23.6.15

JÄGERMEISTER


Mais de 50 ingredientes naturais combinados com perfeição artesanal. 383 verificações de controle de qualidade. Junte-se a isso uma garrafa verde icônica e uma boa dose de marketing baseada em uma lenda. O sabor de Jägermeister não é apenas uma questão de sorte, mas o resultado de décadas de experiência e uma receita super secreta. E por tudo isso se tornou a bebida de exportação mais famosa da Alemanha. Afinal, o segredo deste sucesso foi e continua sendo o caráter único de Jägermeister, que proporciona uma experiência inesquecível a cada copo. 

A história 
Para contar a história da bebida alcoólica mais famosa da Alemanha, é preciso voltar a 1878, ano em que Wilhelm Mast fundou um pequeno negócio para comercializar vinagre de vinho em sua cidade natal de Wolfenbüttel, localizada na região da Baixa Saxônia. A empresa cresceu, passou a comercializar vinhos finos e Curt Mast, filho do fundador, ingressou no negócio em 1918. E foi justamente sob sua orientação que a empresa tomou um novo rumo. Isto porque, quando jovem, demonstrava talento extraordinário na preparação e mistura de extratos de plantas medicinais. Após anos de experiências testando ingredientes e misturas para criar uma nova bebida, em 1934, Curt finalmente acertou a mão e conseguiu misturar de forma perfeita 56 especiarias como ervas, frutas e raízes, que deram origem a um licor único, inconfundível e com sabor distinto. Apesar da receita ser secreta, dentre os ingredientes se destacavam: raízes de gengibre (cujos óleos essenciais repletos de sabor estão por trás de grande parte do sabor picante da bebida final), paus de canela, anis estrelado, cardamomo verde, raízes de alcaçuz, cravos da índia, casca de laranja, açafrão e flores de camomila.


Curt então resolveu dedicar sua nova receita, com sua combinação de apenas ingredientes naturais e álcool puro, a todos os caçadores e suas tradições honrosas. Afinal, Curt era um caçador entusiasta. Mas ele sabia que além de ter criado um excepcional elixir, era preciso construir um marketing fantástico em volta de sua nova criação. Começando pelo nome Jägermeister (pronuncia-se Iéguermaister), que significa Caçador Mestre, em alemão. Isto porque, Curt resolveu homenagear Saint Hubertus (São Humberto), o santo padroeiro dos caçadores. Conta a lenda que Saint Hubertus era um dos melhores caçadores de sua época. Impiedoso e sistemático, movido pela ânsia de matar, eis que um dia ao ingressar na floresta, ele se deparou com uma figura mítica saindo da mata escura: um cervo branco com enormes chifres e uma cruz iluminada entre eles. Ao avistar o cervo sagrado, ele se converteu ao cristianismo e após sua morte se tornou Saint Hubertus “o caçador mestre”. Pronto, Curt resolveu adotar o tal cervo branco como símbolo e exibi-lo no rótulo de sua bebida.


E para proteger o sabor único de Jägermeister, ele escolheu uma garrafa especial que se tornaria tão famosa quanto à bebida que armazena. Deveria ser absolutamente confiável. Conta a história, que ele testou centenas de formatos diferentes, deixando-as cair de uma altura elevada sobre o piso de carvalho de sua cozinha – apenas uma permaneceu intacta. Uma garrafa verde bojuda (de 700 ml) surpreendente e incomparável, cuja confiabilidade resumia seu conteúdo: um símbolo do artesanato autêntico. Jägermeister foi lançado no mercado alemão oficialmente em 1935 como um licor digestivo (com 35% de graduação alcoólica), sendo também um bom remédio para tosse. Nas décadas seguintes, Jägermeister rapidamente se tornou extremamente popular entre os alemães, especialmente ao ser consumidor após as refeições. Mas também fez enorme sucesso, devido a sua versatilidade, com outra forma de consumo: o famoso shot (dose de 50 ml), extremamente gelado, despejado dentro de um copo de cerveja. Essa forma de consumo ganhou o apelido de JägerBomb.


