Se você é um apreciador de drinques, então provavelmente já provou o refrigerante mais antigo do mundo. Até em drinques mais sofisticados, dificilmente SCHWEPPES e suas borbulhas não estão presentes. Sua ampla linha de produtos é consumida pura ou misturada a alguma outra bebida, e é exatamente esta versatilidade que faz da marca uma das mais consumidas do mundo por pessoas modernas e sofisticadas, que buscam um sabor diferenciado e especial.
A história
A história da marca mais antiga de refrigerante do mundo começou quando Johann Jacob Schweppe, um joalheiro bem-sucedido, alemão de nascença, mas naturalizado suíço, e cientista e químico amador nas horas vagas, se inspirou em Lavoisier para iniciar estudos e pesquisas, sem muita pretensão, que envolviam gás e água. Até que em 1783 ele descobriu um método eficaz de produzir água carbonatada (água com altos teores de gás carbônico) em escala comercial. O novo produto (nada mais que água mineral com gás) recebeu o nome de seu criador com uma pequena adaptação no final, que remetia ao som de sua efervescência: SCHWEPPES. O rótulo do produto indicava que SCHWEPPES não era uma bebida qualquer, era “The Gentlemen’s Choice” (“A escolha dos cavalheiros” em português), por isso seu público alvo eram pessoas elegantes da época. O produto foi um sucesso praticamente instantâneo causando frisson com suas borbulhas nos copos e nos ambientes mais chiques.
Alguns anos depois Jacob se mudou para Londres apostando em um refrigerante muito mais valioso: a SCHWEPPES SODA. A empresa J. Schweppe & Co. inaugurou sua primeira fábrica na cidade de Londres somente em 1798, cuja intenção era desenvolver seu negócio e produzir em larga escala o novo refrigerante. Nesta época SCHWEPPES já tinha uma embalagem bastante inovadora, uma garrafa oval de vidro verde com o nome da marca em alto relevo. Essa garrafa única, em forma de torpedo, tinha esse formato para reter suas bolhas preciosas e garantir a melhor experiência de degustação. A bebida diferente e sofisticada rapidamente conquistou o paladar das pessoas, especialmente depois de ser recomendada pelos médicos para alguns problemas de saúde, aumentando assim a popularidade e confiabilidade do produto. Em 1835 a empresa lançou no mercado a SCHWEPPES LEMONADE, mistura da água com gás e limão. A realeza se identificou tanto com a bebida, que o rei Guilherme IV condecorou SCHWEPPES em 1836 com uma alta honraria, tornando-a fornecedora oficial da Coroa Britânica de água mineral com gás e soda.
Em 1870 a fábrica ampliou sua linha de produtos, passando a produzir também SCHWEPPES TONIC, água com altos teores de gás carbônico e um toque de quinino (um alcalóide de gosto amargo que tem funções antitérmicas, antimaláricas e analgésicas), chamada também de “água tônica indiana”, pois, a ideia de colocar quinino na bebida nasceu dentro das fileiras do exército indiano como forma de combater a malária; e SCHWEPPES GINGER ALE, com extratos naturais de gengibre. Em 1877, na cidade de Sydney na Austrália, a empresa instalou uma pequena unidade fabril e, em 1884, outra em Nova York. Era o começo de uma expansão internacional para levar seus produtos a outros países. Depois de se converter em sociedade anônima no ano de 1897, a empresa criou em 1923 uma subsidiária para cuidar do desenvolvimento da marca nos mercados estrangeiros.
Após a Segunda Guerra Mundial, com grande incentivo do governo inglês, as exportações para os Estados Unidos dobraram no ano de 1949. Pouco depois, em 1951, a empresa inaugurou uma nova fábrica na ilha de Malta, reforçando ainda mais sua presença no exterior. A partir deste momento a expansão global da marca SCHWEPPES seria extremamente acelerada, especialmente no mercado americano. Em uma campanha publicitária realizada ainda nesta década, o carismático Comandante Whitehead, um veterano da Marinha Real Britânica, com cabelos grisalhos e barba imponente, descrevia o sabor borbulhante e efervescente como “Schweppervescence” (expressão que significa algo como “Efervescência da Schweppes”). O personagem, que afirmava que as notáveis bolhas duravam no copo enquanto tivesse drinque, faria parte da comunicação da marca por 18 anos. Na década de 1960 a marca se tornou ainda mais popular quando lançou a famosa campanha “Schhhhhh....Schweppes”, palavra onomatopeia que imitava o som muito parecido quando uma garrafa de SCHWEPPES era aberta e o gás escapava.
No final desta década, em 1969, a SCHWEPPES Ltda. fundiu-se com a empresa britânica Cadbury Group, formando assim a CADBURY SCHWEPPES. Nos anos seguintes a marca SCHWEPPES ganhou ainda mais força e distribuição no mercado internacional. No Brasil, os produtos da marca foram introduzidos em 1991, com o lançamento da SCHWEPPES TÔNICA. Internacionalmente, no mês de julho de 1999, a marca SCHWEPPES foi parcialmente adquirida por US$ 700 milhões pela The Coca-Cola Company para distribuição em países da América Latina, África e Ásia. Ainda neste ano o produto ganhou uma nova identidade visual com a reformulação do seu rótulo, embalagens e logotipo. Logo depois, em abril de 2000, Água Tônica, Club Soda e Citrus passaram a serem produzidos no Brasil pela Companhia de Bebidas Ipiranga, fabricante da Coca-Cola em Ribeirão Preto e distribuídos em todo território nacional.
Nos anos seguintes a marca SCHWEPPES lançou no mercado novos produtos com sabores únicos e diferenciados, ampliando assim ainda mais seu portfólio e as possibilidades de consumo. Além da extensão da linha de produtos, SCHWEPPES também ganhou uma nova garrafa, com design e grafismo mais modernos.
Em 2013 a marca completou 230 anos de uma rica história. Em sua tradicional lata amarela e verde com design clássico está escrito 350 ml, como em qualquer outra latinha. Mas basta uma simples pesquisa para constatarmos que na verdade cada lata de SCHWEPPES carrega dentro, muito mais que um líquido, mas um conteúdo gigante e rico com nada menos que 230 anos de história. O primeiro refrigerante que o mundo teve conhecimento continua se destacando pelo seu toque amargo e sabor sofisticado, que atravessaram com elegância mais de dois séculos e provaram que o clássico realmente nunca sai de moda. No Brasil, para comemorar tal data, a marca lançou embalagens comemorativas que resgatavam a rica história de SCHWEPPES. Inspirada na impecável publicidade antiga da marca, as embalagens comunicavam a elegância conquistada pela bebida desde o seu lançamento.
Em 2019 a The Coca-Cola Company escolheu o Brasil para estender o alcance da marca para outra categoria de produto com o lançamento da linha SCHWEPPES PREMIUM DRINKS, drinques prontos para beber nas versões Gin Tônica, Spritz e Vodka & Citrus. Com 5% de teor alcoólico, as bebidas foram desenvolvidas no Centro de Inovação da Coca-Cola Brasil. Para desenvolver drinques de qualidade a empresa contou com a consultoria de um grupo de mixologistas e ainda fez milhares de pesquisas em campo e testes com consumidores. Como SCHWEPPES é uma marca mundialmente reconhecida em coquetelaria, a empresa enxergou a nova linha como uma extensão natural da marca.
A linha do tempo
1957
● Lançamento da SCHWEPPES BITER LEMON (com suco de limão).
1965
● Lançamento da SCHWEPPES SLIMLINE, versão com redução de açúcar.
1986
● Lançamento da SCHWEPPES ORANGE (com sabor de laranja).
1992
● Lançamento da SCHWEPPES LIGHT, sem açúcar.
1999
● Lançamento no Brasil da SCHWEPPES CITRUS (sabor mix de maçã, laranja e grapefruit).
2002
● Lançamento no Brasil da SCHWEPPES CITRUS LIGHT.
2006
● Lançamento da SCHWEPPES TÔNICA LIGHT.
2007
● Lançamento da SCHWEPPES GRAPE (uva) e da SCHWEPPES PEACH (pêssego).
2012
● Lançamento no Brasil da SCHWEPPES GRAPE FUSION (mix de goiaba e uva verde).
2015
● Lançamento da edição especial SCHWEPPES GUARANÁ CLASS, bebida que misturava o guaraná com cranberry.
2017
● Lançamento das versões SCHWEPPES SALTY LEMON TONIC WATER (quinino, limão e sal) e QUENCHING CUCUMBER TONIC WATER (quinino e pepino).
2018
● Lançamento da SCHWEPPES MOJITO, bebida refrescante inspirada no tradicional drinque cubano (com toques de limão e menta), mas sem álcool.
Os sabores
A SCHWEPPES pode ser encontrada em vários sabores (são mais de 50 tipos diferentes, dependendo do mercado): citrus (a mais comum no Brasil), água tônica (também na versão light), Lemonade (limão), club soda (muito utilizada em drinques), ginger ale (com toque de gengibre), laranja, coco, uva, framboesa, wildberry, abacaxi, cereja, romã, pêssego, melancia, frutas vermelhas (Red Fusion), Green Fusion (mistura de pera, limão, maçã e kiwi), Grape Fusion (mix de goiaba e uva verde), Bitter Lemon (suco de limão com quinino), Ricqlès (com menta natural) e até suco de tomate (Tomato Juice) e simplesmente água mineral com gás (como acontece na Austrália). No Brasil estão disponíveis apenas os sabores tradicionais (como Citrus e Tônica), além do lançamento de edições limitadas.
