20.7.11

NETSHOES


O mercado de materiais esportivos no Brasil tem uma estrela na internet que atende pelo nome de NETSHOES. Em pouco mais de uma década a empresa já mostrou que seu esporte preferido é lucrar na web. Vendendo uma enorme variedade de equipamentos esportivos a NETSHOES se transformou em um dos gigantes do varejo eletrônico brasileiro e da América Latina, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, para levar artigos esportivos e de lazer para todos os cantos do Brasil. Para a NETSHOES, não basta bater metas. É preciso quebrar recordes. 

A história 
O caminho de sucesso da NETSHOES teve início exatamente no dia 5 de fevereiro de 2000, quando o jovem empresário de origem armênia Márcio Kumruian resolveu investir aproximadamente R$ 70 mil para inaugurar uma pequena loja na Rua Maria Antonia em Higienópolis, tradicional bairro da capital paulistana. Márcio adotou o prefixo Net, mesmo operando uma loja de rua e sem ter nenhum plano de vender sapato pela web. Inicialmente a loja, que tinha apenas dois vendedores, comercializava sapatos femininos e aos poucos ingressou no segmento de tênis, a preços bem convidativos, tomando o caminho natural do mercado esportivo. Foi com esse foco que o negócio se expandiu, com a abertura de oito lojas espalhadas pela cidade de São Paulo, dentro de academias e shopping centers. Os rumos da empresa começariam a mudar logo no ano seguinte, quando Márcio e sua equipe passaram a comercializar artigos pelo MercadoLivre, popular plataforma online de compra e venda de produtos.


Mas a loja virtual somente se consolidaria em 2002 com o lançamento de seu comércio eletrônico, unindo a opção de oferecer mais comodidade aos clientes a uma abrangência de vendas em todo o território nacional, facilitando assim a prática esportiva de milhões de brasileiros. No início, a NETSHOES deu seus primeiros passos no e-commerce sob o guarda-chuva de um projeto pioneiro de shopping virtual, mantido pelo Banco Real, na época em que começavam a surgir os grandes players do comércio eletrônico nacional. O sucesso da loja virtual, que garantia agilidade, qualidade e segurança na prestação de serviços, e a perspectiva de crescimento levaram a empresa a atuar exclusivamente na internet (que na ocasião era responsável por 70% das vendas da empresa), encerrando assim todas as suas atividades com lojas físicas no ano de 2007. Desde então, o crescimento da empresa segue a um ritmo superior ao da média de mercado, de 40% ao ano. No mercado, há expectativa de crescimento ainda maior da NETSHOES nos próximos anos, em especial pela aproximação da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016, que serão realizadas no país. Em virtude disso, no mês de novembro de 2010, a empresa recebeu um aporte de valor não divulgado do fundo americano Tiger Global, que tem investimentos em empresas como LinkedIn e MercadoLivre.


O enorme sucesso da empresa está estritamente relacionado aos seus feitos de pioneirismo digital. Afinal, a NETSHOES foi uma das primeiras empresas brasileiras a adotar sistemas de personalização de dados para recomendação de produtos. Atualmente, o site recebe aproximadamente 1.000 avaliações de produtos por dia, um prato cheio para aprimorar indicações para diferentes perfis de clientes — e, consequentemente, para aumentar vendas. A empresa também inovou ao dedicar atenção especial à apresentação e à visualização dos produtos no site, uma questão crítica para a venda online de itens de uso pessoal, como roupas ou tênis, em geral mais suscetíveis a devoluções do que artigos de outras categorias. Em 2011, a empresa iniciou sua internacionalização com o começo das operações na Argentina e no México. No mesmo período lançou sua plataforma móvel, passando a ser a primeira empresa de artigos esportivos do país a ter comércio pelo celular. Além do site móvel, lançou também uma versão para tablets. Além disso, também avançou silenciosamente em outros nichos. Além das camisas de times, chuteiras e aparelhos de ginástica, começou a oferecer celulares, motos elétricas infantis e games (muitos sem nenhuma temática esportiva). Em 2014, como parte de seu reposicionamento no mercado, além de uma nova identidade visual, a marca apresentou uma mudança na comunicação verbal, menos formal, mais descontraída, esportiva e direta.


Nos bastidores da NETSHOES, que despacha uma média de 2.5 milhões de produtos por ano, o negócio precisa funcionar com a precisão de um relógio suíço. A partir do instante em que o consumidor finaliza a compra, a empresa tem duas horas para aprovar o crédito, embalar e despachar o produto. A promessa é de entrega em até 48 horas, dependendo da região onde o consumidor esteja. Para garantir a satisfação dos clientes, todos os produtos vendidos no site podem ser trocados caso o tamanho escolhido de uma peça não seja o ideal (a empresa registra entre 4 e 4.5% de taxa de retorno ou devolução). Para isso, a NETSHOES conta com uma central de relacionamento formada por uma equipe de atendentes disponíveis 24 horas por dia, treinados para atender uma média de 65 mil solicitações por mês.


