18.2.20

SMART FIT


“Democratizar o acesso à prática de atividade física de alto padrão, com planos acessíveis e adesão facilitada”. Essa é a principal missão, quase um mantra, da rede de academias de baixo custo Smart Fit. Com equipamentos modernos, ambiente limpo e organizado, preços acessíveis e com unidades tanto em bairros humildes quanto nos mais abastados, a Smart Fit se consolidou de forma transversal, conversando com gente que dá valor ao dinheiro em qualquer classe social. E colocou centena de milhares de pessoas que nunca tinham feito atividade física na academia para se exercitar. 

A história 
Tudo começou com o engenheiro químico e empresário Edgard Corona (foto abaixo), que em 1996 havia inaugurado no bairro de Santo Amaro em São Paulo a primeira unidade da academia Bio Ritmo, voltada para um público de classe média alta. Em meados dos anos de 2000, em uma pausa para um café no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, Edgard ao bater papo com uma atendente ouviu um pedido: “Será que você não poderia abrir uma academia dessas (Bio Ritmo) na periferia?”. Naquela época as academias do bairro em que morava a atendente eram ruins, feias, com equipamentos enferrujados e ultrapassados. Ele, em troca, ficou de pensar e perguntou: “E quanto você pagaria por uma academia dessas”? A réplica, R$ 79, não sairia mais da cabeça do empresário e se tornaria um novo negócio. Edgard rapidamente percebeu que era um mercado (academia de bairro de baixo custo) mal atendido no Brasil. Os planos para esse novo negócio ganhariam força após obter referências de outros mercados, especialmente o americano, tomando como exemplo a rede de academias de baixo custo Planet Fitness, com milhares de alunos matriculados nas unidades atraídos pelo preço de US$ 10 - mas somente centenas deles usavam de fato as academias - que apesar de serem baratas, eram feias e não estavam em um nível satisfatório.


O empresário então se deu conta que, em se tratando do segmento de academias, uma grande faixa da população brasileira ainda não estava atendida com qualidade. Ele também percebeu que 70% dos seus alunos só estavam interessados em “musculação e cárdio” - os exercícios para queimar calorias, como bicicletas e esteiras - e reclamavam de pagar pelo que não usavam. Com um plano de negócios estabelecido (oferecer instalações e aparelhos de primeira qualidade com mensalidades de academia de bairro) e utilizando também a experiência adquirida na gestão da Bio Ritmo, ele inaugurou em 2009, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre, as primeiras quatro unidades da rede de academias Smart Fit, que oferecia mensalidade pouco superior a R$ 50. Para oferecer algo com mais qualidade, apesar da infraestrutura enxuta (ausência de salas de aula para economizar espaços e professores) e serviço mais simplificado (tinha um instrutor, caso alguém precisasse de ajuda, mas não era como um personal trainer), ele investiu em fatores como iluminação cênica, equipamentos novos e de última geração e contratou uma empresa para desenvolver design e ambientação que aumentassem a eficiência das unidades. Além de comprar equipamentos (os mesmos da sofisticada Bio Ritmo) em volume para tornar os custos mais baratos.


No ano seguinte, o Banco Pátria, um dos maiores fundos de investimento do país, injetou R$ 70 milhões no negócio. Com isso, a Smart Fit ganhou musculatura e fôlego para iniciar um forte ciclo de crescimento com a inauguração de novas unidades. Somente em 2010 inaugurou 12 novas unidades. No seguinte, foram 18. No ano de 2012, em uma atitude ousada, a rede Smart Fit resolveu inaugurar suas quatro primeiras unidades estrangeiras no México, iniciando assim o processo de internacionalização da marca. Pouco depois, em 2014, a rede inaugurou 65 academias em várias cidades brasileiras, além de ingressar no mercado chileno. O sucesso da Smart Fit pode ser comprovado no ano de 2016, quando a rede atingiu a marca de 337 unidades em 22 estados brasileiros e países como México, Colômbia, Peru, Chile e República Dominicana, recebendo duas matrículas por minuto, superando a marca de 1 milhão de clientes e atingindo faturamento de R$ 1 bilhão, mesmo em um período de recessão econômica. E para manter a experiência entre tantas unidades niveladas, o resultado foi criar uma universidade corporativa que propague a cultura da marca e unifique a linguagem entre professores, recepcionistas e gerentes.


