7.6.06

DULUX

Por gerações e gerações o setor de construção, o segmento de reforma, arquitetos e decoradores confiam na marca DULUX quando o assunto é pintura. As paredes do escritório, o chão da fábrica ou as portas de casa ficam muito mais belos e modernos com a utilização das tintas e vernizes da DULUX, uma marca que se tornou sinônimo de qualidade e resistência. Seus produtos podem ser encontrados em qualquer lugar, das arenas olímpicas de Pequim e da ponte do Porto de Sydney até, muito provavelmente, a casa do seu vizinho.

A história
A marca DULUX foi criada em 1931 pela ICI (abreviação de Imperial Chemical Industries), fundada em 1926 na Inglaterra, juntamente com a Dupont, tradicional empresa americana que atuava na área química desde 1802. A marca foi usada pela primeira vez na Austrália e Nova Zelândia para o lançamento de um esmalte sintético que acabou revolucionando o mercado, devido à alta qualidade e desempenho. Nas décadas seguintes a marca aumentou sua linha de produtos e se expandiu pela região, se tornando sinônimo de tintas de alta qualidade. Nesses anos, o principal público da marca eram os decoradores e varejistas especializados.


Em 1953, a marca DULUX foi lançada na Inglaterra para o emergente mercado do “Do-it-yourself” ou “faça você mesmo”. Era o início de uma grande expansão internacional. A marca utilizou nessa década uma famosa campanha publicitária que tinha como slogan “Say Dulux to your decorator” (“Diga Dulux para seu decorador”). A personalidade e posicionamento da marca DULUX começou então a se desenvolver e ganhou um reforço, na década de 60, com a introdução de uma mascote: o DULUX DOG, um simpático cachorro da raça Old English Sheepdog. Rapidamente a mascote começou a aparecer em todas as campanhas de comunicação da marca, e nos próximos 50 anos seria a mais verdadeira personificação dos valores da DULUX como amizade e confiança.


Nos anos seguintes, a marca DULUX cresceu através de lançamentos de produtos inovadores, tintas para diferentes superfícies, tintas resistentes ao tempo ou fatores naturais, além de uma imensa gama de cores que atendiam as tendências do mercado e o anseio dos consumidores. Em 1996, com a incorporação das Tintas Coral, a marca DULUX chegou ao Brasil transformando-se em uma das marcas mais conhecidas do mundo em seu segmento. Nos anos seguintes a DULUX desenvolveu e introduziu no mercado grandes inovações como a DULUX Sterishield, uma tinta revolucionária a base de água que proporcionava total higiene através da ação bactericida contida em sua fórmula; DULUX METALSHIELD, tinta especial para ferros que garantia oito anos de proteção contra ferrugens, e DULUX SUPERGLOSS 5-in-1, uma tinta lançada na Índia que oferecia 300 opções de cores lustrosas com propriedade anti-amarelante.


Em 2008, a Imperial Chemical Industries foi adquirida pela empresa holandesa Akzo Nobel, que tem suas origens no longínquo ano de 1646. Uma das novidades mais recentes da marca é o DULUX PaintPod, a solução ideal para quem precisa pintar as paredes de casa, mas vive morrendo de preguiça. O PaintPod é uma bomba de tinta que torna o processo de pintura mais rápido, prático e simples. É só pressionar o botão e o PaintPod irá distribuir a tinta no rolo de maneira uniforme e sem respingos. E o melhor de tudo é que quando acabar o serviço, é só encher o PaintPod de água que ele se limpa automaticamente. Outra novidade recente é a linha DULUX TRADE ECOSURE, desenvolvida pra causar mínimo impacto na natureza, já que sua embalagem utiliza 25% de polipropileno reciclado.


Colorindo o mundo
Em um mundo cada vez mais cheio de problemas, como guerras, crises financeiras, pobreza, violência e tragédias naturais, as cores ajudam a relaxar e alegrar um pouco mais o dia a dia das pessoas, eliminando o cinza das paisagens de grandes cidades. Foi justamente baseado nisso que no mês de março de 2010 a DULUX lançou o projeto LET’S COLOUR. O projeto global incentivava a revitalização de áreas urbanas através da arte de quatro grandes cidades ao redor do globo: Rio de Janeiro, Paris, Londres e Jodhpur. Com isso, as comunidades locais arregaçaram as mangas e se juntaram à equipe para pintar as ruas da Lapa no Rio de Janeiro; a propriedade do conselho em Aulnay-sous-Bois em Paris; a escola primária Virginia, em Tower Hamlets, na cidade de Londres; e a praça da comunidade, escola e estrada principal de Jodhpur, no Rajastão, na Índia. O objetivo desse projeto era pintar áreas urbanas onde a população era pobre, fazendo com que a cor alegrasse o ambiente e promovesse a integração entre as pessoas, seu ambiente e a sociedade. O projeto fez tanto sucesso que foi estendido para outras cidades, como por exemplo, Xangai, Istambul, Casablanca, Beijing, Salvador, Fortaleza, Amsterdã e Varsóvia. Até hoje a DULUX já doou aproximadamente 210.000 litros de tinta para o projeto.


O ícone
O maior símbolo de reconhecimento da marca DULUX surgiu no ano de 1961 em uma campanha publicitária na Inglaterra. Era um cachorro da raça Old English Sheepdog, que rapidamente se tornou presença constante na comunicação da marca, aparecendo inclusive nas embalagens das tintas. Ele estreou em um comercial de televisão em branco e preto. O nome do primeiro cachorro utilizado pela DULUX como mascote era Shepton Dash. Ele serviu como estrela da marca nos primeiros oito anos. O segundo cachorro, chamado Fernville Lord Digby, talvez tenha sido o mais famoso mascote da marca. A primeira fêmea se tornou mascote em 1991. Ao todo foram utilizados seis cachorros para representar a marca ao longo dos anos.


Em alguns países, durante anos, o simpático DULUX DOG passou a fazer parte do logotipo da marca. Todos os cachorros utilizados pela marca como mascote foram campeões e conquistaram inúmeros prêmios em concursos internacionais.


A evolução visual
A identidade visual da marca DULUX passou por modificações ao longo dos anos. Primeiro o logotipo perdeu o símbolo da ICI, empresa que criou a marca na Austrália.


A modificação mais acentuada aconteceu no final de 2010, quando a marca resolveu colorir seu logotipo, segundo assim sua filosofia e segmento de atuação. As letras também perderam o itálico.


Como forma de padronizar sua imagem global, a nova identidade visual será estendida, aos poucos, para outros mercados onde a marca utiliza diversos nomes, como por exemplo, Flexa (Holanda), Levis (Bélgica), Sadolin (Dinamarca), Bruguer (Espanha), Marshall (Turquia), Vivechrom (Grécia), Alba (Argentina), Coral (Brasil) e Inca (Uruguai).


Os slogans
Let’s Colour.
(2010)
Your vision delivered. (Estados Unidos)
Worth doing, worth Dulux. (Austrália)
Colour your world. (Índia)
The world’s favourite paint.
Say Dulux to your decorator.


Dados corporativos
● Origem:
Austrália
● Lançamento:
1931
● Criador:
ICI e Dupont
● Sede mundial: Slough, Inglaterra
● Proprietário da marca:
Akzo Nobel Group
● Capital aberto:
Não
● Chairman: Karel Vuursteen
● CEO:
Ton Büchner
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Lojas:
+ 200
● Presença global:
+ 50 países
● Presença no Brasil: Sim (com a marca Coral)
● Segmento: Pintura
● Principais produtos: Tintas e vernizes
● Concorrentes diretos: Sherwin-Willians e Suvinil (Brasil)
● Mascote: DULUX DOG
● Slogan:
Let’s colour.
● Website: www.dulux.com

A marca no mundo
Hoje em dia a marca DULUX, que possui uma completa linha de produtos que englobam tintas, vernizes, pincéis e rolos, está presente em mais de 50 países (em alguns deles com os nomes Flexa, Levis, Marshall e Coral). A marca tem forte presença e liderança de mercado no Reino Unido e na região da Oceania, onde a marca é de propriedade da DuluxGroup. Na Inglaterra existe uma rede de lojas exclusiva da marca com aproximadamente 200 unidades chamadas DULUX DECORATOR CENTRE. A marca oferece aos seus clientes, dependendo do mercado em que atua, aproximadamente seis mil variações de cores.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 12/2/2012

Nenhum comentário: