28.1.10

THE NORTH FACE


Uma extensa e inovadora linha de vestuário, calçados e equipamentos de alto desempenho com a marca THE NORTH FACE, conhecida pelas suas roupas acolchoadas e pesadas para enfrentar o rigor do clima hostil, oferece a segurança necessária para que milhares de exploradores espalhados pelos locais mais remotos e inóspitos do planeta possam romper limites e alcançar objetivos inimagináveis, procurando novas rotas, novas aventuras, superação e principalmente nunca parar de explorar. 

A história 
A história da marca, que vem ajudando, há mais de cinco décadas, exploradores alcançarem os mais altos e impenetráveis picos do mundo, por ironia começou na praia. Mais precisamente no lado norte da praia de San Francisco, no ensolarado estado da Califórnia, em uma altitude de apenas 45 metros acima do nível do mar. Foi justamente na cidade, que no dia 26 de outubro de 1966, dois amigos alpinistas entusiasmados por esportes radicais, Doug Tompkins e Kenneth “Hap” Klopp, resolveram seguir suas paixões e abriram uma pequena loja para comercializar produtos e equipamentos de alto desempenho para escalada e montanhismo, que incluíam mochilas técnicas. A modesta loja foi batizada como THE NORTH FACE. Isto porque, a face norte de todas as montanhas no hemisfério norte, geralmente é a mais gelada e severa, sendo quase sempre a mais difícil, hostil e desafiadora para qualquer apaixonado por alpinismo.


Em 1968, a THE NORTH FACE mudou para o outro lado da baía de San Francisco, aos arredores de Berkeley, e começou a desenhar e confeccionar suas próprias roupas e acessórios para montanhismo e escalada utilizando máquinas de costuras no fundo da loja. Em 1970, a marca valorizou-se entre os mais ávidos atletas de esportes e atividades ao ar livre e começou a patrocinar expedições para os lugares mais distantes e intocados ao redor do mundo. Até os dias de hoje esta tradição se repete com orgulho para reforçar o lema da marca: Never Stop Exploring™ (em português, Nunca Pare de Explorar). Em meados da década de 1980, a THE NORTH FACE elevou a exploração do mundo gelado para outro nível, adicionando em sua linha de produtos roupas para esqui e posteriormente equipamentos para a prática do camping, como avançados sacos de dormir e tendas. No final da década, se tornou o único fornecedor nos Estados Unidos a oferecer uma linha completa de alto desempenho em roupas e acessórios para atividades ao ar livre e esqui.


A década seguinte foi marcada pelo fortalecimento da marca THE NORTH FACE entre atletas e exploradores, especialmente com o lançamento da revolucionária linha de vestuário Tekware™ e de uma coleção especificamente desenhada para proporcionar conforto e funcionalidade aos escaladores, montanhistas, corredores de aventura e amantes de esportes ao ar livre. Além disso, o logotipo da marca, inspirado no Half Dome (um granito monolítico localizado no parque nacional de Yosemite na Califórnia) começou a ser usado com frequência por atletas de todas as modalidades. Outra razão para o sucesso da marca foi a qualidade e estilo de suas roupas esportivas, o chamado “wilderness chic”, algo como “aventureiro chique”, que caíram no gosto de jovens universitários, o que fez as vendas dispararem. A marca também lançou sua própria linha de calçados nesta década, ampliando assim ainda mais seu portfólio de produtos. Em 2000, a marca THE NORTH FACE foi adquirida pela VF Corporation, um dos maiores grupos têxteis do mundo, proprietária de grifes como Lee, Reef, Vans, Timberland e Wrangler. Desde então, a marca se espalhou por todos os cantos do planeta, inaugurando inúmeras lojas próprias e incrementando sua linha de produtos com muitas novidades e novas tecnologias.


O resultado dessa expansão internacional da marca culminou no mês de maio de 2009 com a inauguração de sua primeira loja no Brasil, localizada no Shopping Morumbi, na capital paulista. A unidade possui 140 m² e uma câmara climatizada em baixas temperaturas para que os clientes possam testar os produtos antes da compra, conferindo assim a máxima proteção que eles oferecem em escaladas e esportes ao ar livre em locais de baixas temperaturas. Entre a lista de mil itens vendidos, apenas 10% são de equipamentos de esportes no gelo, como hóquei, snowboard e patins. O restante é de roupas para ginástica, mochilas, tênis, além das famosas jaquetas e camisas pólo da grife. Além disso, o detalhado planejamento ajudou na escolha de equipamentos e artigos ligados à esportes de aventura ao ar livre praticados sob o calor do verão, como montanhismo e canoagem. O sucesso da loja foi tamanho, que mais oito unidades (três delas no conceito outlet) foram inauguradas no país.


