16.2.14

SKITTLES


Pequeninas, coloridas e com os mais variados sabores de frutas. Saborosas balinhas para todas as ocasiões. Reza a lenda que no fim do arco-íris existe um pote de ouro, mas nesse caso é possível encontrar uma explosão de sabores. Foi com essa fórmula e uma comunicação moderna e arrojada que as famosas e deliciosas balas com sabores de frutas SKITTLES conquistaram milhões de fãs pelo mundo afora. 

A história 
Tudo começou quando Forrest Edward Mars Jr., então presidente global da empresa americana Mars, pediu que a subsidiária britânica desenvolvesse um novo tipo de confeito, similar aos M&M’S, mas sem chocolate. Coube a Rick Walden, funcionário da Mars Limited, desenvolver pequenas balinhas coloridas com sabores de frutas, recobertas por uma casca dura feita de açúcar e recheio cremoso. Em 1974 essas balinhas foram lançadas no mercado inglês com a marca SKITTLES BITE SIZE CANDIES. Vendidas em pequenos sacos, foram comercializadas originalmente em cinco sabores de frutas: lima (cor verde), uva (cor roxa), limão (cor amarela), laranja (cor laranja) e morango (cor vermelha). Um dos diferenciais do produto era a letra S gravada na casca das pequenas balas. Pouco depois o novo produto foi introduzido em várias partes do continente Europeu. Um dos primeiros comerciais da marca ficou famoso por estrelar animações de crianças cantando o jingle “Fruity little Skittles are fun to chew, some for me and some for you”.


Foi somente em 1979 que SKITTLES foi introduzida no mercado americano, primeiramente importada da Inglaterra. As coloridas balinhas fizeram tanto sucesso entre os americanos que em 1982 a empresa resolveu produzi-las localmente, para atender a lata demanda pelo produto. Em 1989 a marca ampliou sua linha de produto com o lançamento de dois novos itens: Tropical (nos sabores banana, kiwi e manga) e Wild Berry (nos sabores de frutos silvestres como framboesa, cereja selvagem e morango). A marca ganhou enorme popularidade a partir de 1994, quando uma campanha publicitária foi lançada com o slogan “Taste the rainbow”, em tradução literal “Prove o arco-íris”, uma clara referência às cores das pequenas balas. A partir de então SKITTLES se tornou um verdadeiro “vício” para milhares de jovens.


Em 2000 foi lançada uma versão com sabores azedos e granuladas com açúcar, batizadas de SKITTLES SOUR. Em 2004 a marca desenvolveu e lançou um novo produto, que apesar de manter a tradicional casca dura tinha em seu recheio um delicioso chiclete. No ano seguinte a marca lançou no mercado o SKITTLES SMOOTHIE MIX, onde cada bala tinha uma combinação de dois sabores de frutas, como por exemplo, laranja com manga e pêssego com pera. Mais recentemente a marca continuou inovando com o lançamento de novos sabores, como por exemplo, SKITTLES BLENDERS (com sabores de bebidas tropicais do verão como melão, limonada de manga gelada, cereja tropical, limão com morango, melancia e maçã verde gelada), introduzida em 2011; SKITTLES RIDDLES (onde as cores não diferenciam ou correspondem aos sabores, proporcionando ao consumidor uma experiência surpreendente de sabores como maçã, morango, ponche de frutas, melancia e framboesa), introduzida em 2012; SKITTLES DARKSIDE (uma mistura misteriosa de frutas como romã, maracujá, limão e laranja), introduzida em 2013; e SKITTLES DISSERTS (com sabores de sobremesas como sorbet de framboesa, milkshake de morango, torta de limão, torta de mirtilo e creme de laranja), introduzida em 2013.


SKITTLES é uma das marcas mais atuantes e populares nas redes sociais. Essa relação começou em 2009 como uma atitude inovadora, e nos dias de hoje o site segue com foco nas redes sociais, cuja fanpage no Facebook conta com mais de 25 milhões de seguidores. O perfil da marca no Twitter abusa da inovação permitindo grande participação do público e a página integrou, à sua interface, também um link de acesso e compartilhamento do Google+. Mais recentemente o site da marca lançou o tema “o arco-íris não tem fim”, cuja página oficial agora não tem fim, estimulando a criatividade de quem visita. O “Experience The Rainbow” tem um formato parecido com um blog, com uma alusão á um pergaminho digital com imagens, vídeos, textos e gifs divertidos que remetem ao produto e seu tradicional slogan “Taste The Rainbow”.


Depois de anos fazendo publicidade gratuitamente para a marca SKITTLES, já que come as coloridas balinhas quando anota touchdowns, o jogador de futebol americano Marshawn Lynch, da equipe do Seattle Seahawks, que recentemente conquistou o Super Bowl, assinou em janeiro de 2014 um contrato oficial de patrocínio com a marca. Isto porque o jogador foi responsável por aumentar de forma exponencial as vendas das balas em supermercados da cidade de Seattle e região, já que depois de anotar um touchdown, os torcedores dos Seahawks costumam jogar uma grande quantidade de balinhas em cima do corredor, atitude que ficou conhecida como “rainbow showers”. Segundo consta, a mãe de Lynch dava as balinhas para o jogador como “pílulas de força” quando ele ainda era uma criança. Foi a primeira vez na história que a marca investiu em um atleta como garoto-propaganda. E para celebrar a parceria com o jogador, a SKITTLES lançou uma versão especial e limitada intitulada SEATTLE MIX, que traz somente as pequenas balas em cores azul e verde.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por grandes modificações ao longo dos anos. Após incorporar definitivamente o arco-íris no logotipo, tornando-o principal símbolo de reconhecimento da marca, sua identidade visual ganhou ares mais modernos. O atual logotipo da marca adotou um arco-íris mais estilizado, incluindo imagens das tradicionais balinhas coloridas, além do pingo da letra “i” ganhar, ao invés do pingo, um confeito vermelho (o mais popular e reconhecido da marca).


Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra 
● Lançamento: 1974 
● Fundador: Forrest Edward Mars Jr. e Rick Walden 
● Sede mundial: Chicago, Illinois 
● Proprietário da marca: Mars, Inc. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Martin Radvan 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 65 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Confeitos 
● Principais produtos: Balas de frutas 
● Concorrentes diretos: Starburst, Jelly Belly, Jolly Rancher, Sour Patch Kids e Haribo 
● Ícones: O arco-íris 
● Slogan: Taste the Rainbow. 
● Website: www.skittles.com 

A marca no mundo 
Atualmente a SKITTLES, que oferece balas de frutas em diversos sabores e muitas opções de embalagens, é comercializada em mais de 65 países ao redor do mundo, tendo como principais mercados os Estados Unidos e o Reino Unido. Diariamente são produzidas mais de 200 milhões de SKITTLES, uma média de 70.000 saquinhos. 

Você sabia? 
No mercado americano, SKITTLES é a marca mais popular no segmento de confeito entre o público jovem. 
A partir de 2008, com a compra da tradicional Wm. Wrigley Jr. Company, maior produtora de chicletes e balas do mundo, por US$ 23 bilhões, a marca SKITTLES passou a fazer parte dessa subsidiária da Mars Inc. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 16/2/2014

4 comentários:

Anônimo disse...

Cara esse blog é ótimo mas vou te dar um bizu blz,eu todo dia leio ele e só na parte dos "tupiniquins"já li quase tudo,baseado nisso voce poderia postar mais sobre empresas brasileiras,por exemplo sou vigilante aqui fala sobre a Brinks mas e a Protege?aqui fala sobre a Volvo mas e a Randon,Fachinni,Noma que são empresas enormes de implementos rodoviarios?seu blog é foda mas falta mais coisa nacional amigo,abrax.

Dorys Ellis disse...

skittles existe mesmo no Brasil? porque nao vejo vendendo em lugar nenhum mais?

Anônimo disse...

Ja existiu, mas ha mt q nao vejo no mercado

Sheila Campos disse...

Adorei.... queria saber qual o sabor da balinha marrom, sou louca por essas balas!!