumidores pequenos momentos de alegria através do seu sabor único e cremosidade irresistível.

A história
A marca DANETTE surgiu no mercado francês em 1970 quando a tradicional Danone (conheça essa outra história aqui), cujo fundador Daniel Carasso aperfeiçoou uma receita holandesa de pudim de chocolate, lançou uma deliciosa e cremosa sobremesa láctea no sabor de chocolate ao leite pronta para comer. Rapidamente o produto se popularizou entre os franceses como uma sobremesa, indulgente, fácil de desfrutar. Em 1973 foi adotado o famoso slogan “Tout le monde se lève pour Danette!” (algo como “Todo mundo se levanta por Danette”). Posicionada como a sobremesa cremosa que toda a família ama, a marca se tornaria, no decorrer dos anos, praticamente um símbolo francês na categoria. Em 1974 já eram vendidas 10 mil toneladas da deliciosa sobremesa. Pouco depois, em 1978, dois novos sabores foram lançados: caramelo e baunilha.
    

A marca DANETTE chegou ao Brasil em 1979, introduzida no mercado em três deliciosos sabores: chocolate ao leite, baunilha e coco. DANETTE foi uma das primeiras marcas internacionais da Danone a chegar ao país, garantindo aos seus consumidores que o produto faria com que qualquer pessoa se lambuzasse “feito uma criança”, ato muito explorado na comunicação da marca. Desde esse momento a marca se tornou referência de cremosidade e sabor, criando o hábito de comer DANETTE com o dedo. Rapidamente a marca repetiu o sucesso que tinha conquistado no mercado francês e se tornou líder no segmento de sobremesas lácteas no Brasil. Para se manter jovem, DANETTE ganhou aperfeiçoamentos constantes durante os anos seguintes, sempre buscando oferecer sabores novos, para variar e agradar ao paladar dos consumidores brasileiros. Entre eles: Floresta Negra, Sundae, Trufa, Pavê, Mousse, Chocolate com Avelã, Chocolate com Morango e Brigadeiro Branco. Foram mais de 15 variações de sabores e edições especiais que encantaram gerações com a qualidade e a cremosidade que só DANETTE tem.
   

Além disso, em 1987, a marca lançou o DANETTE FAMÍLIA, a tradicional sobremesa cremosa em embalagem de 500g para ser levada à mesa para ser servida para diversas pessoas. Nos anos de 1990, a marca se destacou pelas constantes inovações, aprimorando as embalagens, sempre com o objetivo de traduzir para o consumidor o caráter de praticidade e o sabor do produto. No âmbito internacional, DANETTE foi lançada no México em 1999. Em 2002 a marca ingressou em uma nova categoria de produto no mercado brasileiro ao introduzir o Achocolatado Danette pronto para beber, mais uma vez um produto prático e saboroso para se consumir em qualquer ligar. Em 2003 ocorreu uma modernização das embalagens da linha DANETTE, para alinhamento mundial da marca. No ano de 2008 a marca lançou a linha light, totalmente alinhada com os anseios dos consumidores de poder comer uma deliciosa sobremesa com menos açúcar.
   

Em 2009, para comemorar os 30 anos da marca no Brasil, DANETTE desenvolveu um presente especial para deliciar os consumidores: uma linha especial de aniversário com quatro novos e apaixonantes sabores - Amêndoas, Nozes, Leite Condensado e Doce de Leite. A edição especial de aniversário reforçou a linha tradicional, composta pelas versões Chocolate ao Leite, Chocolate Branco, Brigadeiro e Chocolate Light. Além disso, a marca se tornou mais jovem do que nunca com um apelo gourmet e, mais uma vez, inovou, preparando diversas receitas inéditas. Entre as delícias disponíveis no site da marca, estavam receitas de fondues, brigadeirão, musse, carolinas recheadas, merengue, sorvete, diversas caldas, doces para festas, shakes, tarteletes, além de várias dicas de utilização de DANETTE como ingrediente.
  

