Ela revolucionou a tecnologia em baterias e pilhas. Alcalina ou de lítio. Em diversos tamanhos para variados usos. Quando o assunto é pilha a marca DURACELL é a principal especialista, acreditando que não há limite para o potencial de crescimento da energia portátil. Quer seja o rádio, a câmera fotográfica ou um simples brinquedo, as pilhas e baterias DURACELL garantem muito mais horas de diversão e entretenimento. Afinal, suas pilhas duram muuuuuuuuuito mais como dizem suas propagandas.
A história
Tudo começou no início dos anos de 1920 com um cientista de nome Samuel Ruben e um ávido fabricante de cabos e fiação de tungstênio, chamado Philip Rogers Mallory. Ruben foi até a empresa P.R. Mallory Company, localizada na cidade de Indianápolis, estado americano de Indiana, que produzia células de mercúrio para equipamentos de uso militar, procurar parte de um equipamento que necessitava para realizar uma experiência. Porém, ambos vislumbraram uma oportunidade de negócio: unindo a genialidade de um com a capacidade de produção do outro, formaram uma parceria que duraria até 1975, sendo fundamental para o surgimento da marca DURACELL. As invenções de Samuel Ruben revolucionaram a tecnologia das pilhas e baterias. Na Segunda Guerra Mundial, por exemplo, ele projetou e desenvolveu a pilha de mercúrio, que possuía mais capacidade de armazenamento em menos espaço, se tornando extremamente durável e resistente para os climas severos do Norte da África e do Pacífico Sul, lugares onde as pilhas comuns, de zinco-carbono, usadas em lanternas elétricas, detectores de minas e walkie-talkies, não resistiam.
A empresa P.R. Mallory fabricou milhões de pilhas de mercúrio para uso do exército americano durante o conflito mundial. Depois do término da guerra eles fundaram a Mallory Battery Company. Nos anos de 1950, Samuel Ruben foi responsável pela melhoria das pilhas alcalinas de manganês, fazendo-as mais compactas, resistentes e duráveis por muito mais tempo. A pilha alcalina ganhou este nome devido à natureza alcalina e básica de seu eletrólito. Ao mesmo tempo, a então poderosa Eastman Kodak (conheça essa outra história aqui) introduziu câmeras com uma unidade de flash interno que requeria mais poder do que as pilhas de carbono de zinco poderiam fornecer. As câmeras necessitavam de pilhas alcalinas de manganês em tamanho novo, o chamado AAA (palito). Em 1962, empresa as confeccionou e licenciou-as também, pois não tinha capacidade, naquele momento, para distribuí-las ao consumidor ou atender a demanda mundial.
A demanda fotográfica para pilhas alcalinas era elevada e a marca DURACELL foi introduzida no mercado oficialmente em 1965. O nome era formado pela junção das palavras inglesas “durable” (durável) e “cell” (pilha elétrica). Ou seja, “pilha durável”. Logo, o mercado consumidor para baterias DURACELL cresceu rapidamente e o fornecimento teve que ser racionado nos anos de 1970, enquanto a capacidade de produção era ampliada e modernizada. Em 1971, surgiu o famoso design de suas pilhas chamado “COOPERTOP” (parte inferior preta e parte superior na cor cobre, que simbolizavam a condutividade, a força e a superioridade da fórmula de suas pilhas). Pouco depois, em 1973, a marca criou o simpático Coelhinho da Duracell, que se tornaria mascote e porta-voz de suas duráveis pilhas. Nessa época, as pilhas DURACELL foram as primeiras a serem anunciadas na TV e rapidamente se tornam parte do vocabulário doméstico cotidiano com o cativante slogan “Nenhuma outra pilha se parece com ela, nenhuma outra pilha dura como ela”.
Em 1980, como a marca já era extremamente popular, a empresa resolveu trocar seu nome para DURACELL INTERNATIONAL COMPANY. Nos anos seguintes, com o rápido avanço da tecnologia a utilização de pilhas cresceu enormemente, transformando a marca DURACELL em líder mundial neste segmento. Em 1996, a marca foi adquirida pela poderosa Gillette Company (conheça essa outra história aqui) por US$ 7.3 bilhões, ampliando assim sua distribuição global. Foi também na década de 1990 que a marca ingressou na categoria de pilhas recarregáveis com o lançamento de produtos que já vinham pré-carregados de fábrica e carregadores.
Em 2005, com a compra da Gillette Company pela Procter & Gamble (conheça essa história aqui), a marca DURACELL passou a integrar o portfólio da empresa americana. Pouco depois, em 2008, a DURACELL firmou um acordo de licenciamento com a empresa Dane-Elec, e a marca passou a estampar seu logotipo em cartões de memórias, HD externo e pen-drives, produtos que tinham tudo haver com armazenamento. No final de 2014, a DURACELL foi vendida pela P&G para a Berkshire Hathaway (saiba mais aqui), empresa de investimento controlada pelo bilionário Warren Buffett, em um negócio avaliado em aproximadamente US$ 6.5 bilhões.
Nos últimos anos a marca desenvolveu e lançou tecnologias inovadoras, como por exemplo, Duralock Power Preserve™ (2012), que têm energia garantida durante 10 anos de armazenamento, oferecendo assim a segurança de saber que as pilhas DURACELL guardadas nas gavetas funcionarão quando mais precisar. Além disso, lançou em 2013 a DURACELL QUANTUM, pilha alcalina número 1 em duração no mundo, cujo interior de alta densidade Hi-Density Core a diferencia de outras pilhas e faz com que não exista espaços com ar em seu núcleo, o que resulta em um maior espaço para os materiais mais ativos, proporcionando uma maior transferência de energia e, portanto, maior duração e energia para os aparelhos. Outra novidade foi o lançamento em 2018 do DURACELL POWERBANK, uma solução portátil para manter celulares e outros aparelhos carregados via USB sempre com bateria. Rápido e fácil de carregar e transportar, a linha oferece três modelos de carregadores portáteis que proporcionam 1, 2 ou 3 cargas extras.
Atualmente a DURACELL é produtora de baterias alcalinas de alto-desempenho e acredita não haver nenhum limite no potencial de poder portátil no futuro. Um exemplo é a pilha para aparelhos auditivos com tecnologias como o sistema EasyTab, que facilita a substituição da pilha no aparelho auditivo; e a Zinc-air, que utiliza o oxigênio do ar para gerar energia. Isto porque, pequenos orifícios presente na base da pilha permitem a entrada do ar que, ao reagir com zinco, produz óxido de zinco. Esta reação gera energia que permite o funcionamento do aparelho auditivo. Além disso, a marca oferece uma completa e moderna linha de lanternas, que utilizam a patente TrueBeam Optics, tecnologia que combina LED com foco preciso, gerando assim uma luz branca e ultra brilhante.
A DURACELL ainda oferece lâmpadas de LED (através de licenças com outras empresas) e baterias para automóveis e motos (no Brasil iniciou a produção em 2017, inicialmente para automóveis e posteriormente para motos). A marca oferece também a DURACELL PROCELL (conhecida como Industrial by Duracell até 2019), uma linha de pilhas e baterias alcalinas projetadas para garantir o desempenho ideal de dispositivos profissionais, como detectores de fumaça/monóxido de carbono, microfones, controles remotos, mouses sem fio, teclados, sensores de movimento, aparelhos de medida (multímetro), aparelhos médicos ou até detectores de descarga de vaso sanitário. No Brasil a marca ficou extremamente conhecida pelo slogan “Dura até 8x mais que as pilhas comuns de zinco”.
Hoje, com tantos usuários de pilhas e com a tecnologia se aprimorando a cada dia, DURACELL conta com consumidores que vão desde pessoas que precisam de energia para brinquedos como também para relógios, tocadores de música digital, celular, rádio, videogame, etc. Sendo assim, para DURACELL, o importante é que sempre haja um sorriso no rosto de crianças e que se garanta conveniência para usuários, assegurando também maior duração e longos momentos de diversão.
