15.7.11

TRAVEL CHANNEL


Através dos programas exibidos no TRAVEL CHANNEL é possível captar a fascinação, liberdade e diversão que existe em viajar e explorar as belezas do mundo. Conhecer os destinos mais populares do mundo, ou até mesmo os mais exclusivos e longínquos, entrar em contato com culturas tão variadas e receber dicas preciosas para aproveitar o máximo à estadia em grandes e pitorescas cidades do planeta, é possível sem sair do conforto do sofá. Por isso, o TRAVEL CHANNEL é o seu passaporte para grandes aventuras turísticas. 

A história 
O primeiro canal de televisão por assinatura, exclusivamente voltado para viagens e turismo, foi criado pela companhia aérea Trans World Airlines (que viria a encerrar suas operações em 2001) e foi ao ar pela primeira vez no dia 1 de fevereiro de 1987, inicialmente com o nome THE TRAVEL CHANNEL. Segundo muitos, o canal foi criado em uma tentativa de aumentar o fluxo de passageiros da então companhia aérea. Inicialmente o novo canal tinha uma programação que mostrava vários destinos e atrações turísticas ao redor do mundo, como safáris na África, tour por grandes hotéis e peculiaridades e dicas culturais de inúmeras cidades em todos os continentes. Nos anos seguintes o canal diversificou sua grade de programação, foi lançado em outros países e vendido para a Landmark Communications, na época, proprietária de vários jornais americanos e do canal de previsões meteorológicas The Weather Channel.


Somente no dia 10 de maio de 1996, o Brasil ganhava mais uma opção entre os canais de variedades: o TRAVEL CHANNEL. O canal já havia estreado nos países de língua espanhola poucos meses antes, em outubro de 1995, onde atingiu a marca de dois milhões de assinantes em apenas dois meses de operações. Entre as produções em destaque na programação, estavam: “Um Passo da Aventura”, com roteiros de eco-turismo; “Grandes Cidades”, que mostrava as maiores e mais importantes cidades do mundo; e “Bilhete aos Estados Unidos”, que destacava as cidades e territórios norte-americanos. Ainda sem um sinal exclusivo para o Brasil, o TRAVEL CHANNEL contava inicialmente com apenas seis horas da programação adaptada ao português e o restante em espanhol. Com o passar do tempo e aumento do prestígio do canal junto aos assinantes brasileiros, a programação foi gradativamente adaptada ao nosso idioma.


Embora com um futuro promissor, o TRAVEL CHANNEL não teve uma trajetória duradoura. Com pouco mais de dois anos de transmissões, o canal teve a sua estrutura adquirida pela Discovery Networks e foi relançado na América Latina como o “Novo Travel Channel: People+Arts”, uma prévia do que seria o futuro canal de variedades People+Arts, desenvolvido em parceria com a BBC (British Broadcasting Corporation). Aos poucos, o canal foi sendo substituído pelo Discovery Travel & Living, passando a existir somente nos Estados Unidos. Em 2007 a Cox Communications adquiriu seus direitos e reposicionou o canal no mercado, lançou a versão em alta definição (HD) e expandiu a marca para dispositivos móveis, aumentando também sua presença na internet. No início de 2016, o TRAVEL CHANNEL foi novamente vendido, desta vez para a empresa Scripps Networks Interactive. Porém, em março de 2018 a Discovery Inc. recomprou o canal, que voltou a fazer parte de seu enorme portfólio. Hoje em dia seus programas transportam milhões de espectadores de todo o mundo, através de viagens de luxo e missões culinárias até aventuras de mochila e jornadas épicas.


Entre as produções que tiveram destaque no canal estão: Bizarre Foods with Andrew Zimmern (o chefe de cozinha Andrew Zimmern viaja o mundo atrás de peculiaridades gastronômicas e acaba por experimentar as mais estranhas e bizarras comidas); Culture Shock (apresentado por Shenaz Treasurywala, mostra costume peculiares e tradições bizarras de várias culturas ao redor do mundo); Anthony Bourdain: No Reservations (apresentado pelo renomado Anthony Bourdain, mostra uma mistura de gastronomia com interessantes viagens turísticas, sempre em busca dos melhores e mais exóticos ingredientes); Expedition Unknown (narra as aventuras de Josh Gates ao investigar lendários mistérios em todo o mundo) e Great Hotels (onde Samantha Brown percorre e experimenta grandes e pitorescos hotéis).


A evolução visual 
Ao longo dos anos o TRAVEL CHANNEL foi vendido inúmeras vezes e sua identidade visual para o mercado americano acompanhou estas mudanças, sempre com o objetivo de passar aos telespectadores os valores da marca. A primeira mudança ocorreu em 1998, quando a Discovery Networks adquiriu o canal, que perdeu o THE no nome. O logotipo então ganhou uma nova tipografia de letra, cores mais vibrantes e o tradicional globo terrestre, um símbolo comum dos canais da Discovery. Esse logotipo passaria por duas pequenas remodelações em 1999 (quando adotou nova tipografia de letra e cores mais vivas) e 2000 (com novas combinações de cores).


Em março de 2002 a identidade visual foi completamente remodelada com nova tipografia de letra e novas disposições dos elementos básicos. Pouco depois, em 2006 o logotipo foi alterado de forma radical, adotando uma letra “T” estilizada na cor laranja. Nas mãos de novos proprietários, em 2007, o globo terrestre foi substituído por uma espécie de órbita azul e uma nova tipografia de letra foi adotada. Pouco depois, em 2008, o logotipo ganhou novas cores e nova tipografia de letra.


Já em 2010, a órbita azul foi retirada da identidade visual da marca. No início de 2011, o logotipo da marca foi mais uma vez alterado, ganhando um visual extremamente limpo e uma nova cor (azul-clara). Dois anos mais tarde um fundo azul-claro foi acrescentado. E finalmente, em 2014, o logotipo ganhou uma nova combinação de cores.


Já para o resto do mundo a marca utilizou durante muitos anos uma identidade visual diferente do mercado americano. E essa identidade visual também evoluiu ao longo dos tempos. Em 1994, quando o canal foi lançado na Europa o logotipo era completamente diferente ao do utilizado nos Estados Unidos. Depois de uma remodelação radical em 2000, no ano de 2013 o logotipo foi alinhado com o do mercado americano.


Os slogans 
Travel Moves You. (2013) 
Travel Here. (2011) 
TV that takes you there. (1994, Internacional)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1 de fevereiro de 1987 
● Criador: Trans World Airlines 
● Sede mundial: Chevy Chase, Maryland, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Discovery Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO & Presidente: David Zaslav 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Assinantes: 200 milhões 
● Presença global: 130 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 350 
● Segmento: Comunicação 
● Principais produtos: Programas sobre turismo, viagens e gastronomia 
● Concorrentes diretos: Discovery Travel & Living 
● Slogan: Travel Moves You. 
● Website: www.travelchannel.com 

A marca no mundo 
O TRAVEL CHANNEL, que apresenta uma perspectiva única sobre a experiência de viagem, é transmitido para 130 países da Europa, Oriente Médio, África, Estados Unidos e Ásia-Pacífico em 21 idiomas diferentes. Hoje em dia o TRAVEL CHANNEL possui aproximadamente 92 milhões de assinantes somente nos Estados Unidos. A marca ainda oferece entretenimento através de dispositivos móveis (celulares) e internet (site e blog). 

Você sabia? 
A versão em alta definição (HD) do TRAVEL CHANNEL foi oferecida pela primeira vez em 2008. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 22/5/2018

Um comentário:

johnbass disse...

legal curto muitos programas assim que nos ajudam a aprender a viajar ou criar coisas novas obg