Luxo e elegância em forma de água, presente nos ambientes mais seletivos e badalados do mundo. De baladas em Nova York a restaurantes luxuosos em Dubai. Assim pode ser definida a marca americana de água mineral BLING h2o. Mas afinal, o que há de tão especial nesta água que a torna tão cara (uma mera garrafinha não sai por menos de US$ 25)? Simples, uma garrafa fosca com o nome da marca em cristais Swarovski e um líquido extremamente puro, capaz de matar a sede do mais exigente dos egos. BLING h2o é cultura pop em uma garrafa.
A história
Tudo começou quando o famoso produtor e roteirista de cinema Kevin G. Boyd percebeu que as pessoas em Hollywood, onde a imagem é o passaporte para o estrelato, carregavam suas garrafas de água como se fizessem parte de sua personalidade. As celebridades desfilavam com elas à tira colo, mais como um acessório do que propriamente para matar a sede. Rapidamente ele identificou uma oportunidade de negócio, que para muitos parecia uma ideia tresloucada. Em 2006, fundou uma empresa e criou a marca de água mineral BLING h2o. O nome sugestivo foi inspirado em uma gíria do inglês usada para designar “joia”. O conceito em volta da nova marca era bastante claro: o máximo expoente em exclusividade, oferecendo uma embalagem única que combinava com a pureza do sabor. A garrafa em vidro fosco reciclável com tampa de rolha era decorada manualmente com cristais austríacos Swarovski que formavam a palavra BLING. E para acompanhá-la uma água extraída de profundos mananciais (800 metros) do parque nacional de Smokey Mountains em Dandridge no estado do Tennessee. BLING h2o não era apenas uma garrafa preciosa, o seu conteúdo também era. A água era submetida a um processo de purificação de nove etapas que incluía carvão, ozônio, ultravioleta e microfiltragem, assegurando assim a máxima pureza.
Originalmente a empresa distribuía a água BLING H2o somente para atores, celebridades e atletas. A primeira aparição da BLING h2o se deu no mês de setembro. A estratégia deu certo. Não demorou muito para que celebridades e atletas como Jamie Foxx, Mariah Carey, Shaquille O’Neal, Ben Stiller, Tom Cruise, Will Smith e a cantora Beyonce fossem fotografadas exibindo e desfilando com as garrafas brilhantes da BLING h2o. Na época, rumores que a controversa Paris Hilton supostamente dava a água ao seu cachorro ajudou na exposição da marca. Além disso, a marca patrocinava eventos com grande exposição e audiência como as premiações do Emmy, o Grammy e o MTV Video Music Awards. Ou seja, a marca estava sempre no centro dos holofotes.
A exposição na mídia e o desejo criado nos consumidores surtiram resultados. Em poucos meses a água já estava disponível ao público e se destacava no cardápio de sofisticados restaurantes de Nova York com preços que variavam entre US$ 24 a US$ 40 dependendo do tamanho da garrafa. Daí para figurar como item obrigatório em hotéis cinco estrelas, lojas de luxo e baladas exclusivas foi um pulo. E não somente nos Estados Unidos. A BLING h2o também invadiu os ambientes mais requintados e badalados da Europa, como a loja da Louis Vuitton em plena Champs-Élysées na cidade de Paris.
Nos anos seguintes, utilizando o sugestivo slogan “More than a pretty taste” (algo como “Mais do que um bom sabor”), a marca também lançou várias edições limitadas de sua água, que vinham em garrafas com o nome BLING cravejados de cristais Swarovski coloridos, como por exemplo, a Paris Pink (rosa), Crimson Red (vermelho), Candy Cane (vermelho e branco), Goldilocks (amarelo), Go Green (verde) ou Cobalt Blue (garrafa de vidro azul). Em 2009, a marca foi lançada oficialmente nos Emirados Árabes Unidos, onde uma única unidade da edição especial da água BLING h2o, cuja garrafa era inteiramente cravejada por 10.000 cristais Swarovski, foi arrematada em um leilão em Dubai por US$ 23.000. Este é apenas um exemplo de como a marca faz marketing e ganha destaque na mídia. Recentemente a marca lançou suas águas em garrafas plásticas e uma versão mais barata, na qual a garrafa não contém cristais Swarovski e sim um escudo da marca impresso.
Os slogans
Welcome to the life.
More than pretty taste.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 2006
● Criador: Kevin Boyd
● Sede mundial: Beverly Hills, Califórnia, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Bling Beverages LLC
● Capital aberto: Não
● CEO: Presidente: Kevin Boyd
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 25 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 50
● Segmento: Bebidas (não alcoólicas)
● Principais produtos: Águas minerais
● Concorrentes diretos: Voss, Ty Nant, Elsenham, Finé e Tau
● Ícones: A garrafa com grafia em cristais Swarovski
● Slogan: Welcome to the life.
● Website: www.blingh2o.com
A marca no mundo
Atualmente a água BLING h2o pode ser encontrada em badalados e luxuosos restaurantes, hotéis, baladas e eventos nos Estados Unidos, Europa e Oriente Médio. É também possível comprar a água via internet, já que a empresa entrega em alguns países do mundo. As garrafas, que possuem grande variedade de estilos, custam entre US$ 20 (garrafa Baby de 350 ml) a US$ 50 (garrafa de 750 ml), dependendo da edição. As caixas com 12 garrafas não saem por menos de US$ 450.
Você sabia?
● BLING é um termo utilizado pelo Hip Hop para designar objetos que custam caro, normalmente joias que são utilizadas como forma de ostentação.
● Devido ao seu pH balanceado de 7.6, a BLING h2o é utilizada por muitas celebridades em seus camarins para lavar o rosto.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 29/11/2014
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