1960
● Lançamento das famosas pilhas pequenas AA.
1987
● Primeira empresa do setor a colocar data de validade na embalagem de suas pilhas.
1990
● Introdução no mercado do “Copper Top Tester” em suas embalagens, para ajudar o consumidor a determinar quando suas baterias precisariam ser substituídas.
1998
● Lançamento da DURACELL ULTRA, uma pilha de longa duração, direcionada para produtos eletrônicos que exigiam mais força.
2000
● Lançamento da DURACELL ULTRA com tecnologia M3, indicada para uso em aparelhos de alta tecnologia como videogames portáteis e tocadores de música digital.
2006
● Lançamento da DURACELL POWER PIX, uma pilha desenvolvida com tecnologia de metal hidróxido de longa duração para ser utilizada exclusivamente câmeras digitas.
2010
● Lançamento da DURACELL myGrid USB, uma bateria recarregável de íon de lítio que proporciona aos usuários a liberdade de permanecerem conectados aos dispositivos que mais valorizam sem a inconveniência de procurar uma tomada.
2012
● Formação de uma joint-venture entre a Procter & Gamble, por meio de sua marca de pilhas DURACELL, com a também americana Powermat, uma das pioneiras na tecnologia de recarga sem fio. Os inovadores produtos (entre os quais carregadores sem fio) são comercializados com a marca DURACELL POWERMAT. Um desses produtos é o WiCC, um cartão fino para inserir em aparelhos celulares ou cases compatíveis para instantaneamente carregar de modo wireless a bateria dos aparelhos.
2019
● Lançamento da DURACELL OPTIMUM, pilhas alcalinas que prometem uma vida útil até 200% maior, dependendo do uso. Para o desenvolvimento do produto foram 10 anos de pesquisas e desenvolvimento e 18 patentes, incluindo o ingrediente Power Boost.
2021
● Lançamento da DURACELL POWER CENTER, uma linha de baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), compatíveis com sistemas fotovoltaicos novos ou existentes, ingressando assim no segmento de armazenamento de energia solar para residências.
A DURACELL tem um rico histórico de inovação que envolve o desenvolvimento contínuo de pilhas mais compactas, mais potentes, mais eficientes e mais duradouras do que as de marcas concorrentes. Desde o início, a DURACELL tem sido responsável por muitos pioneirismos no setor, incluindo a criação das primeiras pilhas alcalinas AA e AAA e da primeira bateria moeda para aparelhos auditivos. As pilhas DURACELL foram, inclusive, as primeiras a chegar à lua (em 1969, como parte da missão Apollo 11) e as primeiras a alimentar o inovador mouse sem fio da Logitech (conheça essa outra história aqui), tornando o trabalho no computador muito mais prático. A busca da marca por inovação permanece até hoje, com produtos como a Duracell Quantum, uma de suas melhores e mais potentes pilha alcalina em todos os tipos de dispositivos. O investimento significativo em pesquisa e desenvolvimento garante que os produtos DURACELL continuem sendo os mais confiáveis em tudo: desde os mais recentes brinquedos e consoles de videogame de alto consumo até tecnologias portáteis que carregam rapidamente os smartphones.
O programa “Powered by Duracell” convida fabricantes de dispositivos alimentados por pilhas a impulsionarem a tecnologia avançada da DURACELL e sua icônica marca para maximizarem o desempenho de seus aparelhos e aumentarem a equidade de sua marca. Ao usar o logotipo “Powered by Duracell” nas embalagens de seus dispositivos e plataformas de comércio eletrônico, o fabricante melhora a maneira como os clientes percebem e interagem com o seu dispositivo de três formas poderosas: ELEVA A EQUIDADE DE SEUS DISPOSITIVOS (foi demonstrado que os consumidores confiam mais na qualidade de um dispositivo quando ele apresenta o logotipo “Powered by Duracell”), GARANTE QUE O DISPOSITIVO TENHA O MELHOR DESEMPENHO (uma das competências principais da DURACELL é disponibilizar pilhas de qualidade com alto desempenho. Isso garante aos consumidores que eles terão a melhor experiência nos seus dispositivos quando incluírem a DURACELL) e MELHORA A EXPERIÊNCIA DE COMPRA DO CLIENTE (O logo “Powered by Duracell” chama mais a atenção ao informar aos clientes que as pilhas estão incluídas - ou não incluídas - do que as frases padrão “pilhas incluídas” ou “pilhas não incluídas”).
As baterias fazem parte de nossas vidas cotidianas e, à medida que passamos mais tempo em casa, as crianças pequenas podem ter mais acesso a baterias de lítio (aquelas que parecem pequenas moedas). A DURACELL sempre esteve profundamente comprometida em fazer sua parte para produzir as baterias de lítio mais seguras possíveis e educar pais e cuidadores sobre a importância da segurança das baterias de lítio. Por isso a marca promove o programa DURACELL POWER SAFELY, uma série de recursos educacionais para ajudar a educar e conscientizar sobre a importância de praticar a segurança em relação a essas baterias no ambiente doméstico. Por exemplo, em 2022, apresentou o DURACELL POWER SAFELY CHECK, uma coleção de novos recursos educacionais para pais e cuidadores aprenderem mais sobre a segurança de baterias de lítio. Essa nova ação é reforçada por uma parceria com a atriz Jamie Chung e inclui um questionário online projetado para ajudar a educar pais e cuidadores sobre onde essas baterias de lítio são normalmente encontradas em toda a casa, por que podem ser potencialmente perigosas e como tornar os espaços um pouco mais seguros.
Mas a DURACELL foi ainda mais longe do que apenas educar e conscientizar sobre os perigos dessas baterias. Em 2021, pensando na segurança e no bem-estar dos bebês e das crianças, a marca lançou baterias com “gosto amargo” para evitar ingestão. Para isso anunciou a tecnologia Baby Secure, que utiliza uma substância chamada Bitrex, conhecida por ser a mais amarga do mundo, e cujo objetivo é impedir a ingestão acidental do produto, algo que pode ocasionar sérios riscos à saúde dos pequenos (e em alguns casos até a morte). Uma camada de Bitrex é adicionada as baterias, deixando um gosto extremamente repulsivo que faz com que as crianças cuspam o produto rapidamente, de modo involuntário. Apesar do gosto desagradável, o Bitrex é considerado completamente inofensivo à nossa saúde e vem sendo muito utilizado também em produtos de limpeza e outras substâncias que podem trazer riscos à saúde de crianças, caso ingeridos. Além da adição do Bitrex às baterias, a marca também remodelou a embalagem, de modo que seja impossível abri-la com as próprias mãos. Há vários avisos sobre a necessidade de mantê-las longe do alcance de bebês ao longo do rótulo, além de adesivos aplicados diretamente ao produto que tratam do assunto.
A imagem do coelho cor-de-rosa das pilhas de longa duração está dividida entre as marcas DURACELL e Energizer (conheça essa outra história aqui). Uma disputa que obrigou as marcas a uma separação de mercados: nos Estados Unidos e Canadá o coelho é usado pela Energizer, que conquistou o direito de utilizar sua imagem nesses países. No mercado europeu e no resto do mundo, ocorreu o inverso, sendo a imagem da mascote atribuída a DURACELL. Em tempo: o coelho da Energizer foi introduzido no mercado em 1989, enquanto o da DURACELL, conhecido oficialmente como DURACELL BUNNY, já estrelava comerciais europeus desde 1973.
