Existe alguém que nunca sonhou em cruzar as estradas francesas em busca de aventuras e fugir dos roteiros tradicionais? Há 40 anos, o HOTEL F1 é a resposta para essa busca por liberdade e oferece aos viajantes que valorizam autenticidade a experiência genuína de um motel “Made in France”. Um motel francês com DNA de marca inovador e de baixo custo, igualmente adequado às necessidades de estudantes, viajantes a negócios, mochileiros e famílias.
A história
Tudo começou no início dos anos de 1970, quando a oferta de hotéis nas cidades francesas de médio e grande porte já não atendia às necessidades dos consumidores, cujas expectativas de melhor relação custo-benefício cresciam paralelamente ao maior número de viagens empreendidas, por motivos de negócios ou lazer. Havia, também, um grande número de pessoas que - embora quisessem - nunca se hospedavam em hotéis em virtude dos altos preços cobrados pela rede hoteleira tradicional. No início da década de 1980, após efetuar extensa pesquisa, o Grupo Accor (conheça essa outra história aqui), umas das maiores operadoras hoteleira do mundo, descobriu que as principais queixas das pessoas que viajavam com verba de hospedagem muito restrita estavam relacionadas à falta de conforto e de isolamento acústico, incompatível, segundo eles, com as diárias cobradas, então de 100 francos franceses.
Nesta época estavam instaladas as condições para o surgimento de hotéis do tipo super econômico e, em 1984, a Accor Hospitality, unidade de negócios hoteleiros do grupo francês, projetou um novo tipo de hotel, revolucionando o mercado ao criar o FORMULE 1 (conceito de hotel na categoria de uma estrela). A primeira unidade foi inaugurada no ano de 1985 em Évry (atualmente Évry-Courcouronnes), um subúrbio ao sul de Paris, e oferecia acomodações de qualidade pelo menor preço: uma cama confortável em quartos silenciosos com impecável padrão de higiene e limpeza. O hotel foi estrategicamente preparado para acomodar até três pessoas no mesmo apartamento. Graças ao FORMULE 1, pela primeira vez, os franceses e os turistas tinham a oportunidade de passar a noite em um hotel prático e confortável por menos de 100 francos (a diária custava exatos 99 francos).
Os hotéis da marca foram construídos utilizando um processo modular e industrializado, permitindo uma construção rápida e econômica. Esse método permitiu à empresa inaugurar um novo hotel FORMULE 1 aproximadamente a cada semana, estabelecendo rapidamente uma forte presença no mercado. Com isso, já em 1997, o FORMULE 1 detinha 39% do mercado de hotéis super econômicos na França. Nesta época a rede já havia conquistado uma fatia do mercado de hotéis tradicionais, abrindo as portas para a democratização do turismo em diversas cidades francesas. Em pouco tempo, hotéis econômicos, com a garantia de modernidade e conforto tornaram-se acessíveis para a grande maioria da população francesa e milhões de viajantes.
Nos anos seguintes a rede inaugurou novas unidades na França, iniciando sua expansão internacional com a abertura de hotéis em outros países europeus. Depois do continente europeu, a rede FORMULE 1 espalhou seu conceito para outros continentes e chegou ao Brasil no mês de agosto de 2001 com a inauguração de sua primeira unidade no bairro do Paraíso em São Paulo. E o sucesso da rede era tamanho que até 2005 mais de 100 milhões de clientes se hospedaram em hotéis FORMULE 1.
Em 2007 a rede passou por uma radical reestruturação global que foi iniciada pelo mercado francês: os quartos, as áreas comuns e a cafeteria, além do logotipo, foram completamente reconfigurados, renovados e modernizados, além do incremento de ofertas de alimentos e bebidas. Com a reformulação, a rede passou a adotar o nome de HOTEL F1. Nos anos seguintes, a empresa resolveu focar mais no mercado francês e muitos dos hotéis da rede no mundo foram rebatizados com novas bandeiras do grupo francês, como por exemplo, no Brasil, onde os hotéis FORMULE 1 adotaram o nome de Ibis Budget (conheça essa outra história aqui). O objetivo dessa reestruturação e novo posicionamento da rede visava atender as novas demandas de estilo de vida e de comportamento dos viajantes.
