Dar um toque especial à drinques, encerrar com chave de ouro as refeições e até mesmo ser o companheiro ideal para um bom café. Foi assim que os licores da tradicional marca francesa MARIE BRIZARD se tornaram um verdadeiro ícone do segmento.
A história
A história de uma das marcas de licores mais tradicionais e emblemáticas do mundo começou exatamente no dia 11 de janeiro de 1750 quando Marie Brizard, uma enfermeira francesa de 36 anos e filha de um construtor de barris, atravessava a praça Real na pitoresca cidade de Bordeaux e se deparou, em uma esquina, com Thomas, um marinheiro, que estava inconsciente jogado na rua ardendo em febre, adquirida em suas incontáveis viagens à Índia. Com seu espírito bondoso, ela cuidou do marinheiro enfermo e acabou salvando sua vida. Como forma de agradecimento, Thomas ofereceu-lhe seu único tesouro: a receita secreta de um licor de anis, composto por 11 plantas, especiarias e frutas que era extremamente refrescante e aromatizado. Este gesto de agradecimento seria o início do tradicional licor de anis da marca MARIE BRIZARD.
No ano de 1755, em parceria com seu sobrinho Jean-Baptiste Roger, ela fundou a MARIE BRIZARD et ROGER, primeira destilaria próxima ao porto da cidade. Com a ajuda de seu primo, o Capitão Paul Brizard, que fornecia as especiarias necessárias para a fabricação do licor, vindas da África e do oeste da Índia, a pequena empresa iniciou sua produção do ANISETTE MARIE BRIZARD. Em 1765 a empresa resolveu diversificar sua linha de licor com o lançamento do Parfait Amour, elaborado com pétalas de violetas, que aproximadamente dois séculos mais tarde, na década de 1960, se tornaria um ícone da marca no mundo todo; Fine Orange (feito com laranjas selecionadas); Créme de Barbade; Eau de Canelle (canela); Eau de Café (café); e Eau de Cédre. Não demorou muito para a fama do delicioso licor de anis correr mundo afora e até ser servido nos suntuosos jardins do rei Louis XV em Versalhes.
Quando faleceu em 1801, Madame Marie Brizard havia construído uma prestigiosa casa produtora de licores que já era referência em seu país natal. Seu sobrinho Jean-Baptiste Augustin lhe sucedeu no comando da empresa e a conduziu rumo ao progresso. Somente em 1863 a marca lançou sua primeira campanha publicitária. Poucos anos depois, em 1890, a empresa lançou o primeiro conhaque com a marca MARIE BRIZARD. Em 1902, a empresa inaugurou uma filial na Espanha e passou a produzir seus licores, especialmente o de anis, na cidade de San Sebastian. A partir de 1920 a marca iniciou um novo posicionamento de seu principal produto: o licor de anis. Até então consumido como um excelente digestivo, o licor passou a fazer parte como ingrediente de diversos drinques. Em 1971, a empresa surpreendeu o mercado ao criar uma nova bebida: PULCO, uma mistura de suco concentrado de limão com licor de anis, que nos anos seguintes ganharia outros sabores. Nos anos seguintes, a empresa estendeu ainda mais sua gama de licores com o lançamento de extraordinários sabores, além de estabelecer uma competente rede de agentes distribuidores no mundo, consolidando seu negócio e criando um grupo verdadeiramente internacional.
