2.4.19

SEGAFREDO ZANETTI


Criar para milhões de consumidores no mundo a melhor e mais incrível experiência ao degustar uma xícara de café espresso. Essa é a principal missão da marca italiana Segafredo Zanetti. Ou seja, envolver o estilo de vida italiano em uma deliciosa xícara de café espresso. Se você está com vontade de um café leve, médio, escuro ou descafeinado, a Segafredo Zanetti o fará viajar espiritualmente para a Itália e sua cultura do espresso. 

A história 
Tudo começou no ano de 1973 quando Massimo Zanetti, nascido em uma família de comerciantes de café, adquiriu uma pequena torrefadora de café na cidade de Bologna, então de propriedade de Francesco Segafredo, e cuja marca era bastante conhecida na região. Em seu primeiro ano a nova empresa, batizada de Segafredo Zanetti, vendeu uma tonelada de café. Nos anos seguintes, a empresa ganhou enorme reputação no mercado italiano por seu café de sabor intenso e qualidade superior. Não somente fruto da tradição familiar, mas também pela paixão transmitida pelo seu avô e depois pelo pai. Além disso, na década de 1980, passou a expandir as operações e exportar cafés torrados para outros países europeus, como por exemplo, Portugal, França, Áustria e, pouco depois, para a América do Sul.


A marca Segafredo Zanetti Espresso nasceu graças ao grande e apaixonado trabalho do próprio Massimo Zanetti. Descendente de uma família com mais de duas gerações no ramo do comércio de café, ele, de forma ousada, inaugurou o primeiro Café Segafredo no ano de 1988, na sofisticada cidade de Paris. Era o ingresso da marca no segmento de varejo ao consumidor, através de cafeterias com ambientes aconchegantes e um cardápio delicioso incluindo cafés (quentes e gelados), sanduíches, bolos e produtos panificados. O sucesso foi tamanho que, nos anos seguintes, novas unidades foram inauguradas em várias cidades europeias, asiáticas e do Oriente Médio.


A empresa italiana ingressou timidamente no Brasil em 1996 ao adquirir uma fazenda de café na cidade mineira de Pimenta. Depois, comprou a Nossa Senhora da Guia, uma trading com sede comercial em Santos (litoral de São Paulo). Dois anos depois, o grupo italiano já contava com uma torrefadora em Contagem (MG). O início dos anos 2000 foi crucial para o crescimento da empresa que, primeiro, ampliou sua presença no norte da Europa e, depois, ingressou no forte e competitivo mercado americano. Além disso, em 2004 foi criada a Segafredo Zanetti Coffee System, divisão especializada em soluções com alto nível de atendimento aos consumidores e ao setor de serviços de escritório. Com isso, a empresa passou a comercializar máquinas automáticas de café (que permitem ao simples toque de um botão tirar deliciosos cappuccinos, latte macchiato ou espressos), cápsulas e saches, ingressando assim em um mercado milionário e em rápida expansão. Ainda em 2004 a empresa resolveu ingressar em um mercado exótico, a Arábia Saudita. Somente no ano de 2014, a Segafredo Zanetti, já um dos maiores produtores de café espresso do mundo, que opera também no mercado da distribuição automática, anunciou o lançamento oficial da marca no mercado chinês.


Atualmente a Segafredo Zanetti Espresso é a “Embaixadora da Cultura Italiana do Café”, cuja essência é o estilo de vida refletido nas tradicionais cafeterias italianas. A marca se orgulha da constante busca para oferecer produtos de alta excelência, serviços eficientes e hospitalidade, através de seus excepcionais cafés e cafeterias espalhadas pelo mundo. Nascida de uma autêntica herança italiana, a Segafredo Zanetti é a marca preferida por baristas profissionais em mais de 100 países. Da fazenda à xícara, a marca italiana permanece meticulosa na elaboração de cafés e espressos extraordinários que oferecem sabor e aroma ricos valorizados pelos apreciadores mais sofisticados. Tudo para divulgar em todo o mundo o gosto, a cultura e a preparação do verdadeiro café espresso italiano.


Os slogans 
Coffee crafted like no other®. 
Il vero espresso italiano. 
Are you ready for the real Italian Coffee experience? 
Da una passione vera, il caffè più autentico. (2006) 
O verdadeiro espresso italiano. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Fundação: 1973 
● Fundador: Massimo Zanetti 
● Sede mundial: Pianoro, Bolonha, Itália 
● Proprietário da marca: Segafredo Zanetti S.p.a. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Massimo Zanetti Beverage Group S.p.a.) 
● Chairman: Massimo Zanetti 
● CEO & Presidente: Daniele Boscaro 
● Faturamento: US$ 1.2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Cafeterias: 600 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 2.500 
● Segmento: Torrefação e comércio de cafés 
● Principais produtos: Cafés, máquinas automáticas, xícaras e acessórios 
● Concorrentes diretos: Lavazza, Illy, Nespresso, Saeco, Starbucks e Jacobs Douwe Egberts 
● Slogan: Coffee crafted like no other®. 
● Website: www.segafredo.it 

A marca no mundo 
Atualmente a Segafredo Zanetti é líder no segmento de café espresso na Itália e no mundo, com mais de 100.000 clientes (das cafetarias e bares aos grandes restaurantes e hotéis) e 50 milhões de xícaras consumidas por dia. A empresa também comercializa máquinas de café espresso e hoje vende mais de 60.000 toneladas de café por ano. Além disso, a marca possui uma rede de mais de 600 cafeterias, batizadas de Segafredo Zanetti Espresso, em vários países do mundo. A marca tem forte presença também em outros países europeus como França, Portugal e Áustria. Já no Brasil, a Segafredo Zanetti tem unidade principal em Contagem, estado de Minas Gerais, e opera no varejo, bares, cafés e exportação, principalmente para a Argentina. 

Você sabia? 
A Segafredo Zanetti é, de fato, uma das únicas empresas do setor a controlar diretamente toda a linha de produção do café. Do cultivo e seleção da matéria-prima nas plantações em propriedades no Brasil, Havaí e Costa Rica, à arte da mistura e torrefação em modernas fábricas, cujos resultados são as misturas para o café mais famoso e apreciado em todo o mundo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 2/4/2019

Nenhum comentário: