Picapes, vans, veículos utilitários esportivos e caminhões leves que levam em sua tradicional e inconfundível grade frontal simplesmente três letras, GMC, são sinônimos de durabilidade, força, robustez e transporte seguro para milhões de americanos e toneladas de mercadorias.
A história
A história começou no dia 22 de dezembro de 1901 na cidade de Detroit quando os irmãos Grabowsky, Max (um engenheiro e inventor nas horas vagas) e Morris (um empresário), desenvolveram um dos primeiros, mais avançados e modernos caminhões comerciais da época. Max era o encarregado pela engenharia do projeto enquanto seu irmão Morris era responsável pela administração e vendas da nova empresa, chamada Grabowsky Motor Vehicle Company. O primeiro caminhão desenvolvido pelos irmãos, batizado de Rapid, também foi o primeiro movido a gasolina a rodar nas ruas da cidade de Detroit, estado americano do Michigan. O pequeno caminhão utilizava um motor de apenas 1 cilindro e um sistema de correntes para transmissão, pesava apenas 1.900 libras (aproximadamente 860 kg) e foi vendido para a lavanderia American Garment Cleaning Company por US$ 1.250. Em 1902, a empresa foi reorganizada e teve seu nome alterado para Rapid Motor Vehicle Company (RMVC). Além disso, o primeiro caminhão criado pelos irmãos tinha um grande defeito: o motor era fraco demais. Com isso eles lançaram um caminhão equipado com um motor de 2 cilindros. Nos três anos posteriores ao lançamento do Rapid, os irmãos construíram e venderam aproximadamente 75 caminhões, além de alguns automóveis.
Em 1906, eles mudaram a fábrica para Pontiac, cidade localizada na região metropolitana de Detroit. Essa mesma fábrica só seria desativada pela GM em dezembro de 1994. A então moderna fábrica permitiu aos irmãos atingirem a marca de aproximadamente 200 veículos fabricados por ano. Com a nova fábrica houve também a ampliação da linha de produtos, incluindo um novo caminhão de 1 tonelada, além de alguns pequenos ônibus. Em 1907, eles lançaram um caminhão de 2.5 toneladas, um caminhão de 1 tonelada para entregas e ampliaram a oferta de modelos de ônibus. No campo tecnológico, a empresa adotou motores mais potentes, de 4 cilindros, em substituição ao antigo modelo de apenas 2 cilindros.
Em 1908, Max deixou a empresa para fundar seu próprio negócio, e Morris continuou tocando o empreendimento, chegando a oferecer 17 tipos diferentes de veículos, entre eles viaturas policiais, ambulâncias e até carros funerários. Com o sucesso de seus caminhões, em 1909, a empresa foi adquirida pela General Motors (GM) para formar a base da General Motors Truck Company, que viria a ser formada no dia 22 de julho de 1911, resultado da fusão da Rapid Motor Vehicle Company e da Reliance Motor Car Company. Ainda em 1909, um caminhão Rapid foi o primeiro a conquistar o Pikes Peak, uma montanha com altitude de 4.302 metros que faz parte das famosas Rocky Moutains, localizada 16 km a oeste de Colorado Springs, no estado do Colorado. Vencer a subida desse pico significava uma senhora demonstração de força e resistência, e consequentemente uma enorme publicidade para a marca.
Foi somente em 1912 que a marca GMC TRUCKS (abreviação de General Motors Company) foi apresentada oficialmente no Salão do Automóvel de Nova York e seus veículos passaram a utilizar o tradicional logotipo na grade frontal. Em seu primeiro ano a GMC fabricou apenas 372 caminhões. Em 1916, como estratégia de marketing para promover a linha de caminhões, um modelo GMC cruzou o país, saindo da cidade de Seattle rumo a Nova York, executando o trajeto de 5 mil quilômetros (distância similar a duas viagens São Paulo-Manaus) em apenas 30 dias. Até o final de 1918, aproximadamente 90% da produção da GMC foi destinada ao exército americano para a Primeira Guerra Mundial. Nos anos seguintes, fabricando e desenvolvendo picapes, pequenos caminhões, vans e até ônibus, a marca cresceu no mercado americano, lançando modelos de grande sucesso como o primeiro caminhão refrigerado para o transporte de produtos perecíveis em 1931; e a GMC SUBURBAN em 1937, uma caminhonete de cabine fechada de grande porte mais luxuosa (um predecessor dos veículos utilitários esportivos atuais) baseada no modelo de mesmo nome da Chevrolet.
Durante a Segunda Guerra Mundial a GMC voltou a sua produção para os veículos militares, contribuindo com boa parte da frota de apoio do exército americano nos campos de batalha. No período de pós-guerra, a GMC se firmou como uma das maiores fabricantes de caminhões e veículos comerciais do mundo. Na década de 1960 foram lançadas as primeiras vans de grande porte com a marca GMC e dos primeiros ônibus escolares. No início da próxima década, em 1973, a marca introduziu no mercado seu primeiro motor home (uma espécie de caminhão casa), produzido apenas por durante cinco anos. Em meados da década de 1980, a GMC iniciou uma total reformulação de sua linha de modelos com o lançamento de picapes, vans e caminhões leves extremamente versáteis e resistentes. A partir de 1998, a marca lançou a linha DENALI (nome da montanha mais alta da América do Norte, localizada no interior Alasca), versões luxuosas de seus modelos de picapes e utilitários esportivos. Nos últimos anos, apesar da enorme crise financeira pela qual passou a GM, tendo inclusive que se desfazer de algumas marcas automotivas, a GMC continua sendo uma das mais importantes do grupo americano, considerada uma peça fundamental na recuperação da outrora gigante do segmento automobilístico, principalmente na América do Norte.