Além do Brasil, a empresa expandiu a marca, nos anos seguintes, para outros países latinos, como Guatemala, Venezuela, Costa Rica, Peru, Chile, Colômbia e Equador. A THE NORTH FACE constantemente procura novas maneiras de reduzir o impacto e trazer mudanças positivas para o meio ambiente. Através da sustentabilidade, a marca desenvolveu a Denali Jacket. Feita com materiais recicláveis e renováveis, utilizando 90% de resíduo pós-industrial e 10% de resíduo pós-consumo, essa durável jaqueta ajuda a diminuir o fluxo de materiais que vão para os aterros. Em 2016, a THE NORTH FACE completou meio século dedicado à criação de equipamentos que fazem parte da rotina e da vida de qualquer apaixonado por neve, montanha e vida outdoor.


Atualmente, os 25 mil produtos de seu portfólio são fabricados em 50 lugares diferentes. Todos eles, desde uma simples camiseta até as jaquetas com sistema de rastreamento para avalanche, são testados na sala de simulação na sede da empresa, localizada na ensolarada Califórnia, onde uma competente equipe de designers e técnicos em tecido transforma matérias-primas revolucionárias em materiais que aumentam a habilidade dos atletas para sobreviver e ter sucesso nas condições climáticas mais extremas e severas.


A linha do tempo 
1969 
Lançamento do THE SIERRA, um casaco curto com capuz que se tornou um clássico da marca na estação de inverno. 
1974 
Lançamento da barraca MORNING GLORY, que pelo seu tamanho, resistência e estabilidade se tornou indispensável e fundamental em expedições com acampamentos montados na base da montanha. 
1975 
Lançamento da barraca em forma de cúpula GEODESIC, que substituiu o tradicional formato de “A”, adotado por outras marcas. Foi a primeira barraca a utilizar hastes flexíveis de alumínio na estrutura. 
1978 
Lançamento da tenda VE-24, que incorporava a máxima eficiência com o mínimo de materiais. Este design continua na linha da marca com pequenas mudanças depois de quase 40 anos. 
1985 
Lançamento da jaqueta MOUNTAIN com tecido de Gore-Tex® para proteção contra chuva. 
1987 
Lançamento da tenda TADPOLE com novo formato. 
1991 
A roupa técnica de esqui STEEP TECH desenhada por Scot Schmidt é testada montanha abaixo. 
1992 
Início da formação do time de atletas THE NORTH FACE constituído por alpinistas e exploradores de renome, como por exemplo, Greg Child, Conrad Anker, Alex Lowe e Lynn Hill. 
2009 
Lançamento de uma linha de mochilas que possuem compartimentos para acomodar, além do reservatório para bebidas, pequenas peças de roupas e equipamento. Um dos pontos altos é o ajuste: em vez da fita tradicional, as alças se cruzam em um “X” na frente do corpo. Com isso, a mochila fica firme na hora de caminhar, pedalar, escalar ou correr. 
2015 
Lançamento de uma linha de jaquetas que possuem a tecnologia FuseForm, elaborada com a fusão de dois tecidos que juntos, propiciam leveza, conforto e proteção ao atleta. Composto de poliéster e náilon, as jaquetas tem design diferenciado e garantem 100% de impermeabilidade na parede superior dos modelos, além de ser leve, confortável e respirável, permitindo que a temperatura corporal não se altere durante o treino (evitando a transpiração excessiva). Eliminam assim um dilema que todo amante dos esportes ao ar livre enfrenta: manter-se protegido da chuva sem sentir muito calor durante a prática do exercício.


Investindo em tecnologia 
A marca investe constantemente na melhoria de seus produtos através de tecnologias revolucionárias, desenvolvendo tecidos próprios e inovadores para controle de suor e regular temperatura durante as atividades outdoor, como por exemplo, a Thermoball™ (construída através de um aglomerado de partículas PrimaLoft®, oferece aquecimento e ultra leveza em todas as condições climáticas), GORE-TEX® (a melhor e mais inovadora tecnologia à prova d’água e vento, com alta respirabilidade e proteção. A membrana GORE-TEX® é completamente impermeável e resistente à chuva, chuva com neve e neve. Os poros minúsculos que compõem a membrana permitem que a transpiração ocorra e também evitam a entrada de água), FlashDry™ (permite que o atleta se mantenha seco, mais confortável e possa melhorar sua performance em qualquer ambiente e em diversas condições climáticas, por ter alta respirabilidade e melhorar o tempo de secagem do suor), WINDSTOPPER® (oferece máxima proteção ao vento e máxima respirabilidade, combinando o conforto de uma leve camada a uma capa resistente à água, em uma única peça) e Polartec® (conhecidos por ser a primeira camada de isolamento entre entusiastas de atividades externas durante duas décadas, esses tecidos térmicos estão disponíveis em uma variedade única de texturas e volumes, pensados especialmente para melhorar a performance em uma grande variedade de lugares e ambientes).


