1.7.13

HURLEY


A essência da HURLEY se baseia no amor incondicional pelo oceano, pelo surfe e seu constante estado de mudança. Com profundas raízes na cultura de praia, a marca americana oferece muito mais que apenas roupas e acessórios despojados. Oferece a verdadeira cultura do surfe, reinterpretada em sua forma mais urbana.

A história
A história da marca tem suas raízes no mundo do surfe do sudeste da Califórnia no final dos anos de 1970. Apaixonado pela natureza, praias e surfe, um jovem de apenas 23 anos, chamado Bob Hurley, que havia trabalhado por cinco anos fazendo pranchas em várias empresas de renome, como a Lightning Bolt, resolveu começar sua história como empresário em 1979 quando criou a HURLEY SURFBOARDS na cidade de Costa Mesa, no estado da Califórnia. Juntamente com seus sócios, Bob Rowland e Joe Knoernschild, a empresa começou a produzir pranchas de alta qualidade, que rapidamente foram adotadas pelos maiores surfistas da época.


Os rumos da HURLEY começariam a mudar em 1982, quando Bob e seu parceiro de negócios, Joe K., foram atraídos pelas longas bermudas de surfe com estilo punk rock da badalada marca australiana Billabong. Claro que eles enxergaram uma grande possibilidade de negócio nisso. Com a ajuda de amigos, Bob conseguiu com que a HURLEY se tornasse representante exclusiva da marca australiana nos Estados Unidos. Durante mais de uma década a HURLEY absorveu toda experiência da marca australiana na produção de roupas e acessórios.


Por volta de 1995, a HURLEY começou a perceber uma mudança coletiva na consciência de seu público consumidor. Foi então que Bob e sua equipe perceberam que o surfista moderno também amava moda, skateboard, snowboard, música e arte. Foi então que a HURLEY começou a repensar o que seria uma marca de surfe. No final de 1998, estava claro que a HURLEY tinha sua própria visão para o futuro que não necessariamente servia aos interesses da Billabong. Coincidentemente, o acordo de licença com a marca australiana estava para vencer. Com enorme gratidão, Bob Hurley devolveu a licença e decidiu relançar, em 1999, a HURLEY, agora oferecendo uma completa linha de roupas e acessórios para a galera do surfe.


Milagrosamente, em um segmento extremamente competitivo como o de surfwear, o primeiro ano da HURLEY como uma verdadeira marca de moda no segmento resultou, não apenas em excelentes vendas, como também em lucratividade. Além disso, a lealdade e o apoio de amigos, clientes, atletas e familiares foi imprescindível durante este ano de transição. Nos anos seguintes, a filosofia diferenciada da marca foi conquistando mais e mais consumidores e sua linha de produtos foi sendo incrementada, incluindo o lançamento de uma linha feminina, calçados e até roupas infantis. Além disso, a marca também ingressou no segmento de skate e snowboard. O sucesso da HURLEY despertou a atenção da Nike, que no dia 12 de maio de 2002 adquiriu a marca por US$ 95 milhões. Apesar da aquisição a Nike manteve a independência da marca e Bob Hurley no comando da operação. E foi partir desse momento que teve início um processo de desenvolvimento de produtos de alta performance.


Nos últimos anos, aproveitando toda a alta tecnologia que a Nike emprega em seus produtos, a HURLEY lançou grandes novidades, como por exemplo, a bermuda PHANTOM, que durante quatro anos foi considerada a mulher do mundo pelos principais surfistas e organizações ligadas ao esporte. Recentemente, em 2012, a marca lançou a nova geração desta bermuda, batizada de PHANTOM FUSE, com novas cores, novos cortes e mais flexibilidade. Além de todos os diferenciais que o produto já oferecia, como por exemplo, tecido super leve com 60% de elasticidade para os quatro lados, cordão com gel, fechamento sem velcro, bolso oculto com cordão para chave, e secagem ultra rápida, a marca deu um passo além e trouxe mais duas novidades. A bermuda é produzida com material 100% reciclado a partir de garrafas PET. Para fabricar uma bermuda desta nova geração são necessárias 12 unidades de garrafas PET. Outra característica marcante é o uso da tecnologia Fuse, que através do corte 100% a laser e com acabamento fusionado, resultando em um produto totalmente sem costura, proporcionando ainda mais conforto.


Apesar de ter suas raízes no beachwear, a HURLEY não faz somente moda praia. Em um processo natural de evolução, a marca se tornou mais urbana, conceito traduzido através de coleções completas compostas por jeanswear, alfaiataria e acessórios. Suas referências transitam entre elementos da cultura jovem como música, arte e comportamento, que estão ligados entre si e expressam o DNA da marca, e são interpretadas como informação de moda.


Amor e apoio ao surfe
A HURLEY tem a alma do surfe. A marca é tão envolvida com o mundo desse esporte que promove e também patrocina eventos nessa área. Um exemplo disso é o HURLEY PRO, uma das etapas do mundial de surfe realizado na Califórnia, que a partir de 2009 começou a contar com o patrocínio da marca. Além disso, o time de surfistas da marca é composto por grandes talentos como John John Florence, Kolohe Andino, Michel Bourez, Brett Simpson, Rob Machado, Miguel Pupo, entre outros. Ainda em 2012 a HURLEY conquistou mais relevância dentro da Nike ao assumir o time de surfistas da empresa, que inclui nomes como Julian Wilson, Carissa Moore, Nat Young, além dos brasileiros Alejo Muniz e Filipe Toledo; todos representantes de nova geração que vem transformando a performance no surfe. Com isso a HURLEY passou a ter o maior número de atletas patrocinados do circuito mundial, conhecido como World Tour (WT).


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1979
● Fundador: Bob Hurley
● Sede mundial: Costa Mesa, Califórnia
● Proprietário da marca: Nike, Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● CEO: Bob Hurley
● Faturamento: US$ 280 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: + 30
● Presença global: + 80 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 500
● Segmento: Marcas esportivas
● Principais produtos: Roupas e acessórios esportivos
● Concorrentes diretos: Billabong, Quiksilver, Rip Curl, Rusty e Reef
● Website: www.hurley.com.br

A marca no mundo
Atualmente a HURLEY, que oferece roupas, acessórios (como calçados e mochilas) e artigos de surfe, skate e snowboard, está presente em mais de 80 países ao redor do mundo. A marca comercializa seus produtos através de uma pequena rede de lojas próprias e licenças, que possibilitam que seus produtos estejam em prateleiras de lojas multimarcas e até renomadas lojas de departamento.

Você sabia?
Outro projeto de sucesso da marca é o Hurley Space, que anualmente apresenta uma coleção de camisetas estampadas por grandes artistas.
A HURLEY também investe no patrocínio do skate, tendo como seu principal atleta Bob Burnquist.
Ao saber que uma em cada seis pessoas no mundo não tem acesso à água potável, a marca começou a se perguntar o que fazer para mudar essa situação. E foi aí que criou o projeto HURLEY H2O, que tem como objetivo levar soluções de acesso à água potável a países ou comunidades em necessidade pelo mundo.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 1/7/2013

Um comentário:

RR disse...

Hurley além de te vestir bem une estilo com boa aparencia, é toda a essencia do surf californiano no jeito mais urbano! Além de uma ótima qualidade, tenho muitas peças da Hurley e pretendo ter ainda mais, fã numero 1 dessa marca!