13.10.10

ACCENTURE


A inovação contínua e a transformação rápida foram temas presentes durante toda a história da ACCENTURE, que rapidamente começou a oferecer aos seus clientes uma nova classe de soluções de integração de negócios, que alinharam tecnologias, processos e pessoas às estratégias das mais renomadas corporações mundiais. 

A história 
Tudo começou em 1989 quando um grupo de parceiros da divisão de consultoria de várias firmas da tradicional Arthur Andersen ao redor do mundo formou uma nova organização focada em consultoria de tecnologia e integração de sistemas. O nome da nova empresa era Andersen Consulting. Durante uma década, a empresa evoluiu rapidamente de um simples integrador e gestor de sistemas para uma consultoria de serviços globais de tecnologia, fornecendo uma gama completa de serviços e soluções. Neste período a empresa havia crescido espetacularmente, alcançando faturamento de US$ 9.5 bilhões, empregava 70 mil funcionários em 46 países e oferecia aos seus clientes serviços e soluções de tecnologia, consultoria e outsourcing. Neste momento a empresa conquistou o direito de se separar oficialmente da Arthur Andersen, muito em virtude do descontentamento de ter que pagar 15% de seus lucros para utilizar o nome Andersen Consulting.


Entretanto isso requeria um novo nome, pois, além das tensas relações com a Arthur Andersen, a empresa considerava a palavra “Consulting” uma desvantagem, uma vez que estava partindo para um segmento nada relacionado com consultoria, como por exemplo, outsorcing e empreendimentos. Foi então que convocou seus funcionários a opinarem na escolha do novo nome. Aproximadamente 2.500 sugestões foram apresentadas. Depois de uma extensa pesquisa de marketing e US$ 175 milhões gastos, a empresa finalmente havia escolhido um novo nome, enviado por Kim Petersen, funcionário do escritório de Oslo na Noruega. Oficialmente no dia 1 de janeiro de 2001, adotou o nome ACCENTURE (supostamente derivado da expressão “Accent on the Future”), reforçando seu novo posicionamento e refletindo que estava voltada para o futuro. Aproveitou esta oportunidade não somente para divulgar e comunicar seu novo nome, como também para vender seus serviços e ajudar as pessoas a compreender o que ela tinha a oferecer. Mas não parou por aí. Em fevereiro iniciou uma campanha de marketing intitulada “agora é que fica interessante”, comunicando a perspectiva de que, apesar de todas as mudanças ocorridas, havia mais desafios esperando adiante.


Sob o comando de Joe W. Forehand, a ACCENTURE se tornou em julho de 2001 uma empresa com ações cotadas na Bolsa de Valores, listada na New York Stock Exchange. Desde 1 de setembro de 2009, a empresa mudou sua sede mundial para Dublin na Irlanda, mantendo boa parte de sua administração em Nova York e Chicago, onde estão localizados dois dos escritórios mais importantes da ACCENTURE no mundo. Em pouco mais de duas décadas, a empresa foi pioneira na integração de sistemas e de negócios. Liderou a implantação de sistemas de gestão de recursos (ERP – Enterprise Resource Planning), de relacionamento com clientes (CRM – Customer Relationship Management) e de serviços eletrônicos, e assumiu a liderança no atual mercado global. E mais recentemente lançou a Applied Intelligence (Inteligência Aplicada), tecnologia inteligente e engenhosidade humana aplicada no centro dos negócios - em todas as funções e processos - para atender às necessidades de seus clientes.


Atualmente, combinando experiência ímpar, conhecimento profundo sobre todos os setores econômicos e funções de negócio, e extensa pesquisa junto às mais bem-sucedidas organizações no mundo, a ACCENTURE colabora com seus clientes, quer sejam empresas ou governos, para ajudá-los a alcançar altos níveis de desempenho, identificar novos negócios e tendências tecnológicas e desenvolver soluções que ajudem a ingressar em novos mercados, aumentar receitas em mercados já existentes, melhorar o desempenho operacional e fornecer produtos e serviços de forma mais efetiva e eficiente. A empresa está dividida em cinco áreas: ACCENTURE STRATEGY (molda o futuro na interseção de negócio e tecnologia), ACCENTURE CONSULTING (transforma negócios por meio do conhecimento de indústria e insights), ACCENTURE DIGITAL (cria valor com novas experiências, nova inteligência e novas conexões), ACCENTURE TECHNOLOGY (impulsiona empresas por meio de soluções de ponta com o uso de tecnologias estabelecidas e emergentes) e ACCENTURE OPERATIONS (entrega resultados mediante a prestação de serviços de infraestrutura, segurança, cloud e processos de negócio).