Em 2018 a marca tentou uma extensão ao lançar no mercado o DANETTE CRIAÇÕES, uma versão em pasta da famosa sobremesa achocolatada gelada, que podia ser passada/espalhada em pães, tapiocas e panquecas. Era na verdade um concorrente da Nutella (conheça essa outra história aqui). As inovações da marca não param e, em 2019, foi lançado no Brasil uma novidade ainda mais prática: DANETTE unitário com colher. Para o lançamento, a marca apostou nos clássicos sabores Chocolate Ao Leite e Chocolate Branco com uma novidade, o topping de Cookies crocantes. Já a colher ficava dobrada em um compartimento anexado à embalagem, onde também estavam acondicionados os toppings. O novo produto veio para trazer uma opção com mais conveniência e praticidade para atender as necessidades dos consumidores que buscam cada vez mais alimentos e sobremesas prontas para consumo fora de casa.
   

A marca voltou a inovar em 2023 quando se uniu a Nintendo (saiba mais aqui) e a Universal Pictures para utilização da imagem dos personagens do Super Mario Bros. - O Filme com exclusividade, nos tradicionais copinhos da sobremesa. Os sabores de DANETTE, como Chocolate ao Leite, Docinho de Morango, Chocolate Branco e Caramelito, receberam embalagens especiais com a imagem de personagens como Mario, Luigi, a Princesa Peach e o vilão Bowser, respectivamente. Já a embalagem econômica trazia estampado o personagem Toad, ajudando na diferenciação de sabor e adicionando um elemento divertido para a experiência de consumo. Foi a primeira vez no Brasil que a marca fez um licenciamento, conquistando novos consumidores do universo de games.
   

Já no mercado francês, a mais recente novidade da marca foi lançada em 2025 como uma edição especial, e limitada, no sabor pistache. A proposta é oferecer uma experiência sensorial única, onde a cremosidade inconfundível de DANETTE se mistura ao sabor marcante do pistache. Desenvolvido para proporcionar uma experiência diferenciada da tradicional sobremesa, esse novo sabor reflete a aposta da marca em produtos gourmet.
   

Por toda essa rica e cremosa história, DANETTE se estabeleceu como uma sobremesa extremamente popular e apreciada em diversos países, com adaptações de sabores para atender aos diferentes gostos locais. Como por exemplo, em sua terra natal, onde DANETTE é oferecido em muitas variações e sabores, como Chocolate ao Leite, Mousse, Crème Brulée, Caramelo, Brownie, Nozes, Baunilha, entre outros.
  

A linha do tempo 
1984 
Lançamento do TOP DANETTE, a tradicional sobremesa de chocolate com uma cobertura de leite. 
1998

Lançamento da embalagem com quatro potinhos. 
1999

Lançamento dos sabores Chocolate Branco e Doce de Leite. 
2003

Lançamento da linha Mousse e da edição especial no sabor de Sundae (um creme de baunilha com calda de chocolate). 
2004

Lançamento do DANETTE KIDS, versão voltado ao público infantil, e da versão pudim. 
2005

Lançamento do novo sabor de Brigadeiro e da edição especial Pavê. 
2006

Lançamento dos novos sabores de Brigadeiro Branco e Chocolate com Avelã. 
2007

Lançamento das edições MIX (sabor Chocolate com Calda de Morango e chocolate branco com calda de chocolate) e MAXI (cor e sabor mais intensos de chocolate que agradava o paladar de um público mais adulto, especialmente no inverno). 
2008

Lançamento da linha light (menos calórica que a tradicional) e dos novos sabores de Tofee e Foundue. 
2010

Lançamento no Brasil do DANETTE Ovomaltine®, uma sobremesa que conservava o que os dois produtos tinham de melhor: a cremosidade de DANETTE e o sabor único de Ovomaltine® (conheça essa história aqui). 
Lançamento dos Flans de DANETTE, nos sabores Chocolate e Baunilha com Calda Caramelo, que possuíam texturas bem mais firmes. 
Lançamento do DANETTE Mix M&M’S, com os coloridos e famosos confeitos para serem misturados à sobremesa cremosa. 
2012 
Lançamento do DANETTE HERSHEY’S COOKIES‘n’CREME, com sabor que combinava creme de chocolate branco com pedaços de biscoito. A embalagem unitária de 90 gramas vinha com uma colherinha dobrável, o que facilitava o consumo em diferentes momentos do dia. 
2013 
Lançamento do sabor DANETTE CHOCOLATE MEIO-AMARGO.  
2014 
Lançamento do DANETTE BRIGADEIRO DE COLHER. O novo sabor brigadeiro unia o chocolate granulado com um DANETTE mais consistente, tornando a experiência de consumo ainda mais saborosa. 
2017 
Lançamento de cinco sabores inéditos: Choco Avelã, Twist Caramelo, Brigaderia, Danette com Canudinhos de Waffer e Danette com Paçoca. 
2019 
Lançamentos de dois novos sabores em edição limitada para as festas juninas: Cocada e Pé de Moleque. Os novos sabores foram escolhidos após um cuidadoso levantamento feito pela marca. 
2020 
Lançamento de três novos sabores da sobremesa para o período de inverno: Chocolate Meio Amargo, Doce de Leite e Chocolate ao Leite com Calda de Trufa Branca. 
Lançamento do Ovo de Páscoa Danette Gotas de Chocolate. Em edição especial, o produto tinha dois potinhos de 90 gramas do creme de chocolate ao leite, acompanhados de um topping de gotas de chocolate para ser misturado. 
2021 
Lançamento em Portugal do DANETTE P’TITE, um produto desenvolvido para o público infantil que apresentava em um mesmo pote os sabores Chocolate & Leite. 
Lançamento de dois novos sabores: creme de avelã e docinho de morango. 
2024 
Lançamento do DANETTE CREMOSÃO, nos sabores Chocolatudo com Avelã e Doce de Leite Insano. Essa nova linha prometia uma experiência ainda mais cremosa do que o produto tradicional.


A comunicação 
Logo cedo a marca investiu em comunicação, sempre com campanhas recheadas com bom-humor e criatividade. Com isso, no mercado francês, já em 1973, foi lançada uma campanha com o popular slogan “Tout le monde se lève pour Danette!” (algo como “Todo mundo se levanta por Danette”), que pouco depois evoluiria para “On se lève tous pour Danette” (em português “Nós nos levantamos para cada Danette”). A DANETTE repetiu no Brasil o sucesso de sua comunicação conquistado na França com o slogan “O creme cremoso da Danone”, introduzido no final dos anos de 1980, que na década seguinte evoluiria para “O creme cremoso que ninguém resiste”.
   

Já o ano de 2003 foi marcado pelo lançamento da inesquecível campanha publicitária protagonizada pelo nadador e medalhista olímpico Gustavo Borges e eternizada pelo slogan “O alimento dos verdadeiros campeões”, que ressaltava as características de uma sobremesa prática, composta por muito leite e ideal para pessoas com uma vida dinâmica. O filme (assista aqui) começava com a pergunta de um garoto: “Como se alimenta um campeão?”. Em seguida, aparecia o carismático nadador cantarolando: “Danette, Danone, pronto para comer”, comendo é claro vários potinhos da sobremesa láctea. O jingle colou na cabeça de milhões de brasileiros e foi cantado durante muito tempo.
    

