24.5.10

BOMBAY SAPPHIRE


Considerado atualmente como o melhor gim do mundo, o BOMBAY SAPPHIRE conquistou os apreciadores da bebida inglesa não somente pela qualidade e sabor excepcionalmente equilibrado, mas também pela hipnotizante garrafa azul translúcida e brilhante na cor de uma safira. O BOMBAY SAPPHIRE modernizou o segmento de gins com formas e sabor, e desde então vem imprimindo sofisticação ao paladar de milhões de frequentadores dos melhores bares ao redor do mundo. 

A história 
Tudo começou em meados da década de 1980 quando a empresa de bebidas britânica Grand Metropolitan resolveu ingressar no segmento de gim premium. Foi então, que no ano de 1987, a empresa lançou no mercado o gim BOMBAY SAPPHIRE, triplamente destilado e criado a partir de uma receita secreta de 1761 do destilador inglês Thomas Dakin que utilizava somente ingredientes de alta qualidade. O resultado era um gim excepcional, graças à combinação perfeita e balanceada de 10 ingredientes botânicos exóticos (como casca de cássia, amêndoas espanholas, limão, alcaçuz, bagas de zimbro, raiz de lírio, angélica, coentro, bagas de cubeba e grãos do paraíso) utilizados para cunhar seus aromas e sabores. Os sabores naturais desses ingredientes botânicos são capturados através de um delicado processo de destilação chamado Infusão por Vapor. Isto significa, que diferente de outros gins, que fervem seus ingredientes botânicos diretamente na bebida, o BOMBAY SAPPHIRE os coloca separadamente, em uma cesta de cobre perfurada. Quando o vapor aquecido sobe, os sabores distintos dos ingredientes botânicos são capturados pela bebida, o que resulta no sabor mais equilibrado e versatilidade extraordinária.


Já o nome do novo gim foi escolhido através de um concurso entre agências de publicidade. O nome BOMBAY SAPPHIRE (literalmente a “safira de Bombaim”) indica a origem do gim na Índia na época do Raj Britânico. O sucesso repentino da nova marca foi alcançado, não somente por seu sabor, considerado mais leve e seco que outros gins do mercado, mas também pela sua garrafa quadrada, cor de safira, que leva a imagem da Rainha Vitória no rótulo. Em poucos anos o BOMBAY SAPPHIRE se tornou o gim de mais rápido crescimento da indústria de bebidas alcoólicas. Foi na década de 1990 que a marca iniciou sua parceria com o mundo do design quando nomes renomados como o egípcio Karim Rashid, Eva Zeisel e Yves Béhar, desenvolveram taças especiais para suas campanhas publicitárias. Desde então, a marca é mundialmente ligada à vanguarda artística por manter um forte vínculo com esse universo e apoiar talentos e comunidades do mundo todo. A fusão da Grand Metropolitan com a tradicional cervejaria irlandesa Guinness em 1997, que formou a Diageo, resultou na aquisição da marca BOMBAY SAPPHIRE, no ano seguinte, pela tradicional Bacardi Limited.


Sob a administração de uma empresa considerada uma das maiores do mundo no segmento de bebidas alcoólicas, a marca BOMBAY SAPPHIRE ganhou uma enorme rede de distribuição internacional, milhões de dólares para investir em seu marketing e foi introduzida em vários países de todos os continentes. Em 2001, como uma nova iniciativa de marketing que iria se transformar em um verdadeiro sucesso, a marca criou a Bombay Foundation, em Londres, para coordenar seus projetos e concursos como o Bombay Sapphire Prize, que se tornou um dos mais importantes prêmios anuais de vidros do mundo; e o Bombay Sapphire Designer Glass Competition, uma das principais competições para designers emergentes, onde jovens do mundo inteiro criavam novas concepções das clássicas taças de coquetéis para “Dry Martini”, que teve sua primeira edição realizada em 2002.


Em 2008, a marca lançou uma edição limitadíssima (apenas cinco garrafas do tradicional gim foram criadas), desenvolvida pelo badalado designer egípcio Karim Rashid, comercializadas ao preço de US$ 200 mil cada uma. O preço tinha uma razão de ser. A garrafa, batizada de “Revelation”, era feita de forma artesanal, totalmente de cristal Baccarat, decorada com safiras e diamantes ornamentados pela Garrard, a joalheria mais antiga do mundo, e cortada no formato de uma enorme pedra preciosa, com 10 faces principais, representando os 10 ingredientes botânicos utilizados para criar o sabor complexo e requintado do BOMBAY SAPPHIRE. A exclusiva garrafa foi lançada nos principais aeroportos internacionais, como o Heathrow em Londres, Nova York, Dubai, Cingapura e Sydney. Cada garrafa ficou exibida em cada um dos cinco aeroportos internacionais por dois a três meses antes de ser transportada com segurança para o seu novo proprietário, onde ele estivesse no mundo.


Pouco depois, a marca lançou uma edição exclusiva com apenas quatro garrafas de 1 litro decoradas com cristais Swarovski. Cada embalagem era coberta por 10 mil cristais austríacos de quatro diferentes formatos e cores, colados manualmente. As garrafas eram acondicionadas em um estojo especial de couro branco, ao custo de US$ 4.000 dólares australianos. Em 2011, ocorreu a primeira ampliação na linha de produtos da marca com o lançamento do BOMBAY SAPPHIRE EAST, que possui exatamente os mesmos ingredientes botânicos usados no gim original, mas com adição de erva limão e pimenta preta, que se destacam claramente dando-lhe um toque mais picante e mais complexo.