Em 2006 o grupo francês Belvédère adquiriu a MARIE BLIZARD, que passou a ser sua subsidiária integral. Durantes todos esses séculos, a empresa criou licores utilizando matéria-prima de alta qualidade que se tornaram emblemáticos e presença constante nos mais badalados e sofisticados restaurantes e hotéis, como por exemplo, Cherry Brand (cereja); Amaretto (amêndoas); Curaçao Bleu (elaborado com cascas secas das melhores laranjas amargas do Haiti); Triple Sec (extremamente forte e elaborado com laranjas amargas); Créme de Cassis de Dijon (elaborado a partir da fruta natural de cassis das melhores regiões francesas); Poire William (pêra); Créme de Mûre (frutas silvestres); Pêche du Verger (pêssegos, colhidos em plena maturidade para capturar os sabores requintados); além dos sabores de limão, amora, framboesa, morango, maçã verde, tangerina, banana, melancia, abacaxi, manga, kiwi, cacau, coco, lichia, damasco, menta, baunilha (proveniente de Madagascar) e chocolate. Hoje em dia a marca francesa oferece mais de 30 tipos diferentes de licores. E a empresa se orgulha sobre as relações que desenvolve ao redor do mundo com os fornecedores de frutas, especiarias e ingredientes essenciais utilizados para garantir a alta qualidade de seus produtos.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos, ganhando uma imagem mais sofisticada que expressa a qualidade de seus licores.
Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 1755
● Fundador: Marie Brizard e Jean-Baptiste Roger
● Sede mundial: Bordeaux, França
● Proprietário da marca: Marie Brizard et Roger International
● Capital aberto: Não
● Presidente: Erick Antony Skora
● Faturamento: €110 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 130 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 220
● Segmento: Bebidas alcoólicas
● Principais produtos: Licores
● Concorrentes diretos: Bols e De Kuyper
● Ícones: O licor de anis
● Website: www.mariebrizard.com
A marca no mundo
A MARIE BRIZARD, subsidiária integral do grupo Belvédère, comercializa seus excepcionais licores e outras bebidas alcoólicas compostas por plantas, frutos, e especiarias, como o anis, em 130 países ao redor do mundo. A produção anual de aproximadamente 130 milhões de garrafas de licores é fabricada em duas unidades industriais, localizadas na França e na Espanha. Os mercados mais importantes para a marca são, além da França, Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos, Bélgica, Canadá, Japão, Rússia e norte da Europa.
Você sabia?
● O licor de anis MARIE BRIZARD é até hoje uma referência mundial e um dos mais vendidos em todo mundo.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 10/2/2012
A história
A história de uma das marcas de licores mais tradicionais e emblemáticas do mundo começou exatamente no dia 11 de janeiro de 1750 quando Marie Brizard, uma enfermeira francesa de 36 anos e filha de um construtor de barris, atravessava a praça Real na pitoresca cidade de Bordeaux e se deparou, em uma esquina, com Thomas, um marinheiro, que estava inconsciente jogado na rua ardendo em febre, adquirida em suas incontáveis viagens à Índia. Com seu espírito bondoso, ela cuidou do marinheiro enfermo e acabou salvando sua vida. Como forma de agradecimento, Thomas ofereceu-lhe seu único tesouro: a receita secreta de um licor de anis, composto por 11 plantas, especiarias e frutas que era extremamente refrescante e aromatizado. Este gesto de agradecimento seria o início do tradicional licor de anis da marca MARIE BRIZARD.
No ano de 1755, em parceria com seu sobrinho Jean-Baptiste Roger, ela fundou a MARIE BRIZARD et ROGER, primeira destilaria próxima ao porto da cidade. Com a ajuda de seu primo, o Capitão Paul Brizard, que fornecia as especiarias necessárias para a fabricação do licor, vindas da África e do oeste da Índia, a pequena empresa iniciou sua produção do ANISETTE MARIE BRIZARD. Em 1765 a empresa resolveu diversificar sua linha de licor com o lançamento do Parfait Amour, elaborado com pétalas de violetas, que aproximadamente dois séculos mais tarde, na década de 1960, se tornaria um ícone da marca no mundo todo; Fine Orange (feito com laranjas selecionadas); Créme de Barbade; Eau de Canelle (canela); Eau de Café (café); e Eau de Cédre. Não demorou muito para a fama do delicioso licor de anis correr mundo afora e até ser servido nos suntuosos jardins do rei Louis XV em Versalhes.