O principal símbolo
O grande símbolo de reconhecimento da marca SCHWEPPES é a conhecida “fonte”. Essa história começou com a realização da “Grande Exibição” (The Great Exhibition), exposição em que se apresentavam as grandes descobertas tecnológicas da Revolução Industrial, realizada em 1851 no Hyde Park na cidade de Londres. A peça central da exposição era uma espetacular fonte de cristal feita de 4 toneladas de vidro construída em uma moldura de metal prateado. Projetada especificamente para mostrar o fascínio da lendária “Fonte da Juventude”, a enorme fonte encantou os visitantes com um fluxo cintilante de água com gás SCHWEPPES. A marca percebeu o sucesso e rapidamente reproduziu graficamente a fonte e a adotou como símbolo da marca, presença constante em suas embalagens, comunicação e até em seu logotipo.
A evolução visual
O tradicional logotipo da SCHWEPPES foi sendo modificado no decorrer dos anos, adquirindo um visual mais atual e moderno. Inicialmente vermelho, foi somente em 1975 que o logotipo incorporou a tradicional fonte e adotou a popular faixa amarela na transversal, dois ícones visuais característicos tão associados à marca. Nos anos seguintes a identidade visual foi modernizada algumas vezes, com pequenas alterações na tipografia de letra. No ano de 2017, em alguns mercados (como Brasil e Reino Unido), o logotipo foi simplificado e a tradicional fonte da juventude retirada. Mas o símbolo ainda aparece nas embalagens dos produtos.
A SCHWEPPES, em virtude de licenciamento e propriedades diferentes em algumas partes do mundo, utiliza identidades visuais distintas dependendo do mercado. Por exemplo, a marca SCHWEPPES pertence à The Coca-Cola Company em mais de 100 países (incluindo América Latina, África, Ásia, além do Reino Unido); a Keurig Dr Pepper Inc. nos Estados Unidos, Canadá e México; a japonesa Asahi na Austrália; e a Suntory Beverage & Food Europe na Europa. Apesar disso, as identidades visuais apresentam características em comum: tipografia de letra (com pequenas variações), cor amarela e a tradicional fonte da juventude (com exceção de Brasil e Reino Unido).
Os slogans
Here’s to Character. (2020)
Character Required. (2018)
What do you expect? (2018)
Drink Different. (2017)
Always Curious. (2017)
Let It Out. (2016, Austrália)
Experts In Mixing. (2015)
What did you expect? (2012)
Mix with the best. (2009)
Pleasure of mixing. (2008)
Unexpected since 1783. (2008)
Just a little bit more bite. (2003)
Clean, crisp and just a little more taste. (1999)
Thirsty - take the necessary Schweppes. (1980)
Schhh! You-Know-Who? (1962)
Schweppervescence lasts the whole drink through. (1951)
What you need is Schweppervescence. (1945)
Separando meninos dos homens desde 1783. (2011, Brasil)
Pura ou com os amigos. Mas sempre em grande estilo. (2006, Brasil)
Dados corporativos
● Origem: Suíça
● Fundação: 1783
● Fundador: Johan Jacob Schweppe
● Sede mundial: Plano, Texas/Atlanta, Geórgia/Paris, França
● Proprietário da marca: Suntory Beverage & Food Europe/Keurig Dr Pepper Inc./The Coca-Cola Company
● Capital aberto: Não
● CEO: Bob Gamgort (Keurig Dr Pepper)/James Quincey (The Coca-Cola Company) e Peter Harding (Suntory Beverage & Food Europe)
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 180 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Refrigerantes
● Principais produtos: Refrigerantes cítricos, club soda e água tônica
● Concorrentes diretos: Canada Dry, Seagram’s, Bruce Coast, Fever-Tree, Polar e Antarctica (Brasil)
● Ícones: A fonte
● Slogan: Here’s to Character.
● Website: www.schweppes.com
A marca no mundo
Os produtos com a marca SCHWEPPES são vendidos em mais de 180 países ao redor do mundo e, em sua grande maioria, são líderes de mercado com 80% de participação no segmento. Os países nórdicos (Noruega, Islândia, Finlândia, Suécia e Dinamarca), além da Espanha, França, Bélgica, Reino Unido e dos Estados Unidos, são os maiores consumidores dos produtos da marca SCHWEPPES.
Você sabia?
● A marca já teve campanhas publicitárias estreladas por celebridades como Nicole Kidman (2009-2010), Uma Thurman (2010-2013) e Penelope Cruz (2014-2016).
● Com aparência impecável e sensualidade discreta, as icônicas pin-ups são, mulheres com silhuetas marcadas, roupas provocantes e atitude de menina distraída. Elas são um símbolo de sofisticação desde os primeiros desenhos, nos anos de 1910. Porém, foi na década de 1960 que SCHWEPPES ajudou a atualizar o ícone usando pin-ups em seus cartazes publicitários.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Embalagem Marca e Exame), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 17/8/2020
Um comentário:
Melhor agua tonica do mundo.
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