7.6.11

MONROE

Um item imprescindível para garantir a segurança, conforto e estabilidade dos automóveis está bem escondido sob a carroceria. São os amortecedores, responsáveis por fazer com que o carro ande sem sentir o impacto das imperfeições e buracos das pistas, evitando também que os pneus furem. E a MONROE, com seus tradicionais amortecedores amarelos ou pretos, é presença constante em milhões de automóveis no mundo, oferecendo segurança para um deslocamento tranqüilo e suave.

A história
A história começou em 1916 quando o mecânico August F. Meyer fundou a Brisk Blast Manufacturing Company, uma empresa sediada na cidade de Monroe, estado americano do Michigan, criada para fabricar bombas de pneus para o setor automobilístico, que na época estava em franco desenvolvimento. Pouco depois, em 1918, Charles S. McIntyre, proprietário de uma concessionária Dodge, se tornou sócio e presidente da empresa. Em 1919, já era a empresa perfeita para o lendário Ford T, pois dispunha da primeira bomba auto-lubrificada para pneus com um único tubo. As vendas ultrapassaram US$ 2 milhões devido aos condutores de automóveis enfrentarem uma situação comum na época: pneus furados. Ainda nesse ano a empresa foi rebatizada de MONROE AUTO EQUIPMENT COMPANY e em 1926 introduziu o primeiro amortecedor (hidráulico e com pistão vertical interno), então chamado de eliminador de choques, para complementar as vendas das bombas de pneus drasticamente afetadas pela introdução do pneu sobressalente (o famoso estepe) e com a disponibilização gratuita de ar comprimido na maior parte dos postos de serviço.


O novo produto foi uma revolução, afinal, a falta dos amortecedores trazia inúmeros transtornos aos motoristas. As irregularidades do solo deixavam o carro bastante instável, o motorista perdia facilmente o controle nas curvas, pois a inclinação do veículo não era compensada. Além disso, a ausência do equipamento provocava um excesso de vibração que passava das rodas para a carroceria, fazendo com que os pneus furassem constantemente devido ao extremo impacto que sofriam. A MONROE continuou a inovar, e inventou o primeiro amortecedor hidráulico de dupla ação do mundo em 1929. O novo produto utilizava tecnologia que tornava o amortecedor capaz de suportar grandes impactos.


No início dos anos 50, a MONROE inovou mais uma vez ao lançar no mercado o amortecedor telescópico de dupla ação. O produto recebeu este nome porque sua estrutura se assemelha a de um telescópio, com o pistão e a haste deslizando dentro do tubo de pressão. Outra novidade estreou no mercado em 1957: o amortecedor traseiro para veículos com carga. Ainda nesta década a MONROE lançou sua primeira campanha publicitária nacional. Na década de 60, o amortecedor Monro-Matic se tornou peça original de fábrica de quase todos os veículos produzidos nos Estados Unidos. O lançamento da marca e a criação de uma subsidiária européia em 1964 assinalou uma nova fase no crescimento da empresa, que dominava o mercado norte-americano. Uma fábrica foi estabelecida na cidade de St. Truiden, perto de Bruxelas na Bélgica. No seu primeiro ano de funcionamento, a nova planta já produzia 3 mil amortecedores por dia. Somente em 1974 a MONROE chegou ao Brasil.


Pouco depois, em 1977, a empresa foi adquirida pela Tenneco Inc., que havia iniciado seus negócios na área automotiva uma década antes. Administrada pelos novos proprietários, a MONROE rapidamente ascendeu a um dos maiores fornecedores de amortecedores para montadoras (equipamento original) e aftermarket (reposição) em todo o mundo. Nas últimas décadas a marca lançou amortecedores e molas revolucionárias como Monroe® Sensa-Trac (1991); amortecedor que proporcionava uma condução suave em qualquer condição de terreno; e Monroe Reflex® (1999), um amortecedor que absorve o impacto e depois fecha em 15 milésimos mantendo um controle firme. A marca continuou seu processo de inovação, tanto que em 2002, lançou o sistema de suspensão de controle eletrônico contínuo (CES) e o amortecedor dependente da freqüência (FDD). A partir de 2006, dentre as iniciativas ligadas ao lançamento do novo slogan “Monroe is More” estava a mudança de cor dos amortecedores, que passaram a ser pretos ao invés dos tradicionais amarelos.


Campanhas que fizeram história
No mundo inteiro, a campanha TRIÂNGULO DA SEGURANÇA da MONROE recorda aos motoristas que os amortecedores podem influenciar no comportamento dos freios, da direção e da estabilidade do veículo. Desta maneira, incentiva os usuários que se dirijam com seus veículos ao seu mecânico habitual para realizar uma revisão do TRIÂNGULO DA SEGURANÇA que testará os elementos do referido triângulo para determinar seu bom funcionamento.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1916
● Fundador:
August F. Meyer
● Sede mundial:
Lake Forest, Illinois
● Proprietário da marca:
Tenneco Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman & CEO:
Gregg Sherill
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global:
+ 50 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 22.000 (Tenneco)
● Segmento: Automotivo
● Principais produtos:
Amortecedores, molas e sistemas de suspensão
● Ícones: A cor amarela dos amortecedores
● Slogan:
Monroe is More.
● Website: www.monroe.com

A marca no mundo
Hoje em dia a MONROE, uma subsidiária da Tenneco, é líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, molas e componetes para suspensão, e está presente em 14 países com 22 unidades industriais instaladas nas Américas do Norte e Sul, Europa, Ásia e Austrália. Seus produtos são vendidos em mais de 50 países ao redor do mundo. No Brasil, a MONROE produz mais de 22 mil amortecedores por dia para veículos leves, pesados e utilitários de várias marcas. Na Europa o centro de excelência de pesquisa e desenvolvimento de sistemas de suspensão avançada da MONROE está localizado na cidade de St. Truiden na Bélgica. Os amortecedores MONROE estão presentes nas maiores montadoras do mundo, entre elas Audi, BMW, Cadillac, Ford, Land Rover, Kia, Mercedes-Benz, Volvo, Porsche, Peugeot, Toyota, Renault, Volkswagen, entre outras.

Você sabia?
A MONROE possui uma completa linha de produto, capaz de atender 95% da atual frota circulante no Brasil.
No Brasil a marca possui o MONROE CLUB, um exclusivo programa de fidelidade para centros automotivos, sucesso absoluto desde 1999.

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 7/6/2011

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