26.5.10

SEARA


Se você deseja um café da manhã delicioso, um almoço rápido, um jantar em família, ou preparar um saboroso lanche para os filhos, conte com a SEARA para todas essas ocasiões. Afinal, seus produtos são reconhecidos, tanto no mercado nacional como internacional, pela altíssima qualidade, produzidos em fábricas modernas, com tecnologia de última geração. Saborosos e confiáveis, os produtos da marca entregam sabor e praticidade às refeições de milhões de pessoas. 


A história 
A história da empresa tem início no ano de 1956, exatamente no dia 18 de novembro, com a inauguração do primeiro frigorífico de grande porte na cidade de Seara, oeste do estado de Santa Catarina, pelos irmãos Artêmio e Aurélio Paludo (este último então prefeito da cidade), mais Teodoro Barbieri e dezenas de sócios. Ainda neste ano, ocorreu o primeiro abate de 54 suínos da recém-criada empresa. Em 1968 a empresa inaugurou a primeira granja de material genético suíno. No início da década de 1970, mais precisamente em 1973, a SEARA diversificaria suas atividades com o começo do abate de suas primeiras aves. Nesta época a SEARA possuía uma fábrica de ração, incubatório, granja de matrizes e contratos de parceria avícola com pequenos agricultores. Dois anos mais tarde, a empresa realizou a sua primeira exportação de 240 toneladas de frango para o distante Kuwait, iniciando assim uma enorme fase de crescimento.



No início da década de 1980, a Ceval Alimentos, uma grande processadora de soja, adquiriu a SEARA, conservando sua marca já consolidada no mercado e impulsionando a sua capacidade de investimentos. Além disso, ampliou o número de unidades industriais, equipando-as com tecnologia moderna e adequada ao seu mercado de atuação. Nesta época, em 1982, ocorreram as primeiras exportações para o Japão, além de se tornar a primeira empresa brasileira do segmento a exportar cortes de frango para o exigente continente europeu. Na década de 1990 a SEARA adotou uma estratégia agressiva de investimentos para o aumento da produção e da produtividade, ampliação da linha de produtos e do programa de permanente atualização tecnológica.


No final desta década, em 1997, a Bunge International assumiu o controle acionário da Ceval, e passou a ser proprietária da SEARA, que definitivamente se tornou uma marca especializada em aves, suínos e carnes processadas. Em 2000 a SEARA se tornou líder na exportação de carne suína, e também realizou sua primeira venda para a rede de alimentação rápida McDonald’s, da qual se tornaria por anos uma estreita fornecedora. A partir deste ano, a marca ingressou em outro segmento de mercado com o lançamento de uma linha de pratos prontos congelados. Ao final desta década a SEARA fortaleceu seus mercados internacionais com a inauguração de escritórios comerciais em Buenos Aires (Argentina), Amsterdã (Holanda), Cingapura (Ásia), Tóquio (Japão) e Dubai (Oriente Médio), comprovando assim a extrema qualidade de seus produtos.



No início do novo milênio a SEARA se tornou a maior exportadora brasileira de carne suína. Pouco depois, em 2004, a empresa inaugurou uma moderna unidade de produção de cozidos de carne suína, com capacidade anual de produção estimada em oito mil toneladas de carne processada. A nova unidade, além de atender ao mercado externo, seria responsável pelo desenvolvimento de novos produtos voltados para o mercado interno, que demonstrava crescimento significativo nos anos anteriores. Nos anos seguintes, a SEARA introduziu no mercado produtos inovadores totalmente adequados para atender e surpreender os consumidores mais exigentes, sempre com qualidade, sabor e praticidade.


