14.5.11

TIDY CATS

Quem possui gato como bicho de estimação, sabe que apesar de ser um animal limpo, sua urina exala um fortíssimo odor no ambiente. Por isso, no mundo inteiro milhões de proprietários desses bichanos recorrem a marca TIDY CATS, a maneira mais eficiente e segura de atender às necessidades higiênicas do gato com conforto e praticidade, deixando a casa sempre com um cheirinho de casa, como diz o slogan da marca.

A história
Tudo começou em 1947 quando Henry Ed Lowe, que trabalhava junto com seu pai na empresa da família, que vendia absorventes industriais, incluindo serragem e uma argila absorvente chamada “Fuller’s Earth” (utilizada em filtros de água), foi questionado por seu vizinho se conhecia uma solução melhor para utilizar na caixa higiênica de seu gato, pois ele usava cinza ou areia e estava cansado com a sujeira feita pelo bichano. Isto porque a areia e a cinza aderiam nas patinhas do bichano sujando a casa inteira. Foi então que Ed sugeriu utilizar a tal argila absorvente em pequenos grãos de sua empresa. O vizinho ficou satisfeito com o resultado, pois, além da tal argila ser mais absorvente, sua textura ideal permitia que mesmo sendo manuseada e pisada pelos gatos, não esfarelasse ou grudasse nas patas, garantindo assim a limpeza dos locais por onde andava.


Ed teve um palpite de que muitos proprietários de gatos deveriam ter o mesmo problema e resolveu encher dez sacos com a tal argila absorvente, escreveu “Kitty Litter” e deixou como amostra em uma pequena loja de produtos e acessórios para animal de estimação na cidade de Cassopolis, estado do Michigan. Apesar da resistência inicial do dono da loja, que achava pouco provável que as pessoas pagassem 65 centavos por um saco de cinco libras da tal argila, logo os clientes começaram a pedir mais do tal produto e dispostos a pagarem o preço ofertado. Foi então que Ed começou visitar os concursos de gato promovidos pelo país, onde limpava centenas de caixas para higiene dos bichanos em troca de um quiosque para apresentar seu novo produto. Cruzando o país e visitando lojas de animal de estimação locais, ele continuou vendendo a tal argila higiênica no porta-malas de seu veículo.


Rapidamente os proprietários de gatos amaram o produto que absorvia a urina e neutralizava o forte odor. Em 1964 ele resolveu fundar uma empresa para produzir a argila higiênica, que estreou nas pequenas mercearias e lojas de conveniência da época com a marca TIDY CATS. O produto foi batizado assim porque “tidy” significa alguém ou algo que é marcado pela limpeza na aparência ou no hábito. Portanto, TIDY CATS significava gatos limpos, justamente o que o produto oferecia, tanto para os bichanos como para o ambiente da casa. Cada caixa do novo TIDY CATS possuía a garantia de devolução do dinheiro em caso de insatisfação com o produto. Rapidamente o produto se tornou um enorme sucesso no mercado americano, e nos anos seguintes foi lançado no Canadá e outros países. O produto também foi aperfeiçoado com a adição de outros ingredientes para evitar a proliferação de bactérias nas caixas higiênicas. Além disso, a marca ampliou sua linha de produtos com o lançamento de caixas higiênicas para gatos, forros descartáveis e absorventes e desodorizadores.


No início da década de 90, a empresa já era a maior produtora de areia higiênica para gatos com vendas anuais de US$ 210 milhões. Nesta época a empresa foi vendida para a Golden Cat Corporation, que em 1995 seria comprada pela Purina. A partir deste momento a marca assumiu o nome de PURINA TIDY CATS e com a experiência e estrutura da tradicional empresa americana foi introduzida em novos mercados e lançou produtos revolucionários. Hoje em dia, o principal produto da marca TIDY CATS é composto por uma mistura de grãos minerais e naturais, especialmente desenvolvida para proporcionar uma ação rápida e eficaz na absorção de líquidos. Sua composição mineral evita que os odores desagradáveis se dispersem pelo ar. TIDY CATS possui pH neutro, não é corrosivo, é atóxico, o que garante a proteção ao felino sensível a alergias, bem como quaisquer outros riscos à sua saúde. É um produto leve e de fácil transporte e não forma lama o que facilita a limpeza.