Na década de 1960 o consumo de Jägermeister aumentou muito, especialmente após o produto ser exportado para vários países da Europa e Estados Unidos. Nos anos seguintes a marca investiu em campanhas publicitárias e iniciativas de marketing, como por exemplo, a criação de drinques onde Jägermeister era ingrediente principal, até o patrocínio de equipes automobilísticas, cujos carros laranja da marca se tornaram extremamente conhecidos nas pistas. Nos últimos anos, devido a sua versatilidade, Jägermeister passou a ser consumido por um público jovem em diversas baladas ao redor do mundo. E as formas de consumo também evoluíram. O tradicional Jägerbomb ganhou a versão com energético, ao invés de cerveja. E ainda tem mais. Há alguns anos a marca inventou a Tap Machine, uma maquina feita exclusivamente para servir a bebida bem gelada (geralmente -7ºc), como sugere que seja consumida.


Outro fator importante para a bebida se tornar uma das mais consumidas do mundo foi o alto investimento ligado a música, especialmente o patrocínio de shows e eventos, o que aumentou ainda mais sua penetração junto ao público jovem. Nos últimos a empresa iniciou o lançamento de outros produtos como extensão da marca, como por exemplo, drinques já misturados para consumo (em latas), como Jägermeister com gengibre e limão. Mais recentemente, em 2014, a marca laçou a edição limitada Jägermeister Spice, que combina a tradicional bebida com um delicioso blend de baunilha e canela.


O segredo do sabor 
Até hoje o processo de produção de Jägermeister é extremamente complexo. A receita secreta é composta por 56 ingredientes naturais diferentes. Cada um passa por diversas etapas de controle de qualidade. Somente os melhores ingredientes são aprovados pelos crivos afiados dos mestres destiladores. São esses ingredientes naturais e puros que garantem o sabor complexo e autêntico que torna Jägermeister tão famoso. Após selecionar as matérias-primas da mais alta qualidade, os mestres destiladores as pesam conforme especificado na receita original. Eles preparam então diversas misturas de ervas secas. Estas, por sua vez, são extraídas cuidadosamente pelo processo de maceração a frio que leva várias semanas.


Terminado este processo, um mestre destilador mistura com habilidade estes macerados e os transfere para barris de carvalho. São 445 barris de carvalho imponentes que descansam na Kräuterkellerei (adega de ervas). Cada um é talhado em madeira oriunda das florestas locais da Pfälzerwald. Nestes barris, a base de Jägermeister encontra tempo para respirar e envelhecer lentamente por quase um ano. Durante esse processo, os mestres destiladores degustam a bebida continuamente até que a complexidade necessária seja atingida. Mais de um ano irá se passar antes da jornada de uma garrafa ser completada e a mesma autorizada a deixar a empresa. Durante todo esse tempo, ela terá passado por 383 controles de qualidade, uma garantia para a continuidade da mais alta qualidade que a bebida alcançou no mundo.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por poucas modificações ao longo de sua história. Há alguns anos atrás o logotipo do rótulo da garrafa ganhou uma versão mais moderna e elaborada. Já o logotipo da marca passou a ser mais simplificado e na tradicional cor laranja, tão associada à Jägermeister.


Os slogans 
It runs deep. (2012) 
A Stronger Bond. (2012, Estados Unidos) 
Unleash the Beast. (2011) 
Real. Jägermeister. (2009) 
Give it a Shot. One for all. (1974) 
I drink Jägermeister because… (1973)


Dados corporativos 
● Origem: Alemanha 
● Lançamento: 1935 
● Criador: Curt Mast 
● Sede mundial: Wolfenbüttel, Alemanha 
● Proprietário da marca: Mast-Jägermeister SE 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Paolo Dell’Antonio 
● Diretor geral: Michael Volke 
● Faturamento: US$ 700 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 800 
● Segmento: Bebidas Alcoólicas 
● Principais produtos: Licores 
● Concorrentes diretos: Kuemmerling, Unicum, Gammel Dansk, Sechsämtertropfen, Beerenburg e Cynar 
● Ícones: O cervo 
● Slogan: It runs deep. 
● Website: www.jager.com 

A marca no mundo 
Atualmente Jägermeister, nona marca de destilado mais consumida do planeta, está presente em mais de 90 países ao redor do mundo, com forte penetração na Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido e muitas nações europeias. Com faturamento estimado em US$ 650 milhões, a marca vendeu mais de 88 milhões de garrafas em 2014. 

Você sabia? 
O rótulo da tradicional garrafa verde contém um poema de Otto von Riesenthal (1848), engenheiro florestal, caçador e ornitólogo. 
Existe a versão prime, batizada de Jägermeister v”ugenn, que além de conter mais de 87 especiarias, possui um teor alcoólico de 84%. 
Na antiga Alemanha Oriental, usava-se Jägermeister como anti-hemorrágico e combustível para lamparinas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 23/6/2015

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