22.11.10

QATAR AIRWAYS


Voar com a QATAR AIRWAYS é garantia de conforto, segurança e modernidade para os mais exigentes passageiros. Serviço em terra impecável. Serviço de bordo que mais parece um tratamento real. Atenção aos mínimos detalhes. Tripulação que emana a educação e cordialidade do povo Catari, sempre com o objetivo de arrancar o melhor dos suspiros de todos os passageiros. Isto sem contar, que ela está entre as únicas seis companhias aéreas do mundo que possuem 5 estrelas da Skytrax, pela excelência de seus serviços. 

A história 
Tudo começou no dia 22 de novembro de 1993 quando a bilionária Família Real do Catar, um pequeno e próspero emirado localizado no Golfo Pérsico e mais conhecido por suas enormes reservas de petróleo, resolveu fundar a companhia aérea QATAR AIRWAYS. A nova companhia aérea realizaria seu primeiro voo no dia 20 de janeiro do ano seguinte com uma aeronave B767-200 alugada da Kuwait Airways. Em 1996, depois de três anos de perdas financeiras e resultados nada satisfatórios, uma nova diretoria assumiu o comando da companhia aérea, novos sócios ingressaram no negócio e a empresa foi completamente reestruturada. No dia 24 de março de 1997, com a entrega de uma aeronave A300-600, pintada com um Oryx, antílope extremamente popular e comum no Catar, a QATAR AIRWAYS foi relançada como companhia aérea internacional, em um plano ambicioso que ofereceria os mais altos níveis de serviço e hospitalidade nos céus. Em pouco tempo, com enorme investimento, quatro aeronaves já voavam para 13 destinos.


Sob o comando de Akbar Al Baker, a companhia aérea iniciou uma expansão em sua malha de destinos, adquiriu novas e modernas aeronaves e padronizou a excelência em seus serviços, tanto em terra como a bordo. No início de 1999, a empresa recebeu sua primeira aeronave nova, um Airbus A320. Pouco depois, em 2002, a QATAR AIRWAYS já possuía uma moderna frota de 21 aviões. Nos anos seguintes, crescendo uma média de 35% ao ano, a QATAR AIRWAYS aumentou suas opções de destinos, incluindo Nova York e Londres, e adicionou a sua frota modernos aviões como A340-600 e Boeing 777-300ER, que permitiram servir rotas de longa distância. Durante este período, conquistou vários importantes prêmios internacionais que atestaram a excelência e o nível elevado de seus serviços e segurança. Entre os principais destaques da companhia aérea neste período, estava o moderno Sistema de Entretenimento a Bordo batizado de Oryx, que oferecia a todos os passageiros mais de 1.000 opções de áudio e vídeo, incluindo filmes internacionais, premiados programas e séries de TV e mais de 50 jogos e 500 CDs de áudio.


A enorme e rápida ascensão internacional da empresa pode ser comprovada em 2007, quando foi eleita a companhia aérea com a melhor primeira classe do mundo. No dia 12 de outubro de 2009, um Airbus A340-600 da companhia aérea foi responsável pelo primeiro voo comercial de passageiros a utilizar uma mistura de querosene e GTL (Gas-to-liquids), derivado do gás natural, como combustível. No mês de junho de 2010, a principal empresa aérea do Catar inaugurou voos diários regulares para o Brasil e Argentina, marcando sua primeira incursão na América do Sul. Com isso, a empresa incluiu as duas principais cidades da América do Sul, São Paulo e Buenos Aires, à sua crescente lista de destinos. A inclusão da América do Sul na expansão da empresa foi considerada como a última peça do quebra-cabeça global da QATAR AIRWAYS que agora cobre todos os continentes. As duas novas rotas completaram um programa de cinco meses de expansão que possibilitou à empresa iniciar voos para Bangalore, Copenhague, Ancara, Tóquio e Barcelona. Além disso, inaugurou o primeiro destino da divisão de carga para o território americano. E o ímpeto de crescimento da empresa não parece ter fim: em 2011 adquiriu novas e modernas aeronaves e adicionou a sua malha aérea destinos como Bucareste, Bruxelas, Oslo, Veneza, Budapeste e Stuttgart. A partir de outubro de 2013 a QATAR AIRWAYS passa a integrar a aliança Oneworld.


A QATAR AIRWAYS foi nomeada a melhor companhia aérea do mundo de acordo com a premiação SkyTrax World Airline Awards de 2011 e 2012, resultante da maior pesquisa mundial de satisfação dos passageiros que utilizam o transporte aéreo. E como em todos os últimos anos, a companhia aérea do Catar sempre foi premiada em diversas categorias. A QATAR AIRWAYS já recebeu o prêmio de “Melhor Classe Executiva do Mundo” (incluindo 2013), destacando o serviço de bordo; melhor tripulação (2013) e foi reconhecida como “Melhor Companhia Aérea do Oriente Médio” (por sete anos consecutivos). Além disso, durante sua história a QATAR AIRWAYS ficou marcada pelas inovações a bordo, sendo a primeira companhia aérea do mundo a oferecer televisão digital por satélite. por tudo isso, não é de se estranhar que a QATAR AIRWAYS tenha alcançado seu principal objetivo: ser a melhor do mundo e atingir o ápice do setor aéreo por serviço excepcional em voos, produtos superiores a bordo e excelência operacional.


Os diferenciais 
Voar com a QATAR AIRWAYS é descobrir por que sua tripulação foi eleita a melhor do Oriente Médio pela Skytrax, o monitor de qualidade das companhias aéreas, pelo quinto ano consecutivo. Tendo o conforto como uma de suas maiores prioridades, o tratamento personalizado e caloroso de sua tripulação é apenas o começo de uma viagem inesquecível. A QATAR AIRWAYS tem enorme orgulho em oferecer a melhor Primeira Classe do mundo. E não é para menos. Passageiros desta classe com conexões em seu hub internacional – na cidade de Doha – têm privilégios e mimos capazes de enciumar até um membro da realeza. Primeiro o passageiro é conduzido para o embarque por motorista em uma moderna BMW7-Series diretamente até a aeronave. Uma vez a bordo, recebido com um drinque de boas-vindas e refrescantes toalhas de algodão frias ou quentes, o conforto dita as regras: um Cineplex totalmente equipado, um escritório ou uma cama completamente plana, envolta em um macio edredon de penas, travesseiros gigantes, lençóis de seda, cobertores de lã australianos e kits de higiene da britânica Molton Brown. Os assentos têm 79 centímetros de comprimento e modernas telas LCD de 15 polegadas.


O passageiro ainda pode desfrutar de um jantar cinco estrelas a 35.000 pés de altitude, com uma sofisticada refeição de 10 pratos, oferecendo um mix de delícias como caviar, lagosta, mezzas árabes e chocolates finos. Complementando o excepcional cardápio, há uma seleção tentadora de vinhos tintos, brancos e champanhes variados. Este serviço rendeu a companhia aérea o prêmio “Cellars in the Sky” (Adegas nos Céus) em 2006 e 2007 pela categoria de melhor vinho tinto na Primeira Classe, e, em 2007, pelo melhor vinho suave na Primeira Classe. A QATAR AIRWAYS também redefiniu o conceito de conforto a bordo com a sua premiada Classe Executiva, que ostenta poltronas com 180° de reclinação, descanso de pés com 8 pontos de massagem e fontes de energia em cada assento.


Além disso, os passageiros que voam na Primeira Classe e Classe Executiva a partir ou com conexão em Doha podem usufruir do extraordinário Terminal Premium, em uma atmosfera semelhante à de um hotel de luxo. Neste moderno terminal exclusivo, inaugurado em 2006 ao custo de aproximadamente US$ 100 milhões, o passageiro pode escolher entre um relaxante banho de Jacuzzi ou uma sauna, uma massagem no SPA, um tratamento de aromaterapia, instalações de ducha e dormitório; apenas relaxar fazendo compras em uma exclusiva loja duty free ou jantando em um restaurante excepcional; ou até mesmo trabalhar em um moderno centro de negócios. Ainda no luxuoso terminal, as crianças contam com consoles Nintendo Wii e um serviço de babás enquanto os pais aguardam por seus voos. Atualmente, de forma progressiva, a companhia aérea está introduzido em suas aeronaves A320 o serviço OnAir, que permite ao passageiro utilizar seu telefone celular durante o voo, desfrutando da flexibilidade de enviar e receber mensagens SMS ou MMS, e-mail ou navegar na internet através de um smartphone ou notebook. Além de toda essa excelência, o programa de milhagens da companhia, batizado de Privilege Club e lançado em 2000, é considerado um dos melhores do mundo.