A evolução visual 
No dia 1 de janeiro de 2001, como resultado da mudança de nome (antes era Andersen Consulting) e posicionamento, a empresa mudou totalmente sua identidade visual em um dos casos mais notáveis de “rebranding” da história corporativa que o mundo já conheceu. Adotou um novo nome, ACCENTURE, e apresentou um novo logotipo. A versão final do novo logotipo era o nome da empresa acentuado com um símbolo “maior que” (>) sobre a letra “t”, transmitindo e enfatizando assim seu enfoque no futuro. Em 2017 o logotipo passou por uma remodelação, ganhando uma nova tipografia de letra.


O logotipo é extremamente versátil em sua aplicação, pois o símbolo “maior que” (>) sobre a letra T pode ganhar variações de cores dependendo dos serviços e áreas de atuação da empresa.


Os slogans 
Consulting - technology - outsourcing. (2012) 
The world is watching. (2005) 
High performance. Delivered. (2003) 
Innovation. Delivered. (2002) 
Now it gets interesting. (2001)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1989 
● Fundador: Grupos de escritórios da antiga Arthur Andersen 
● Sede mundial: Dublin, Irlanda 
● Proprietário da marca: Accenture plc. 
● Capital aberto: Sim (2001) 
● Chairman & CEO: Pierre Nanterme 
● Faturamento: US$ 39.6 bilhões (2017) 
● Lucro: US$ 4 bilhões (2017) 
● Valor de mercado: US$ 100.6 bilhões (novembro/2018) 
● Valor da marca: US$ 14.214 bilhões (2018) 
● Presença global: 120 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 459.000 
● Segmento: Consultoria 
● Principais produtos: Estratégia empresarial, consultoria e serviços digitais tecnologia e operações 
● Concorrentes diretos: IBM, Deloitte, PWC, Ernst & Young, KPMG, Capgemini, McKinsey & Company e Boston Consultancy group 
● Ícones: O sinal de > 
● Slogan: High performance. Delivered. 
● Website: www.accenture.com.br 

O valor 
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca ACCENTURE está avaliada em US$ 14.214 bilhões, ocupando a posição de número 34 no ranking das marcas mais valiosas do mundo de 2018. 

A marca no Brasil 
No Brasil, aproximadamente 8.000 colaboradores atendem localmente organizações de todos os ramos de atividade. A empresa oferece seus serviços por meio de 17 grupos industriais concentrados em cinco grupos operacionais. A indústria é o foco da ACCENTURE, que tem profissionais com profundo conhecimento da evolução industrial, de questões empresariais e tecnologias aplicáveis, permitindo-lhe entregar soluções adaptadas a cada cliente desse setor. A ACCENTURE mantém escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, São José dos Campos e Vitória, e dois centros de soluções tecnológicas (ACCENTURE DELIVERY CENTER), localizados em Alphaville e Recife, capacitados para o desenvolvimento de soluções customizadas a custos competitivos. Além disso, a empresa conta também com um Centro de Serviços Compartilhados (Business Process Outsourcing Delivery Center), localizado em Curitiba, onde são criadas funções de back-office compartilháveis para empresas de todos os portes e áreas.


A marca no mundo 
Hoje em dia, a ACCENTURE é uma consultoria global de gestão e empresa de serviços de tecnologia da informação e outsourcing com mais de 200 escritórios em cidades de aproximadamente 120 países, atendendo as maiores empresas do mundo. A ACCENTURE, que emprega mais de 459 mil funcionários e cujo faturamento atingiu US$ 39.6 bilhões (ano fiscal 2017/2018), atende mais de 3/4 das maiores empresas globais relacionadas no ranking Fortune Global 500 e órgãos da administração pública em mais de 30 países. Dos 100 maiores clientes da empresa, 100 são atendidos há mais de 5 anos e mais de 90 deles são clientes há mais de 10 anos. 

Você sabia? 
De 2005 até dezembro de 2009, o golfista Tiger Woods era o garoto-propaganda principal da empresa. Mas, devido aos escândalos envolvendo o esportista, a ACCENTURE encerrou seu contrato e retirou qualquer referência ao seu nome e imagem da comunicação da marca. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Time, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Folha, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 2/11/2018

Um comentário:

disse...

Ooi! A-do-re-i seu blog !!

Queria saber se vc estaria interessada em trocar loinks comigo.
Quando tiver uma resposta, poste em forma de comentário em qualquer postagem do meu blog.
Passa pra olhar:
www.renataentreaspas.blogspot.com