A linha do tempo
1982

Lançamento de uma nova fórmula, que além de ser absorvente e neutralizar o odor exalava uma fresca essência, deixando a caixa higiênica dos gatos sempre com um cheirinho de limpa.
1985
Lançamento do TIDY CATS LINNERS, práticos forros descartáveis para caixas higiênicas dos gatos.
1986
Lançamento do TIDY CATS livre de poeira e higienizado com Healthguard, que impedia a proliferação de bactérias nas caixas, criando assim um melhor ambiente para os gatos e seus proprietários.
1989
Lançamento do desodorizador TIDY CATS, facilitando assim a limpeza da caixa higiênica para gatos.
1991
Lançamento do TIDY CATS SCOOP, uma areia higiênica composta por grãos fininhos de Bentonita (argila cinza), um mineral natural que atrai e retém líquido formando pequenos torrões evitando assim o desperdício do produto e facilitando a limpeza.
1998
Lançamento do TIDY CATS MULTIPLE CATS, cuja nova fórmula permitia que a areia higiênica fosse utilizada por mais gatos ao mesmo tempo.
1999
Lançamento de uma formulação com duração mais ampla.
2000
Lançamento do TIDY CATS CRYSTALS, cuja formulação com cristais de gel de silicone fazia o produto durar por até 30 dias pelo alto poder de absorção. Isto porque os cristais eram cobertos por microporos que retinham o odor e liberavam a umidade.
2001
Lançamento do TIDY CATS CRYSTALS BLEND, que misturava a fórmula com cristais com a original.
2008
Lançamento do TIDY CATS BREEZE, um revolucionário sistema composto por uma caixa de higiene com uma base perfurada e uma bandeja protetora; uma pequena pá para recolhimento de detritos; pelotas de argila; e quatro forros altamente absorventes. O novo sistema, muito mais higiênico, permite que a urina passe para a bandeja protetora e seja absorvida pelo forro mantendo a caixa sempre seca e facilitando assim a manutenção e a contenção do odor.


A evolução visual
Ao longo dos anos a identidade visual da marca TIDY CATS passou por algumas alterações. Primeiro perdeu o gato preto, que durante anos foi símbolo da marca, e mais recentemente ganhou uma nova tipologia de letra.


Os slogans
Keeping Your Home Smelling Like Home.
Multiple Strength for multiple cats.


Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Lançamento: 1964
● Criador: Henry Edward Lowe
● Sede mundial:
St. Louis, Missouri
● Proprietário da marca: Nestlé S.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● CEO & Presidente:
W. Patrick (Pat) McGinnis
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global: 30 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 14.000 (Purina)
● Segmento:
Pet Care
● Principais produtos:
Produtos para higiene dos gatos
● Slogan:
Keeping Your Home Smelling Like Home.
● Website: http://www.tidycats.com/

A marca no mundo
Atualmente a marca TIDY CATS, líder absoluta do mercado americano e canadense em seu segmento, é comercializada em mais de 30 países oferecendo uma completa linha de produtos para a higiene dos gatos, como por exemplo, areia, caixas higiênicas, forros absorventes e desodorizadores. A marca mantém um enorme centro de pesquisas e desenvolvimento na cidade de St. Louis, Missouri, conhecido como “The Cattery”, onde estão abrigados 120 gatos que testam todos os produtos da marca antes de serem lançados no mercado.

Você sabia?
Depois de usada, TIDDY CATS pode ser reutilizada no jardim para oxigenar o solo, tornando-se desta forma, um agente favorável à proteção do meio ambiente.

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 14/5/2011

Nenhum comentário: