Suas fantásticas vitrines, sempre modernas e badaladas, ditam tendências no mundo da moda. Suas sacolas marrons são reconhecidas como símbolo de sofisticação e exibidas orgulhosamente por quem as carregam nas ruas. No interior de suas lojas produtos das mais badaladas grifes do mundo da moda são expostos como se fossem gêneros de primeira necessidade para os ávidos consumistas da classe média americana e milhões de turistas. A BLOOMINGDALE’S, chamada carinhosamente pelos americanos apenas de BLOOMIE’S, é uma das lojas de departamento símbolo do capitalismo americano, um verdadeiro templo do consumo onde se pode comprar desde bolsas e cosméticos até móveis e modernos objetos de decoração. Tudo com o atestado de grandes marcas mundiais.
A história
A história da sofisticada loja de departamento começou no dia 17 de abril de 1872 quando os irmãos Joseph Bernard e Lyman Gustave Bloomingdale, filhos de um imigrante e comerciante alemão, inauguraram na cidade de Nova York a loja Bloomingdale’s Brothers Great East Side Bazaar, que vendeu em seu primeiro dia um total de US$ 3.68. A loja, localizada no endereço 938 Third Avenue, comercializava roupas e acessórios da moda europeia para mulheres, criando o conceito de loja de departamento. Saias de balão estavam no auge da moda, e os irmãos entraram nessa onda. Rapidamente a loja se tornou popular. E não demorou muito para a BLOOMINGDALE’S introduzir inovações radicais: foi a primeira loja a instalar janelas de vidro e escadas rolantes. Nas vitrines, demonstrações de todo tipo prendiam a atenção do público, trazendo desde a última moda de Paris a aulas de tricô, gratuitas. E assim, admirar vitrines torna-se um passatempo popular em Nova York. Em 1886 a loja lançou seu primeiro catálogo ilustrado, com 158 páginas, que continha itens como roupas, joias, acessórios e utensílios domésticos. Neste mesmo ano inaugurou um escritório na cidade de Paris que tinha como objetivo pesquisar e descobrir as grandes tendências da moda e trazê-las para serem vendidas em sua loja.
No início da década de 1900, o trem elevado, conhecido pelos moradores de Nova York como IRT Third Avenue EI, era o meio de transporte preferido dos frequentadores da BLOOMINGDALE’S, tanto que outdoors espalhados pela cidade divulgavam o popular slogan “Todos os vagões levam à Bloomingdale’s” (All Cars Transfer to Bloomingdale’s). Marcas de pegadas douradas foram incorporadas às calçadas para que as pessoas pudessem segui-las até a tradicional loja quando saíssem do trem. Em 1922, para comemorar os 50 anos de sua fundação, a loja estampou uma mensagem em uma sacola de cor marrom, sendo a primeira forma de merchandising em sacolas que o mercado americano conheceu. Em 1929, devido ao rápido crescimento da loja, a BLOOMINGDALE’S, mudou-se para o tradicional endereço da rua 59th esquina com a Lexington Avenue, antecipando-se, ao focar-se em clientes emergentes e ricos da cidade que frequentavam esta região. Não demorou muito para a loja unir 10 prédios para preencher todo um quarteirão entre as ruas 59th e 60th, e as avenidas Lexington e Third. A ostentosa fachada em calcário e granito negro, estilo art deco, se tornou um marco da moda.
Na década de 1940 a BLOOMINGDALE’S começou a promover eventos e shows de moda no interior de sua loja, chamando a atenção de holofotes e microfones da mídia especializada para seus serviços e produtos. Os eventos e desfiles tinham muita música, luzes e sofisticação, transformando a loja em um ponto de encontro para apreciadores de moda, estilistas e designers. Em meados desta década, para comemorar seus 75 anos, a BLOOMINGDALE’S convidou os 26 maiores estilistas dos Estados Unidos, incluindo nomes como Claire McCardell, Pauline Trigere e Jo Copeland, para criarem roupas de alta costura para as vitrines da loja. Nesta época a loja lançou também o primeiro showroom de móveis. A BLOOMINGDALE’S começou a se expandir em 1949, acompanhando o desenvolvimento dos subúrbios, com a abertura de novas lojas em Nova Jersey, Westchester County e Long Island.