Em 2009, o frigorífico Marfrig, um dos maiores do país, adquiriu a SEARA, que pertencia a Cargill desde 2005, por aproximadamente US$ 900 milhões, incluindo as dívidas da empresa catarinense. O negócio compreendia as sete unidades industriais de aves com capacidade de abate de 1.2 milhões de aves/dia e duas unidades de suínos com capacidade de 5.8 milhões cabeças/dia. Fizeram parte do acordo também três plantas de alimentos industrializados e processados, com capacidade de produção de 17.5 mil toneladas/mês; um terminal portuário privativo para cargas frigoríficas e cargas secas, localizado em Itajaí (SC); nove fábricas de ração; seis granjas de matrizes de aves, que possuíam aproximadamente 3 mil produtores integrados de aves e suínos; além das operações de distribuição e venda no Reino Unido, Japão e Cingapura. Desde a aquisição a Marfrig investiu muito dinheiro para transformar a marca SEARA facilmente reconhecida em qualquer lugar do planeta. O grande passo nesse sentido foi se tornar patrocinador oficial da FIFA nas Copas do Mundo de 2010 e 2014. Estima-se que a empresa tenha desembolsado US$ 100 milhões para aparecer em todos os jogos do torneio. Além disso, também se tornou patrocinadora oficial da Seleção Brasileira e apostou na equipe do Santos.


Porém, em virtude do alto endividamento da empresa, em 2013 a SEARA foi adquirida pela JBS por aproximadamente R$ 6 bilhões (que incluiu as operações de frango, peru, suíno e margarina, com a marca Doriana, 30 plantas e 21 centros de distribuição), que assim se tornou a maior processadora de frango no mundo. A partir de 2014, as operações de suínos e frangos da empresa no Brasil passaram a fazer parte da JBS Foods. A subsidiária já nasceu grande, com capacidade de processar 4 milhões de aves e 20.000 porcos por dia - além de 75.000 toneladas de carne bovina por mês. Desde sua aquisição, a SEARA reformulou todas as linhas de produtos com o objetivo de levar ainda mais qualidade para o consumidor. Além de adicionar ao portfólio uma marca forte, em dois anos foram criados aproximadamente 120 novos produtos, com maciços investimentos em marketing, além de aumentar a presença nos pontos de vendas. Por exemplo, em 2014, a marca SEARA foi reposicionada com o lançamento da campanha “A Qualidade Vai Te Surpreender”, que tinha como embaixadora a jornalista Fátima Bernardes, e assim a marca se aproximou do consumidor, convidando-o a experimentar algo novo. No mesmo ano, a marca trouxe para o dia a dia o foco no detalhe para criar soluções que encantassem seus clientes ao atender as necessidades específicas de cada mercado, ganhando confiança e eficiência. Em 2015, foram lançados mais de 100 novos produtos, como o Assa Fácil (frango inteiro, coxas, filé de peito e sobrecoxas com temperos naturais de ervas finas que já vinham no saco assa fácil, que vai direto do freezer para o forno, garantindo um frango macio, suculento e sem fazer nenhuma sujeira) e o Frango de Granja (uma linha que têm certificação internacional sobre o bem-estar animal, a qual atesta que, em nenhuma etapa da criação, esses frangos receberam qualquer tipo de antibiótico, hormônio e conservante). Em 2016, a SEARA investiu ainda mais em publicidade para reformular a identidade visual e tornar as embalagens de seus produtos mais atrativas e informativas.  


A linha do tempo 
1982

● Lançamento da linguiça de pernil. 
1990

● Lançamento da linha light. 
2000

● Lançamento da linha de pratos prontos. 
2001

Lançamento do lombo e do pernil suínos assados. 
2002

Lançamento da nova linha de empanados de frango do tipo nuggets. 
2003
Lançamento da linha AVE CLASSY LIGHT, produzida à base de ave Classy, reconhecida pelos seus baixos teores de gordura, sabor suave e gostoso (uma das características mais apreciadas pelos consumidores dos produtos light). 
2004

Lançamento do lombo recheado. 
Lançamento do nuggets empanado com limão. 
Lançamento de uma nova linha de pratos prontos composta por Strogonoff, Peito de Frango à Parmegianna, Peito de Frango ao Molho Branco com Vegetais, Pernil ao Molho com Vegetais, Costelinha Suína ao Molho Oriental e Lombo ao Molho Oriental. 
2005

● Lançamento do DINONUGGETS, nuggets em formatos de dinossauros, um produto especialmente voltado para o público infantil. 
2006

● Lançamento das tirinhas de peito de frango recheadas. 
2007
Lançamento do Chicken Grilled para a rede McDonald’s
Lançamento dos empanados nos sabores limão, pizza e queijo.

Lançamento da mortadela VERONEZZA, fabricada com matéria-prima altamente selecionada. 
2008

Lançamento de novos pratos prontos: tilápia e camarão. 
Lançamento do hambúrguer de galinha caipira. 
Lançamento do peito de frango defumado. 
Lançamento da banana empanada para a rede McDonald’s
Lançamento da lasanha, da linha sanduíches HOT HIT (nas opções x-burguer com molho barbecue, hambúrguer com cheddar e x-frango com molho de queijo) e da linha SPECIAL LINE, composta por costela e lombo com molho barbecue. 
2009

● Lançamento do pão de queijo e da batata frita congelados. 
Lançamento do pernil com osso, salsicha para cachorro quente e mortadela sem cubos de gordura. 
Lançamento dos EURONUGGETS para a rede McDonald’s da Alemanha, Polônia e Áustria. 
2010

● Lançamento do frango VEGETALLIS, originário de aves alimentadas exclusivamente com ração vegetal. Antes apenas disponível para os consumidores da marca no exterior, a novidade agrega maior valor para categoria de carnes “in natura”. 
Lançamento do Hot Hit Picanha com ketchup, uma novidade da linha de congelados, que inovou ao acrescentar molho ao lanche pronto. 
Lançamento de uma linha de pizzas congeladas nos sabores calabresa, mussarela, quatro queijos, frango com queijo cremoso, e o exclusivo fugazzeta, com cebola e queijos. 
2011 
Lançamento da linha de carnes de búfalo. Os novos produtos estavam disponíveis, inicialmente, apenas no Rio Grande do Sul, com 21 opções de cortes como costela em ripa ou tiras, alcatra, coxão mole e patinho. 
Lançamento da SEARA ANGUS, uma linha composta por 23 cortes especiais desenvolvidos com base nos menus das melhores churrascarias, parrillas e steakhouses do Brasil e do mundo. 
2013 
Lançamento de mais duas opções de refeições práticas: o Escondidinho de Calabresa e o de Carne Moída. 
Lançamento de uma linha de 11 produtos infantis com os personagens da Turma da Mônica. As opções Empanados de Frango, Mortadela de Frango, Hambúrguer de Frango, Salsicha e Mini Salsicha de Frango, Pão de Queijo, Batata Frita e a nova mini Lasanha de Frango tinham embalagens coloridas que destacavam os carismáticos personagens dos quadrinhos e o valor nutricional dos produtos, além de terem apresentação didática do preparo dos alimentos. 
2014 
Lançamento da nova linha de salames, que contemplava quatro deliciosos tipos: Italiano, Milano, Hamburguês e Salaminho. Os novos produtos eram marcados pela excelência na qualidade e elaborados com base nos melhores salames da Itália. 
2016 
Lançamento da linha SEARA GOURMET, com produtos elaborados com ingredientes da mais alta qualidade, em processos cuidadosos, especialmente para entregar ao mais exigente paladar uma experiência sensorial única. A linha é composta por presunto de Parma, copa, mortadela, presunto defumado, costela e lombo com molho barbecue, linguiças (pernil com ervas ou pimenta e toscana), salsichas (Frankfurt, Schüblig e Weiss) e hambúrgueres (Angus, frango empanado, entre outros). A campanha de estreia foi estrelada pelo ator Robert de Niro. 
2018 
Lançamento da bandeja com tecnologia “Aquece por igual”, exclusividade para a marca no Brasil. O aquecimento da nova bandeja ocorre de forma homogênea em todas as partes da lasanha, do centro para as laterais e de dentro para fora, processo que garante menor perda de umidade, deixando as lasanhas ainda mais suculentas. 
Lançamento da Pizza Pan, que trouxe um novo conceito em massa para o mercado de pizzas congeladas. Atendendo a demandas do público fã do estilo de massa norte-americana, a Pizza Pan traz uma massa alta e fofinha, no formato retangular, arrojado e muito prático não só para armazenamento como também para assar ao forno. 
Lançamento das Pizzas Meia Lua, que são metade de uma pizza em formato de meio círculo, onde o consumidor pode combinar recheios à sua escolha, e ainda levar uma pizza com formato fácil de ser armazenado e preparado, no tamanho ideal para quem deseja porções menores. 
Lançamento da exclusiva linha Rotisserie, refeições prontas resfriadas, não congeladas. São deliciosas opções como fusilli ao sugo, penne calabrese, frango com creme de milho e arroz, strogonoff de frango com arroz e cubos de pernil com molho barbecue e arroz. Os produtos, armazenados em geladeira, mantêm o frescor e o sabor dos alimentos, graças à exclusiva tecnologia PowerVac, poderoso vácuo que preserva os alimentos frescos por mais tempo.