Nos Estados Unidos ele foi utilizado de 1973 a 1980 em campanhas publicitárias. O coelho cor-de-rosa foi escolhido pela marca para representar a longa duração de suas pilhas alcalinas em um comercial de televisão (batizado de “Drumming Bunny” e criado pela agência de publicidade Dancer Fitzgerald Sample) onde participava de uma competição com outros coelhos que tocavam tambores. O final do comercial era óbvio: o coelho da DURACELL era o único que não parava de tocar. Com isso, mostrava às pessoas que as pilhas DURACELL duravam muito mais que as pilhas comuns e econômicas de zinco-carbono.
Nos anos seguintes a simpática mascote viajou pelo mundo, desde a Ásia e Austrália, até Colômbia e Croácia, sempre demonstrando com muita energia e carisma a durabilidade das pilhas DURACELL. Desde então, o famoso e carismático personagem estreou inúmeras campanhas publicitárias, impressas e televisivas, além de estampar as embalagens do produto. Atualmente, o DURACELL BUNNY é uma das mascotes publicitárias mais reconhecidas no mundo, e demonstra a razão pela qual a marca DURACELL oferece vantagens.
um acontecimento no Brasil marcou a história do Coelhinho. Isto aconteceu em outubro de 2019, quando a DURACELL lançou sua primeira campanha cujo filme publicitário foi gravado no Brasil. Com o mote “Pense menos em pilhas”, a campanha marcava o retorno aos comerciais de televisão no Brasil e trazia outro fato inédito: a primeira aparição na história da Coelhinha, namorada do Coelhinho, ícone mundial da marca. Com 30 segundos de duração, o comercial buscava exaltar a mais ampla durabilidade das pilhas DURACELL, que segundo o vídeo agora eram tão duradouras que permitiam que até mesmo o Coelhinho da marca relaxasse sem maiores preocupações. A chegada da “Coelhinha” acontece neste momento, quando no final do filme é mostrado o casal relaxando com tranquilidade em meio a uma sessão de meditação no Parque do Ibirapuera. Assista ao comercial aqui.
Ao longo de todos esses anos, o personagem do Coelhinho evoluiu de um simples brinquedo a uma mascote querida (um coelho rosa antropomórfico) que traz cordialidade e personalidade à marca. E durante esse período ele passou por algumas modificações em relação ao seu visual, trocando o tradicional tambor por equipamentos eletrônicos mais avançados, e depois por uma simples pilha nas costas, sempre acompanhando a modernidade dos tempos. Além disso, passou a vestir camisa e calção nas tradicionais cores da marca.
A tradicional mascote - simpática, cor-de-rosa e resistente - adotou oficialmente posições e movimentos para serem utilizados nas campanhas publicitárias, como mostra a imagem abaixo.
De 2008 a 2010, a marca DURACELL foi fornecedora oficial da energia para a véspera de ano novo comemorada na famosa Times Square em Nova York. Como forma de incentivar o uso de energia alternativa, a marca instalou no coração da avenida mais iluminada do mundo o DURACELL SMART POWER LAB, onde estavam localizadas bicicletas batizadas de Duracell Power Rover. Quando os visitantes pedalavam essas bicicletas, era gerada energia humana que depois era convertida e armazenada em baterias gigantes da DURACELL, que seriam utilizadas para iluminar a tradicional bola de cristal (Eve Ball Drop) e os letreiros que anunciavam a chegada do novo ano em Nova York. Outro atrativo era que, neste espaço os visitantes podiam recarregar gratuitamente celulares, câmeras digitais e outros aparelhos eletrônicos, além de jogar videogame e obter uma foto personalizada tirada com uma réplica de tamanho natural dos letreiros.
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos tempos. O primeiro logotipo da marca aparecia com o nome da empresa produtora ao lado (Mallory) e foi utilizado até 1977. Em 1985, o logotipo apresentou uma nova tipografia de letra (mais encorpada). Pouco depois, em 1988, uma sutil remodelação, mais perceptível na letra C. Em 1999, a identidade visual voltou a apresentar uma letra mais encorpada. E por fim, em 2013, a tipografia de letra foi afinada novamente e os preenchimentos das letras ficaram maiores.
Apesar do logotipo da marca DURACELL ser oficialmente preto, quando aplicado em fundo da mesma cor ele se transforma em branco e, em raras ocasiões, em cobre, uma cor não escolhida por acaso, basta olhar para suas pilhas.
Engineered for more. (2022)
Power You Can Trust. (2021)
Helping You Power On. (2020)
Power On. (2019)
Trust is Power. (2017)
#1 Trusted Brand. (2017)
Trust The Power Within. (2014)
The power to go further. (2014)
The power to do more. (2010)
Smart power. (2009)
Power their toys. Power their future. (2009)
It is not just a battery - it’s Duracell. (2008)
Lasts longer, much longer. (2008)
Trusted Everywhere. (2004)
The battery you dream about. (2002)
No ordinary battery looks like it or lasts like it. (1994)
You can’t top the copper top. (1993)
No battery is stronger longer. (década de 1990)
When it comes to making them last longer, we never stop. (1984)
One that Last. (década de 1980)
No regular battery looks like it. No other battery lasts like it. (1974)
Dura mais, muito mais. (2019, Brasil)
Momentos que duram mais. (2011, Brasil)
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1965
● Criador: Samuel Ruben e Philip Rogers Mallory
● Sede mundial: Chicago, Illinois, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Duracell Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária da Berkshire Hathaway Inc.)
● CEO: Thom Lachman
● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 180 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 3.300
● Segmento: Equipamentos de energia
● Principais produtos: Pilhas, baterias, carregadores e lanternas
● Concorrentes diretos: Energizer, Rayovac, Eveready, Panasonic, Sanyo, Sony, Philips, BIC, Elgin, Moura, ACDelco, Bosch, DieHard e Interstate
● Ícones: O coelho cor-de-rosa
● Slogan: Engineered for more.
● Website: www.duracell.com.br
A marca no mundo
Os produtos DURACELL - incluindo pilhas alcalinas, ultra e de lítio - são vendidos em mais de 180 países ao redor do mundo. Em média, são vendidos 63 produtos da marca por segundo no mundo. Líder mundial em fabricação de pilhas alcalinas de alto desempenho, baterias especiais e pilhas recarregáveis, DURACELL oferece uma completa linha com formatos AA, AAA, C, D, CR2, 9V, entre outros. A marca também oferece formatos menos usados, como o AAAA, utilizados principalmente em pagers, lanternas e medidores de glicose, e o tamanho J, para aparelhos hospitalares. Além disso, a DURACELL, cujo faturamento anual estimado é de US$ 2 bilhões, também comercializa uma linha de lanternas (para ambientes externos e internos), carregadores de pilhas e carregadores portáteis para dispositivos com entrada USB, e até baterias para automóveis e motos e lâmpadas de LED. Suas pilhas são produzidas em seis fábricas ao redor do mundo.
Você sabia?
● A exclusiva tecnologia POWERCHECK™ permite que os consumidores vejam imediatamente o nível de energia de uma pilha DURACELL, que pode ser reutilizada em outro dispositivo com menor necessidade energética.
● A DURACELL é a marca de pilhas número um recomendada pelos maiores fabricantes mundiais de dispositivos, tudo em função de seu desempenho de longa duração e da experiência de alta qualidade oferecida aos consumidores.
● Em 2022, a DURACELL fechou um contrato de patrocínio com a escuderia Williams para estampar sua marca nos carros de F1.
● No processo de fabricação das pilhas DURACELL não há adição de mercúrio, cádmio ou chumbo.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Forbes, BusinessWeek, Exame, Embalagem Marca e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel, Interbrand e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 6/7/2022
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/
2 comentários:
Gostaria de saber se tem algum local para receber as pilhas e baterias usadas.
Carlos Oliveira de Souza
Tel 6603-2010 Cel. 7142-1073
e.mal cmccm@ig.com.br
Gostaria de ser informado sobre quais são as respectivas cores localizadas na marca DURACELL,
motivo trabalho acadêmico,por isso estou com uma certa urgência em saber,
Obrigado!
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