Uma parceria bilionária 
A QATAR AIRWAYS se orgulha de dar suporte a uma variedade de iniciativas locais e internacionais, que faz parte de uma estratégia de marketing cujo objetivo é expandir a visibilidade da marca e estabelecer relacionamentos duradouros e leais com seus clientes. A partir de julho de 2013 a QATAR AIRWAYS se tornou a principal patrocinadora do Barcelona pelos próximos três anos (um contrato no valor de €100 milhões). Segundo o principal executivo da empresa essa parceria única entre o melhor clube do mundo e a melhor companhia aérea do mundo, elevará as marcas para uma nova plataforma no cenário global, compartilhando os mesmos valores: apaixonados em serem os melhores no que fazem.


Para celebrar essa parceria bilionária foi criado um filme publicitário sensacional, cuja produção é irretocável. No filme o Barcelona foi transformado em um país (uma ilha no meio do oceano). E, ao desembarcar por lá, uma comissária de bordo da QATAR AIRWAYS é recebida na imigração pelo jogador Piqué, tem uma pequena ajuda de Neymar ainda no aeroporto, pode ver Iniesta mostrando suas habilidades artísticas ao pintar um mural e até mesmo Lionel Messi atuando como professor em uma escola de artes. Após conhecer um pouco do país onde a arquitetura segue as linhas futebolísticas e quase tudo tem as cores do Barcelona – azul e grená - a bela comissária termina assistindo um jogo do Barcelona em pleno Camp Nou. Assista ao filme abaixo.

   

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por pequenas alterações ao longo dos anos. Em 2006, a marca adotou uma tipografia de letra mais sofisticada e, o principal símbolo da companhia aérea, o antílope da espécie Oryx, foi posicionado do lado direto.


Os slogans 
World’s 5-star airline. 
Taking you more personally.


Dados corporativos 
● Origem: Catar 
● Fundação: 22 de novembro de 1993 
● Fundador: Família Real do Catar 
● Sede mundial: Doha, Catar 
● Proprietário da marca: Qatar Airways Company Q.C.S.C. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Akbar Al Baker 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Frota: 125 
● Destinos: + 128 
● Passageiros transportados: 18 milhões (2012) 
● Programa de milhagem: Qatar Airways Privilege Club 
● Hub principal: Aeroporto Internacional de Doha 
● Presença global: 70 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 20.000 
● Segmento: Aviação 
● Principais produtos: Aviação comercial e cargueira 
● Concorrentes diretos: Emirates, Etihad Airways, Gulf Air e Royal Jordanian 
● Ícones: O antílope Oryx 
● Slogan: World’s 5-star airline. 
● Website: www.qatarairways.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a QATAR AIRWAYS, considerada a terceira melhor companhia aérea do mundo, voa para mais de 125 destinos em aproximadamente 70 países da Europa, América do Norte, Médio Oriente, Ásia, África, Oceania e América do Sul, através de uma moderníssima frota composta por 125 aeronaves, que possuem idade média de apenas pouco mais de 4 anos. Em 2012, uma das companhias aéreas de maior crescimento mundial, transportou mais de 18 milhões de passageiros. Além disso, a divisão cargueira da empresa cresce em um ritmo acelerado, adicionando novos destinos, atualmente são mais de 35, especialmente no Oriente Médio, Europa e América do Norte. A empresa também possui a subsidiária QATAR EXECUTIVE, que opera desde 2009 seis modernos jatos executivos da canadense Bombardier para realizar voos de altíssimo padrão de conforto e privacidade, quer seja para negócios ou lazer. 

Você sabia? 
Em março de 2009 a companhia aérea lançou um dos voos mais longos do mundo. Partindo de Doha para a cidade de Houston, sem escala, o voo leva aproximadamente 16 horas. 
No dia 13 de outubro de 2010, durante um voo da companhia aérea de Manila para Doha, o piloto de nacionalidade indiana sofreu um ataque cardíaco fatal. O copiloto assumiu o comando da aeronave e pousou em segurança em caráter emergencial na cidade de Kuala Lumpur na Malásia. 

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 9/9/2013

Nenhum comentário: