6.7.11

FORNO DE MINAS


Macio por dentro e crocante por fora. O legítimo pão de queijo mineiro da marca FORNO DE MINAS pode ser saboreado quente ou frio, a qualquer momento. No café da manhã, no lanche da tarde, em festas e coquetéis, tudo combina com o delicioso pão de queijo com sabor caseiro da marca mineira: frios diversos, patês, geleia, café, suco, cervejas, refrigerantes, chás, vinho e tudo o que você desejar e imaginar. 

A história 
Há mais de 20 anos, para ser mais preciso desde julho de 1990, o brasileiro descobriu uma nova forma de comer o tradicional pão de queijo. Pela primeira vez, o produto mineiro foi vendido congelado em escala industrial, seguindo rigoroso padrão de qualidade, sem abrir mão do sabor, da textura e dos encantos do quitute. Era o início da pioneira FORNO DE MINAS, empresa fundada pela viúva Maria Dalva Couto Mendonça, com a ajuda de seus dois filhos, Hélida e Helder, e que começou sua produção em uma pequena loja de 40 m² dentro de um shopping center em Belo Horizonte. O que incentivou a fundação da empresa era que Dona Dalva sempre fazia sucesso com sua receita de pão de queijo originária das fazendas do noroeste de Minas Gerais. Para dar início ao novo negócio foi desenvolvido maquinários específicos para a produção do pão de queijo, que faziam movimentos semelhantes aos da dona de casa para bater a massa. O resultado agradou e a marca começou rapidamente a conquistar os brasileiros, que podiam saborear o delicioso pão de queijo quentinho feito no forno de casa.


Pouco depois, em 1992, a grande demanda pelo produto obrigou a empresa a construir uma fábrica em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. Com isso, a produção de pão de queijo que era de 90 kg por dia saltou para 1.200 kg. Em 1995, para garantir a excelência de seus produtos a FORNO DE MINAS adquiriu um moderno laticínio em Conceição do Pará, a 120 quilômetros da capital mineira, fabricando queijos na especificação ideal para a sua receita, garantindo assim padronização e qualidade de todos os seus produtos. Isto porque, o queijo da receita original – o canastra – teve que ser substituído por um pasteurizado, por conta de exigências microbiológicas das autoridades que regulam o setor de alimentos. Como a receita não dava certo com esse tipo queijo, a empresa resolveu produzir o próprio queijo. Em 1999 a família vendeu a empresa e a marca para a multinacional americana Pillsbury (que depois seria incorporada pela General Mills), em um negócio estimado em R$ 80 milhões. Nesta época a empresa possuía uma fábrica em Contagem, empregava 600 pessoas, sua produção chegava a 1.6 mil toneladas de pão de queijo mensais e o produto já era exportado para outros países.


Porém, uma década de má administração (incluindo a mudança na formulação do tradicional pão de queijo, que passou a conter apenas 2% de queijo contra os 20% da receita tradicional) quase colocou tudo a perder. Após assistir ano após ano a participação de mercado da marca minguar e se tornar um “problema sem solução” para a General Mills, que cogitou inclusive acabar com a marca, em maio de 2009, a família Mendonça recomprou a marca FORNO DE MINAS e a fábrica e voltou ao mercado no ano seguinte com a antiga receita do tradicional pão de queijo que conquistou milhões de brasileiros. Com receitas aprimoradas, a quantidade de queijo foi aumentada seis vezes, o gosto caseiro voltou e a FORNO DE MINAS começou a reconquistar o mercado.


Depois de investir R$ 20 milhões em equipamentos e pesquisas de desenvolvimento, a FORNO DE MINAS apresentou um novo mix de produtos para o segmento Food Service em 2010: folhados de diversos sabores (presunto e queijo, palmito, frango, banana com canela e chocolate), que tinham massa crocante e recheio cremoso; e o tradicional pão de batata. Além disso, a marca introduziu para o consumidor os pães de queijo light (contém 62% menos gordura e redução de 35% no sódio, ideal para quem busca uma dieta equilibrada sem abrir mão do sabor), gourmet (preparado a partir de queijos especiais, com processos de maturação diferenciados) e coquetel (pães de queijo menores que os tradicionais). Em 2011 a linha de folheados foi lançada para venda em supermercados, estreando novas embalagens. Além disso, ocorreu o lançamento de novos produtos, como por exemplo, os palatinos de queijo, o pão de queijo assado, tortinhas, empadas (frango e frango com requeijão) e empanadas (carne, quatro queijos e frango). Em 2012, tendo como objetivo conquistar um público mais jovem, a marca lançou waffle congelado nas versões tradicional e light integral. No ano seguinte a marca ampliou seu mix de produtos com o requeijão cremoso, nas versões Tradicional e Light. O novo produto possui o selo da tradição e qualidade da marca mineira dona de uma das mais especiais e famosas receitas de pão de queijo do mercado brasileiro.


Desde que reassumiu o comando da empresa, a meta da família tem sido depender menos do pão de queijo, para ganhar escala e atrair novos consumidores. Mas isso não significa virar as costas para a sua principal guloseima. O pão de queijo ganhou até uma versão pré-assada, que exige menos tempo de forno (cinco minutos, contra meia hora da congelada). Além do mercado nacional, a empresa também está empenhada em aumentar os níveis de exportação dos produtos, em especial o tradicional pão de queijo, participando de importantes feiras internacionais para apresentar seus produtos aos mais variados paladares e públicos. A estratégia é ampliar suas vendas para o Oriente Médio, já que a empresa possui a certificação Halal (para mercados islâmicos).


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por pequenos ajustes ao longo dos anos. Em 2010 a marca apresentou sua nova identidade visual, que pouco defere da antiga, a não ser pela curvatura do traço embaixo do nome.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1990 
● Fundador: Dalva Mendonça 
● Sede mundial: Contagem, Minas Gerais, Brasil 
● Proprietário da marca: Forno de Minas Alimentos S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Hélder Couto Mendonça 
● Faturamento: R$ 150 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 7 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 800 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Pães de queijo, pães de batata e folheados 
● Concorrentes diretos: Sadia, Seara, Yoki, Casa do Pão de Queijo e Catupiry 
● Slogan: Bom demais. 
● Website: www.fornodeminas.com.br 

A marca no mundo 
A FORNO DE MINAS está presente com seus produtos em quase todo o território brasileiro em mais de 18 mil pontos de venda. Além disso, a empresa vende regularmente seu tradicional pão de queijo para os Estados Unidos, Canadá, Portugal, Inglaterra, Uruguai e Chile. Hoje em dia a empresa atua em dois segmentos: Varejo (produtos congelados comercializados em supermercados, padarias, etc.) e Food Service (produtos comercializados em bares, hotéis, restaurantes, cantinas de escola e lojas de conveniência). Atualmente, a capacidade de produção da empresa é de 3.020 toneladas de produtos por mês. Em 2013 foram 14.231 toneladas fabricadas. A empresa possui unidade industrial em Contagem e um laticínio em Conceição do Pará, interior do estado de Minas Gerais, que hoje é a Laticínios Condessa. O laticínio tem uma produção de 550 toneladas de queijo por mês. O excedente de produção é vendido a clientes como Kraft Foods, Kerry Foods, Polenghi, Cargill e Dr. Oetker. 

Você sabia? 
A FORNO DE MINAS produz o pão de queijo preferido pelos brasileiros, sendo líder no segmento com 48% de participação nos supermercados nacionais (dados ACNielsen de agosto de 2014). 
Preocupada com o meio ambiente e sustentabilidade, a empresa trata 100% da água que é utilizada dentro da indústria, da área administrativa e cozinha. A empresa conta ainda com um completo laboratório de análise microbiológica e fisioquímica, que avalia desde as matérias primas até o produto acabado. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Época Negócios, Isto é Dinheiro e EmbalagemMarca), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 17/10/2014

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