Em 2014 a marca a marca lançou mais uma extensão de seu gim original: BOMBAY AMBER, que descansa por alguns meses em barris que já receberam vermute francês e tem adição de noz-moscada, cardamomo preto torrado e raspas de laranja amarga. Uma das novidades mais recentes da marca, introduzida em 2015, é o gim super premium Star of Bombay, que através de um processo chamado “destilação lenta” (slow distillation) e a adição de tangerina e de semente de ambrette do Equador, com aroma de almiscar, resulta em uma verdadeira obra-prima incrivelmente estruturada e texturizada. Além disso, nos últimos anos a BOMBAY SAPPHIRE tem investido em cursos, competições, parcerias e espaços exclusivos (lounges temporários), instalados em badalados restaurantes e bares de cidades como Miami e São Paulo (localizado no NOH Bar, cuja fama em drinques e gastronomia não é novidade na capital paulistana). Tudo para aumentar o reconhecimento da marca BOMBAY SAPPHIRE.


A competição 
No mês de maio de 2012, a marca BOMBAY SAPPHIRE lançou o concurso WORLD’S MOST IMAGINATIVE BARTENDER. A primeira edição do concurso, realizada em Marrocos e que reúne os mais criativos e habilidosos bartenders do planeta, teve como grande vencedor o canadense David Wolowidnyk que apresentou o coquetel “Beldi” (gim misturado com açafrão marroquino e Ginseng, Martini Bianco gelado, chá de hortelã marroquina, folhas de hortelã fresca, xarope de canela e bíter Lem-Marrakech). A badalada competição anual tem como objetivo testar e inspirar a criatividade através da mixologia na criação de drinques incríveis inspirados no local onde é realizada e que levem como ingrediente principal o gim BOMBAY SAPPHIRE. O vencedor recebe um lugar no Hall da Fama do Coquetel na destilaria do BOMBAY SAPPHIRE em Laverstoke Mill, £10.000 e um precioso distintivo de safira, a joia que designa o nome do gim. São aproximadamente 3.500 bartenders que anualmente disputam o cobiçado prêmio.


A destilaria 
Oficialmente no mês de outubro de 2014, a BOMBAY SAPPHIRE inaugurou uma nova e moderna destilaria em uma área rural da Inglaterra chamada Laverstoke Mill, no condado de Hampshire. Por mais de 200 anos, o local onde está instalada destilaria (um impressionante grupo de 40 prédios, apresentando vários exemplos de estilos arquitetônicos) produziu papel de alta qualidade para as notas de banco da Inglaterra. A destilaria está aberta a visitação. A visita é realizada de forma independente: depois de efetuar o check-in utilizando o número da reserva, o visitante ganha um mapa com um microchip (que ativa pontos de áudio específicos ao longo da visita), e explora as diferentes áreas da enorme destilaria. O único lugar que não é permitido entrar sozinho é na “Still House” onde de fato o gim é produzido.


O local totalmente restaurado tem duas estufas (chamadas de “Glasshouses”), uma delas contendo um ambiente tropical úmido e outra o clima seco, destinadas a exposição das 10 espécies de plantas exóticas utilizadas no processo de destilação do gim BOMBAY SAPPHIRE. Outro destaque é o “Dry Room”, onde é possível ter uma experiência olfativa de cada um dos 10 ingredientes botânicos. A visitação termina em um moderno bar onde é possível degustar um entre dez drinques. Existe também uma loja, que oferece além das garrafas do cultuado gim, uma coleção de produtos como taças, copos e acessórios para fazer coquetéis. A destilaria, considerada uma das mais modernas do mundo, também abriga o Empire Room, um novo centro de sensibilização e treinamento para formar os maiores bartenders mundiais.


O logotipo 
A BOMBAY SAPPHIRE utiliza um logotipo para marca (mais simples) e outro para o rótulo de seus gins. A identidade visual dos rótulos é mais detalhada e contém a imagem da Rainha Vitória.


Os slogans 
Infused with imagination. (2011) 
The spirit of Exploration. (2008) 
Pour something priceless. (1999) 
Sapphire Inspired.


Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra 
● Lançamento: 1987 
● Criador: Grand Metropolitan 
● Sede mundial: Hampshire, Inglaterra 
● Proprietário da marca: Bombay Spirits Co., Ltd. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Bacardi & Company Limited
● CEO: Mike Dolan 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 120 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Gins 
● Concorrentes diretos: Tanqueray, Beefeater, Gordon’s, Hendrick’s, Bloom e Caorunn 
● Ícones: A garrafa quadrada na cor safira 
● Slogan: Infused with imagination. 
● Website: www.bombaysapphire.com 

A marca no mundo 
Hoje em dia o famoso e sofisticado gim BOMBAY SAPPHIRE é comercializado em aproximadamente 120 países ao redor do mundo através das lojas de free shops dos mais modernos aeroportos do mundo e em estabelecimentos especializados e luxuosos. 

Você sabia? 
O embaixador global da marca é o mixologista Raj Nagra, que percorre o mundo ensinando como beber com responsabilidade e demonstrando a bartenders a arte de criar coquetéis diferentes e exóticos. 
Na lateral de cada garrafa estão gravados em altos relevo os símbolos dos dez ingredientes que são utilizados para se fazer o BOMBAY SAPPHIRE. 
O gim BOMBAY SAPPHIRE continua sendo produzido em um alambique Caterhead, comprado pela família Dakin em 1831. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 4/8/2016

3 comentários:

paulo lemos disse...

Obra prima entre os destilados tropicais. Classe, sabor, prazer, sofisticação e tradição secular do velho mundo.

Nildo Soares disse...

Depois deste post estou sem palavras.....

Rick Slater disse...

Post excelente. Só de ler da vontade de trocar o seu gin pelo Bombay. Parabéns a quem escreveu.