Com propriedade e elegância, o ex-pugilista Maguila ensina como usar os talheres e segurar o copo durante uma refeição em um ambiente sofisticado. Achou a situação inusitada? Era esse o objetivo da campanha da marca em 2011. A campanha mostrava que existia algo ainda mais difícil do que fazer Maguila dar aula de etiqueta: resistir à DANETTE. A campanha “Impossível mesmo é resistir a Danette” contava ainda com filmes que mostravam situações inusitadas estreladas pelo próprio Maguila (assista clicando aqui), pela chef Palmirinha (assista aqui), o cantor Supla (assista aqui) e o apresentador Sérgio Mallandro (assista aqui). A campanha, que colocava essas celebridades para encenar “missões impossíveis”, foi responsável por um aumento de 44% nas vendas do produto em pouco mais de dois meses e impactou 17 milhões de pessoas. Pouco depois, em 2013, a marca trouxe em sua campanha publicitária o cantor Milton Nascimento e sua Canção da América, para mostrar que nem uma grande amizade resiste ao produto. O filme publicitário (assista aqui) usava linguagem bem-humorada para mostrar que o produto é simplesmente irresistível.
  

A evolução visual 
O logotipo de DANETTE passou por várias modificações ao longo dos anos. A primeira grande mudança ocorreu em 1995, quando o logotipo ganhou nova tipografia de letra, novas cores e a companhia de um sol com seus raios. Após passar por mais duas remodelações - em 2005 e 2017 - quando o visual se tornou mais divertido e lúdico, o atual logotipo da marca foi adotado em 2019 e mostrou uma imagem mais simples e elegante.
   

O logotipo da marca também pode ser aplicado em um tradicional fundo marrom, cor que remete ao mais popular sabor de DANETTE, chocolate.
  

Vale ressaltar que em alguns países a marca é escrita como DANET, como por exemplo, em Portugal e na Espanha, mas segue a mesma imagem global, como mostra a imagem abaixo.
  

Os slogans 
#TacaDanette. (2020) 
Amigos, amigos. Danette à parte. (2013) 
Impossível mesmo é resistir a Danette. (2011) 
O alimento dos verdadeiros campeões. (2003) 
É muito mais que gostoso, é Danette. (1993) 
O creme cremoso que ninguém resiste. (1991) 
O creme cremoso da Danone. (anos de 1980) 
Toujours debout pour Danette. (2019) 
On se lève tous pour Danette. (1981) 
Tout le monde se lève pour Danette! (1973)
  
Dados corporativos 
● Origem: França 
● Lançamento: 1970 
● Criador: Danone 
● Sede mundial: Paris, França 
● Proprietário da marca: Danone S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Antoine de Saint-Affrique 
● Faturamento: €500 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 20 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Sobremesas lácteas cremosas 
● Concorrentes diretos: Chandelle, Batavo Creamy, Nestlé, Itambé, Vigor, Frimesa, Mont Blanc Chocolate French Dessert, Yoplait, Nescau, Toddy e Ovomaltine® 
● Ícones: A cremosidade do produto 
● Slogan: #TacaDanette. 

A marca no mundo 
A tradicional sobremesa da Danone é comercializada em mais de 20 países ao redor do mundo, entre os quais França (onde 1 a cada 2 franceses consomem DANETTE), Portugal, Argentina, Itália, Grécia, Espanha, Bélgica, Egito (onde foi lançada em 2006), México e Brasil, onde a marca é uma das líderes de mercado em sua categoria. Ao todo são mais de sabores 18 no mundo inteiro, alguns específicos de determinados mercados. 


Você sabia? 
DANETTE é uma referência ao nome do fundador da Danone, Daniel Carasso, e a pronúncia da palavra “dessert” (sobremesa em francês). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Embalagem Marca, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem, Estadão e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (Interbrand e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


Última atualização em 2/7/2025 

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Um comentário:

Unknown disse...

Vocês esqueceram de citar um dos produtos que não me esqueço até hoje, que era o danette mais liquidificado para beber,vinha em uma embalagem de plástico do tipo iogurte para beber,não era como os de hoje em dia que vem em uma embalagem tipo tetra pack denominado de bebida lactea( tipo toddynho), era como se fosse o próprio danette um pouco mais liquido,mas ainda assim cremoso.