Quando faleceu em 1801, Madame Marie Brizard havia construído uma prestigiosa casa produtora de licores que já era referência em seu país natal. Seu sobrinho Jean-Baptiste Augustin lhe sucedeu no comando da empresa e a conduziu rumo ao progresso. Somente em 1863 a marca lançou sua primeira campanha publicitária. Poucos anos depois, em 1890, a empresa lançou o primeiro conhaque com a marca MARIE BRIZARD. Em 1902, a empresa inaugurou uma filial na Espanha e passou a produzir seus licores, especialmente o de anis, na cidade de San Sebastian. A partir de 1920 a marca iniciou um novo posicionamento de seu principal produto: o licor de anis. Até então consumido como um excelente digestivo, o licor passou a fazer parte como ingrediente de diversos drinques. Em 1971, a empresa surpreendeu o mercado ao criar uma nova bebida: PULCO, uma mistura de suco concentrado de limão com licor de anis, que nos anos seguintes ganharia outros sabores. Nos anos seguintes, a empresa estendeu ainda mais sua gama de licores com o lançamento de extraordinários sabores, além de estabelecer uma competente rede de agentes distribuidores no mundo, consolidando seu negócio e criando um grupo verdadeiramente internacional.
Em 2006 o grupo francês Belvédère adquiriu a MARIE BLIZARD, que passou a ser sua subsidiária integral. Durantes todos esses séculos, a empresa criou licores utilizando matéria-prima de alta qualidade que se tornaram emblemáticos e presença constante nos mais badalados e sofisticados restaurantes e hotéis, como por exemplo, Cherry Brand (cereja); Amaretto (amêndoas); Curaçao Bleu (elaborado com cascas secas das melhores laranjas amargas do Haiti); Triple Sec (extremamente forte e elaborado com laranjas amargas); Créme de Cassis de Dijon (elaborado a partir da fruta natural de cassis das melhores regiões francesas); Poire William (pêra); Créme de Mûre (frutas silvestres); Pêche du Verger (pêssegos, colhidos em plena maturidade para capturar os sabores requintados); além dos sabores de limão, amora, framboesa, morango, maçã verde, tangerina, banana, melancia, abacaxi, manga, kiwi, cacau, coco, lichia, damasco, menta, baunilha (proveniente de Madagascar) e chocolate. Hoje em dia a marca francesa oferece mais de 30 tipos diferentes de licores. E a empresa se orgulha sobre as relações que desenvolve ao redor do mundo com os fornecedores de frutas, especiarias e ingredientes essenciais utilizados para garantir a alta qualidade de seus produtos.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos, ganhando uma imagem mais sofisticada que expressa a qualidade de seus licores.
Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 1755
● Fundador: Marie Brizard e Jean-Baptiste Roger
● Sede mundial: Bordeaux, França
● Proprietário da marca: Marie Brizard et Roger International
● Capital aberto: Não
● Presidente: Erick Antony Skora
● Faturamento: €110 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 130 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 220
● Segmento: Bebidas alcoólicas
● Principais produtos: Licores
● Concorrentes diretos: Bols e De Kuyper
● Ícones: O licor de anis
● Website: www.mariebrizard.com
A marca no mundo
A MARIE BRIZARD, subsidiária integral do grupo Belvédère, comercializa seus excepcionais licores e outras bebidas alcoólicas compostas por plantas, frutos, e especiarias, como o anis, em 130 países ao redor do mundo. A produção anual de aproximadamente 130 milhões de garrafas de licores é fabricada em duas unidades industriais, localizadas na França e na Espanha. Os mercados mais importantes para a marca são, além da França, Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos, Bélgica, Canadá, Japão, Rússia e norte da Europa.
Você sabia?
● O licor de anis MARIE BRIZARD é até hoje uma referência mundial e um dos mais vendidos em todo mundo.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 10/2/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário