9.7.10

FRANGO ASSADO

Quem tem o costume de viajar pelas estradas paulistas, quer seja de carro ou ônibus, dificilmente não conhece a rede FRANGO ASSADO. Afinal, que viajante rodoviário nunca parou para abastecer, utilizar os banheiros e degustar os deliciosos pães e salgados, especialmente o famoso espetinho de frango, com um inconfundível sabor caseiro, da tradicional rede representada por um típico franguinho caipira. Por tudo isso, a rede está recheada de deliciosas receitas que fazem do FRANGO ASSADO a parada mais gostosa da viagem.
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A história
Tudo começou no dia 15 de novembro de 1952 quando José Mamprim montou uma humilde barraca de frutas (especialmente figos) e verduras batizada de São Cristóvão às margens da Via Anhanguera, no município de Louveira, interior do estado de São Paulo. Quando os clientes passavam na hora do almoço, sentiam o cheiro do frango assado que a mulher preparava para o comerciante aos domingos. Aos poucos, o frango assado começou a fazer mais sucesso que os outros produtos vendidos pela barraca. Aproveitando a oportunidade, José encerrou a barraca e montou um restaurante familiar na altura do quilômetro 72 da mesma rodovia. Vendia-se tanto frango assado no estabelecimento nos anos 60, que algumas avícolas se instalaram na região apenas para fornecer para o FRANGO ASSADO.
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O êxito da primeira unidade do FRANGO ASSADO também era explicado pela eficiência do atendimento e pela cozinha, que passou a servir pratos rápidos com um toque caseiro. O espetinho de frango empanado, o pão de semolina e os biscoitos de polvilho rapidamente se tornaram algumas de suas marcas registradas. Nas décadas seguintes outras unidades da rede foram inauguradas em rodovias de intenso movimento do estado paulista como Imigrantes e Bandeirantes.
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Mas não foi somente o número de unidades que cresceu, os serviços oferecidos também foram incrementados: Restaurante (oferecendo um salão com amplo espaço e pratos variados com opções de saladas, massas, carnes grelhadas, assadas, bebidas e sobremesas. Tudo isso com o atendimento de garçons treinados e a supervisão de um maitre, garantindo o conforto e a satisfação dos clientes), Balcão (local onde se pode consumir produtos de boa qualidade de forma muito rápida, para aproveitar melhor o tempo da viagem, como sanduíches variados, salgados assados e fritos, bebidas, frutas, doces e sorvetes), Padaria (setor onde estão disponíveis vários tipos de pães, deliciosos doces caseiros e roscas, para serem levados para a casa), Mini-Mercado (onde é possível encontrar diversos tipos de produtos como frutas, biscoitos e doces caseiros, além de produtos para artigos para decoração, presentes, brinquedos, revistas e até itens de farmácia), Postos de Serviços (locais adjacentes aos restaurantes onde os viajantes encontram uma completa assistência para seus veículos também, como todos os tipos de combustíveis de qualidade garantida, serviços de borracharia, além da compra e troca de acessórios) e Sanitários (que passaram a possuir fraldários e acesso para portadores de necessidades especiais.
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Por isso tudo, ao longo desses anos, a rede FRANGO ASSADO cativou uma clientela fiel de famílias, normalmente das classes A e B, que paravam em suas lojas para abastecer, usar seus banheiros – a empresa sempre se orgulhou de ter instalações melhores que a de muitos aeroportos - e comer os pães e salgados de aspecto e sabor caseiro. No mês de setembro de 2008, a rede foi adquirida por R$ 170 milhões pela IMC (International Meal Company), empresa líder em restaurantes de refeições casuais e fast-food da América Latina.
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Rapidamente as mudanças implantadas pelos novos proprietários da rede ficaram visíveis: introdução de novos serviços (bufê self-service e um corner da já tradicional confeitaria e cafeteria Brunella, que oferece seus tão apreciados sorvetes e bolos em fatia), ar-condicionado, acesso interno aos banheiros, novo mobiliário, nova exposição de produtos, cor vermelha mais predominante na área externa dos estabelecimentos e novos uniformes dos funcionários. Mais do que um restaurante de beira de estrada, o FRANGO ASSADO se tornou uma tradição entre milhares de famílias brasileiras, que fizeram do restaurante o seu destino para refeições, estejam elas viajando pelo país ou pela cidade.
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A evolução visual
Em 2009 a marca FRNGO ASSADO passou por uma reformulação visual. A estratégia começou pela criação de um novo slogan (“Essa é a Parada”) passando pela concepção da comunicação visual interna das lojas até o design da frota de caminhões e a criação dos painéis de estrada.
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O tradicional Frangolino, mascote da marca, também sofreu alterações em seu visual: perdeu a gravata preta e ganhou músculos, adquirindo uma imagem mais jovial.
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Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação:
15 de novembro de 1952
● Fundador:
José Mamprim
● Sede mundial: Louveira, São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: IMC Holdings
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● CEO mundial:
Javier Gavilán
● CEO Brasil: Enric Besalduch
● Faturamento: R$ 220 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 13
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 2.000
● Segmento: Alimentação (varejo)
● Principais produtos:
Pães, salgados, bebidas, sobremesas e pratos prontos
● Mascote: Frangolino
● Slogan: Essa é a parada.
● Website:
www.redefrangoassado.com.br
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A marca no Brasil
Atualmente a rede FRANGO ASSADO possui 13 estabelecimentos presentes em sete importantes rodovias paulistas, que oferecem serviços padarias, lanchonetes, restaurantes, lojas de conveniência, lotéricas, posto de gasolina e bancas de jornal. Além da rodovia Anhanguera e Bandeirantes, possui unidades na Imigrantes, Presidente Dutra, Carvalho Pinto, Fernão Dias e Castelo Branco. Hoje todas as unidades estão localizadas em Itu, Sumaré, Jacareí, São José dos Campos, Itupeva, Diadema, Atibaia, Caieiras, Cajamar e Taubaté, cidades que ficam num raio de distância máxima de 150 quilômetros de São Paulo. Por todos os estabelecimentos da rede passam mensalmente mais de 2 milhões de consumidores.
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Você sabia?
As unidades do FRNGO ASSADO de Caieiras, Cajamar, Diadema, Carvalho Pinto, Louveira, Jacareí, Atibaia e a do km 73 da rodovia Castelo Branco funcionam 24 horas.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), e Wikipedia (informações devidamente checadas).
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Última atualização em 9/7/2010

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