Existem poucas marcas no mundo que podem se proclamar inovadoras como a italiana ELLESSE. Utilizando materiais inovadores aliados ao melhor design italiano, a marca conquistou um lugar na elite dos esportes com produtos com unem moda e performance.
A história
Tudo começou no dia 19 de junho de 1959, na cidade de Perugia, ao norte da Itália, quando o alfaiate Leonardo Servadio, provido de espírito inovador e grande criatividade na área do design, fundou a empresa ELLESSE, forma escrita da abreviação das letras iniciais de seu nome na pronúncia inglesa (LS), para confeccionar roupas de esqui na neve. Imediatamente a ELLESSE se estabeleceu como uma marca de elite no mundo dos esportes de inverno. No ano de 1967, a empresa se mudou para uma sede muito maior para poder comportar o crescimento da marca e atender a enorme demanda por seus produtos. Mas, o grande feito da ELLESSE, que a colocaria definitivamente no topo das marcas esportivas mundiais, aconteceu em 1969 quando lançou no mercado a revolucionária calça de esqui chamada JET PANT, confeccionada com um novo tecido chamado stretch, com joelhos acolchoados e sendo a primeira que podia ser usada por fora das botas.
Em 1974, mais uma vez de forma inovadora, introduziu no mercado uma elegante jaqueta para a prática do esqui que rapidamente se tornou um enorme sucesso entre os praticantes do esporte e também nas ruas das cidades mais chiques do mundo. Nesta época, a ELLESSE foi uma das primeiras a expor sua marca fora da etiqueta interna de seus produtos. O imenso sucesso da marca no mundo dos esportes de inverno foi o passaporte perfeito para ingressar, no ano de 1975, em outro esporte de elite, o tênis. Surgiram então os famosos vestidos curtos, mini-saias e pólos listradas para jogar tênis, levando para quadra um toque fashion e totalmente feminino, em um ambiente então dominado pela cor branca.
Nos anos seguintes, vislumbrando uma grande oportunidade de crescimento, a empresa embarcou em uma agressiva campanha de patrocínio de atletas de ponta no mundo do tênis como Boris Becker (1983-1986), Chris Evert Lloyd (1980-1986), Guillermo Vilas (1980-1983), Pat Cash e Conchita Martinez, ingressando de vez no mundo deste esporte. A década de 1980 foi marcada também pelo patrocínio de equipes nacionais de esqui como a italiana, suíça, canadense, norueguesa, holandesa, russa e belga; importantes maratonas americanas (como a de Nova York em 1985), chegando até a patrocinar o piloto francês de F1 Alain Prost (1982) e a seleção italiana de futebol (1982). Nesta época, a ELLESSE era sinônimo de inovação e estilo no segmento de roupas esportivas e a associação com o designer francês Jean-Charles de Castelbajac, tornou-a uma das primeiras marcas do segmento a misturar e combinar esporte com moda.
Em 1989, a marca lançou no mercado uma extensa linha de tênis esportivos, que rapidamente se espalhou pelo mundo. Na década seguinte começou a distribuir suas roupas e equipamentos em outros grandes mercados mundiais. Em 1993 o grupo britânico Pentland, que era distribuidor da marca italiana no Reino Unido desde 1981, adquiriu 90% da marca por £20 milhões. A partir deste momento os equipamentos, roupas e calçados da marca ELLESSE ganharam novas e revolucionárias tecnologias e design moderno, conquistando uma posição de elite entre os praticantes de esporte.
Entre as grandes novidades do período estavam Ellesse Pneu System, um sistema a ar na sola do tênis que dava maior proteção ao pé e tornozelo; Magic Air, um revestimento para jaqueta de esqui que aumentava a temperatura interna; um maiô que utilizava um revolucionário tecido chamado sunselect, que permitia o bronzeamento das partes do corpo que estavam coberta por ele; e Ellesse Sydney, um tênis com inovador sistema de amortecimento. Além disso, a então jovem e bela tenista russa Anna Kournikova passou a utilizar equipamentos da marca italiana nas quadras de tênis, dando ainda mais visibilidade mundial para a ELLESSE.
Depois de um período de ostracismo fashion, a marca foi reposicionada no mercado. Em 2004, chamou o dueto de estilistas Mark Eley e Wakako Kishimoto, e recebeu elogios da crítica. Era o ingresso definitivo da marca italiana no mundo sport fashion. Na época, a revista Vogue declarou que a ELLESSE era “estilosa e prática para estar bem em qualquer quadra, para sair por aí ou até mesmo fingir ser esportista”. Em julho de 2009, a marca italiana comemorou seus 50 anos na cidade de Roma em grande estilo com uma luxuosa festa realizada em uma clausura do século 15. Nos últimos anos a marca italiana vem se firmando cada vez mais no mundo fashion, mas com uma pegada esportiva clássica, lançando produtos como calçados e roupas para serem utilizados fora das quadras com elegância, visual retrô e muito estilo. Hoje em dia, os embaixadores da marca italiana são os tenistas Feliciano López, Tommy Haas, Elina Svitolina e Monica Puig.
A evolução visual
O primeiro logotipo da marca italiana era composto pelas letras L & S e o nome do fundador da empresa. A partir de 1968 a palavra ELLESSE foi utilizada no logotipo. Somente em 1975, quando a marca havia se tornado sinônimo de esqui e tênis, surgiu o famoso logotipo composto por uma meia bola de tênis (Half Ball ou Semi-Palla, em italiano) combinada com duas pontas de esqui. Em 2006, o tradicional logotipo passou por uma pequena reformulação, adotando a cor cinza, uma nova tipografia de letra e a palavra ITALIA, que passou a ser parte integrante da marca. Atualmente o logotipo também pode ser aplicado sem a palavra ITALIA.
O desenho abaixo mostra exatamente como foi constituído e desenhado o tradicional símbolo da marca em 1975.
Os slogans
Together We Play. (2014)
Sport Della Vita. (2013)
The sport of life. (2013)
One Second You The World. (2010)
Perform with style. (2007)
The art of sport. (2000)
The game begins. (1990)
The ultimate in comfort. (1985)
Add color to your game. (Coréia do Sul)
Dados corporativos
● Origem: Itália
● Fundação: 19 de junho de 1959
● Fundador: Leonardo Servadio
● Sede mundial: Perugia, Itália
● Proprietário da marca: Ellesse Limited
● Capital aberto: Não (subsidiária da Pentland Group plc)
● CEO: Andrew Rubin
● Presidente: Bill Sweeney
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 140 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 500
● Segmento: Esportivo
● Principais produtos: Calçados, roupas e equipamentos esportivos
● Concorrentes diretos: Fila, Le Coq Sportif, Gola, Lacoste, Diadora, Nike, Head, Rossignol e Salomon
● Ícones: O logotipo “Half Ball”
● Slogan: Together We Play.
● Website: www.ellesse.com
A marca no mundo
A tradicional marca italiana ELLESSE, que atualmente pertence ao grupo britânico Pentland, comercializa seus produtos, incluindo tênis, acessórios e roupas de esqui e tênis, além de relógios, em mais de 140 países ao redor do mundo.
Você sabia?
● A marca italiana já contou com clientes pra lá de famosos como as princesas Diana, Carolina e Stephanie de Mônaco.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 25/5/2016
2 comentários:
AGORA ESTÁ DISPONÍVEL NO BRASIL ATRAVÉS DAS LOJAS CENTAURO E DO SITE WWW.CENTAURO.COM.BR
Ellesse ficou pouco tempo era representada no Brasil pela Centauro.Tem produtos de excelente qualidade pena que não deu certo.
Postar um comentário