16.6.10

GEOX


Desconhecida por grande parte dos brasileiros, mas adorada por celebridades (como Angelina Jolie e Paul McCartney) e membros da realeza (o príncipe Albert II de Mônaco, por exemplo), a marca italiana GEOX em pouco tempo se transformou em uma grife de luxo e uma das mais cobiçadas pelos consumidores moderninhos dos dias de hoje. São calçados que vão de chinelos, botas a tênis esportivos e sociais dotados de design inovador tipicamente italiano e tecnologia única no mundo. 

A história 
A história começou quando o empresário italiano Mario Moretti Polegato (foto abaixo), formado em agronomia e membro de uma família de vinicultores, teve um problema em uma de suas constantes viagens para promover os vinhos da família. Foi em uma viagem aos Estados Unidos, no ano de 1989, que sua vida mudou completamente. Depois de participar de uma convenção, ele embarcou em uma caminhada pelas belas e desafiadoras Montanhas Rochosas de Nevada. Era verão e o suor nos pés dificultava-lhe a caminhada. Irritado com o desconforto, ele fez vários furos na sola de seu calçado utilizando um canivete. Além de “refrescar” os pés, ele começou a perceber que aquela ideia poderia lhe render muito dinheiro. De volta à Itália, não encontrou no mercado nenhum modelo de calçado esportivo para combater esse tipo de problema. Nos três anos seguintes, ele aperfeiçoou a ideia. Durante as pesquisas descobriu que os pés produzem até 100 litros de suor por ano e a molécula de vapor é 700 vezes menor que a de água.


A solução encontrada, inspirada na tecnologia utilizada pela NASA nas roupas dos astronautas, foi um sapato de sola perfurada, com uma membrana de teflon dotada de canais microscópicos entre a sola e a palmilha que permitia a circulação do ar. Ou seja: o sistema permitia que o ar quente saísse pelos furos do solado, sem, no entanto, deixar a água ou a poeira entrar. Criou assim o primeiro “sapato respirável” do mundo. Rapidamente a invenção foi patenteada internacionalmente. Antes de decidir pela produção em massa, ele tentou vender a inovadora tecnologia à grandes empresas como Nike e Adidas. Com a recusa, no ano de 1995, depois de realizar um teste de mercado dos revolucionários calçados através de uma linha infantil, ele resolveu fundar a GEOX em Montebelluna, sua terra natal e localizada perto de Treviso, com apenas cinco funcionários.


O nome da marca era derivado da combinação da palavra “Geo”, que significa terra no grego antigo, e “x”, letra que simboliza tecnologia. Os primeiros modelos de calçados, tanto feminino como masculino, possuíam, bem ao estilo italiano, um belo design, ótima matéria-prima, primoroso conforto e preços competitivos. Nos quatro anos seguintes a marca, que se posicionou como “o calçado que respira”, conquistou o mercado italiano com seus calçados respiráveis para adultos e crianças, se tornou um verdadeiro sucesso e, através de constantes investimentos em pesquisas e desenvolvimento, ampliou seu portfólio com o lançamento, em 1999, de uma linha de jaquetas e casacos de couro, que possuíam a mesma tecnologia dos sapatos, permitindo assim a circulação de ar.
 

A partir de 2000, depois de conquistar os italianos, a marca iniciou um processo agressivo de expansão internacional com a inauguração de centenas de lojas próprias nas ruas mais badaladas do mundo, incluindo a Madison Avenue, em Nova York, no ano de 2005; além de marcar presença em milhares de lojas multimarcas em grandes cidades. E mais, a marca italiana revolucionou o mercado novamente ao criar, em 2001, calçados feitos com um couro impermeável. A GEOX passou então a crescer mais de 30% ao ano. O faturamento de US$ 573 milhões provenientes da venda de 13 milhões de pares de sapatos com a etiqueta GEOX nas versões infantil, masculino e feminino, em 2005, colocou a empresa em terceiro lugar no mercado mundial de sapatos para caminhadas, atrás apenas da britânica Clarks e da dinamarquesa Ecco.


Neste mesmo ano a marca desembarcou no Brasil com a inauguração de uma loja na badalada Rua Oscar Freire, bairro nobre de São Paulo. O período também foi marcado por investimentos maciços em pesquisas, que deram origem a outros produtos inovadores, como por exemplo, as sapatilhas Alfa, resultantes da patente Net System, uma nova sola composta por uma rede que, unida à membrana transpirável e impermeável, que tem, segundo a GEOX, o poder de aumentar a capacidade de transpiração da própria sola impedindo a entrada de umidade.