Em uma rede que estava crescendo tão rápido e em escala muito grande, se não pensar em inovação sob o aspecto de treino, equipamentos, não se consegue ganhar escala. Por isso, a novidade implantada ao longo de 2017 foi o Smart Shape, um treino intervalado de alta intensidade desenvolvido pela empresa. Os treinos duram 30 minutos, com pouco mais de 20 de execução pura, e foram desenvolvidos para cidades repletas de pessoas com pouco tempo disponível. Outra novidade foi a inauguração de unidades flagships da Smart Fit 24 horas, como a da Av. Paulista e a da Vila Olímpia, atendendo assim um maior público. Depois de tanta expansão, ainda em 2017 a Smart Fit se viu obrigada a rever alguns conceitos pela pressão da chegada ao mercado de novos concorrentes oferecendo preços baixos, mas outros tipos de aulas, como lutas e danças. Até então suas academias não tinham quase nada além de bons equipamentos e de dois a três professores simultâneos pelos corredores. Forçada a ampliar o leque de opções para não perder clientes, a Smart Fit teve que fazer diversas intervenções em unidades já existentes para construir salas de danças e áreas para exercícios funcionais, alongamento e abdominais, em uma tentativa de atrair parte dos clientes para aulas em turmas.


Essas mudanças faziam parte da “Nova Smart Fit” - como divulgou a marca em seus novos anúncios - e deviam também ajudar a empresa a concorrer com as academias especializadas que têm surgido oferecendo apenas uma ou duas modalidades de exercícios como crossfit, funcional e ioga. A oferta de aulas não foi a única novidade. A Smart Fit investiu milhões de reais na criação de linhas próprias de isotônicos, suplementos (whey protein, BCAA, glutamina, creatina) e até roupas para ginástica. Esses produtos e serviços especiais (pagos a parte da mensalidade), além de agregar experiência, gerava uma entrada de receita adicional para sustentar o negócio. Pouco depois, em 2018, lançou mais uma inovação: o aplicativo Smart Fit Coach, capaz de sugerir treinos personalizados, após uma análise do perfil da pessoa, e acompanhar a evolução, incentivando à prática de exercícios físicos. Em 2019 a rede Smart Fit atingiu marca histórica ao inaugurar sua primeira unidade em São Luís, no Maranhão, o que representou a chegada da rede em todas as capitais brasileiras e Distrito Federal. Além disso, ingressou em três novos mercados: Equador, Guatemala e Argentina. Mais recentemente, no início de 2020, a Smart Fit estreou em El Salvador e chegou ao seu 12º mercado mundial.


Uma das razões de sucesso da marca também são os planos ofertados, incluindo o Black, que oferece ao cliente a chance de se exercitar em qualquer unidade da rede ou até mesmo treinar com um amigo; além de serviços especiais para complementar a experiência como acesso ao aplicativo Smart Nutri (permite postar fotos das suas refeições e receber comentários e avaliações de nutricionistas, scanear produtos, acompanhar sua evolução e conversar online com as nutricionistas para tirar dúvidas) e Smart Fit Energy (uma assinatura mensal que dá direito a consumir 1 dose de 300 ml de isotônico por dia).


Por que tanto sucesso? 
A Smart Fit oferece comodidade e menos burocracia desde os serviços online até o autoatendimento nas unidades da rede. Em suas academias todos os treinos são personalizados de acordo com os objetivos do aluno e oferecem equipamentos de altíssima tecnologia, visando a melhor performance e segurança. Além disso, oferece serviços especiais como Shape (circuito em formato de treinamento intervalado de alta intensidade, elaborado de forma que atende à praticantes de diferentes níveis de condicionamento), HIT (executado nas esteiras, oferece diferentes fichas com sugestões de treinos, que atendem a pessoas com diversos níveis de condicionamento físico, desde o iniciante até o atleta profissional, e que buscam o emagrecimento), Sala de ginástica (espaço para a realização de aulas de abdominal, alongamento e os ritmos como Zumba e Fit Dance) e HIIT (pode ser realizado em uma área livre, com uma TV instalada, na qual os participantes podem acompanhar as orientações para diferentes treinos). As academias também oferecem Remo (equipamento cardiovascular muito eficaz capaz de trabalhar uma grande variação de músculos. O aparelho, que é um simulador de remo indoor, é indicado para a queima calórica), Esteira (um dos equipamentos mais eficientes quando o assunto é treino cardiovascular) e Equipamentos de Musculação (conta com duas áreas principais, sendo uma delas com equipamentos de musculação e pesos livres, e a outra com aparelhos voltados à prática de atividades cardiovasculares, com esteiras e elípticos, além de equipamentos para membros inferiores e superiores e treinos específicos para a região do abdômen e da lombar).


O segredo do sucesso não é só fazer uma academia com equipamentos de boa qualidade e ambiente agradável. Vender uma experiência fitness tem a ver com dar resultados. As pessoas buscam algo: seja emagrecer, fortalecer músculos, reduzir o estresse ou aumentar o condicionamento físico. E um atendimento eficiente e bom é essencial. Por tudo isso, a Smart Fit inova como a “academia inteligente”, ou seja, cada unidade da rede oferece aparelhos modernos para a prática de várias atividades físicas e como pode atender diversos alunos sem perder a qualidade, o valor das mensalidades é bem abaixo do mercado.


Os slogans 
A academia inteligente. 
Vida Smart. Vida Fit. 
Você #naopara. A Smart Fit também não.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 2009 
● Fundador: Edgard Corona 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Smartfit Escola de Ginástica e Dança S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária do Grupo Bio Ritmo) 
● Presidente: Edgard Corona 
● Faturamento: R$ 1.5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Academias: 800 
● Presença global: 12 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 3.800 
● Segmento: Fitness e bem-estar 
● Principais produtos: Academias de ginásticas 
● Concorrentes diretos: Bluefit, Selfit, Fórmula, Contours, Curves e Snap Fitness 
● Ícones: As cores amarela e preta 
● Slogan: A academia inteligente. 
● Website: www.smartfit.com.br 

A marca no mundo 
A Smart Fit, maior rede de academias do Brasil e da América Latina, possui mais de 800 unidades e 2.7 milhões de alunos, espalhados por 12 países latino-americanos como Brasil, Chile, República Dominicana, Peru, Colômbia, Equador, Paraguai, Panamá, Argentina e México. Com faturamento superior a R$ 1.5 bilhões, depois do Brasil, com mais de 460 unidades, os maiores mercados da marca são o México (mais de 170 unidades), a Colômbia e o Chile. Outro segmento onde a Smart Fit atua é o de benefícios corporativos com a Total Pass, que basicamente faz planos para empresas que querem ver os seus funcionários fazendo algum tipo de atividade física. A Total Pass atende mais de 350 empresas com 45.000 clientes ativos. 

Você sabia? 
Em 2019, a Smart Fit passou a figurar na terceira posição no ranking da International Health Racquet & Sportsclub Association (IHRSA) em número de unidades. A meta para o fim de 2021 é ultrapassar a holandesa Basic-Fit e se consolidar na vice-liderança - hoje, a primeira colocada é a americana LA Fitness. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, PEGN e Exame), sites (UOL e Glamurama), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 18/2/2020

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