Visando fomentar o esporte nacional, a NETSHOES vem investindo para atingir este objetivo. A empresa foi patrocinadora do Santo André de 2009 até a final do Campeonato Paulista em 2010; realizou patrocínio pontual com a equipe do Santos na reestréia de Robinho, equipe da qual é a atual patrocinadora, assim como do Atlético-PR, Bahia e dos jogos da Seleção Brasileira de Futebol. Ainda é patrocinadora do Novo Basquete Brasil (NBB). Mais recentemente, em 2013, a NETSHOES lançou no Brasil a loja virtual do UFC (Ultimate Fighting Championship) oferecendo mais de 2.000 produtos oficiais. Afinal, para a NETSHOES cada pessoa possui uma relação diferente com o esporte, que pode ser uma caminhada no final de semana, uma atividade de alto desempenho ou até mesmo o simples gesto de torcer por seu clube do coração. A NETSHOES é uma marca democrática como o esporte e é para os atletas de todos os níveis.


A evolução visual 
O logotipo da marca NETSHOES passou por algumas modificações ao longo dos anos. A primeira alteração ocorreu em 2007, após o fechamento das lojas físicas, com o acréscimo do termo “com.br” e de dois símbolos (amarelo e laranja). Algum tempo depois a expressão “com.br” foi definitivamente retirada do logotipo. No início de 2014 a marca apresentou sua nova e totalmente remodelada identidade visual, que tem como um dos objetivos da mudança do logotipo é transmitir movimento e energia do esporte aos consumidores. Além de uma nova tipografia de letra, marca passou a adotar uma ampla paleta de cores mais vivas como prosa, roxo, laranja, amarelo, verde e azul.


Com a adoção desta nova paleta de cores a identidade visual da marca se tornou extremamente dinâmica e versátil em sua aplicação.


Os slogans 
Sem limites entre você e o esporte. 
Todo mundo tem um esporte. O nosso é facilitar o seu. 
A sua loja de esportes na Internet.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 5 de fevereiro de 2000 
● Fundador: Márcio Kumruian 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Grupo Netshoes 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Márcio Kumruian 
● Faturamento: R$ 1.3 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 3 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 2.300 
● Segmento: Comércio eletrônico 
● Principais produtos: Materiais e equipamentos esportivos 
● Principais concorrentes: Centauro, Daifiti e Submarino 
● Slogan: Sem limites entre você e o esporte. 
● Website: www.netshoes.com.br 

A marca no mundo 
Hoje em dia a NETSHOES oferece aproximadamente 40 mil itens e equipamentos para os mais variados esportes, incluindo futebol, tênis, basquete, vôlei, handebol, ciclismo, corrida, skate, artes marciais e automobilismo, que são entregues em todo território nacional, Argentina e México, onde mantém operações próprias. Para completar o mix, ainda oferece uma variedade de artigos de moda casual e administra a operação virtual das lojas oficiais de clubes como Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Bahia, Cruzeiro, Coritiba, Vasco, Seleção Mexicana de Futebol, Chivas, Pumas, Monterrey, Club América e Cruz Azul, sendo também representante oficial de produtos da NBA na América Latina e, no Brasil, da seleção brasileira de futebol e responsável pela administração das lojas virtuais de algumas marcas esportivas, como por exemplo, Oakley, Puma, Havaianas, Timberland, Topper e Mizuno. Para dar respaldo operacional a toda essa operação, a empresa conta com um centro de distribuição (com mais de 16.000 m²) em Barueri (SP) totalmente automatizado para garantir a entrega dos produtos com agilidade e segurança. Desde sua fundação a empresa já realizou mais de 17 milhões de entregas. 

Você sabia? 
A NETSHOES atingiu o status de loja virtual mais visitada do país, sendo líder no segmento puramente esportivo, de acordo com o estudo desenvolvido pela comScore. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e Veja), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 23/2/2014

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante seu blog. Gostaria de sugerir que você fizesse sobre empresas de ônibus.

Anônimo disse...

Sensacional,muito bom, sou estudante de Marketing e gosto muito de ficar interado sobre as diversas marcas que você aborda com muita propriedade.Parabéns amigo!!!

Anônimo disse...

Excelente!!

SONIC ENQUETES disse...

Bom dia, fui logo nessa marca quando me deparei com a inspiração pra reinventar as vendas pela internet, e venho lhe sugerir algo como amigo, pode ser um passa-tempo, um lazer mas, seu blog não tem favcon, seria legal criar :) isso torna seu blog diferenciado.
O meu é ejmportsbrasil.blogspot.com e o sonicenquetes.blogspot.com
Sucesso amigo. Gostei do blog. Demais!
Abraços
Eduardo

Gil Freitas disse...

Sem dúvida a Netshoes é atualmente a melhor loja de artigos esportivos do Brasil.