A linha do tempo
1970
● Lançamento da GMC JIMMY, um utilitário esportivo compacto baseado na Chevrolet K-5 Blazer. Em 1990 seria lançada a versão quatro portas.
1971
● Lançamento da GMC SPRINT, um pequeno utilitário baseado no Chevrolet El Camino. Em 1978 o modelo foi rebatizado de GMC CABALLERO.
1980
● Lançamento da GMC TOPKICK, um caminhão de médio porte.
1982
● Lançamento da GMC SONOMA, uma picape compacta, e conhecida até 1990 como GMC S-15, um modelo irmão da Chevrolet S-10. A produção do modelo foi encerrada em 2004.
1985
● Lançamento da GMC SAFARI, uma mini-van desenvolvida para entregas comerciais e transporte de passageiros. A produção desse modelo foi encerrada em 2005.
1987
● Lançamento da GMC SIERRA, uma linha de picapes de grande porte semelhante a Chevrolet Silverado. Atualmente é o veículo mais vendido da marca.
1991
● Lançamento da GMC SYCLONE, uma versão mais potente do modelo GMC SONOMA. Este modelo foi produzido durante apenas um ano e vendeu apenas 2.995 unidades.
● Lançamento da GMC YUKON, um veículo utilitário esportivo de porte grande, muito semelhante a Chevrolet Tahoe. Em 1998 foi apresentada a GMC YUKON DENALI, versão mais luxuosa do veículo utilitário esportivo. A linha ainda oferece uma versão maior do modelo, batizada de GMC YUKON XL, baseada na Chevrolet Suburban. È uma das linhas de veículos mais vendidas pela marca até os dias de hoje.
1992
● Lançamento da GMC TYPHOON, uma versão mais potente e esportiva do veículo utilitário esportivo GMC JIMMY. O modelo não fez o sucesso esperado e foi descontinuado em 1993 com aproximadamente 4.900 unidades comercializadas.
1995
● Lançamento da GMC SAVANA, uma van de grande porte com configurações para passageiros e carga.
1998
● Lançamento da GMC ENVOY, versão luxuosa de um veículo utilitário esportivo de porte médio.
2004
● Lançamento da GMC CANYON, uma picape de médio porte, semelhante a Chevrolet Colorado, que veio substituir o modelo Sonoma.
2007
● Lançamento da GMC ACADIA, um veículo utilitário esportivo (SUV) de grande porte. Em 2016, com o lançamento de sua segunda geração, o modelo foi reposicionado como um SUV crossover de médio porte.
2008
● Lançamento de uma versão híbrida do utilitário esportivo GMC YUKON DENALI, equipado com o sistema 2-Mode Hybrid, que combina dois motores elétricos alimentados por baterias de níquel com 300 V.
2009
● Lançamento da GMC TERRAIN, um SUV crossover luxuoso de médio porte (a partir de 2017 reposicionado como um utilitário esportivo compacto). É o menor utilitário esportivo produzido pela marca.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Inicialmente batizada de GMC TRUCKS, na década de 1970 a marca foi abreviada apenas para GMC e ganhou um novo logotipo, mais limpo e moderno. Há alguns anos atrás, esse logotipo sofreu uma pequena modernização.
Os slogans
Like A Pro. (2017)
We are a Professional grade. (2000)
Do one thing, do it well. (década de 1990)
Let GMC Truck do it - Right for you. (1988)
It’s not just a truck anymore. (1988)
A truck you can live with. (1985)
What a difference a name makes.
The Strength of Experience.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1902 (empresa) e 22 de julho de 1911 (marca)
● Fundador: Max e Morris Grabowsky
● Sede mundial: Detroit, Michigan, Estados Unidos
● Proprietário da marca: General Motors Company
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Mary Barra
● Presidente: Dan Ammann
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Vendas globais: 661.154 veículos (2016)
● Presença global: 13 países
● Presença no Brasil: Não
● Segmento: Automobilístico
● Principais produtos: Picapes, utilitários esportivos, vans e caminhões leves
● Ícones: A tradicional grade frontal dos veículos
● Slogan: Like A Pro.
● Website: www.gmc.com
A marca no mundo
Atualmente a GMC produz picapes, vans, veículos utilitários esportivos e caminhões médios e leves, comercializados especialmente nos mercados americanos, canadense e mexicano. Além disso, seus veículos são vendidos em alguns países do Oriente Médio, como por exemplo, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar, Jordânia e Iraque. A GMC é a terceira marca de automóvel de maior importância para a GM no mercado americano, vendendo menos veículos apenas que a Chevrolet e a Buick. Em 2016 foram comercializados mais de 661.000 mil veículos que levavam na grade frontal as iniciais GMC.
Você sabia?
● Durante a Segunda Guerra Mundial, aproximadamente 584 mil veículos militares produzidos pela GMC participaram das ferozes batalhas do conflito.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 14/6/2017
Um comentário:
Gostei de saber a história dessa empresa =)
Postar um comentário