Os produtos 
A SEARA oferece uma ampla linha de produtos para atender as demandas dos consumidores com qualidade, sabor e confiança: 
Pratos Prontos: dentre as principais características da linha estão praticidade e conveniência sem perder o sabor, variedade e qualidade. A marca oferece os inúmeras opções de pratos na versão congelada, como por exemplo, lasanhas, escondidinhos, massas, strogonoff, yakissoba e carnes suínas e aves. A linha ainda traz opções de sanduíches e pizzas para trazer facilidade ao dia a dia; além de hambúrgueres, empanados, quibes e almôndegas, produzidos com rigoroso controle de qualidade e ingredientes selecionados. 
Frios e embutidos: compõe a linha presuntos, peito de peru, carnes light, salames, mortadelas, salsichas, linguiças cruas ou dessecadas e defumadas, entre outros. 
In Natura: a linha de produtos é a mais completa do mercado, preparada para atender clientes que buscam produtos refrigerados, congelados e cortes temperados. Os produtos comemorativos são o peru temperado, ave Fiesta e pernil suíno temperado. 


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por grandes alterações ao longo dos anos. A primeira alteração ocorreu na década de 1970, quando o logotipo adotou apenas uma letra S estilizada. Na década seguinte foi apresentada uma identidade visual completamente remodelada: acima do nome da marca raios de sol e um fundo vermelho hexagonal. Nos anos de 1990 o logotipo ganhou uma nova tipografia de letra e um fundo vermelho com as bordas arredondadas.


Em 2010, ocorreu mais uma modificação, quando identidade visual ganhou efeitos de sombreamento e mais vivacidade. Porém, em 2012, o logotipo voltou a ser o utilizado na década de 1990. Finalmente, em 2016, o atual logotipo da marca foi apresentado: se tornou mais arredondado, adotou uma nova tipografia de letra e os raio de sol ganharam um novo design.


Os slogans 
A qualidade Vai Te Surpreender. (2014) 
É tudo de bom. 
Se tem Seara, AÍ SIM! 
O sabor que a vida tem.



Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 18 de novembro de 1956 
● Fundador: Artêmio e Aurélio Paludo e Teodoro Barbieri 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Seara Alimentos Ltda. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da JBS S.A.) 
● Presidente: José Batista Sobrinho 
● Faturamento: R$ 15 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 75 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Cortes de aves e suínos, frios e produtos congelados 
● Concorrentes diretos: Sadia, Perdigão, Aurora, Korin e Ceratti 
● Slogan: A qualidade Vai Te Surpreender. 
● Website: www.seara.com.br 

A marca no mundo 
Hoje em dia a SEARA conta com estrutura ampla e diversificada para o processamento de carne de frango, aves, suínos, perus e alimentos industrializados, composta por 52 unidades produtivas 14 Centros de Distribuição em estados como Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, além de exportar seus produtos para 75 países ao redor do mundo (como Alemanha, Estados Unidos e Japão). A SEARA concentra seus negócios nos segmentos de aves, suínos e alimentos processados, elaborados e congelados em âmbito nacional e internacional. A marca também é uma das maiores no segmento de aves e carnes processadas, com expressiva atuação na linha de produtos cortados e desossados de frango. A SEARA processa anualmente mais de 1.3 bilhões de cabeças de aves e 5 milhões de cabeças de suínos, consolidando-se como a segunda maior empresa brasileira no segmento. A SEARA é terceira marca do segmento no mercado brasileiro, atrás apenas da Sadia e Perdigão. 


Você sabia? 
A SEARA foi a primeira empresa do setor a obter a certificação de qualidade ISSO 9002 para toda a cadeia produtiva de frango no ano de 1996. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico, Folha, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


Última atualização em 22/10/2018

2 comentários:

Di* disse...

Seu blog é uma excelente fonte de referências. Parabéns!

Taty Santiago disse...

Esse Blogo tem me ajudado muito no trabalho, pois faço pesquisa em marcas, parabéns por ele!