Em 2007 lançou sua linha de tênis de corrida, que estreou no mercado com o slogan “esporte que respira”. Os tênis além de possuírem uma membrana à prova d’água que permite a respiração ao invés das tradicionais solas de borracha, possuem ainda um sistema amortecedor extra e uma malha de suporte de fibras sintéticas que dão maior durabilidade à membrana. Nos anos seguintes, a marca italiana lançou grandes novidades como uma linha de calçados para a prática do golfe que possuem solas totalmente impermeáveis, além de permitirem a respiração dos pés, proporcionando conforto e funcionalidade; e uma linha limitada de sapatos de salto inspirada no edifício Empire State Building, marco arquitetônico da cidade de Nova York. O salto de 13 centímetros é encravado com strass formando as janelinhas do prédio.


Em 2011, mostrando o grau de amadurecimento que a marca conquistou no mercado global, a GEOX fechou contrato com a equipe de F1 Red Bull (que durou até 2015). Afinal, na F1 o superaquecimento dos carros, o stress e a tensão física podem causar transpiração excessiva, resultando em desconforto para os pilotos e pessoal técnico. Por este motivo, a Red Bull fez a opção em trabalhar com a única empresa italiana que produz um calçado “respirável”. E dessa parceria resultou uma completa linha de calçados com as cores e o espírito da equipe de F1. Com DNA inovador desde sua criação, em 2012 a GEOX lançou a Blugeox, uma linha contemporânea de jeans para homem e mulher feita com novos tecidos e fibras exclusivas.


As tecnologias 
A Breathing Technology da GEOX, aplicada também em roupas, é um símbolo de bem-estar para todos os dias, já que combina pesquisa, design, tendências e criatividade em produtos de caráter multifuncional e contemporâneo. A membrana, a termorregulação, a propriedade impermeável e o couro mais forte são soluções patenteadas com base nos princípios da leveza, flexibilidade e naturalidade; e assim sugerem novos estilos de vida “comfort cool”, em calçados da mais alta qualidade e sofisticação. Já a NEBULA™ é uma evolução do conceito tradicional de transpirabilidade. Faz uso de tecnologia inovadora que garante uma respirabilidade excepcional para todo o pé, em todas as direções. Com essa tecnologia o pé respira em três dimensões graças ao efeito combinado do sistema de respiração líquida e do sistema de respiração interna. O sistema de respiração líquida apresenta perfurações extra-grandes na sola que, quando combinadas com a membrana de tamanho completo, aumentam a respirabilidade e proporcionam altos níveis de desempenho. Uma camada especial protege os pés sem limitar o desempenho da membrana. O forro interior especial com espaçadores, sistema de respiração interna, cria espaço livre entre o pé e a parte superior. O calor pode escapar para cima através deste espaço, facilitando o processo natural de regulação da temperatura corporal e proporcionando a sensação agradável de ter pés secos.


A linha Amphibiox™ possui tecnologia avançada escondida sob a forma de um calçado elegante. Uma membrana respirável e impermeável especial está presente, não apenas na sola, mas também ao redor do topo do pé, mantendo-o seco. Esta tecnologia única torna a Amphibiox™ à prova d’água e respirável. O revolucionário calçado para caminhada Xand™ oferece conforto, controle de temperatura e uma extraordinária sensação de leveza. É como andar na lua sem gravidade graças ao novo sistema de amortecimento, criando um efeito edificante tanto para o calcanhar quanto para o antepé. O efeito combinado do amortecedor e do Sistema de Respiração Líquido otimiza a respirabilidade e controle de temperatura, permitindo uma termorregulação natural e criando um microclima ideal dentro do calçado.


O edifício conceito 
Há mais de vinte anos que a marca italiana tem feito sucesso com um posicionamento inovador. No início de 2010, não somente seu posicionamento diferenciado como sua filosofia, foram traduzidos na inauguração de um edifício conceito no centro histórico da cidade de Milão: respirar leveza, estilo e bem-estar. A maior loja GEOX no mundo possui tecnologia que melhora os níveis de eficiência energética reduzindo assim 75% das suas emissões de CO2. No exterior do edifício, batizado de “Breathing Building”, 742 painéis de aço inoxidável recriam sombras naturais das folhas de outono com as cores da estação: ouro, bronze e cobre. 82 motores controlados por computador são responsáveis pela movimentação desses painéis originando assim um efeito visual único, ao mesmo tempo em que desempenha a função de ar condicionado. Desenhados por Dante O. Benini & Partners Architects, tanto os painéis exteriores como o projeto, respiram inovação e tecnologia, duas grandes características da marca. Partilhando também os valores da marca, essa megastore da GEOX assume uma nova abordagem quanto ao espaço e à sua decoração.