No ano de 1957, um jovem aspirante a estilista de apenas 17 anos, chamado Ralph Lauren, vendeu blusas e gravatas para a BLOOMINGDALE’S na semana do natal, que se esgotaram rapidamente. Era o início da relação da loja de departamento com grandes estilistas, dando oportunidade para jovens talentos se apresentarem ao mercado. Nomes famosos do mundo da moda como Calvin Klein, Donna Karan e Yves St. Laurent inauguraram seus primeiros pontos de venda dentro da BLOOMINGDALE’S. Em 1973, quando a rede decidiu estampar seu nome em uma linha de roupas íntimas femininas, a escolha recaiu sobre o apelido da marca (BLOOMIE’S), uma forma de atingir e atrair um público mais jovem. Em 1976 a loja ganhou ainda mais visibilidade ao receber a visita da Rainha Elizabeth II. Como o protocolo real define que Vossa Alteza pode sair de seu carro somente pelo lado direito, o sentido de todo o tráfego da Lexington Avenue foi invertido. No final desta década, foi inaugurado o novo andar de cosméticos, com brilhantes e elegantes pisos em um xadrez formado por mármore belga preto e carrara branco, que se tornou uma marca registrada da loja. Nos anos seguintes a empresa inaugurou lojas na capital Washington e nos estados de Massachusetts, Flórida, Pensilvânia, Texas (Dallas) e Illinois (Chicago), culminando em 1992 com a abertura de uma unidade dentro do shopping center Mall of America na cidade de Bloomington, estado americano de Minnesota, e em 1996 com a inauguração de 4 lojas no estado da Califórnia em apenas quatro dias.
A tradicional loja introduziu, em 1998, mais um canal de venda para seus clientes com o lançamento de seu comércio eletrônico através de sua página na internet, que atualmente entrega seus produtos para mais de 90 países, incluindo o Brasil. A partir de 2000 a BLOOMINGDALE’S começou a introduzir produtos exclusivos e sofisticados assinados por grandes estilistas, serviços customizados (como por exemplo, personal stylists), lançou a revista B (sobre moda e estilo de vida) direcionada para mulheres e criou uma nova alternativa na experiência de compra para seus clientes. Além disso, inaugurou novas lojas em cidades como Atlanta (2003), San Francisco e San Diego (2006) e Costa Mesa (2007). Em 2010, a tradicional loja iniciou sua expansão internacional com a inauguração de uma luxuosa unidade em Dubai. Pouco depois, a rede inaugurou suas primeiras lojas no formato Outlet (que oferece roupas masculinas, femininas e infantis, acessórios, sapatos e moda íntima à preços acessíveis e com grandes descontos).
As sofisticadas lojas
As enormes lojas da BLOOMINGDALE’S estão estrategicamente localizadas em áreas densamente povoadas e em endereços sofisticados e badalados, tanto em ruas como em centros comerciais, onde atuam como lojas âncoras. São apenas 35 lojas localizadas em 12 estados americanos (Nova York, New Jersey, Massachusetts, Pensilvânia, Maryland, Virginia, Illinois, Minnesota, Geórgia, Flórida, Nevada e Califórnia) e cidades importantes como Las Vegas, Orlando, Palm Beach, Miami, Chicago, Atlanta, San Diego, San Francisco e Los Angeles; além de uma luxuosa unidade em Dubai. A BLOOMINGDALE’S inaugurou, em abril de 2004, uma filial no SoHo, de olho em um público mais fashion e com um andar inteiro dedicado aos jeans. Essa nova BLOOMINGDALE’S, um quinto do tamanho da loja-matriz, ocupa um prédio histórico de cinco andares erguido em 1892, onde antes funcionava a famosa loja Canal Jean Co. Por um contrato para permanecer 49 anos neste endereço (504 da Broadway), a empresa desembolsou US$ 200 milhões. Era a primeira filial que a rede abria em Nova York, desde sua inauguração.
Porém, a mais tradicional loja da BLOOMINGDALE’S, responsável por construir sua fama no imaginário americano, está localizada em Manhattan e ocupa um quarteirão inteiro entre a Avenida Lexington e a Terceira Avenida e as ruas 59th e 60th. A loja, que está entre as mais populares atrações turísticas da cidade, junto com ícones como o edifício Empire State e a Estátua da Liberdade, é um verdadeiro símbolo, não somente para os americanos, mas também para milhões de turistas do mundo inteiro que se aglomeram dentro e fora da BLOOMINGDALE’S atrás de seus sofisticados produtos e serviços.
Os nove andares da tradicional loja, onde trabalham aproximadamente 2 mil pessoas, oferecem roupas e acessórios masculinos e femininos dos melhores e mais badalados estilistas do mundo, roupas para crianças, uma enorme e completa seção de perfumes e cosméticos, objetos de decoração, entre outros produtos. Além disso, a enorme loja abriga cinco restaurantes e cafés, um SPA (da prestigiada marca Clarins) e um centro de visitantes que oferece serviços de câmbio, serviços de alfaiataria e ajustes profissionais, entrega de compras no hotel e funcionários que falam várias línguas, entre elas o português, e podem acompanhar o cliente em suas compras na loja. Cada detalhe interno ganhou especial atenção, como por exemplo, os banheiros, sempre limpos, cheirosos e luxuosos.
