15.6.11

DECOLAR.COM


Passagens aéreas com desconto para China. Reservas de hotéis, desde econômicos até os mais luxuosos, em praticamente qualquer parte do mundo. Aluguel de carros com rapidez e tarifas especiais. Pacotes de viagens para um fim de semana na montanha, na praia ou até mesmo em uma badalada metrópole. A DESPEGAR.COM, conhecida no Brasil como DECOLAR.COM, proporciona aos passageiros e turistas a capacidade de pesquisar, planejar e reservar seus requisitos de viagens com enorme eficiência e praticidade.  
A história 
A empresa começou a ser idealizada quando o argentino Roberto Souviron ainda fazia seu curso de mestrado em administração de empresa na renomada Universidade Duke, na Carolina do Norte, e realizou várias viagens entre os Estados Unidos e a América Latina experimentando em primeira mão as vantagens de utilizar sites da Internet para comprar suas passagens e fazer reservas de hotéis. Surgia aí uma oportunidade. Ele constatou a falta de um serviço eficiente de viagens on-line para a região latino-americana. Juntamente com outros quatro colegas de curso, Ernesto Cadeiras, Martin Ratellino, Federico Fuchs e Christian Vilate, ele começou a planejar a nova empresa, idealizada com a proposta de proporcionar serviços típicos das agências de viagens, porém alternativamente a estas, através de acesso direto do cliente individual ao site, oferecendo no instante da consulta todas as informações necessárias para que este pudesse planejar a viagem e tomar todas as providências relativas às reservas necessárias, sem sair de sua casa ou do seu escritório.


A viabilização do empreendimento dependia de aportes financeiros de grandes investidores. Depois de muito trabalhar para convencer investidores que o projeto era uma grande ideia, eles conseguiram que a HTMF e o banco Merril Lynch investissem dinheiro para começar a operação. Em agosto de 1999, na ensolarada cidade de Miami, os jovens empreendedores fundaram a DESPEGAR.COM, que tinha como ambição reinventar a indústria turística da América Latina.


Lançada a operação na Argentina em dezembro com o nome de DESPEGAR.COM, rapidamente, após cerca de dois meses, a empresa iniciou suas atividades também no Brasil com o nome de DECOLAR.COM, através de uma associação local. Em maio de 2000 ocorreu um novo aporte financeiro na empresa. Com isso, em apenas oito meses de vida a empresa já havia estabelecido operações em oito países da região latino-americana, incluindo Colômbia, Venezuela, Chile Peru e Uruguai. Em 2002 a empresa anunciou a compra de seu maior rival, o site mexicano Viajo (www.viajo.com), o que possibilitou atingir os maiores mercados da América Latina oferecendo serviços pela Internet no setor de turismo.


Nos anos seguintes, oferecendo produtos de alta qualidade (como por exemplo, garantir os melhores preços para viagens, caso contrário bonifica seus consumidores em até US$ 100) e eficiência no atendimento, a empresa aproveitou as oportunidades oferecidas pelo segmento de turismo, e cresceu à passos largos. Além disso, a empresa percebeu que muitos clientes pesquisavam preços e pacotes pela Internet, mas preferiam fechar negócio por telefone, e instalou uma central de atendimento em todos os países em que atuava. O ano de 2009 foi marcado pelo ingresso da empresa no Equador, Panamá e Costa Rica, além do lançamento da unidade de negócios brasileira centrada em vendas de hospedagem em hotéis.


Mais recentemente, em 2012, a empresa lançou seu primeiro aplicativo grátis para smartphones e tablets, que tem como intuito facilitar a reserva de hotéis e a compra de passagens aéreas com praticidade, segurança e mobilidade. No Brasil a empresa também vem aumentando sua exposição na mídia de maneira contínua e consistente através de campanhas que utilizam celebridades, como por exemplo, o tenista Guga, as cantoras Preta Gil e Daniela Mercury, os atores Marcelo Serrado, Bruno De Luca, Kayky Brito e Ricardo Tozzi, e as atrizes Deborah Secco, Nathalia Dill e Giovanna Antonelli.


Com investimentos e inovações importantes, a empresa foi responsável por apresentar ao mercado e aos consumidores latinos americanos uma nova maneira de planejar e comprar férias e viagens. Um dos diferenciais introduzidos pela empresa foi o poder dado ao viajante de montar seu próprio pacote, combinado as opções de voo e hospedagem mais adequadas ao seu perfil de consumo. Associando os melhores preços com o pagamento em parcelas, a DECOLAR.COM possibilitou o acesso ao turismo pelas mais variadas classes sociais. E por meio das recomendações ou críticas dos usuários, o site classifica os hotéis disponíveis de acordo com a opinião dos próprios hospedes. Dessa forma, busca melhorar sempre a experiência de compra entre clientes e fornecedores, ressaltando ainda os benefícios que a tecnologia pode trazer para o turismo.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por uma alteração há anos atrás. O logotipo ganhou uma nova tipografia de letra mais arredondada, além da inclusão de outro ícone: uma campainha de balcão, tão tradicional nas recepções de hotéis.


Os slogans 
El mejor precio para tu viaje. (espanhol) 
O melhor preço para sua viagem. (Brasil) 
A agência de viagens Nº 1 em preços e serviços.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1999 
● Fundador: Roberto Souviron, Ernesto Cadeiras, Martin Ratellino, Federico Fuchs e Christian Vilate 
● Sede mundial: Miami, Flórida 
● Proprietário da marca: Despegar.com, Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Roberto Souviron 
● Faturamento: US$ 420 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 21 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 3.000 
● Segmento: Agência de viagens on-line 
● Principais produtos: Passagens aéreas, reservas de hotéis e pacotes turísticos 
● Concorrentes diretos: Travelocity, Expedia, Orbitz, CVC, Submarino Viagens e Hotel Urbano 
● Ícones: O avião azul de seu logotipo 
● Slogan: O melhor preço para sua viagem. 
● Website: www.decolar.com 

A marca no mundo 
Atualmente a empresa é a agência de viagens on-line líder absoluta na América Latina, operando em 21 países como Argentina, Brasil, Estados Unidos, Chile, México, Peru, Colômbia, Porto Rico e Espanha. Por meio de seu portal é possível reservar e comprar viagens em tempo real, a partir de uma ampla rede formada por mais de 750 companhias aéreas, 200 cruzeiros marítimos, 180 mil hotéis, 70 locadoras de veículos e milhares de pacotes turísticos nacionais e internacionais. Além dos serviços prestados via Internet, os clientes também podem utilizar o call center da empresa por meio do telefone, que recebe anualmente mais de 3.8 milhões de ligações. Por ano, são realizadas mais de 30 milhões de consultas em toda a rede internacional DESPEGAR.COM, cujo faturamento é estimado em aproximadamente US$ 420 milhões. Em breve a empresa possui planos de abrir o capital na Nasdaq, a bolsa eletrônica americana. 

Você sabia? 
A Decolar.com ainda concentra 70% de seus negócios na venda de aproximadamente 700 mil passagens aéreas por mês. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 1/8/2013

2 comentários:

IDEOmaniaco! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
HotelViagem - Passagens Aéreas disse...

É incrível a quantidade de opções da decolar.com, muito boa mesmo. A empresa está de parabéns!