28.5.10

FORMICA

Conhecido popularmente em todo o mundo como FORMICA®, que na verdade é marca registrada, o laminado decorativo de alta pressão ganhou na verdade um sinônimo. O marceneiro, o consumidor final e até mesmo o arquiteto referem-se ao laminado e similares como fórmica. Mas não se esqueça FORMICA® não é produto, é marca.
-
A história
Tudo começou no ano de 1912 quando o engenheiro Daniel J. O'’Conor e seu amigo Helbert A. Faber, funcionários da empresa Westinghouse Eletric, começaram a pesquisar e desenvolver um material que substituísse a mica (filossilicato), usada na época em instalações e isolamentos elétricos (principalmente nos ferros de passar roupa). Utilizando material celulósico (papel) impregnado com resina fenólica, submetido à alta pressão e temperatura, eles criaram um novo produto: o substrato fenólico. Em 1913, eles saíram da Westinghouse, patenteram o produto, o registraram com a marca FORMICA®, e fundaram no dia 2 de maio sua própria empresa com a ajuda financeira do advogado e banqueiro John G. Tomlin. O novo produto foi batizado como FORMICA® por ser aplicado no lugar da mica (“substitute for mica). A FORMICA® foi utilizada inicialmente como isolante elétrico.
-
-
No mês de novembro, a Formica Products Company, que já possuía 18 empregados, fabricava o novo produto para tentar atender a demanda gerada pelas empresas de materiais elétricos. O substrato fenólico foi amplamente utilizado como placa isolante elétrica durante a 1ª Guerra Mundial. Com o término da guerra, no mesmo período, foi desenvolvida a resina melamínica, que é responsável por manter fiel a tonalidade do papel colorido utilizado na superfície do laminado. A união desta resina com o substrato fenólico resultou no laminado decorativo de alta pressão, utilizado com muito sucesso no revestimento de mobiliários domésticos. A composição do laminado se baseava na impregnação de camadas sucessivas de materiais celulósicos (papel) com resinas termoestáveis (resinas melamínicas e fenólicas), formando um conjunto que era prensado por meio de calor e alta pressão.
-
-
Durante a Segunda Guerra Mundial mundial a empresa fabricou hélices de avião de madeira revestidas em plástico. Após a guerra seu uso técnico decaiu muito, e a empresa cessou sua fabricação na década de 70 para se especiliazar na produção de laminados decorativos. Foi justamente neste momento que a marca FORMICA® desembarcou no Brasil, passando a comercializar seus produtos no país. A partir de 1986, a FORMICA® começou uma diversificação em sua linha de produtos com o lançamento de superfícies sólidas, laminados de metal e materiais por o revestimento do solo. Em 2007, a empresa foi comprada por US$ 700 milhões pelo grupo Fletcher Building da Nova Zelândia.
-
-
Anualmente através de pesquisas realizadas por designers e engenheiros da FORMICA®, novos produtos são desenvolvidos para atender as necessidades da indústria moveleira, da construção civil (utilizado no revestimento de paredes e pisos, sendo ainda aplicados na fabricação de fôrmas para concreto, balanceamento de chapas e produção de divisórias e fachadas) e dos arquitetos, decoradores e marceneiros. Ao mesmo tempo, a criação destes novos produtos agrada muito ao usuário final, pelo bom gosto, ótimo acabamento, resistência e riqueza de padrões.
-
-
Além da beleza e do design contemporâneo os laminados da FORMICA®, são resistentes à riscos e à manchas, são fáceis de limpar, inibem a proliferação de fungos e bactérias, são antialérgicos, duráveis, suportam a umidade e as altas temperaturas. Outra característica da FORMICA® é ser uma empresa inovadora que acompanha as influências do design e das tendências de decoração em todo o mundo e as incorpora em toda sua linha de produtos: laminado para piso e parede, laminado decorativo de alta pressão, FORMICA® estrutural, entre outros, oferecendo ao consumidor a liberdade de abusar da sua criatividade.
-
-
Os slogans
World’s Favourite Laminate.
True Beauty. Never Fades.
Exija FORMICA®. O melhor laminado.
(Brasil)
-
-
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação:
2 de maio de 1913
● Fundador:
Daniel J. O’Conor e Herbert Faber
● Sede mundial: Cincinnati, Ohio
● Proprietário da marca:
Fletcher Building Group
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman:
Ralph Waters
● CEO & Presidente: Mark Adamson
● Faturamento: US$ 780 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Fábricas: 11
● Presença global: 90 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 3.200
● Segmento: Materiais de construção
● Principais produtos: Laminados decorativos
● Ícones:
A grande letra F vermelha do logotipo
● Slogan:
World’s Favourite Laminate.
● Website:
www.formica.com
-
A marca no mundo
Atualmente os produtos com a marca FORMICA®, que incluem entre outros itens o laminado para piso e parede e o laminado decorativo de alta pressão, são comercializados em mais de 90 países ao redor do mundo. Os produtos da marca são fabricados em 11 fábricas e distribuídos através de 27 centros espalhados pelo mundo. Seguindo as principais tendências internacionais da decoração a marca oferece laminados de alta pressão em 148 cores e padrões que podem ser encontrados em 15 tipos diferentes de acabamentos.
-
Você sabia?
Garantir os produtos que fabrica é a maneira encontrada pela FORMICA® para manter a liderança no mercado mundial. Todos os produtos obedecem às principais normas de certificação, seguindo rígidos critérios de qualidade. É essa política que transformou o nome FORMICA® em sinônimo de laminados decorativos no mundo inteiro.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 28/5/2010

2 comentários:

luis otavio disse...

nossa, eu n sabia q formica é marca. hehe
assim como não sabia q velcro era.
seria mto interessante se fosse feito um post dedicado a Velcro. :D
parabéns o blog é mto legal

Casa do Marceneiro disse...

Pessoal realmente os produtos da marca FORMICA são de excelente qualidade, e tem uma variedade incrível!! Como poucos distribuidores no Brasil, nossa empresa disponibiliza a cartela completa, para você comparar e se encantar com os padrões!!! http://www.cmarceneiro.com.br/pagTexto/cartelaformicaonline_cartelacompleta

MARCA FORMICA GARANTIA DE QUALIDADE!!