A partir de março de 2017 a Accor resolveu priorizar exclusivamente o mercado francês para a rede HOTEL F1. Com isso, a estratégia foi relançar e revitalizar a marca, que construiu com sucesso uma sólida reputação com base em seu conceito de acomodação. O objetivo da estratégia era repensar o serviço de acomodação, mantendo o DNA original do HOTEL F1, a fim de oferecer a uma base de clientes mais ampla uma experiência de baixo custo e design consistente com os novos padrões de viagem. O novo conceito da marca - “On the road” -, posicionou o HOTEL F1 como um destino genuíno onde aqueles em movimento podem socializar e se divertir, combinando uma infinidade de soluções de acomodação inteligentes e ainda de baixo custo, com localizações nas principais rodovias e nos arredores das cidades francesas.
Nos anos seguintes, todas as unidades do HOTEL F1 foram reformuladas com base no conceito de “motel à la française”. As novas unidades foram baseadas na flexibilidade: quartos compartilhados para até seis pessoas com preços por cama, DUO, TRIO e quartos premium, estes últimos equipados com banheiro privativo com chuveiro e vaso sanitário, além de novas roupas de cama e um novo conceito de conforto. Completamente redesenhadas, as áreas comuns internas passaram a oferecer um ambiente acolhedor e colorido, ideal para comer, trabalhar, ler, se divertir e socializar. Com isso os hotéis da rede passaram a atrair uma base de clientes mais ampla, abrangendo lazer e negócios - em dias úteis ou finais de semana - graças a um produto que é igualmente adequado às necessidades de estudantes, viajantes a negócios, mochileiros e famílias.
Localizados perto de estações ferroviárias e aeroportos ou nos arredores das cidades, os hotéis passaram a receber hóspedes sem complicações - o dia todo, todos os dias - e com estacionamento gratuito para proporcionar maior liberdade de viajar. A rede também oferece - por um preço acessível - um bufê de café da manhã no conceito “coma à vontade”, incluindo uma seleção de bebidas quentes, cereais, sucos de frutas, pães, laticínios e geleias variadas. Todos os hotéis oferecem ainda uma área com máquinas de venda automática e um forno microondas, além de recepção 24 horas, máquinas de check-in automática, Wi-Fi gratuito e até venda de toalhas de microfibra por €3.
O modelo pioneiro lançado pela rede HOTEL F1 democratizou os hotéis, permitindo que milhões de pessoas se hospedem em um lugar limpo, aconchegante, confortável, que satisfaça suas necessidades básicas, por um preço extremamente econômico. Qualquer hotel da rede é hoje uma maneira inteligente de tirar máximo proveito do orçamento, reduzindo a um mínimo os custos de acomodação.
A identidade visual da marca passou por remodelações ao longo dos anos. Em 2007, com a total reestruturação e um novo posicionamento e nome, a rede apresentou um logotipo mais moderno e clean.
Tout a Changé et ça Change Tout. (2023)
On the road. (2016)
Rest Assured. (2015)
Pay Less, Travel More! (2009)
HotelF1, your hotel on the road at low prices.
● Origem: França
● Lançamento: 1985
● Criador: Grupo Accor
● Sede mundial: Issy-les-Moulineaux, França
● Proprietário da marca: Accor S.A.
● Capital aberto: Não
● CEO: Sébastien Bazin
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Hotéis: 130
● Presença global: Não (presente somente na França)
● Funcionários: 1.200
● Segmento: Hotelaria
● Principais produtos: Hotéis super econômicos
● Concorrentes diretos: B&B Hotels, Première Classe, Kyriad, Mister Bed, Balladins, Fasthôtel e Airbnb
● Ícones: A cor amarela
● Slogan: Tout a Changé et ça Change Tout.
● Website: hotelf1.accor.com/home/index.en.shtml
A marca na França
Atualmente a rede HOTEL F1 conta com 130 hotéis em operação, espalhados por todo território francês, disponibilizando mais de 10 mil quartos. Os hotéis da rede estão estrategicamente localizados nos arredores das cidades e próximos á estações de trem, aeroportos e rodovias.
Você sabia?
● Os hotéis da rede aceitam animais de estimação de pequeno porte no quarto. A diária custa em torno de €5 por animal.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Time e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 23/8/2025
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding
Nenhum comentário:
Postar um comentário