1.5.12

TIP TOP


A marca brasileira TIP TOP transformou dois balões (um azul e outro vermelho), símbolos de seu logotipo, em sinônimo de qualidade, inovação e conforto no segmento de vestuário infantil, com foco em roupas para bebês. Afinal, há 60 anos, a divertida marca está presente na vida de milhões de crianças brasileiras, assim como vestiu outras tantas gerações passadas.

A história
Tudo começou em 1952 quando Eugênio Saverin, um alemão refugiado no Brasil, fundou a Fábrica de Jersey Tip Top, uma pequena empresa para produzir roupas infantis. Foi o Sr. Eugênio responsável por trazer para o mercado um dos primeiros modelos de macacão para crianças. Nas décadas seguintes, a qualidade das roupas produzidas pela empresa conquistou muitas mamães, e a marca TIP TOP passou a ser presença constante em lojas especializadas em moda infantil. Além disso, a marca ampliou sua linha de produtos com o lançamento de camisetas, calças, jaquetas, pijamas, agasalhos, bermudas, vestidos, entre outros itens. Nesse período a marca virou sinônimo de “roupa de bebê”, e atualmente a expressão “tip top” se refere ao macacão inteiro de plush.


A partir de 1983 a empresa passou a se chamar Tip Top Têxtil S. A. Pouco depois, em 1987, a então TDB Têxtil David Bobrow, tradicional empresa fundada em 1936, adquiriu o controle acionário da TIP TOP, fazendo dela uma de suas subsidiárias. A partir de então a TIP TOP conquistou excelência na produção, expandiu sua linha de produtos, atingiu grande escala de produção e conquistou amplo reconhecimento e liderança no mercado infantil. Com a chegada do novo milênio a empresa investiu na construção de mais duas fábricas, ambas em Mato Grosso do Sul, para atender a demanda de mercado.


Até 2008 as roupas da TIP TOP eram comercializadas apenas em lojas multimarcas e redes especializadas em vestuário, como por exemplo, C&A, Renner e Riachuelo. Ao notar que havia poucas lojas de roupas para crianças de até quatro anos, a marca resolveu investir em suas próprias unidades e ingressar definitivamente no segmento de varejo. A primeira loja própria da TIP TOP foi inaugurada no Shopping Bourbon, em São Paulo, com conceito arquitetônico inovador que traduzia o conceito confortável e alegre da marca em um espaço com decoração totalmente colorida. Além disso, foi neste momento que a marca lançou uma linha especial de acessórios, que incluía meias, sapatinhos, bolsas, cobertores, bichos de pelúcia, perfumes e itens de utilidade infantil. Através do sistema de franquia, menos de três anos após a abertura da primeira unidade, a marca já havia inaugurado 48 lojas. Desta forma, o consumidor passou a ter uma opção de compra de produtos de alta qualidade, com informações de moda, atendimento especializado, e excelente relação custo benefício nos principais centros comerciais do país.


Em 2011 a marca lançou uma coleção de roupas de bebê assinada pelo badalado estilista paulistano Alexandre Herchcovitch. Além disso, a TIP TOP fechou parceria com a fabricante de brinquedos Estrela para que as roupas idênticas às que vestem as bonecas Meu Bebê e Bebezinho pudessem chegar às vitrines de suas lojas. E não parou por aí: inaugurou uma sofisticada loja na badalada Oscar Freire, tradicional rua da capital paulista conhecida pela concentração de grifes de luxo. Esta unidade se diferencia das demais por contar com serviços exclusivos como fraldário, banheiro e local para alimentação das crianças. A ideia é que o espaço sirva de ponto de apoio para as mães que frequentam a região, não apenas clientes.


A TIP TOP oferece roupas para bebês, com peças confortáveis e antialérgicas; para crianças de 1 a 3 anos, com roupas também bastante confortáveis e muito resistentes e, para crianças de 4 a 10 anos, onde busca seguir as tendências da moda infantil. A marca possui linhas com vestidos, camisas polo, macaquinhos, body para bebês, macacão, agasalhos, sempre em tecidos moles para propiciar o maior conforto para os pequeninos. Suas coleções são exclusivas para cada estação do ano e, para o verão é sempre possível encontrar roupas de banho. Hoje em dia a marca desenvolve 5 coleções por ano com peças que seguem as principais tendências da moda, absoluta qualidade de materiais e acabamento impecável. Com enorme experiência na área de roupas infantis, a marca investe em tecnologia, possuindo modernos equipamentos de tecelagem, malharia e estamparia. Os produtos da TIP TOP passam, portanto, por um rigoroso processo de qualidade. Com grande variedade o catálogo da marca possui muitas opções que vão vestir e divertir a criançada.


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1952
● Fundador: Eugênio Saverin
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: TDB Têxtil S.A.
● Capital aberto: Não
● Presidente: David Bobrow
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Fábricas: 3
● Lojas: + 55
● Presença global: 10 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 2.200
● Segmento: Moda infantil
● Principais produtos: Roupas e acessórios
● Concorrentes diretos: PUC, Lillica & Tigor, Hering Kids e Chicco
● Ícones: Dois balões
● Slogan: Gostosinho de vestir.
● Website: www.tiptop.com.br

A marca no mundo
Atualmente a TIP TOP, uma das maiores fabricantes brasileiras de roupas de bebê e infantil, conta com uma moderna e descolada rede de 55 lojas próprias espalhadas pelo país. Além das lojas próprias, a rede distribui seus produtos em mais de 8 mil lojas multimarcas de todo o Brasil. A exportação é um ponto forte da marca, que vende seus produtos para países da Europa como Grécia e Espanha e América do Sul como Argentina. A TIP TOP conta com três fábricas, localizadas em São Paulo, Campo Grande e Sidrolândia, as duas últimas em Mato Grosso do Sul. Juntas, elas têm capacidade de produzir até 2.2 milhões de peças por mês.

Você sabia?
Eduardo Saverin, neto do fundador da TIP TOP, se tornou um empresário bilionário ao ser um dos fundadores do Facebook, juntamente com Mark Zuckerberg.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e Veja), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), jornais (Valor Econômico) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 1/5/2012


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