7.7.10

VIVARA


A VIVARA foi uma das principais responsáveis por popularizar jóias no mercado brasileiro, sem, no entanto, deixar de lado o design inovador. Com um posicionamento de mercado “premium sem exageros”, a VIVARA oferece coleções simples e flexíveis que se tornaram inesquecíveis para comemorar aniversários, casamentos, nascimentos, bodas de prata ou um momento especial. Por tudo isso, a marca se tornou especialista em despertar emoções e transformar sonhos em realidade para muitos brasileiros. 

A história 
A história começou quando a família romena Kaufman imigrou para o Brasil logo após o término da Segunda Guerra Mundial. Sem muito dinheiro, mas com grande experiência nos setores de joalherias, eles, habilidosos ourives, rapidamente começaram a trabalhar no segmento. Foi então que a família inaugurou a primeira loja VIVARA em 1962, localizada na Rua 7 de abril, no centro de São Paulo. A pequena loja tinha o compromisso de oferecer peças criadas com o mesmo cuidado com que os antigos ourives faziam joias exclusivas e eternas. A história do pequeno negócio começou a mudar quando o jovem Nelson Kaufman, que cresceu vendo o pai debruçado sobre uma banca de madeira, mãos firmes, a encaixar brilhantes miúdos em delicadas peças de ouro, passou a administrar uma das duas lojas da família. Com peças leves, comércio de portas abertas e facilidades de pagamento, a VIVARA ajudaria a popularizar o mercado joalheiro no Brasil.


Com espírito de inovação e a proposta de criar e comercializar joias com design moderno e detalhes diferenciados, a VIVARA rapidamente passou a atender a uma consumidora exigente que procurava joias de qualidade para representar e destacar sua personalidade, mas com preços acessíveis. Mesmo mantendo o cuidado artesanal da ourivesaria, a marca não se intimidou em investir em tecnologia, inovação, atendimento e design, confiando sua produção aos mais capacitados profissionais do mercado. A primeira loja localizada dentro de um shopping center seria inaugurada em 1981. Uma década mais tarde já eram 10 lojas em funcionamento na capital paulista. Ao longo desses anos, a excelência da VIVARA resultou no ingresso no mercado de relógios, onde a marca é reconhecida por trabalhar com marcas renomadas, como por exemplo, Tommy Hilfiger, Guess, Hugo Boss e Lacoste.


Em 1996, a rede iniciou um intenso processo de expansão, inaugurando também sua primeira unidade fora de São Paulo. A manufatura foi transferida em 1997 da Rua Xavier de Toledo, na capital, para Manaus, onde havia incentivos fiscais. A rede passou por outra fase de expansão acelerada, especialmente a partir de 2001, quando o ritmo de abertura de novas lojas chegou a uma média de seis por ano, respaldado por uma forte campanha de marketing e reposicionamento da marca. Dois anos depois, já com 47 lojas, a VIVARA inaugurou no shopping Center Morumbi sua maior e mais luxuosa unidade. A marca também obteve sucesso com suas campanhas que utilizavam a fórmula “Jóias + Celebridades”. Passaram pelos anúncios da marca a modelo Shirley Mallmann, ao lado do ator Marcelo Antony, e a global Maria Fernanda Cândido.


Em 2007 a VIVARA adotou um novo posicionamento próprio no segmento de joias, alinhando estratégia na ambientação de suas lojas, vitrines e produtos, além de uma infalível garota-propaganda: Gisele Bündchen. Em 2009, depois de Juliana Paes, foi a vez de Grazi Massafera estrelar as páginas do catálogo da nova coleção da marca. Mais recentemente a estrela Isabeli Fontana, juntamente com seus filhos, estrelou uma campanha publicitária da marca. Nos últimos anos a equipe de designers foi reforçada, e coleções exclusivas, com linhas confeccionadas a mão, recebem cada vez mais atenção. Os resultados já aparecem nas vitrines e no preço. Nos produtos dessa faixa, um colar VIVARA chega a custar o nada popular valor de R$ 20 mil.


Em 2011 a marca lançou um de seus maiores sucessos: a linha Life by Vivara. Essa linha oferece mais de 250 tipos de berloques (pingentes) que traduzem o cotidiano, o amor, o trabalho, entre outros temas importantes para a vida de uma pessoa. Com isso, a VIVARA introduziu no mercado um novo conceito de joia colecionável, permitindo ao consumidor montar sua pulseira ou colar ao poucos, com pingentes que significam algo, fazendo com que a joia se torne única. E as novidades não pararam por aí. Resolveu inovar lançou sua primeira coleção de óculos de sol, ingressando assim em um novo segmento. Em 2012, a VIVARA lançou uma coleção de relógios com marca própria. Batizada de Urban Collection, a linha tem seis modelos unissex e dois femininos, sendo dois modelos com pulseiras de couro, mais clássicos, e seis modelos de aço, com estilo mais contemporâneo.


Atualmente, sem quebrar o vínculo com seus valores tradicionais, qualidade e atendimento, a VIVARA se renova a cada coleção, reinventa-se através do tempo e das joias de design criativo. Um dos segredos do sucesso da marca está na mistura inusitada de requinte e simplicidade que fazem suas joias diferenciadas. Uma equipe exclusiva de talentosos designers busca tendências mundiais, pesquisa materiais, estuda e entende as peculiaridades do público brasileiro, criando as mais charmosas e sofisticadas coleções. Por isso, em toda a sua trajetória a VIVARA vem recebendo reconhecimento por meio de premiações em diversos setores, desde a área de vendas, até tecnologia e arquitetura.


A identidade visual 
O logotipo da marca VIVARA pode ser aplicado de várias maneiras. Primeiramente preto, o logotipo pode ser aplicado na cor branca sob um fundo preto, ou até mesmo em tons de prata e ouro, utilizados principalmente nas fachadas das lojas. O que não muda é a tipografia da letra, mais afinada para passar sofisticação.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1962 
● Fundador: Família Kaufman 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Grupo Vivara/Etna 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Nelson Kaufman 
● Faturamento: R$ 760 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: + 110 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 1.000 (incluindo franqueados) 
● Segmento: Joalherias 
● Principais produtos: Anéis, brincos, colares e relógios 
● Concorrentes diretos: Antonio Bernardo, Dryzun e H.Stern 
● Website: www.vivara.com.br 

A marca no Brasil 
Atualmente a VIVARA é a maior rede de joalherias do Brasil, com mais de 110 lojas localizadas em sua maioria em shopping centers nas principais cidades brasileiras, como por exemplo, Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Manaus, Belo Horizonte, estando presente em 20 estados do país. Anualmente a VIVARA distribuiu mais de 900 mil catálogos. É em uma fábrica de 2.000m² com 80 profissionais especializados que as peças são desenhadas e executadas com o máximo de tecnologia. 

Você sabia? 
Todas as joias da marca possuem um “V” grafado. É o compromisso de que a joia apresenta um design exclusivo e é produzida dentro dos mais exigentes padrões de qualidade, utilizando sempre matérias-primas selecionadas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 12/7/2013

3 comentários:

Anônimo disse...

Lindo...mas, uma pena que uma empresa que venda mais que joias, vende sonhos, desejos e delicadezas, não tenha a mesma delicadeza e adote uma postura de gestão corporativa agressiva e humilhante.

lucas wilian disse...

Cara adoro seu blog mas sinto falta de um post sobre a itautec, que eu amo de coração.

Anônimo disse...

Oie, queria saber se a Marca VIVARA se enquadra no atual mercado de luxo????????