8.5.14

VOSS


Luxo e pureza diretos da fonte. Nunca o simples ato de beber água foi tratado com tanta pompa e circunstância. Assim pode ser definida a marca de água mineral norueguesa VOSS. Uma água 100% natural, sem poluentes, corantes ou conservantes, apenas a pureza de um gélido deserto engarrafada. 

A história 
Tudo começou em 1998 quando dois jovens noruegueses, amigos de infância, Ole Christian Sandberg e Christopher Harlem, que fazia faculdade na cidade de San Francisco, resolveram fundar uma empresa para engarrafar água. Isto ocorreu após eles identificarem novas tendências de mercado. Ole com seu espírito aventureiro e empreendedor, sabia instintivamente que o engarrafamento de água pura norueguesa, seria um grande sucesso entre os consumidores mais exigentes do mundo. Depois de pesquisarem várias fontes de água em toda a Noruega, eles descobriram uma que reunia os elevados padrões que desejavam em meio ao ambiente primitivo e limpo em um remoto deserto no sul do país, na cidade de Voss em Hordaland. A água ficava em uma fonte subterrânea, sob uma formação rochosa protegida do ar e de outros poluentes por séculos. Ela brota naturalmente e seria envasada diretamente na fonte, sem nenhum processo de tratamento ou filtragem.


Agora que eles já tinham o produto com um forte apelo de pureza, era preciso criar uma embalagem impactante e única. E para desenvolver o design da garrafa foi contratado o ex-diretor artístico da Calvin Klein, Neil Kraft, responsável por criar algumas das icônicas embalagens dos perfumes da marca americana. O conceito da garrafa precisava traduzir a singularidade da água e da verdadeira essência da marca, batizada de VOSS. O projeto foi inspirado pela pureza da fonte intocada e refletia os elementos básicos da natureza norueguesa. Seu formato cilíndrico e moderno, uma nítida alusão ao universo perfumista, foi desenvolvido para encantar os consumidores mais exigentes e sofisticados do mundo.


Finalmente no mês de abril de 2000 a água VOSS foi lançada no mercado. A distintiva garrafa com formato de frasco de perfume remetia ao mote da marca, que dizia “água artesanal da Noruega”. Envasada diretamente em um aquífero no deserto gelado da Noruega (que por sua vantajosa posição e composição geográfica possui uma das melhores águas do mundo), VOSS foi introduzida no mercado como uma água mineral super premium, com leveza única e incomparável. Protegida por uma camada de pedra e gelo, a fonte é livre de qualquer tipo de contaminação externa, isto significa que a água não passa por nenhum tipo de filtragem, tem baixos teores de mineral e sódio, o que a torna muito leve.


Inicialmente distribuída para redes de hotéis de luxo, sofisticados restaurantes, badaladas boates e spas, primeiramente na Europa e pouco depois nos Estados Unidos, VOSS fez sucesso não somente por sua pureza e garrafa com design único, mas também com a ajuda de celebridades, como o ator Will Smith, a cantora Madonna e o cantor Bono Vox, líder da banda U2, que passaram a aprecia-la e desfilar com sua garrafa cilíndrica, semelhante à de um frasco de perfume, tornando-a uma marca imediatamente reconhecível e desejada. Além disso, VOSS conquistou os grandes Chefs por sua pureza e leveza não interferirem nas degustações de pratos e vinhos e, passou a ser presença constante em badalados eventos de moda e gastronomia ou festas do jet-set internacional.


Aos poucos VOSS foi expandindo seus pontos de venda, como por exemplo, empórios sofisticados, mas sem perder a exclusividade. Além disso, a marca também adotou a estratégia de lançar no mercado garrafas com design diferentes em edições limitadas. Após ser lançada no Japão e Austrália e em muitos países europeus, em 2011 VOSS chegou ao mercado brasileiro e inaugurou no país o consumo da categoria de águas super premium, um patamar acima das já conhecidas San Pellegrino, Aqua Panna e Perrier. Atualmente a VOSS é vendida no Brasil por um preço médio de R$ 9. Atualmente VOSS é oferecida em duas versões (sem gás e com gás) em garrafas de vidro (800 ml e 375 ml) ou PET (850 ml, 500 ml e 330 ml). A marca ainda faz um trabalho social através da VOSS FOUNDATION, instituição dedicada a fornecer acesso à água potável, saneamento e higiene, como forma de permitir o desenvolvimento de comunidades carentes na África Subsaariana.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou apenas por uma alteração ao longo de sua história. Apesar de manter a tipografia da letra, o logotipo passou a ser todo em cinza.


Dados corporativos 
● Origem: Noruega 
● Fundação: 1998 
● Fundador: Christopher Harlem e Ole Christian Sandberg 
● Sede mundial: Oslo, Noruega 
● Proprietário da marca: Voss of Norway ASA 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: John D. Shulman 
● CEO: Jack Belsinto 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 350 
● Segmento: Bebidas (não alcoólicas) 
● Principais produtos: Águas minerais 
● Concorrentes diretos: Bling H2O, Ty Nant, Elsenham, Finé e Tau 
● Ícones: A garrafa 
● Slogan: Water for all your senses. 
● Website: www.vosswater.com 

A marca no mundo 
Atualmente a VOSS é vendida em aproximadamente 50 países ao redor do mundo, sendo comercializada através de hotéis de luxo, restaurantes badalados, spas e sofisticados empórios e supermercados. 

Você sabia? 
A água mineral norueguesa sai da fonte a 9ºC, em meio a um deserto de gelo. 
VOSS é considerada uma das águas minerais mais puras do mundo, extremamente apreciada pelos entusiastas do vinho, destilados, cafés, por ser isenta de sabor, ter extrema sutileza e não interferir no paladar dessas bebidas. Isto porque, a pureza da água, em parte é definida pela quantidade de minerais que contém: são os chamados sólidos dissolvidos. Na VOSS esse índice é extremamente baixo em relação às outras águas super premium do mercado, apenas 22mg/litro. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), (sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 8/5/2014

3 comentários:

Marcelo Ferrarezi disse...

Imagine um café feito com essa agua?
Um puro grao Starbucks ficaria divino!
Abraços mestre!!

Anônimo disse...

Me explica porque se a água é norueguesa a embalagem está impressa em português

Anônimo disse...

Todo produto vendido no país precisa conter especificações em português e nas unidades usadas aqui. Ao meu entender, como a marca presa por uma embalagem sofisticada, visual clean e exclusiva, eles imprimem etiquetas em seu padrão, para não haver necessidade de colar aquelas etiquetas brancas, feias e mal impressas, que são comuns em vários produtos importados.