15.7.11

TRAVEL CHANNEL

Através dos programas exibidos no TRAVEL CHANNEL é possível captar a fascinação, liberdade e diversão que existe em viajar. Conhecer os destinos mais populares do mundo, ou até mesmo os mais exclusivos e longínquos, entrar em contato com culturas tão variadas e receber dicas preciosas para aproveitar o máximo a estadia em grandes e pitorescas cidades do planeta, é possível sem sair do conforto do sofá. Por isso, o TRAVEL CHANNEL é o seu passaporte para grandes aventuras turísticas.

A história
O primeiro canal de televisão por assinatura, exclusivamente voltado para viagens e turismo, foi criado pela companhia aérea Trans World Airlines e foi ao ar pela primeira vez no dia 1 de fevereiro de 1987. Segundo muitos, o canal foi criado em uma tentativa de aumentar o fluxo de passageiros da companhia aérea. Inicialmente o novo canal tinha uma programação que mostrava vários destinos e atrações turísticas ao redor do mundo, como safáris na África, tour por grandes hotéis e peculiaridades e dicas culturais de inúmeras cidades em todos os continentes. Nos anos seguintes o canal diversificou sua grade de programação, foi lançado em outros países e vendido para a Landmark Communications, na época, proprietária de vários jornais americanos e do canal de previsões meteorológicas The Weather Channel.


Somente no dia 10 de maio de 1996, o Brasil ganhava mais uma opção entre os canais de variedades: o TRAVEL CHANNEL. O canal já havia estreado nos países de língua espanhola poucos meses antes, em outubro de 1995, onde atingiu a marca de dois milhões de assinantes em apenas dois meses de operações. Entre as produções em destaque na programação, estavam: “Um Passo da Aventura”, com roteiros de eco-turismo; “Grandes Cidades”, que mostrava as maiores e mais importantes cidades do mundo; e “Bilhete aos Estados Unidos”, que destacava as cidades e territórios norte-americanos. Ainda sem um sinal exclusivo para o Brasil, o TRAVEL CHANNEL contava inicialmente com apenas seis horas da programação adaptada ao português e o restante em espanhol. Com o passar do tempo e aumento do prestígio do canal junto aos assinantes brasileiros, a programação foi gradativamente adaptada ao nosso idioma.


Embora com um futuro promissor, o TRAVEL CHANNEL não teve uma trajetória duradoura. Com pouco mais de dois anos de transmissões, o canal teve a sua estrutura adquirida pela Discovery Networks e foi relançado na América Latina como o “Novo Travel Channel: People+Arts”, uma prévia do que seria o futuro canal de variedades People+Arts, desenvolvido em parceria com a BBC (British Broadcasting Corporation). Aos poucos, o canal foi sendo substituído pelo Discovery Travel & Living, passando a existir somente nos Estados Unidos. Em 2007 a Cox Communications adquiriu seus direitos e reposicionou o canal no mercado, lançou a versão em alta definição e expandiu a marca para dispositivos móveis, aumentando também sua presença na Internet.


Recentemente, em 2011, o TRAVEL CHANNEL foi novamente vendido, desta vez para a empresa Scripps Networks Interactive. Atualmente os programas mais populares exibidos pelo canal são: Bizarre Foods with Andrew Zimmern (no o chefe de cozinha Andrew Zimmern viaja o mundo atrás de peculiaridades gastronômicas e acaba por experimentar as mais estranhas e bizarras comidas); Culture Shock (apresentado por Shenaz Treasurywala, mostra costume peculiares e tradições bizarras de várias culturas ao redor do mundo); Anthony Bourdain: No Reservations (apresentado pelo renomado Anthony Bourdain, mostra uma mistura de gastronomia com interessantes viagens turísticas, sempre em busca dos melhores e mais exóticos ingredientes); e Great Hotels (onde Samantha Brown percorre e experimenta grandes e pitorescos hotéis).


A evolução visual
Ao longo dos anos o TRAVEL CHANNEL foi vendido inúmeras vezes e sua identidade visual acompanhou estas mudanças, sempre com o objetivo de passar ao consumidor os valores da marca. A primeira mudança ocorreu em 1998, quando a Discovery Networks adquiriu o canal. O logotipo então ganhou uma nova tipologia de letras, cores mais vibrantes e o tradicional globo terrestre, um símbolo dos canais da Discovery. Depois de várias modernizações, a identidade visual foi alterada de forma radical em 2006, quando o logotipo ganhou uma letra “T” estilizada na cor laranja. Nas mãos de novos proprietários, em 2007, 2009 e 2010 novas mudanças foram realizadas. A remodelação mais recente ocorreu no início de 2011, quando o logotipo da marca foi mais uma vez alterado, ganhando um visual extremamente limpo e uma nova cor.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1 de fevereiro de 1987
● Criador: Trans World Airlines
● Sede mundial:
Chevy Chase, Maryland
● Proprietário da marca: Scripps Networks Interactive
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente:
Laureen Ong
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Assinantes: 100 milhões
● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos)
● Funcionários: 350
● Segmento: Comunicação
● Principais produtos:
Programas sobre turismo e gastronomia
● Principais concorrentes:
Discovery Travel & Living e LIV
● Slogan: Travel Here.
● Website: www.travelchannel.com

A marca no mundo
Hoje em dia o TRAVEL CHANNEL, que com esse nome está presente somente nos Estados Unidos, possui aproximadamente 100 milhões de assinantes. A versão em alta definição (HD) está presente em mais de 37 milhões de lares. A marca ainda oferece entretenimento através de dispositivos móveis (celulares) e Internet (site e blog).

Você sabia?
A versão em Alta Definição (HD) do TRAVEL CHANNEL foi oferecida pela primeira em 2008.
Existe um canal na Europa, de origem britânica, também chamado TRAVEL CHANNEL, mas este não possui nenhuma ligação com a operação americana.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 15/7/2011

Um comentário:

johnbass disse...

legal curto muitos programas assim que nos ajudam a aprender a viajar ou criar coisas novas obg