As emblemáticas sacolas
A estreita relação da BLOOMINGDALE’S com as sacolas começou na década de 1920, quando para comemorar os 50 anos de sua fundação, a loja as utilizou como merchandising ao estampar uma mensagem de agradecimento em sacolas da cor marrom. Já em 1954, as sacolas da loja possuíam em um dos lados uma rosa e no outro uma mão vestida com luva, além de carregar a assinatura da Bloomie’s. Foi nesta época que elas foram adotadas oficialmente pela loja. A partir de 1961 a BLOOMINGDALE’S começou a utilizar as sacolas como um forte veículo de marketing, passando a fazer seus próprios designs. Foi quando o artista Joseph Kinigstein criou uma sacola para a promoção “Espirit de France” adornadas por desenhos de flores em tons pastéis.
Porém, a famosa sacola, conhecida como BIG BROWN BAG (em português, A Grande Sacola Marrom), foi lançada somente em 1973, tornando-se um dos ícones de consumo da sociedade americana e símbolo de sofisticação. Ela surgiu da necessidade da loja em ter uma enorme sacola para acomodar os luxuosos travesseiros e cobertores, que eram extremamente populares na época e campeões de venda. No ano seguinte as sacolas de tamanho pequeno foram lançadas para acomodar cosméticos e acessórios vendidos pela loja. As sacolas, desenhadas e concebidas pelo designer Michael Vollbracht, possuem atualmente três tamanhos: LITTLE BROWN, MEDIUM BROWN e BIG BROWN. Essas sacolas se transformaram em um souvenir (termo francês que significa “memória”). Hoje em dia as tradicionais sacolas são desenhadas por Bill Blass Couture.
A cor marrom ficou tão associada à marca BLOOMINGDALE’S que a rede resolveu lançar inúmeros produtos com a coloração de seu maior ícone de identificação, que vão desde bolsas, malas, sapatos, botas, guarda-chuvas até chocolates em barra.
A evolução visual
A identidade visual da marca sofreu alterações expressivas ao longo dos anos. A tipografia da letra foi sendo modernizada e alinhada para ganhar um visual mais sofisticado.
Já suas lojas que funcionam no conceito de outlet (descontos) têm uma identidade visual diferenciada da marca mãe, apesar de manter a mesma tipografia de letra.
Os slogans
Like no other store in the world.
Be a part of it.
All Cars Transfer to Bloomingdale’s. (1902)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 17 de abril de 1872
● Fundador: Joseph e Lyman Bloomingdale
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Macy’s Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman & CEO: Tony Spring
● Faturamento: US$ 3 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 49
● Presença global: 2 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 10.000
● Segmento: Varejo (loja de departamento)
● Principais produtos: Roupas e acessórios, calçados, cosméticos e móveis
● Concorrentes diretos: Barneys New York, Saks Fifth Avenue, Neiman Marcus, Nordstrom, Lord & Taylor e Bergdorf Goodman
● Ícones: A tradicional sacola marrom
● Slogan: Like no other store in the world.
● Website: www.bloomingdales.com
A marca no mundo
Uma das lojas de departamento mais sofisticada dos Estados Unidos possuí 35 unidades em 12 estados americanos (Nova York, Nova Jersey, Massachusetts, Pensilvânia, Maryland, Virginia, Illinois, Minnesota, Geórgia, Flórida, Nevada e Califórnia), 13 lojas no formato outlet e mais uma unidade em Dubai. Com 10.000 funcionários e pertencendo a Macy’s Inc., tem sua loja âncora (em inglês flagship store) nas esquinas da 59th e Lexington em plena Manhattan.
Você sabia?
● A loja de departamento mais badalada dos Estados Unidos é conhecida pela frase “Like No Other Store In The World” (“Como nenhuma outra loja no mundo”).
● A BLOOMINGDALE’S tornou-se a primeira loja da cidade de Nova York a utilizar o carro Modelo T, da Ford, para fazer entregas, em 1910.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 2/4/2015
Um comentário:
Olá. Curti muito a postagem. Queria saber se por acaso voces não teriam as referencias em links pra me mandar, sou estudante de Moda e as informaçoes do site foram de grande ajuda pro meu TCC, porem não posso usar informaçoes de Blogs, e não estou achando as mesmas informaçoes em outros sites haha ta dificil achar completas as informaçoes. Se não tiver como não tem problema.
obrigada!
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