Redesenhada por Paolo Cermasi e Associati, os 1.000 m² de loja assumem a natureza e a transparência e cobrem-se em tons de terra, bege e castanho. Mas não é tudo. O artista Gianfranco Meggiato dá o toque final no edifício com uma escultura de bronze com uma esfera dourada dentro do coração da própria obra de arte. Intitulada “Sfera aperta con sfera”, esta obra representa a tortuosidade da vida humana cujo destino final é a espiritualidade. Assim a GEOX conta com mais um espaço entre as mais de 1.100 lojas próprias que possui e dá o exemplo mostrando que a inovação e a tecnologia conseguem aliar-se ao ambiente e criar uma verdadeira obra de arte.


A evolução visual 
A identidade visual da marca italiana passou por algumas modificações ao longo dos anos. Em 2003 adquiriu um visual mais sóbrio, elegante e moderno.


Os slogans 
Breathes. 
Respira. 
Designed for breathing. (2010) 
The shoes that breathes.


Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Fundação: 1995 
● Fundador: Mario Moretti Polegato 
● Sede mundial: Biadene di Montebelluna, Itália 
● Proprietário da marca: Geox S.p.A. 
● Capital aberto: Sim (2004) 
● Chairman: Mario Moretti Polegato 
● CEO: Matteo Mascazzini 
● Faturamento: €884.5 milhões (2017) 
● Lucro: €15.4 milhões (2017) 
● Valor de mercado: €740.8 milhões (fevereiro/2018) 
● Lojas: 1.095 
● Presença global: 110 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Itália, Alemanha, França e Espanha 
● Funcionários: 5.300 
● Segmento: Calçados e moda 
● Principais produtos: Sapatos, sandálias, tênis, botas e roupas 
● Concorrentes diretos: Skechers, Hush Puppies, Timberland, Clarks, Crocs, Camper e Ecco 
● Ícones: A inovação de seus calçados 
● Slogan: Respira. 
● Website: www.geox.com 

A marca no mundo 
Atualmente a GEOX, maior fabricante de calçados do mercado italiano e segunda no mundo no segmento de sapatos casuais e esportivos, vende mais de 30 milhões de pares anualmente através de aproximadamente 1.100 lojas próprias (das quais 439 próprias) e 11.000 outros pontos de venda localizados em mais de 110 países ao redor do mundo. Das mais de 1.000 lojas da marca, aproximadamente 615 estão localizadas no continente europeu e metade na Itália. Apesar disso, mais de 67% de seu faturamento de 2017 (€884.8 milhões) foram gerados no exterior. A linha de roupas (jaquetas e casacos) vende anualmente mais de 2 milhões de peças, gerando um faturamento superior a €87 milhões. A empresa possui fábricas em países como China, Vietnam, Indonésia e Sérvia. 

Você sabia? 
O espírito criativo e inovador da marca italiana permitiu a criação de mais de 60 patentes em parceria com universidades e sua equipe de Pesquisa e Desenvolvimento. São processos que desenvolvem a patente inicial e criam novas soluções para solas de couro, calçado esportivos e roupa, sempre tendo como objetivo deixar o corpo transpirar e respirar naturalmente. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 28/2/2018

6 comentários:

Consultora Educacional disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática Online. Melissa.

agoraquesoucasada disse...

Onde consigo comprar essa marca aqui no Brasil??
Podem me escrever dizendo?
patriciaferescarvalho@hotmail.com

Flavia Elias Kury disse...

Sem saber do alto prestígio da marca, comprei 2 pares lindos em Firenze/Italia. Pra minha surpresa,verifiquei a impressão nos sapatos: "Made in Brazil"!O que comprova a nossa alta qualidade na fabricação de calçados.

Gabriel Reynard disse...

Gosto muito do teu blog, artigos sempre com muita qualidade. Eu sou fã da Geox, os sapatos que compro são extremamente confortáveis e macios, recomendo para todos.

cider disse...

Produtos fascinantes, boa apresentação, tem que ser um apreciador antes de ser um comprador.Me avisem quando tiver aqui no Brasil

BLOG - Vera Lauria disse...

Comprei sapatos e tênis Geox em Portugal e Veneza
Gostaria de encontrar no Brasil
Onde comprar?