4.11.10

NUTRASWEET


A marca americana NutraSweet é uma amarga e polêmica doçura. Isto porque, é o nome comercial de uma das substâncias mais controversas do mundo: o aspartame. Apesar de estar muito mais presente do que se possa imaginar nas vidas de milhões de pessoas em todos os cantos do mundo, o aspartame gera debates acalorados quanto ao risco que pode causar a saúde. Por outro lado, é considerado por milhões de pessoas, o gosto doce sem calorias. Polêmicas a parte, a influência da marca americana é tamanha, que ela faz parte do nosso dia a dia sem que percebamos. 

A história 
A história começou em 1965 quando James M. Schlatter, um químico da empresa G.D. Searle & Company, que estava trabalhando no desenvolvimento para sintetizar um tetrapeptídeo para o desenvolvimento de uma droga contra úlceras gástrica, derramou acidentalmente uma pequena quantidade de uma substância sobre uma de suas mãos. Quando ele lambeu um de seus dedos com a tal substância, se deu conta de que tinha um sabor extremamente doce. Era um pó branco, cristalino e sem cheiro, derivado de dois aminoácidos, o ácido aspártico e a fenilalanina. A substância, batizada de aspartame, era um aditivo alimentar artificial usado para substituir o açúcar comum. Composto por ácido aspártico (40%), fenilalanina (50%) e metanol (10%), o aspartame era 200 vezes mais doce que o açúcar natural e não continha calorias. A descoberta era valiosa: se tratava do primeiro edulcorante a mais se aproximar do sabor do açúcar, acabando com a hegemonia da sacarina/ciclamato.


A empresa então iniciou pesquisas para aplicações do aspartame como edulcorante de mesa ou na indústria alimentícia. Mas sua aprovação comercial não foi fácil, e a contestação em torno dos riscos causados a saúde acabou gerando uma enorme visibilidade para o aspartame. O principal obstáculo contra sua comercialização e aplicação se deu em 1973, quando uma equipe médica descobriu que o produto poderia gerar tumores cerebrais, segundo testes conduzidos com animais. Isto levou à Administração de Drogas e Alimentos dos Estados Unidos (conhecida pela sigla FDA) a descartar a comercialização do aspartame. Até que, no dia 15 de julho de 1981, o FDA, confiando em informações de um estudo realizado no Japão, aprovou a utilização do aspartame como adoçante de mesa e em alguns alimentos secos, como por exemplo, cereais, café solúvel, chás, pudins, recheios e coberturas. A substância iria revolucionar o mercado ao trazer um sabor agradável aos edulcorantes, até então considerados extremamente amargos. O aspartame inicialmente foi utilizado pela indústria alimentícia em cereais e sobremesas. Nesse mesmo ano a empresa resolveu criar a marca NutraSweet para adoçantes de mesa á base de aspartame. Para apresentar o novo produto ao consumidor, realizou uma campanha onde através de um cupom era possível receber cinco saches de NutraSweet para experimentação. O resultado: a empresa recebeu mais de dois milhões de cupons em menos de um ano. Pouco depois, em 1983, o FDA aprovou o uso do aspartame em bebidas gaseificadas, abrindo assim um enorme mercado para a NutraSweet. Esse fato aliado ao aumento do consumo de refrigerantes de baixa caloria no mercado, fizeram com que as vendas da empresa disparassem.


Nesta época, o NutraSweet já era utilizado em mais de 40 produtos em 22 países ao redor do mundo. Em 1985, a também polêmica Monsanto adquiriu a empresa G.D. Searle & Company e criou uma subsidiária independente, a The NutraSweet Company. No ano seguinte, a empresa injetou US$ 30 milhões em uma campanha publicitária para ressaltar que NutraSweet era feito com ingredientes naturais. O slogan dizia: “Nature doesn’t make NutraSweet, but NutraSweet couldn’t be made without it” (algo como “A natureza não faz NutraSweet, mas ele não poderia ser feito sem ela”). No final desta década, a empresa dominava 65% do mercado neste segmento, e seu tradicional logotipo era extremamente reconhecido e popular entre os consumidores. Somente em 1996 o aspartame foi liberado para uso em todas as categorias de produtos alimentícios, incluindo aquecidos e cozidos.


No dia 25 de maio de 2000, a The NutraSweet Company foi vendida para o fundo de investimento J.W. Childs Associates. Uma quantidade significativa de pesquisas científicas sobre o aspartame foi feita em todo mundo, e o FDA continua afirmando que ele não causa quaisquer doenças ou enfermidades, apesar de pesquisadores e médicos rebaterem essa alegação. O aspartame continua legalizado nos Estados Unidos e ainda é aprovado para consumo pelo FDA. No Brasil, o produto foi aprovado para uso pela Anvisa, a agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde. Com isso, a NutraSweet continua sendo uma das mais poderosas marcas do setor alimentício mundial, apesar da enorme polêmica em torno de sua principal substância. Além de fornecer aspartame para a indústria alimentícia e de bebidas, a NutraSweet comercializa sua nova geração de adoçantes para o consumidor final, agora com zero calorias e até uma versão que possui uma mistura de aspartame e açúcar de cana.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por apenas uma grande remodelação em sua história. Isto aconteceu em 2010 quando a marca NutraSweet remodelou completamente sua identidade visual. O novo logotipo, apesar de manter o tradicional símbolo redondo em vermelho (chamado popularmente de “Red Swirl”), que mais parece um suculento pirulito, ganhou uma nova tipografia de letra, que tornou o visual mais atrativo e doce aos nossos olhos.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1981 
● Criador: G.D. Searle & Company 
● Sede mundial: Chicago, Illinois, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: The NutraSweet Company 
● Capital aberto: Não (subsidiária da J.W. Childs Associates) 
● Chairman: True Knowles 
● CEO: William L. DeFer 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.200 
● Segmento: Indústria alimentícia 
● Principais produtos: Adoçantes 
● Concorrentes diretos: Splenda, Sweet’n Low, Equal, Truvía, Canderel e Pure Via 
● Ícones: O logotipo Red Swirl 
● Slogan: Swirl is the new sweet. 
● Website: www.nutrasweet.com 

A marca no mundo 
Apesar das inúmeras contestações sobre sua utilização, a NutraSweet, maior empresa produtora de aspartame do mundo, está presente em mais de 100 países, sendo encontrada em mais de 5.000 produtos alimentícios e bebidas que são consumidos por mais de 250 milhões de pessoas. A marca ainda oferece uma completa linha de adoçantes para o consumidor final. 

Você sabia? 
O aspartame é o adoçante mais utilizado em bebidas (refrigerantes) no mundo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 31/5/2017

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