Patrocinando aventuras 
Nos países em que atua a marca patrocina competições esportivas, atletas e realiza palestras e demonstrações de produtos. A marca também banca, desde 2007, a The North Face Endurance Challenge, uma corrida de aventuras promovida anualmente nos Estados Unidos. Recentemente a empresa lançou uma versão latino-americana desta corrida no Brasil e em outros países como China, Austrália, Peru, Itália, Japão, Canadá, Argentina e Chile. A THE NORTH FACE também patrocina e dá total suporte para 12 expedições de aventura em lugares inóspitos do planeta, como Himalaia, Patagônia e Antártida.


A marca também mantém o THE NORTH FACE RUNNING CLUB, onde é possível testar os limites do próprio corpo em meio à natureza ao encarar desafios fantásticos de trail running (corrida de montanha) com a supervisão e treinamento de profissionais extremamente qualificados. Os treinos contam, também, com uma estrutura que disponibiliza água, gel de carboidrato, frutas e equipamentos necessários para o melhor desempenho do corredor. Além disso, os alunos possuem benefícios exclusivos na linha de corrida da marca, como por exemplo, testar tênis antes mesmo da chegada às lojas. O objetivo principal desse clube é proporcionar uma experiência sensacional para quem deseja ingressar no mundo das corridas de aventura.


A evolução visual 
A identidade visual da marca, cujo símbolo é uma representação do Half Dome (um granito monolítico com 1.440 metros de altura localizado no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia), passou por pequenas alterações ao longo dos anos, ganhando a tradicional caixa vermelha quadrada como fundo em 2010. O logotipo original da marca foi criado pelo designer David Alcorn em 1971.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 26 de outubro de 1966 
● Fundador: Doug Tompkins e Kenneth Klopp 
● Sede mundial: Alameda, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: The North Face Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da VF Corporation) 
● CEO: Scott Baxter 
● Faturamento: US$ 1.4 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 490 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 700 
● Segmento: Equipamentos esportivos 
● Principais produtos: Roupas, calçados e acessórios para esportes ao ar livre 
● Concorrentes diretos: Columbia Sporstwear, Patagonia, Canada Goose, Millet, Mont-Bell, Eddie Bauer e Mountain Hardware 
● Ícones: As jaquetas para alpinismo 
● Slogan: Never Stop Exploring™. 
● Website: www.thenorthface.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a THE NORTH FACE, marca líder do mercado mundial de roupas para esportes ao ar livre e esqui, comercializa sua completa linha de produto em mais de 80 países ao redor do mundo. Seus produtos são vendidos em grandes varejistas especializados e lojas esportivas. Além disso, a empresa possui uma rede própria de lojas com mais de 490 unidades espalhadas pelo mundo (mais de 100 lojas somente nos Estados Unidos e 9 no Brasil) e comércio eletrônico em 23 países. 

Você sabia? 
A marca confia tanto nos produtos que fabrica que oferece garantia vitalícia a alguns deles. A qualidade é testada pelos próprios funcionários da empresa. Mais da metade dos 700 colaboradores pratica esportes radicais, seja na montanha ou na neve. 
Juntas Jansport, Eastpak, Timberland e THE NORTH FACE, todas pertencentes à VF Corporation, são responsáveis por 55% das vendas de todas as mochilas comercializadas no mercado americano. 
Douglas Tompkins, um milionário ecologista e um dos criadores da marca, faleceu no dia 8 de dezembro de 2015 em virtude de uma severa hipotermia após um trágico acidente de caiaque enquanto navegava pelo lago General Carrera, na Patagônia chilena. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 20/2/2017

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou fã dos produtos TNF, que sempre uso nas minhas viagens para estação de inverno nos Ande, o Himalayan dow parka, botas e pants.
Parabéns pela divulgação de informações de qualidade Antonio Coelho

Anônimo disse...

Só um detalhe sobre a face norte ser a mais desafiadora das montanhas
isso só é verdade no hemisfério norte
No hemisfério sul é justamente o oposto, as faces sul são as mais difíceis !