28.1.10

THE NORTH FACE


Uma extensa e inovadora linha de vestuário, calçados e equipamentos de alto desempenho com a marca THE NORTH FACE, conhecida pelas suas roupas acolchoadas e pesadas para enfrentar o rigor do clima hostil, oferece a segurança necessária para que milhares de exploradores espalhados pelos locais mais remotos e inóspitos do planeta possam romper limites e alcançar objetivos inimagináveis.

A história
A história da marca, que vem ajudando, há mais de quatro décadas, exploradores alcançarem os mais altos e impenetráveis picos do mundo, por ironia começou na praia. Mais precisamente no lado norte da praia de São Francisco, estado da Califórnia, em uma altitude de apenas 45 metros acima do nível do mar. Foi justamente na cidade, que em 1966, dois amigos alpinistas entusiasmados por esportes radicais, Doug Tompkins e Kenneth “Hap” Klopp, resolveram seguir suas paixões e fundaram uma pequena loja para comercializar produtos e equipamentos de alto desempenho para escalada e montanhismo, que incluíam mochilas técnicas. A pequena loja foi batizada como THE NORTH FACE. Isto porque, a face norte de todas as montanhas, geralmente é a mais gelada e severa, sendo quase sempre a mais difícil e desafiadora para qualquer apaixonado por alpinismo.


Em 1968, a THE NORTH FACE mudou para o outro lado da baia de São Francisco, aos arredores de Berkeley, e começou a desenhar e confeccionar suas próprias roupas e acessórios para montanhismo e escalada utilizando máquinas de costura no fundo da loja. Em 1970, a marca valorizou-se entre os mais ávidos atletas de esportes e atividades ao ar livre e começou a patrocinar expedições para os lugares mais distantes e intocados ao redor do mundo. Até os dias de hoje esta tradição se repete com orgulho para reforçar o mantra da marca: Never Stop Exploring (Nunca Pare de Explorar). Em meados da década de 80, a THE NORTH FACE elevou a exploração do mundo gelado para outro nível, adicionando em sua linha de produtos roupas para esqui, e posteriormente equipamentos para a prática do camping, como sacos de dormir e tendas. No final da década, se tornou o único fornecedor nos Estados Unidos a oferecer uma linha completa de alto desempenho em roupas e acessórios para atividades ao ar livre e esqui.


A década seguinte foi marcada pelo fortalecimento da marca THE NORTH FACE entre atletas e exploradores, especialmente com o lançamento da revolucionária linha de vestuário Tekware™ e de uma coleção especificamente desenhada para proporcionar aos escaladores, montanhistas, corredores de aventura e amantes de esportes ao ar livre conforto e funcionalidade. Além disso, o logotipo da marca, inspirado no Half Dome (um granito monolítico localizado no parque nacional de Yosemite na Califórnia) começou a ser usado com freqüência por atletas de todas as modalidades. Outra razão para o sucesso da marca foi a qualidade e estilo de suas roupas esportivas, o chamado “wilderness chic”, algo como “aventureiro chique”, que caíram no gosto de jovens universitários, o que fez as vendas dispararem. A marca também lançou sua própria linha de calçados nesta década, ampliando assim ainda mais seu portfólio. Em 2000, a marca THE NORTH FACE foi adquirida pela VF Corporation, um dos maiores grupos têxteis do mundo, proprietária de grifes como Lee, Reef e Wrangler. Desde então, a marca se espalhou por todos os cantos do planeta, inaugurando inúmeras lojas e incrementando sua linha de produtos com muitas novidades.


O resultado dessa expansão internacional da marca culminou no mês de maio de 2009 com a inauguração de sua primeira loja no Brasil, localizada no Shopping Morumbi, na capital paulista. A unidade possui 140 metros quadrados e uma câmara climatizada em baixas temperaturas para que os clientes possam testar os produtos antes da compra, conferindo assim a máxima proteção que eles oferecem em escaladas e esportes ao ar livre em locais de baixas temperaturas. Entre a lista de mil itens vendidos, apenas 10% são de equipamentos de esportes no gelo, como hóquei, snowboard e patins. O restante é de roupas para ginástica, mochilas, tênis, além das famosas jaquetas e camisetas pólo da grife. Além disso, o detalhado planejamento ajudou na escolha de equipamentos e artigos ligados à esportes de aventura ao ar livre praticados sob o calor do verão, como montanhismo e canoagem. O sucesso da loja foi tamanho, que mais três unidades foram inauguradas no país.


Além do Brasil, a empresa expandiu a marca, nos anos seguintes, para outros países latinos, como Guatemala, Venezuela, Costa Rica, Peru, Chile, Colômbia e Equador. A THE NORTH FACE constantemente procura novas maneiras de reduzir o impacto e trazer mudanças positivas para o meio ambiente. Através da sustentabilidade, a marca desenvolveu a Denali Jacket. Feita com materiais recicláveis e renováveis, utilizando 90% de resíduo pós-industrial e 10% de resíduo pós-consumo, essa durável jaqueta ajuda a diminuir o fluxo de materiais que vão para os aterros.


Atualmente, os 25 mil produtos de seu portfólio são fabricados em 50 lugares diferentes. Todos eles, desde uma simples camiseta até os casacos com sistema de rastreamento para avalanche, são testados na sala de simulação na sede da empresa, localizada na ensolarada Califórnia, onde uma competente equipe de designers e técnicos em tecido transforma as matérias-primas revolucionárias em materiais que aumentam a habilidade dos atletas para sobreviver e ter sucesso nas condições climáticas mais extremas e severas.


A linha do tempo
1969
Lançamento do THE SIERRA, um casaco curto com capuz que se tornou um clássico da marca na estação de inverno.
1974
Lançamento da barraca MORNING GLORY, que pelo seu tamanho, resistência e estabilidade se tornou indispensável e fundamental em expedições com acampamentos montados na base da montanha.
1975
Lançamento da barraca em forma de cúpula GEODESIC, que substituiu o tradicional formato de “A”, adotado por outras marcas. Foi a primeira barraca a utilizar hastes flexíveis de alumínio na estrutura.
1978
Lançamento da tenda VE-24, que incorporava a máxima eficiência com o mínimo de materiais. Este design continua na linha da marca com pequenas mudanças depois de 30 anos.
1985
Lançamento da jaqueta MOUNTAIN com tecido de Gore-Tex® para proteção contra chuva.
1987
Lançamento da tenda TADPOLE com novo formato.
1991
A roupa técnica de esqui STEEP TECH desenhada por Scot Schmidt é testada montanha abaixo.
1992
Início da formação do time de atletas THE NORTH FACE constituído por alpinistas e exploradores de renome, como por exemplo, Greg Child, Conrad Anker, Alex Lowe e Lynn Hill.
2009
Lançamento de uma linha de mochilas de hidratação, que possuem compartimentos para acomodar, além do reservatório para bebidas, pequenas peças de roupas e equipamento. Um dos pontos altos é o ajuste: em vez da fita tradicional, as alças se cruzam em um “X” na frente do corpo. Com isso, a mochila fica firme na hora de caminhar, pedalar, escalar ou correr.


Patrocinando aventuras
Nos países em que atua a empresa patrocina competições esportivas, atletas e realiza palestras e demonstrações de produtos. A marca também banca, desde 2007, a The North Face Endurance Challenge, uma corrida de aventuras promovida anualmente nos Estados Unidos, que mistura provas de asfalto e terra. Recentemente a empresa lançou uma versão latino-americana desta corrida no Brasil. A THE NORTH FACE também patrocina e dá total suporte para 12 expedições de aventura em lugares inóspitos do planeta, como Himalaia, Patagônia e Antártica.


A marca também mantém o THE NORTH FACE RUNNING CLUB, onde é possível testar os limites do próprio corpo em meio à natureza ao encarar desafios fantásticos de trail running (corrida de montanha) com a supervisão e treinamento de profissionais extremamente qualificados. Os treinos contam, também, com uma estrutura que disponibiliza água, gel de carboidrato, frutas e equipamentos necessários para o melhor desempenho do corredor. Além disso, os alunos possuem benefícios exclusivos na linha de corrida da marca, como por exemplo, testar tênis antes mesmo da chegada às lojas. O objetivo principal desse clube é proporcionar uma experiência sensacional para quem deseja ingressar no mundo das corridas de aventura.


A evolução visual
A identidade visual da marca, cujo símbolo é uma representação do Half Dome (uma cúpula de granito com 1.440 metros de altura localizada no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia), passou por pequenas alterações ao longo dos anos, ganhando a tradicional caixa vermelha quadrado como fundo. O logotipo original da marca foi criado pelo designer David Alcorn em 1971.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1966
● Fundador: Doug Tompkins e Kenneth Klopp
● Sede mundial: Alameda, Califórnia
● Proprietário da marca: VF Corporation
● Capital aberto: Não
● Chairman: Eric Wiseman
● Presidente: Todd Spaletto
● Faturamento: US$ 1.4 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 185
● Presença global: 70 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 700
● Segmento: Moda esportiva
● Principais produtos: Jaquetas, roupas e acessórios esportivos
● Concorrentes diretos: Columbia Sporstwear, Timberland, Salomon e Vuarnet
● Ícones: As jaquetas para alpinismo e esqui
● Slogan: Never Stop Exploring.

A marca no mundo
Atualmente a THE NORTH FACE, marca líder do mercado mundial de roupas para esportes ao ar livre e esqui, comercializa sua completa linha de produto em mais de 70 países ao redor do mundo. Seus produtos são vendidos em grandes varejistas especializados e lojas esportivas. Além disso, a empresa possui uma rede própria de lojas com mais de 185 unidades espalhadas pelo mundo (mais de 55 lojas somente nos Estados Unidos e 4 no Brasil).

Você sabia?
A marca confia tanto nos produtos que fabrica que oferece garantia vitalícia a grande parte deles. A qualidade é testada pelos próprios funcionários da empresa. Mais da metade dos 700 colaboradores pratica esportes radicais, seja na montanha ou na neve.
Juntas JanSports e THE NORTH FACE, ambas pertencentes a VF Corporation, são responsáveis pela venda de quase metade de todas as mochilas comercializadas no mercado americano.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 16/8/2012

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou fã dos produtos TNF, que sempre uso nas minhas viagens para estação de inverno nos Ande, o Himalayan dow parka, botas e pants.
Parabéns pela divulgação de informações de qualidade Antonio Coelho

Anônimo disse...

Só um detalhe sobre a face norte ser a mais desafiadora das montanhas
isso só é verdade no hemisfério norte
No hemisfério sul é justamente o oposto, as faces sul são as mais difíceis !