Macias, românticas e puras, assim são as fragrâncias CACHAREL que conquistam mulheres que têm orgulho de serem femininas. Cheias de luxo e encanto, as fragrâncias levam as mulheres a um mundo delicado e exuberante. Com sua moda, a marca francesa CACHAREL permanece fiel à vocação da marca. Uma dedicatória à juventude, por meio de um território exclusivo de expressão: a verdadeira emoção.
A história
O estilista francês Jean Louis Henri Bousquet, filho de um vendedor de máquinas de costura e que desde criança sempre esteve envolvido no mundo da moda, começou sua carreira como aprendiz de alfaiate na pitoresca cidade de Nîmes. Em 1958 o jovem resolveu se mudar para Paris e no dia 16 de março de 1962 criou oficialmente a marca JEAN CACHAREL. O nome “Cacharel” deriva de um pequeno marreco (Anas querquedula) da região de La Camargue. Sua primeira grande criação foi apresentada no dia 8 de novembro de 1963 em Paris. Era uma camisa de crepe, um tecido habitualmente usado na confecção de lingeries. A marca ganhou espaço na mídia pouco tempo depois, quando a camisa de crepe foi parar na capa da renomada revista Elle, projetando a CACHAREL internacionalmente. A camisa ganhou ainda mais notoriedade quando a atriz Brigitte Bardot apareceu usando uma amarrada sob o peito. Após isso, a peça entrou definitivamente em todos os guarda-roupas das mulheres chiques e sofisticadas do mundo. A primeira coleção de roupa, chamada de “blouse”, foi apresentada em 1964, mesmo ano em que a empresa foi fundada oficialmente. Sua linha de design e criação feminina extremamente suave, com tons sensitivos e delicados, feito de materiais finos e uma harmonia autêntica contribuíram ainda mais para o sucesso inicial da marca.
Frente ao sucesso, em 1966 o jovem estilista instalou sua fábrica em Nîmes e contratou profissionais altamente competentes para trabalhar com ele. Juntam-se à equipe a talentosa fotógrafa Sarah Moon e o publicitário Robert Delpire na busca de uma imagem típica da Maison, que acabou sendo definida pelo slogan “Flower Power”. No ano de 1969 a marca resolveu diversificar seus negócios ingressando no mundo das fragrâncias com o lançamento de seu primeiro perfume. Era o tímido início da constituição de um verdadeiro império neste segmento. Nos anos de 1970 o estilista passou a utilizar estampas inspiradas em padrões de tecelagens do Oriente e da África, além de imortalizar as estampas “Liberty”, com flores campestres, miúdas e delicadas. Outra novidade desta década foi o lançamento de sua primeira coleção infantil.
Foi também nesta década, em 1975, que a grife francesa procurou a também francesa L’Oréal para que ela criasse um perfume marcante para CACHAREL. O resultado foi o lançamento, em 1978, do perfume Anaïs-Anaïs, uma essência floral, cujo nome foi inspirado na Deusa Persa do Amor, que foi eleito em 1981 o melhor perfume do mundo e se tornou um verdadeiro ícone da marca. Pouco depois, em 1980, lançou seu primeiro perfume masculino, o Cacharel Pour Homme. Nos anos seguintes muitos outros perfumes de sucesso foram lançados, entre os quais Lou Lou, Eden, Loulou Blue, Noa, Nemo, Gloria, Amor Amor e Promesse. Com isso, pouco a pouco, o prêt-à-porter perdeu espaço e a perfumaria tornou-se o foco da marca.
No final de 1996, Jean Bousquet, principal executivo e criador da grife, resolveu reassumir o controle da empresa, após ter dedicado 13 anos à carreira política. Nesse período, ele se elegeu deputado e ocupou, por dois mandatos consecutivos, a prefeitura de Nîmes. Seu objetivo era convertê-la novamente em uma das marcas líderes do mercado da moda, com uma ideia simples: reinventar um prêt-à-porter autoral, a preços acessíveis, para competir com os grandes lançamentos internacionais das grandes indústrias da moda.
