Para a SALESFORCE o tempo nunca está para sol, e sim carregado de muitas nuvens, mas sem raios e trovoadas. A empresa americana, pioneira em computação na nuvem e com abordagem revolucionária, foi eleita a mais inovadora do mundo segundo a tradicional revista Forbes. O resultado de tanta inovação é a conquista da confiança de grandes e renomadas corporações globais, que buscam alavancar a sociabilidade, mobilidade e expandir as tecnologias na nuvem, para colocar os clientes no centro de seus negócios.
A história
Tudo começou em um pequeno apartamento na cidade de San Francisco, estado americano da Califórnia, quando Marc Benioff, um veterano da Oracle no setor de software, juntamente com Parker Harris, Dave Moellenhoff e Frank Dominguez, resolveram fundar a SALESFORCE no dia 8 de março de 1999, depois de perceberem que as pessoas estavam utilizando a internet para todo tipo de tarefas e pensarem que simplicidade, facilidade de uso e conveniência seriam a chave para revolucionar a indústria. Os dois apostavam em uma ideia revolucionária: oferecer software como serviço (conhecido pela sigla SaaS). Ou seja, criar um serviço de gerenciamento de informações on-demand que substituiria a tecnologia tradicional de software empresarial. O visionário Marc foi considerado pioneiro do conceito que denominou “O fim do software”, inicialmente utilizado como slogan da nova empresa. No início a revolucionária empresa foi vista com descrédito pelo mercado e gigantes do setor, pois foi uma das primeiras a combater a ideia da compra de licenças de programas de computador. Era o preço a se pagar pela inovação.
O primeiro produto da empresa foi lançado em 2000: uma solução de automação de força de vendas online que visava o mercado de aplicativos CRM (gestão do relacionamento com o cliente). E para quem não acreditava na SALESFORCE, os números do primeiro ano de atuação mostravam que a revolução havia começado. Foram 1.500 clientes e 30.000 assinantes conquistados. No ano seguinte a empresa lançou o primeiro aplicativo abrangente de automação de força de vendas online CRM, automação de marketing, atendimento e suporte ao cliente. Em 2003 a empresa já tinha operação em vários países como Austrália, Japão, Reino Unido, França, Espanha e Alemanha.
Sob o comando de Benioff, transformado no paladino do software como serviço, a SALESFORCE foi além de ser uma ideia inovadora para se tornar uma empresa de capital aberto em 2004, com números que não paravam de crescer (13.900 clientes e 227.000 assinantes). Nos anos seguintes a empresa cresceu em um ritmo assustador, fez várias aquisições estratégicas (já foram mais de 25 aquisições em toda sua história), fechou parcerias importantes com o Google, Amazon e Facebook, e continuou lançando produtos revolucionários, como por exemplo, o AppExchange, uma espécie de loja virtual de aplicativos de terceiros, que oferece mais de 500 programas diferentes e onde o cliente escolhe o programa que precisa, pode testá-lo, sem custo, durante 30 dias, e se aprovar a escolha, faz a assinatura; o Visualforce (um serviço que permite aos clientes desenvolverem interfaces de aplicações personalizadas, e incorporar a ela tecnologias como HTML, AJAX e Adobe Flex), em 2007; o serviço de computação nas nuvens empresarial (2009), que fornece à representantes de vendas, diretores e executivos ferramentas necessárias para construir relacionamentos mais fortes com os clientes, aumentar a taxa de ganho nos negócios e fechar mais contratos; os primeiros aplicativos de seus serviços para iPhone; além de inaugurar um novo e moderno datacenter em Singapura.
A empresa também levou sua oferta um passo além, ao oferecer uma linguagem própria chamada Apex, utilizada apenas dentro da plataforma Salesforce.com e que permite aos usuários construir aplicações de negócios e gerenciar dados e processos. E não parou por aí: lançou o Salesforce Jigsaw, para dados de contas e contatos de marketing e vendas B2B. Em 2010, já com mais de 87.000 clientes utilizando seus serviços e produtos, a SALESFORCE lançou o Chatter, uma espécie de rede social corporativa privada que reduz em 30% o tráfego de e-mails nas empresas. Além disso, a SALESFORCE bateu de frente com gigantes do setor como Oracle e Microsoft, adotando estratégias agressivas, que muitas vezes ofereciam até dinheiro para quem migrasse para seus serviços. Com este modelo de negócio, a empresa revolucionou o setor de tecnologia: afinal, não é necessário ter uma infraestrutura para o software, ou seja, nenhum investimento inicial. Basta pagar uma licença mensal por usuário e começar a utilizar.
Em 2012 a empresa lançou o serviço de computação em nuvem direcionado para Governos. Outras recentes novidades lançadas pela empresa são o Market Cloud, que permite a diversas marcas saberem o que está sendo dito sobre elas nas redes sociais; e o Rypple, aplicativo de recursos humanos que gerencia desempenho coletando uma variedade de feedbacks sociais. Com isso, a SALESFORCE parece expandir devagar sua linha de produtos, indo cada vez mais fundo no mundo corporativo.
Líder de mercado em tecnologia em computação nas nuvens empresarial, e um marco de inovação e sucesso em serviços empresariais, em pouco mais de uma década a SALESFORCE conquistou clientes importantes como Avon, Symantec, Kimberly-Clark, GE Capital, Activision, Electronic Arts, Burberry, que utilizam a nuvem da empresa tanto para se relacionar com os clientes como para trabalhar e vender. Afinal, a visionária empresa simplesmente inventou o conceito de Cloud Computing. Tudo que estamos vendo hoje com relação ao tema é resultado do trabalho persistente, arrojado e inovador conduzido pela SALESFORCE.
A identidade visual
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos. O logotipo original, cujo S estava inserido em um retângulo vermelho inclinado, foi substituído por um S normal.
Mantendo a mesma tipografia de letra, a marca acrescentou ao seu logotipo uma nuvem, que anos depois ganhou um visual em 3D. Além disso, a designação “.com” foi retirada definitivamente de seu nome. Em 2014 a marca apresentou sua nova identidade visual: uma nova tipografia de letra e a tradicional nuvem toda em azul-claro.
Os slogans
Success on Demand.
No software.
The End of Software. (1999)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 8 de março de 1999
● Fundador: Mark Benioff, Parker Harris, Dave Moellenhoff e Frank Dominguez
● Sede mundial: San Francisco, Califórnia, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Salesforce.com, Inc.
● Capital aberto: Sim (2004)
● Chairman & CEO: Mark Benioff
● Presidente: Keith Block
● Faturamento: US$ 4.07 bilhões (2013)
● Lucro: - US$ 232.2 milhões (2013)
● Valor de mercado: US$ 36.6 bilhões (outubro/2014)
● Presença global: 23 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 13.300
● Segmento: Tecnologia da informação
● Principais produtos: Computação em nuvem e rede social corporativa
● Ícones: A nuvem do logotipo
● Website: www.salesforce.com.br
A marca no mundo
Atualmente a SALESFORCE, empresa especializada em soluções de customer relationship management (CRM), rede social e colaboração em nuvem, têm mais de 100 mil clientes em 23 países ao redor do mundo e, em 2013, faturou mais de US$ 4 bilhões. O Brasil é a 8ª maior operação da empresa no mercado mundial e conta com mais de 1.500 clientes, entre os quais, Petrobras, Embratel e Embraer. Em 2012, a empresa tirou da SAP o posto de maior vendedora de software para relacionamento com o consumidor. O indiano J.P. Rangaswami, um dos pensadores mais influentes do mundo da tecnologia, é o cientista-chefe da SALESFORCE.
Você sabia?
● Todos os anos a empresa realiza o Cloudforce em San Francisco, evento para clientes e parceiros onde são apresentados seus novos produtos e serviços, além das maiores inovações no relacionamento corporativo.
● A SALESFORCE tem conquistado cada vez mais a confiança de seus clientes, mantendo um índice de satisfação acima de 97%.
● Ao longo de sua carreira, Marc Benioff também se comprometeu com o uso da tecnologia da informação para gerar mudanças sociais positivas. Em 2000, lançou a Fundação Salesforce.com, atualmente uma organização global multimilionária que estabelece o “modelo 01/01/01”, segundo o qual a empresa contribui com 1% do lucro, 1% do capital e 1% das horas dos funcionários em benefício das comunidades que atende.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 27/10/2014
Um comentário:
Voce em mestre! Viajando e nos ensinando sobre a terra do Uncle Sun... Abraços e Saudade das nossas aulas naquele café! Ass: Marcelo Tay.
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