Em 2000, o casal Ignácio Ribeiro (brasileiro) e Suzanne Clements (inglesa) assumiu o comando criativo da grife francesa. O primeiro trabalho da dupla pode ser visto no ano seguinte quando a coleção primavera/verão foi apresentada, tendo como grande missão inovar e ao mesmo tempo resgatar o estilo CACHAREL. A tradicional grife escolheu o Carrousel du Louvre, em Paris, para apresentar sua coleção primavera-verão. Seria apenas mais um desfile, como tantos outros, não fosse por um detalhe: a CACHAREL despertou de um sono profundo que durou mais de 20 anos. Durante esse período a marca ficou ausente dos eventos de grande porte da moda, vitrine maior do segmento de alta costura. O longo jejum rendeu a CACHAREL o apelido de “A Bela Adormecida” do mundo fashion. Nas mãos da dupla, o estilo da marca CACHAREL teve um verdadeiro rejuvenescimento. Campanhas de marketing, layout das lojas, coordenação dos lançamentos e até decoração de vitrines; nada era feito sem a aprovação da dupla. Além da moda feminina – composta por aproximadamente 200 mil peças ao preço médio de US$ 200 –, a dupla apostou nos demais itens incorporados a grife como roupas masculinas e acessórios (incluindo gravatas, echarpes, sapatos, roupas íntimas femininas, entre outros).
Em 2007, a dupla foi substituída pelo inglês Mark Eley e a japonesa Wakako Kishimoto. No ano seguinte, a CACHAREL realizou um longo desfile no Carrousel du Louvre, em Paris. Dividida em duas etapas, a apresentação sob o comando da dupla, conhecida também como “Eley Kishimoto”, primeiro mostrou as novas propostas da grife que hoje faz muito mais sucesso com sua linha de acessórios e perfumes do que com as roupas propriamente ditas. A segunda parte foi dedicada a uma retrospectiva do trabalho de Bousquet, com cores marcantes e muitas estampas de micro florais, um traço muito forte do criador original. Em 2011, a marca francesa apresentou a nova dupla de estilistas: os chineses Ling Liu e Dawei Sun, responsáveis pelas linhas masculina, feminina e infantil, além da coleção de acessórios. O casal substituiu o belga Cédric Charlier, que ocupou o posto durante pouco tempo, mas conseguiu rejuvenescer a marca francesa. Entre as contribuições da CACHAREL para o mundo da moda destacam-se as camisas com estampas florais, saias-calças, minissaias com três pregas de cada lado. No Brasil, CACHAREL é praticamente sinônimo de um tipo de blusa de malha mais ajustada ao corpo e com gola rolê, que se tornou referência para uma geração de mulheres.
A linha do tempo
1970
● Criação da estampa LIBERTY, que se tornaria uma referência da marca francesa.
1978
● Lançamento da primeira coleção de jeans.
1980
● Lançamento do perfume masculino CACHAREL POUR HOMME.
1987
● Lançamento do perfume feminino LOU LOU, cujas notas combinam bergamota, damasco, baunilha, almíscar e sândalo. O perfume se tornou um dos grandes ícones da marca francesa.
1991
● Lançamento de uma linha feminina de cosméticos.
1994
● Lançamento do perfume feminino EDEN, com notas de flor de laranjeira, violeta, mimosa, patchouli e sândalo.
● Lançamento da coleção de roupas masculina.
1998
● Lançamento do perfume feminino NOA, um floral aromático com notas de almíscar branco, peônia branca, café e coentro.
2000
● Lançamento do perfume masculino NEMO.
● Lançamento da linha de acessórios.
2001
● Em parceria com a empresa Arnolfo di Cambio, criou uma linha de porcelanas e cristais que somou ao mundo do luxo sua marca característica.
2002
● Lançamento do perfume GLORIA, marcando uma nova era para as fragrâncias CACHAREL: um aroma vibrante e cativante, que revela a autoconfiança feminina, a individualidade, juventude e prazer.
2003
● Lançamento do perfume feminino AMOR AMOR, com notas que combinam tangerina, cereja preta, jasmim de quatro pétalas da Indonésia, lírio do vale, almíscar branco e âmbar cinza. A versão masculina seria introduzida em 2006.
2004
● Lançamento de uma coleção de relógios e joias.
2005
● Lançamento do perfume feminino PROMESSE, feito com raras fragrâncias e acondicionado em um moderno frasco.
2006
● Lançamento do perfume feminino NOA PERLE.
2007
● Lançamento do perfume feminino LIBERTÉ, que possui uma mistura de essências como laranja, almiscar e baunilha e outras notas imperdíveis, resultando em um aroma delicioso, suave e refrescante. Gisele Bündchen foi a garota-propaganda para o lançamento do perfume, que possui uma frasco elegante e incandescente.
● Inauguração de uma loja na sofisticada Rue du Faubourg Saint-Honoré em Paris.
2008
● Lançamento do perfume AMOR AMOR TENTATION, com notas compostas de lírio branco e jasmim. As notas de fundo são compostas de baunilha e sândalo.
2009
● Lançamento da edição limitada do perfume AMOR AMOR SUNRISE. O novo perfume prometia “uma explosão de frescor e frutas” para um tórrido verão.
● Lançamento do perfume SCARLETT, cuja delicadeza e feminilidade estão estampadas em seu frasco (que lembra porcelana ou marfim, em baixo relevo e com motivos florais japoneses em tons pastéis) e em sua fragrância, uma mistura folhas de chá, limão, pêra, jasmim, almíscar branco, sândalo e mel de Provence. “Mon secret est à l’intérieur” (“meu segredo está no interior”) foi o slogan utilizado para sua estreia no mercado.
2011
● Lançamento da LE JARDIN, uma coleção de perfumes dedicada aos jardins e as flores, uma homenagem à primavera que se iniciava no hemisfério norte. A coleção continha seis famosas fragrâncias da marca (Noa, Amor Amor, Scarlett, Anais Anais, Lou Lou e Eden) sendo apresentadas em embalagens coloridas com estampas florais.
2012
● Lançamento do perfume floral CATCH ME.
A evolução visual
O tradicional logotipo da marca francesa passou por pequenas alterações ao longo dos anos.
Dados corporativos
● Origem: França
● Lançamento: 16 de março de 1962
● Criador: Jean Louis Henri Bousquet
● Sede mundial: Paris, França
● Proprietário da marca: Jean Cacharel S.A.
● Capital aberto: Não
● CEO: Richard Alibert
● Presidente: Jean Bousquet
● Estilista: Ling Liu e Dawei Sun
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 60
● Presença global: 65 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 300
● Segmento: Moda de luxo
● Principais produtos: Perfumes, roupas e acessórios
● Concorrentes diretos: Carolina Herrera, Nina Ricci, Donna Karan, Kenzo, Dolce & Gabbana e Ralph Lauren
● Ícones: Os perfumes
● Website: www.cacharel.com
A marca no mundo
A CACHAREL comercializa seus produtos em mais de 65 países através de 2.000 pontos de vendas localizados dentro de famosas e sofisticadas redes de lojas de departamento. A marca ainda tem uma rede de 60 lojas próprias espalhadas por países como França e Argentina. Grande parte de seu faturamento (aproximadamente 70%) é obtido com a estupenda linha de perfumes.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 16/1/2017
3 comentários:
tenho um perfume da cacharel
I LOVE LOVE
Eh mtoo cheroso.
Tuduu de bouum
ma-ra-vi-lho-sO
de verdadee
I love love é um perfume de Moschino... Talvez você tenha confundido com o Amor Amor que é da marca Cacharel.
Inclusive, o nome amor amor é uma homenagem à lingua portuguesa e por sinal, o atual estilista da marca é brasileiro...
Ui.
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